terça-feira, junho 29, 2010

Tiros no pé

O Real Madrid e a Gestifute anunciaram no seu site a contratação por parte do Real do jogador Di Maria. O Benfica diz, sobre o caso, não haver nenhum dado concreto.
O resultado imediato é a suspensão das acções do Benfica por parte da CMVM.
Será que os dirigentes benfiquistas não aprendem com os erros do passado? Quando desmentiram Ramires em comunicado e o contrataram no dia seguinte?
Será importante o Benfica subir ainda mais as cláusulas de rescisão de cada atleta: deve existir uma alínea que indique:
- valor extra a pagar à CMVM.
Quanto à transferência, acho um jogador que pode evoluír muito com Mourinho. Vê-se, por exemplo, no Mundial que continua perdido do sentido de jogo colectivo. Ainda ontem, ao fim de 10 minutos de jogo, já tinha perdido 6 vezes a bola. E, se no Benfica, isso acontecia porque era era ele que tinha que arriscar e ir para cima do adversário e desiquilibrar, diria que na selecção da Argentina, ele não tem feito nada disso e continua a perder as mesmas bolas. Se Mourinho o conseguir corrigir nesse aspecto, e ao mesmo tempo potenciar o seu desiquilibrio individual, fará dele um muito melhor jogador do que é hoje e poderá chegar a um nível superior mas ainda assim longe ficará de indivualidades como, por exemplo, Robben.

Comentários:
Se nunca se tivesse dito que a cláusula de rescisão era 40 milhões e que ninguém saíria abaixo desse valor, diria que a venda por 25+11 milhões teria sido um grande negócio.
Assim, fico um pouco de pé atrás sobre a possibilidade de LFV ter conseguido garantir melhores números à partida referente à venda do novo menino bonito.
Veremos o seu rendimento em Madrid.
 
Kramer,

25+11 é um OPTIMO negocio por um jogador que é optimo para o nosso campeonato, mas que duvido que seja para o real madrid. Considerem-se contentes com a venda por estes valores.

Imagino que o Real tudo va fazer para nao ter que pagar os 11...lol
 
Eu acho que 25 milhões é um excelente negócio.

Claro que desses 25, o benfica já tinha recebido 5,4 milhões pelos quais terá que pagar agora 7,5 milhões.

O que me leva a uma questão importante: Até que ponto o fundo de jogadores é benéfico para um clube? Os juros da verba que o Benfica recebeu antecipadamente são 38%! Ao melhor estilo das financeiras que aí andam na praça.

Penso que aqui é importante pensarmos em 3 coisas:
1 - O Fundo é muito benéfico se o jogador vendido ao fundo... não for vendido a qualquer outro clube. E aí funciona um pouco como mitigação de risco.

2 - Até que ponto os fundos podem opinar no que diz respeito à venda dos jogadores (ou seja, se podem forçar a que determinada proposta seja aceite)

3 - É importante saber para que é utilizado o dinheiro que entra antecipadamente, e que mais valias é que este gera.

Independentemente disso, com fundo ou sem fundo importa dizer que o Benfica faz um excelente negócio porque comprou este jogador por 5 milhoes (ou por 8 como já li hoje... não sei).

A questão do fundo pode ser encarada como gestão danosa... porque não era preciso para vender o jogador e custou 2,1 milhões de Euros de juros num ano. E são estes pequenos actos que às vezes justificam (ou podem justificar) a situação em que os clubes se encontram.

Esta é uma reflexão importante, na minha opinião. Os 11 milhões de que se fala, ainda ninguém explicou quais eram os contornos... Fala-se em utilização e em títulos, mas não se diz quantos jogos nem que títulos, ou que participação é que o jogador tem que ter nas competições dos títulos. Portanto, para mim, não contam. E o negócio continua a ser excelente!
 
Ah, e as multas da CMVM tb são deitar dinheiro à rua...

Não é defender os accionistas.
 
A CMVM gosta mt de implicar com o Benfica. Pq nao o faz com o Porto??
Quer Benfica e Sporting foram multados por noticias que vinham nos jornais e que depois se vieram a confirmar. Entao e pq no fez com a saída de Jesualdo?? E a entrada de Vilas Boas?
Recordo que Bettencourt anunciou mt cedo a saida de Carvalhal e a entrada de P.Sergio, precisamente com argumento CMVM.
Sobre Di Maria ja falo.
 
Não me parece que a CMVM seja sócia de algum clube anti-lampião. Quando se emitem comunicados a dizer uma coisa e a seguir acontece outra, é normal que eles fiquem curiosos.
Não me lembro de nenhum comunicado a dizer que o Jesualdo não saía, tu lembras-te?
 
Entao tu encontra me um a dizer que Di Maria tb não saia.
Nota: não falei em anti-lampião. Sporting tb já foi multado e recordo me de ouvir dizer que tiveram de anunciar tão cedo a saida de Carvalhar pois há mt que se falava nisso e como tal tinha de avisar a CMVM pois caso contrário seria multado. Sabes há quantos meses se falava na saida de Jesualdo e na entrada de Vilas Boas?
 
O Fundo de Jogadores.... é óptimo! Óptimo para os clubes! Claro que eles tb procuram ganhar dinheiro mas regra geral são os clubes, ou pelos o acordo actual entre Benfica e este Fundo que muito tem beneficiado o Benfica.
Com Di Maria ganham dinheiro mas quem diria há um ano que seria vendido por este valor?? Ninguem! Absolutamente ninguém! E entretanto o Benfica ficou com dinheiro disponivel para atacar o mercado e precaveu-se perante jogadores que nunca saberemos o que virão a dar e com alguns terá grande lucro.
Recordo o acordo inicial:
David Luiz 25% 4.500.000 €
David Simão 25% 375.000 €
Di Maria 20% 4.400.000 €
Javi Garcia 20% 3.400.000 €
Lenadro Pimenta 25% 375.000 €
Miguel Vítor 25% 500.000 €
Nélson Oliveira 25% 2.000.000 €
Roderick Miranda 25% 2.000.000 €
Ruben Amorim 50% 1.500.000 €
Shaffer 40% 1.400.000 €
Urretaviscaya 20% 1.200.000 €
Yartey 25% 375.000 €
 
Portanto chegas às mesmas conclusões que eu. O Fundo só é optimo se não se venderem os jogadores, ou se aproveitares um momento de inflacção do passe dos jogadores.

E a inflaccionar o passe dos seus jogadores, o Benfica é exímio.

Quando vejo aí 25% do passe do Nelson Oliveira por 2 milhões... Só posso tirar o meu chapéu ao LFV ( e os 20% do Javi Garcia tb é um negócio brutal - Mas o Benfica precisa de receber mais 6,6 milhões por ele para de facto ser brutal - Significa que ganhava um milhãozinho sem considerarmos o valor temporal do dinheiro).

Já quando dizes que o dinheiro é usado para a tacar o mercado e por isso é bem empregue... Aí estamos em desacordo. A não ser que as receitas das champions ultrapassem o valor gasto no mercado. Senão, é mau negócio.

Nesta análise tb devia entrar a elasticidade vitórias/procura. Ou seja, até que ponto com as vitórias do Benfica o clube vende mais camisolas, mais lugares de época, etc.

Por exemplo na ocupação o Benfica teve mais 200 mil espectadores este ano, relativamente ao ano anterior - Vamos fazer uma média de 10/20 Euros por bilhete (considerando sócios, borlar, bilhetes mais caros, etc) - Estamos a falar de mais valias na ordem dos 2 a 4 milhões.

Quanto é que o Benfica vendeu de camisolas (num ano e noutro?)?

E depois quanto é que o Benfica gastou em jogadores?

Ou seja, isto é muito bonito andarmos para aqui a atirar números para o ar, mas a gestão de um clube tem que ser muito cuidadosa (Benfica e todos) senão dá em passivos brutais e o mercado português não cobre esses passivos.

O Benfica gastou 7 Milhões em Javi, 7 Milhões em Ramires, 5 milhões em Saviola (sem olhar para ordenados e aumentos e prémios por vitórias). E eu digo que isso é demasiado dinheiro gasto para se ser campeão em Portugal, porque o mercado não permite retorno.

Estes 17 milhões do Di Maria não pagam este dinheiro, e ainda é preciso vender mais para pagar juros à banca, salários, prémios, aumentos de ordenado, etc. Iso se se quiser gerir com lucro e cabeça.

E o Benfica, mesmo assim, é o clube melhor gerido a nível comercial em Portugal (tb ajuda ter o maior mercado). Tem é que se perceber que os milhões não são para ser atirados para cima da mesa.
 
P.S.: Acabo de ver uma sondagem linda no Record.

O Benfica deve continuar a endividar-se para investir?

51% dizem que sim

Endividamento traz obrigações, e investimento tem sempre risco. Eu antes de responder a esta questão, quereria saber quais as obrigações e quais os riscos. É que às vezes, uma coisa não compensa a outra.

A razão do futebol passar a ser gerido como uma empresa, é a de fazer com que os clubes estejam cada vez menos sujeitos à volatilidade do Mercado dos passes dos jogadores, mas as pessoas ainda habitam noutra dimensão. Porque dizem que o activo de um clube contempla os passes dos seus jogadores - A esses eu digo, sim. Mas no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira. E esses activos estão sujeitos a desvalorizações brutais e quando os bancos olham para as contas de um clube e vêem que tudo o que tem para oferecer são passes de jogadores então chegam a uma conclusão muito fácil: "O Risco de emprestarmos dinheiro a estes senhores é muito grande!! Não têm garantias... Subam as taxas de juro se eles não apresentarem fiadores".
E isso tem um custo de capital enorme. Sobretudo, porque os fiadores a este nível... tb se fazem pagar. Ou ainda há para aí Mecenas? Se os há, não vivem para sempre. A esperança média de vida está sempre a baixar :)))
 
Eu não defendo que se deve apostar sempre atacar o mercado. Defendi que na altura o fez e fê-lo mt bem.
São coisas diferentes! E são diferentes pq? Pq na altura o Benfica era um clube que nos últimos anos o melhor que tinha conseguido era um 3º lugar. Estádios vazios, jogadores desvalorizados, sem receitas de uma champions, fraco poder negocial com fornecedores/sponsors, etc.
Ou seja a tendência era a de um declinio desportivo vs financeiro cada vez mais acentuado.
Havia portanto que inverter a situação e sendo a equipa de futebol todo o motor do clube, uma aposta séria, forte, diria mesmo muito forte, era o unico caminho a seguir.
Foi feita e o que sucedeu?? Vitórias em campo, titulos, estádio cheio, aumento das receitas de bilheteira, aumento do número de sócios (ou os tais kits), mais jogos em competições europeias e consequentemente prémios dai vindos e receitas de bilheteira que em jogos como Liverpool e Marselha atingiram valores na ordem do milhao por jogo, mas também jogadores a valorizarem-se brutalmente e que permitiram vender por exemplo Di Maria e recusar por propostas de 20 milhões por outros jogadores. Verifica-se também um aumento exponencial de poder de negociação perante sponsors e perante a própria banca.
Este foi o caminho e foi mt bem! Esse tal Fundo (que chamo a atenção que o Benfica ser subscritor desse mesmo fundo em 15%!) permitiu ao Benfica ter dinheiro fresco sem recorrer a empréstimos (outros preferem pagar juros a Bancos) e recebeu dinheiro por jogadores que sabemos mt bem quem 80 a 90% dos casos jamais serão vendidos pelos valores correspondes ao valor alienado.
Agora importante a reter: repito defendo que apostou na altura e bem. Mas agora o cenário é diferente pois a base está criada. Há um conjunto de jogadores que permite continuar a ter fortes hipóteses de sucesso, pelo que agora é retocar e com o retorno de algumas vendas que possam ser feitas (até agora so Di Maria) então agora sim priveligar a amortizaçao do passivo.
O Benfica do ano passado não só nao teve receitas, como tambem se endividou. Este ano o caminho teria de ser parar com o endividamento e canalizar boa parte do ganho com as vendas (diria talvez 60%) poder endireitar-se financeiramente e com os tais 40% retocar o plantel.
Estou a escrever isto tu e pelo meio fui umas 10 vezes interrompido pelo que se calhar perdi o fio à miada e como não gosto de ler o que escrevo não sei se fui claro! Lol
Mas vou ainda dar um exemplo: O Sporting!
Durante anos so pensava em passivos e bancos bla bla bla. Consequencias?? Sucesso desportivo que tem vindo a cair a pique (não são campeões ha 7 ou 8 anos talvez), passes dos seus jogadores tem vindo a cair assustadoramente e isto é efeito bola de neve! Agora este ano estão a tentar mudar mas a meu ver estao a fazer mal. Estao a comprar muitos jogadores mesmo muitos mas a comprar sem critério bem definidos a meu ver. Compram-se Pongoles em vez de Saviolas. Essa é a diferença a meu ver. Admito estar errado mas é a minha opiniao!
 
Dasse, esta merda apagou-me o comentário e não me apetece escrever de novo.

Depois falamos sobre isto.

Aquele abraço
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!