domingo, junho 13, 2010

Crónicas do Mundial 2010 - 2

GRUPO B:
Uma Argentina claramente favorita e três equipas totalmente distintas a lutar por um lugar nos oitavos.

Nigéria-Argentina 0-1
Maradona bajulou tanto os seus jogadores que estes lhe dedicaram a primeira vitória no Mundial-2010. Bastou um golo de Heinze e uma mão cheia de oportunidades desperdiçadas/paradas por Enyemana. A Argentina jogou toda virada para o ataque: a utilização do quarteto-maravilha de Maradona (Di Maria, Messi, Tevez e Higuain) obrigou Jonas Gutierrez a ser...defesa direito. Uma opção que, lá mais para a frente na competição, não deverá ser válida. No momento de defender a vantagem, lá entrou Burdisso para o lugar do apagadíssimo Di Maria (terá sido o peso da possível transferência milionária ou o facto de ser apenas mais um na selecção argentina?) e Gutierrez passou para a meia esquerda. De Messi viu-se 3 ou 4 momentos habituais, mas esperava-se um pouco mais. Apesar disso, boa exibição.
Em 1994, a Nigéria jogou contra a Argentina com Finidi, Siasia, Amunike, Amokachi, Yekini, 5 homens de ataque. Perdeu por 2-1 (ganhou, mesmo assim, o grupo com Bulgária e Grécia) mas nesse Mundial fez boa figura pela imprevisibilidade dos seus jogadores (a estes há que juntar Okocha..). Com Lars Lagerback, se há coisa que os nigerianos não terão é espaço para improvisar. Isto porque o sueco é extremamente rigido tacticamente. Aquele 4-4-2 não terá grandes variações, apesar de constarem 7 avançados na convocatória. Talvez por isso as baixas expectativas de bom espectáculos por parte dos nigerianos. Ainda assim, terá boas hipóteses de discutir o apuramento com a Coreia do Sul, isto porque creio que a Grécia está fora dela..

Coreia do Sul-Grécia 2-0
Não segui este jogo com atenção, dado o interesse que me provocam ambas as selecções. Do lado coreano, de destacar o lado guerreiro dos seus atletas, coadjuvados pelo talento de Ji-Sung Park. Do lado grego, um 4-2-3-1 com Karagounis na posição 10 a ver as bolas a passar por cima da sua cabeça na tentativa de fazê-la chegar a Charisteas, Samaras e Gekas (estes últimos pelas alas). Futebol pobre a fazer pensar como perdemos aquele Europeu...

Comentários:
Gosto muito da Argentina. A par de Espanha e Inglaterra é a selecção em que mais aposto.
Mudaria ali no ataque pois ter Milito no banco faz me muita confusão.
A equipa é mt ofensiva o que provoca desiquilibrios no sistema defensivo.
Di Maria jogou mal. Diria mesmo mt mal, mas há que ter em conta que tal como Jonas teve de fechar o flanco direito, tb o Angelito teve de fechar o flanco esquerdo.
Mais parecia um defesa / médio esquerdo do que um ala.
Por outro lado tem mt menos bola do que aquilo a que está habituado.
No Benfica ele é a referência, é ele quem os colegas procuram como água no deserto. Na selecção esse alguém dá pelo nome de Messi. Não é à toa que por exemplo jogadores como Higuain têm tb um rendimento fraco.
 
A equipa foi demasiado ofensiva neste jogo, acho que ele não vai continuar a arriscar tanto. Ou Jonas Gutierrez ou Di Maria (ou mesmo Higuain), um deles salta fora quando for a eliminar.
Não te esqueças que Milito é produto Mourinho, ou seja, jogando sem Mourinho no banco, tens que tirar 10 ou 15% (tipo Paulo Ferreira, Maniche ou Thiago Motta).
Eu aposto Inglaterra apesar de todas as fragilidades que tem passado (as lesões de Beckham e Ferdinand, agora de King, a braçadeira de Terry, o incidente com Bridge, o frango de Green na posição mais dificil de preencher...).
Mas acho que eles vão lá!
 
Jonas não jogou a defesa direito? Jogou. Di Maria não... jogou pouco e sem desculpas. Também tem direito.

Eu não percebo como é que Milito pode estar no banco de qualquer equipa na forma em que se encontra. Nem numa equipa treinada por Maradona!!!!
 
A razão pelo Milito ser suplente do Higuain foi justificada hoje com um hat-trick.
Não vi o jogo mas Di Maria não esteve em nenhum dos golos...parece-me também que deverá ter jogado um pouco mais recuado.
 
A questão é que ele por acaso até joga com dois avançados.

E Milito, para mim o jogador do ano, tem que ser titular.

Já decidiu 3 títulos este ano (decidir mesmo, daqueles de marcar todos os golos que decidiram).

Di Maria esteve mais activo na primeira parte, mas claramente não é estrela para o mundial. Na Argentina já se fala na sua perda de titularidade - Se o treinador não fosse o "pai", era quase certinho.
 
Vi o jogo ontem à noite e Di Maria esteve, regra geral, bem porque jogou a 1,2 toques. Sempre que deu mais que 2 toques na bola, perdeu-a.
Mas, na minha opinião, fez um bom jogo.
Para Milito ser titular só pode saír Higuain. Porque Tevez é o preferido de Maradona e Messi é Messi.
Para mim é suplente com sentido.
 
Tevez é o preferido de Maradona... certo. Isso não quer dizer que seja a opção certa, ou quer?

Até podia ser eu o preferido do Maradona... não faria de mim a opção certa, de certeza absoluta. Sem por em causa o excelente jogador que Tevez é... (ele que foi o preferido para sair nos dois jogos, se não estou em erro...). Mas Milito está numa forma fenomenal! Tem que jogar. Mais, pela forma seria titular em qualquer equipa do mundo (Higuain incluído).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!