domingo, março 21, 2010

Como não dirigir uma equipa.

As declarações de Costinha acerca do "caso-Izmailov" padecem de critério, agilidade e, acima de tudo, inteligência. Passo a explicar:
O critério de escolha do momento para falar e do que falar é ingénuo. A agilidade para debater o assunto na praça publica sem avançar com um inquérito disciplinar, nos entretantos, também deixa a desejar. Por fim, não é nada inteligente revelar conversas em inglês que teve com o jogador para que este não tivesse "safa possível".

Costinha revela assim uma imaturidade tremenda no posto que ocupa, situação que poucos esperavam que revelasse dada a sua constante maturidade dentro de campo. Mas, quem teve como recém-exemplos Sá Pinto e Salema Garção não pode conseguir tudo de uma vez...


ps - Não gosto de Costinha. Não gostei do estilo como jogador (sem Mourinho nada fez), não gostarei do estilo enquanto dirigente. Dizer aos jogadores que recorrerá a jornalistas para saber o que andam eles a dizer é tirar-lhes a confiança que deviam depositar nele. Não tem carisma para falar à ditador nem creio que tenha o reconhecimento de quem o mais deverá respeitar. A partir de 16 Maio voltamos a analisar.

Comentários:
Como jogador eu nunca gostei de Costinha.
Em termos de perfil humanos, penso que tem perfil de lider. É um individuo de personalidade forte, que sabe comportar-se, sabe dialogar, tem conhecimentos do futebol portugues e estrangeiro, pelo que a aposta tem bases para ter sucesso.
Acontece contudo que começou com o pé esquerdo. Este caso com Ismailova é mau de mais para ser verdade. Não sei se Ismailov se portou mal ou não, mas este caso foi mal resolvido por Costinha. Diria mesmo mt mal.
As declarações publicas que fez nao fazem sentido e desvalorizam por completo um activo que poderia render a nivel desportivo e financeiro.
A ser castigado, fariam no internamente à semelhança do que por exemplo fez o FC Porto com Farias.
O Sporting em si anda completamente perdido e não sei para onde caminha.
Salema Garção tem declarações estupidas e a nivel desportivo vi por exemplo o Sporting reforçar-se com um Pongole que é uma aberração.
Para quem se queixa de um defice de altura na sua equipa, vai depois buscar 3 meias lecas!
 
Olááááááá!!!! Isto tem andado animado! Já me tinha esquecido do nosso blog, mas a paternidade deu-me horas em casa!!

Bom, eu acho que o Costinha não fez nada de errado no caso Izmailov. Aliás, analisado agora, sai claramente vencedor do braço de ferro, porque Izmailov procedeu mal a todos os níveis.

Concordo com a parte do castigo à Farias. Seria mais cínico. Mas gosto mais disto. Transparente, e a mostrar quem manda, seja qual for a reputação do jogador envolvido. O Sporting não é o FCP e ainda bem!

Sublinhe-se que Costinha não resolveu nada quanto à participação do Izmailov no jogo. Portanto não tem influência na amputação de um elemento chave da equipa. Izmailov disse que não estava em condições de jogar e não jogou. Ponto.
Costinha esteve muiiiiiiiito bem ao mandá-lo para fora do estágio. Porque de facto a presença dele não trazia nada de bom a uma equipa desconfiada dos seus verdadeiros motivos (reparem que o menino viaja para a Rússia no mesmo dia! Desconfio que não tenha ido a correr ver se existiam vôos para Moscovo e que logo por sorte tenha conseguido lugar... Há Low Cost para Moscovo???). Não me parece que pelo seu carisma acrescentasse o que quer que fosse.
Izmailov veio dizer que tinha ido ao consulado. Mentiu. Disse que não tinha condições para jogar... pelos vistos mentiu, à luz da viagem já programada.
Costinha jogou em força e transmitiu ao plantel do SCP uma coisa: Jogador tocado... Joga! Desde que seja importante para a equipa e tem que fazer esforços. O próximo vai pensar 2 vezes.

Caso Liedson e Sá Pinto... tinha acontecido há 5 minutos e já estava nos jornais. Não havia Costinha.
Caso Miguel Veloso o ano passado. O Treinador Paulo Bento não sabia que o jogador estava lesionado porque ainda não tinha chegado a Alcochete e ouviu na televisão do café!! Não havia Costinha.
Caso Izmailov: com 15 minutos de jogo, já se sabia o que tinha acontecido!!!

Costinha passou uma mensagem que TODOS os Sportinguistas concordam que tem que ser passada para o balneário: Informação do balneário, morre no balneário - Atenção que não foi Costinha quem divulgou a questão Izmailov. 15 minutos de jogo estava a ser divulgada na SIC. Perguntem a quem viu. Mais, estava a ser dito que foi Costinha que decidiu que ele não jogava. Falso. Costinha esclareceu e bem. Até porque certamente já existiram abordagens internas para resolver o problema dos bufos... e não funcionou.

Acho Costinha vaidoso. Isso não vai mudar. Mas acho-o obstinado, focado no sucesso e um líder. E isso também não vai mudar. Independentemente do sucesso que venha a ter desportivamente.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!