terça-feira, novembro 03, 2009

Cansado de ser racional

O futebol profissional há muito que deixou de ser um apenas um jogo para se transformar cada vez mais num negócio e a dificuldade de gerir um clube é conseguir conciliar a ‘racionalidade’ contabilística e financeira com a ‘irracionalidade’ inerente à paixão pelo clube.

Nos últimos anos, os sportinguistas têm sido ‘obrigados’ a aceitar a ‘racionalidade’ dos números para servir de justificação aos insucessos desportivos mas, curiosamente, também como ‘satisfação’ dos sucessos (relativos) alcançados.

Sejamos realistas! Basta pensar que nos últimos 25 anos (e antes de Paulo Bento) o Sporting apenas foi campeão 2 vezes e o resultado mais vezes (11) alcançado foi o 3º lugar… se pensarmos que na Taça de Portugal tínhamos ido apenas a 6 finais vencendo apenas por 2 vezes e vencemos 3 Supertaças em outras tantas presenças… o trabalho de Paulo Bento não tem sido nada mau.
Paulo Bento (com muito menos que outros treinadores dispuseram) conseguiu 4 vezes ficar em 2º lugar, vencer 2 Taças em 2 finais, vencer 2 Supertaças em 2 finais. Ainda foi finalista vencido de 2 finais da Taça da Liga e apenas foi eliminado da Taça de Portugal duas vezes pelo Porto… em grandes penalidades.

Do ponto de vista de resultados, a Paulo Bento pouco se lhe pode apontar.
Paulo Bento pegou numa equipa de um treinador que ‘jogava muito à bola’ mas que nada ganhou.
Peseiro, foi o treinador do ‘quase’, alternava goleadas com derrotas e raramente conseguia ganhar 3 jogos consecutivos. Com Paulo Bento o futebol passou a ser menos ‘atraente’ mas mais ‘objectivo’. Passámos a jogar para pontuar. Quando não se ganhava, empatava-se. Limpou o balneário ao seu gosto: Dispensou estrangeiros sem peso no balneário e de qualidade duvidosa e rodeou-se de gente mais experiente (Caneira e Abel, por ex.).
Fez o seu balneário com gente de carácter ao qual juntou os seus ex-juniores, conseguindo assim implementar as ideias da SAD (inclusão de jovens na equipa principal).

Que outro treinador quereria uma SAD ‘à Sporting’. Uma SAD refém dos bancos e que apenas percebe de números!?
Um treinador ‘barato’, que por ser da casa (e já ter sido jogador) rapidamente criou empatia com os sócios, que dava a cara pela equipa (e pelos dirigentes) em todos os momentos e assumia todas as culpas, alguém que nunca pediu jogadores (pelo menos publicamente) e que sempre assumiu que os jogadores que tinha eram os que tinha pedido.

A venda de Nani foi outro objectivo importante alcançado. Paulo bento apostou em Nani e em menos de dois anos proporcionou à SAD o encaixe de 24Milhões de Euros (Dos 25,5M, 1,5M foi para o Real Massamá) com a venda de um jovem produto de Alcochete.

As coisas foram resultando, enquanto a equipa se mostrou ‘coesa’ e conseguiu alguns títulos.
À falta de jogos vistosos, e até de alguma qualidade, notava-se entrega e dedicação. O jogo ‘menos bonito’ foi suportado… até agora.
Os jogadores até têm dado a cara pelo treinador… verbalmente! É que se na imprensa dizem que estão todos com o treinador, no campo parece que não! Parecem ‘perdidos’ em campo e a alguns, a bola queima-lhes os pés.
Há jogadores para quem a tolerância dos adeptos se esgotou: Polga, Pedro Silva, Postiga e até Ângulo, que ainda agora chegou, são assobiados à primeira ‘asneira’.

No domingo optei por não ver o Sporting-Belenenses, tal o efeito que me causa actualmente ver um jogo do Sporting.
Actualmente é deprimente ver o Sporting jogar à bola! Já o era o ano passado e com a renovação de Paulo Bento optei por não comprar gamebox porque dei por mim a constatar um facto o ano passado: “Não me divirto em ir à bola!”
Todos os jogos são paupérrimos (ganhe-se ou não) e não há uma vitória que não seja sofrida!


Bettencourt cometeu o erro de ter dito que Paulo Bento era ‘forever’. Pela boca morre o peixe! Em lado nenhum do mundo existem treinadores forever porque de besta a bestial (e vice-versa) é um ápice… e se Bettencourt quiser levar Paulo Bento até ao fim, muito provavelmente o fim de Paulo Bento será o fim de ambos no Sporting!

Paulo Bento é o ‘culpado’ do estado letárgico a que chegou o Sporting? Não.
Paulo Bento tem culpa da falta de investimento na equipa? Não.
Despedir Paulo Bento é a solução? Sim, é!
O despedimento de Paulo Bento irá resolver os problemas da equipa principal do Sporting? Não!

Mas um treinador novo vai trazer gente ao estádio e unir novamente a equipa com os sócios!
E é escusado apresentar duas dezenas de sócios todas as segundas-feiras se eles andam a fugir do estádio aos milhares!

E que saudades que eu tenho de ir à bola ver o meu Sporting…


Pedro Fernandes

Comentários:
Concordo na sua essência com o que foi escrito neste post.
O problema do Sporting não se resume a Paulo Bento.
Gosto do treinador Paulo Bento, admiro a postura humana de Paulo Bento.
Fez inicialmente um bom trabalho, diria que um muito bom trabalho. Mas isso foi no inicio, pq nos últimos 2 anos, já não foi assim. Limitado em termos orçamentais sim, sem poder de compra mas também com más ou péssimas opções desportivas.
Tacticamente sempre cultivou o losango, facto perfeitamente aceitável, mas limitou-se a isso. Nunca quis no plantel jogadores que lhe permitissem explorar outro tipo de opções. Resmas e resmas de jogadores com só sabem jogar no meio. Extremos nada. Ou pelo menos jogadores que jogando no losango, tenham a capacidade de faze-lo tambem encostados à linha se necessário. Apenas Vukcevic, Ismailov e Pereirinha o conseguem fazer e não são aqueles extremos genuinos.
Dispensou jogadores como Varela que prova ser útil no Porto e comprou ou aceitou a vinda de jogadores banais como Grimi (4 milhoes!!), Pedro Silva, Purovic ou Caicedo.
Erros todos cometem. Todos! Mas quando se compra menos, tem de ser mais certeiras as escolhas.
Acho que se expos demasiado e não foi protegido. Bem sei que os sportinguistas adoram Pedro Barbosa, mas que raio... o homem como director desportivo não faz nada! O que faz ele ali? Entrega a correspondência?? Palmadinhas nas costas aos jogadores? Não percebo! Sinceramente não percebo.
Quem define as contratações? Presidente (S.Franco e agora Bettencourt)? Ribeiro Telles? Pedro Barbosa?? Paulo Bento?? Há vários modelos de gestão em que nuns escolhe o treinador e noutros escolhe o Director Desportivo e/ou Presidente mas com o aval do treinador. Como é no Sporting? Alguém tem de ser responsabilizado. Sinceramente nao sei como funciona no Sporting.
Durante muito tempo eram os alibis das arbitragens e de a equipa ser mt nova com muita gente da formação. Acho que já não pega isso nem no universo leonino.
Não se trata de embirração, mas que raio, como querem ser verdadeiramente competitivos com os laterais que têm e sobretudo com um ataque composto por Postiga (adoro quando o defendem!), Caicedo e até mesmo Yannick? Derlei dava um jeitão!
Por outro lado o Sporting não gera receitas como geram Benfica e Porto. Pode-se arriscar como fez LFV que pos a carne toda no assador, endividando o clube mas apostando na vertente desportiva e em que quando se ganha começa a onda e com ela as receitas (ainda que possa tudo descambar) ou então resignam-se ao cumprimento todo certinho das contas , perde-se competetividade, fulgor e tudo isso tem reflexos nos adeptos e investidores e consequentemente a parte financeira vem por ai abaixo.
Neste momento acho que Paulo Bento não tem condições para ficar e quem vier, terá de alguém que gere algum consenço, o que será muito dificil.
Não se trata de pisar, mas o que eu sinceramente acho é que o Sporting não terá qualquer hipotese de ser campeão nos proximos anos.
Muitos e grandes clubes tiveram o seu auge e por várias razões vieram por ai abaixo e passaram a lutar por diferentes objectivos.
N.Forest foi bi campeão europeu, tal como Hamburgo e agora as suas realidades são outras.
Bilbao foi enumeras vezes campeão, Dortmund, Roma, Flamengo, até mesmo o Liverpool (que venceu a Champions mas não é campeão há quase 30 anos) que foram gigantes nos seus campeonatos e agora vivem diferentes realidades.
Muito honestamente não vejo o Sporting a ser campeão nos próximos anos.

E agora para provocar mesmo (lol): só se forem campeões como nos juniores! Pq no campo não conseguem ser!
Ah e ao que parece Cardozo não deverá ser castigado. Apenas uma multa pecuniária. Seguindo o mesmo raciocionio ele nao pode ser castigado, pq tal como os adeptos do Sporting, apenas reagiu às agressões que foi alvo.
 
Paulo Bento demitiu-se. O apelo parece que foi aceite.
 
E agora? Que nomes?
Manuel Fernandes??!
 
O Zico disse aqui há dois anos que sonhava treinar o Sporting...

Cheguem-se à frente.
 
Zico agora não dá, uma vez que está a treinar o Olimpiakos da Grécia.
A dúvida será a de saber que tipo de aposta será feita: se uma barata com um portuga ou um treinador estrangeiro com algum prestigio??
E se de repente, Scolari....
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!