segunda-feira, julho 05, 2010

Universo Sporting



O universo leonino está em completa polvorosa.
Impressionante como tudo muda em pouco mais de 24 horas. Se até 6ª feira tudo era um mar de rosas com elogios e mais elogios ao trio composto por Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio, agora parece que tudo mudou e a principal razão dá pelo nome de João Moutinho.

A mim, quer me parecer que antes viviam muito iludidos (embora perfeitamente compreensível) e que o agora episodio JM veio abrir os olhos de algumas pessoas.

Mas irei tentar explicar a minha visão.

Comecemos então pelo caso JM e aqui irei transcrever algumas declarações de JEB para tentar enquadrar o que digo. Elevado à condição de Capitão muito cedo, sobretudo se tivermos em conta que era um puto de 20-21 anos talvez, que nada tinha provado no clube e que 2 anos antes tratava por Sr. um antigo colega de equipa, então aqui dará para ver que o estatuto que gozava dentro do papel era diminuto. Quer me parecer que elementos mais “fortes” como Liedson, Polga, ou Caneira, terão tido dificuldades em aceitar tal liderança. Reafirmo o que disse aqui há muito tempo: aquele balneário estava todo f………!

Cá para fora essa informação (felizmente) pouco passou. Mas o clima podre sempre esteve instalado e aquando da entrada em cena de Costinha, algumas coisas começaram a vir a lume. O caso Ismailov fez o novo Director Desportivo vir falar por exemplo num Bufo que existia dentro do clube. De Moutinho pouco se ouvia falar se exceptuarmos o seu péssimo rendimento desportivo. Veio Paulo Sérgio e começou a falar-se da questão da braçadeira de capitão como que já preparando terreno.

E a bomba rebentou! JM ia para o Porto! Mas como perguntavam-se os adeptos do futebol independentemente da sua filiação clubista.

Diria que a reposta assenta em 2 fundamentos: a) um jogador mau carácter e mercenário puro b) uma direcção sem pulso e incompetente
Estas são a meu ver as principais razões. Se JM já antes havia dados sinais de apenas querer dinheiro ( a história com o Everton ainda está fresca na memória) também JEB e porventura Costinha, demonstraram ser uns fracos. JEB por mais de uma vez elogiou a estrutura do FCP e afirmou publicamente querer fazer uma gestão à Pinto da Costa. PC o mesmo que goza descaradamente com JEB (basta ouvir as gravações em que se gaba de ter deixado JEB de mão estendida) e que há muito se sabia que queria João Moutinho. Os rumores de uma reunião na cidade do Porto com JM e o seu empresário começaram há já 2 anos, tendo mesmo inclusivamente dito publicamente que era o único jogador do Sporting que queria no seu clube. O terreno há muito que andava a ser preparado! JEB é tão ingénuo (para não chamar outra coisa) que na conferência de imprensa afirmou “o negócio foi feito porque o Sporting quis». «Pinto da Costa disse-me que João Moutinho só jogaria no FC Porto se o Sporting visse isso com bons olhos. Não nos sentaríamos à mesma mesa se não houvesse interesse do Sporting», explica.
Baralha não baralha?? Acrescento mais esta fantástica declaração: O João, em vez de colaborar e acreditar no seu valor desportivo, perdeu as estribeiras e disse que teria dado a sua palavra de que iria para o FC Porto. O seu comportamento com o presidente, director desportivo e equipa técnica foi deplorável. Se não tivesse presenciado, nunca acreditaria que fosse possível descer tão baixo», atira

Asneira atrás de asneira!! Então ainda antes de falar com PC, já tem o jogador a dizer que tinha dado a palavra ao FC Porto. Mas como?? Se deu é porque o amigo PC teve reuniões com o jogador sem o conhecimento do Sporting! Faz o acordo com o jogador, oferece-lhe condições muito acima, dá-lhe a volta à cabeça e depois tem a lata de dizer que só vem se o Sporting quiser??!! Mas o que depois faz mesmo confusão é que afinal o Sporting quer mesmo!
Se JEB quer mesmo fazer gestão à PC então faça como fez o Porto com Adriano, o qual ficou quase 2 anos a treinar-se sozinho ou então como fizeram com Zahovic e o Valência: sais mas para lá é que não vais de certeza! Para qualquer lado menos para lá!
Com essa atitude JEB e Costinha dariam um exemplo de liderança e não cediam a pressões. Nem que o emprestassem por 1 ano para o estrangeiro. E porque não ligar a Jorge Mendes? O homem faz milagres!
Reforçar um clube directo é que não! A não ser que pensem que o jogador não tem valor! Ir para o Porto é um erro brutal pois assentará que nem uma luva naquele esquema (se for o mesmo do ano passado). Para um Benfica não faria mossa, mas para um Porto é assustador!
Péssimo negócio! Percebo perfeitamente que não podia ficar no plantel, mas preferia perder algum dinheiro do que reforçar um concorrente directo, ainda para mais quando a contrapartida é Nuno Coelho que já tem 24 anos e nunca se afirmou. Mas será que esta gente não aprendeu com Postiga?? Pinto da Costa despacha-lhes os emplastros e ainda fica com ar de bom samaritano.

Eu sou a favor de negócios entre todos os clubes. Mas há negócios e negócios! Trocar o ourinho pelos restos é que não. Suplente por suplente entendo. Titular por titular também. Agora titular e ainda por cima campeão por troca com 4º central………
Também me parece cada vez mais pertinente esta tríade fantástica composta por Porto, Braga e Sporting. Muito negócio se faz por aquelas bandas!
E o resto??? Que trapalhada com Vukcevic! E o resto do plantel?? Estamos já com a pré-época em andamento e oiço o treinador a dizer que ainda espera mais 5 ou 6 reforços?? Que raio de preparação é esta? Que raio de planeamento é este?? Como é que é possível elogiarem o trabalho de Costinha???
Falam tanto em 4-3-3 e extremos nem vê-los……
A mim como benfiquista parece me que esta época será mais do mesmo ou talvez ainda pior. No fundo dependerá muito do Braga para perceber se ficam em 3º ou 4º lugar.
E no campo?? Depende do esquema?? Se for o 4-3-3 irá fazer mt falta! P.Mendes a trinco, El Gordo na meia equerda e Moutinho na meia direita seria um meio campo forte...

Comentários:
Ou muito me engano ou este Sporting ainda vai conseguir fazer pior do que o ano passado... e com isto o Pinto da Costa contnua a rir-se (já se estava a rir desde que mandou para lá o Postiga).

Concondo contigo nos 2 pontos (a) um jogador mau carácter e mercenário puro b) uma direcção sem pulso e incompetente).
É verdade que o Moutinho forçou a situação, mas num clube minimamente competente ele teria sido castigado e no minimo seria vendido a um clube estrangeiro, nunca para reforçar um rival directo!

Mas desde que este presidente chegou são asneiras atrás de asneiras:
- Sá Pinto
- Carvalhal
- Izmailov (este ainda vai trazer mais novidades)
- Vukcevic
- Paulo Sérgio
- Moutinho

Eu imagino o que seria no Benfica se por exemplo se vende-se um Luisão ao Porto!!!
 
Alguem imagina ele vender o Bruno Alves (que tb já disse querer sair) ao Sporting??
Nõ se iludam: este comportamento de João Moutinho teve o dedo do Porto!
 
Bom, de novo e por partes.
1 – Eu nunca venderia o João Moutinho para o FCP. Mantenho o que disse, que a sair para um rival, só pela clausula de rescisão.
E de aspectos negativos ficamos por aqui.
Analisando a frio temos:
a) O Sporting queria vender Moutinho
b) O Moutinho queria sair
c) O Moutinho foi vendido pela ÚNICA proposta existente (está no mercado em condições favoráveis desde Maio).
d) Se o Moutinho saísse por 10 milhões para o entrangeiro se calhar nem capa era, e ninguém estranhava portanto financeiramente também não caiu o céu.
Curiosidade: Desde que o Moutinho foi vendido recebi “n” mensagens. 80% delas foram de adeptos de outros clubes (a leitura dos “s´s” nas duas últimas palavras é puramente opcional) a queixarem-se da vergonha que é reforçar um concorrente directo e que assim o Sporting vai acabar, e que o Sporting está mal gerido, e que tem que haver revolta… Até já li aqui que o Moutinho foi campeão – Só se já não era atleta do SCP desde que chegou à equipa principal.
Do meu ponto de vista, a situação está longe de ser ideal, mas é suportável. O Sporting sai desta situação sem um jogador que já não queria, com dinheiro que precisava, com o reforço de uma posição dentro do perfil que procurava (suplente, alto e com margem de progressão – relativa…).
Quanto ao resto, não há problema nenhum em ainda estar à procura de reforços, quando na sua grande maioria os planteis dos principais clubes só estarão completos lá para dia 15 de Julho (por causa das férias do Mundial). Mas o Sporting tem feito um bom trabalho no reforço da sua equipa, não procura nomes, procura perfis de jogadores e tem-nos tido.
Que JEB é pior que o Pinto da Costa, isso já todos sabemos e estamos de acordo.
O Sportinguista tem que parar com a Auto-Comiseração e seguir em frente. Há condições para trabalhar e o Sporting pode sair deste episódio com um colectivo mais forte (para já ganha um marcador de livres, qualquer que seja o jogador que vai substituir Moutinho na função, é seguramente melhor que ele a executá-los) – dependendo do que se fizer com o dinheiro que entrou e era necessário – e mais, dá margem de manobra para aguardar pela melhor proposta por Miguel Veloso.
O cenário Izmailov que foi prontamente levantado pelo jornal “A Bola”, não me parece fazer sentido nenhum. O jogador seguiu com os colegas para estágio em França. Mas se ainda assim se confirmar, então sim: Porque é um jogador que traz uma dinâmica ao Sporting que não pode ser compensada e que futebolisticamente faz falta. A acompanhar com atenção.
Quanto às razões de Costinha e Bettencourt e João Moutinho… são irrelevantes todas as palavras que sejam ditas, porque o cenário é este. O resto é conversa para vender jornais – Se queria mais dinheiro, se não queria, se não ama o clube, se o clube o desrespeitou – Conversa de merda.
 
Quanto ao não ceder a pressões dos jogadores... Isto depende muito do contexto.

Mais uma vez, o Sporting queria vender o jogador porque precisava de dinheiro e entendia que a mais valia que podia atrair era superior à perda que teria com a saída do jogador.

Há 2 anos já não era assim. O Sporting entendeu que João Moutinho era uma mais valia indicutível, e disse: Não sais! Ficas, treinas e jogas. Só sais pela clausula.

A factura dessa decisão é simples:
4 milhões de euros, 0 títulos e o desgaste anímico de agora o ver no rival.

Portanto eu diria, que como Camões já dizia há muitos anos: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
 
Eu tenho 2 certezas: Bettencourt não presta e Costinha não prestará.
As declarações de Bettencourt têm sempre um tiro no pé incluído e esta de dizer que o Sporting é que quer vendê-lo e que Moutinho já tinha dado a palavra ao FC Porto é puro contra-senso. E mais, dizer que se o capitão quer partir e mantê-lo como tal durante 2 anos também é mau.
Moutinho é um tipo que procura melhores condições de vida noutro lado qualquer há já 2 anos. Em nenhum momento colocaram em causa a sua braçadeira mas quando se falou nisso...Moutinho estourou.

Atenção: Bruno Alves voltou a dizer que quer saír do Porto. Ele é o capitão. Também deve perder a braçadeira?
 
Tou a ouvir agora as declarações: Pini Zahavi dizia que o máximo que se conseguia era 7 milhões! ahahhaa.
Tou contigo Karlos...o Porto não tem dedo nisto, tem o braço todo!!
 
Eu diria que o máximo que se conseguia era 0... Dado que não houve NENHUMA proposta pelo jogador.

Quanto ao Porto ter o braço ou deixar de ter... não tem problema nenhum.

De novo: O Sporting conseguiu o que queria, o Moutinho conseguiu o que queria. Só é pena que saia para o Porto. O Porto tb conseguiu o que queria? Concerteza, a vida continua.
 
Bruno Alves tem 28 anos e não é um menino como é JM. Percebe-se portanto que com esta idade queira fazer o contrato da sua vida.
Ainda assim não teve atitudes como a de dizer que se recusava treinar ou que nunca mais vesteria a camisola azul e branca.
Eu se fosse Sportinguista ficaria preocupado por ouvir o meu Presidente dizer que queria uma gestão à Porto, por ouvir o meu Presidente gabar tanto o Presidente rival e por ser tão gozado depois pelo mesmo.
Não é hora de abrir os olhos e perceber que não é possivel haver acordo de cavalheiros com tal pessoa?

Quanto aos reforços: não faz sentido estar a pré-época em andamento e ainda estar à procura de 5 ou 6 reforços. São demasiados! Percebe-se que 1 ou 2 possa acontecer, mas 5 ou 6 é de loucos!

Agora fala-se em Fábio Aurélio: se for verdade, eu não entendo e não entendo pq FB é um lateral que no limite joga a médio. Nunca um ala e para lateral, Evaldo não dará hipóteses a ninguém.
 
A venda do Moutinho foi um bom negócio. Desempenho desportivo fraquinho, como capitão não acrescentava nada, dívida do Postiga perdoada, um jogador razoável no negócio e 11 milhões de euros limpos.
Para mim o Meireles faz mais falta no Porto do que o Moutinho.

Relativamente a reforços, o SCP procura um Guarda-redes, 1 médios, e extremo e um avançado.
Tendo em conta que a solução pode passar pelo Stoijkovic, conto 4 jogadores. E vêm a tempo tendo em conta o contexto actual com o mundial e os mercados em banho-maria.
 
Claro que o Fábio Aurélio faz sentido... o Suplente é o Grimi!!!! E quando o suplente é o grimi, quer dizer que não há suplente.

Para além de que, em condições... O Fábio Aurélio é muito superior ao Evaldo! Não vamos comparar cócó com pó de arroz, como diz um poeta que eu conheço.

O problema é que não está em condições.
 
O sporting nao tem que vender o moutinho ao porto, so tinha uma coisa a fazer que era deixa-lo a treinar sozinho...ao fim de 2 meses estava a pedir desculpa...tambem não é pelo dinheiro porque 11 milhoes nao salva o sporting...mais uma vez esta direcçaõ demonstrou nao estar á altura,enfim temos que levar com os erros deles...

Uma coisa é certa tenho a certeza que apesar do moutinho ser bom jogador o sporting nao vai sentir a sua falta...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!