sexta-feira, novembro 20, 2009

Bitaites

Isto tem andado muito parado! Ainda por cima sem o nosso campenato que é o que nos dá aquela adrenalina. Mas há contudo um conjunto de acontecimentos que valem a pena serem levevemente abordados..


Começemos pelo "universo" Sporting: alterações profundas na sua estrutura com a entrada de Carlos Carvalhar para treinador.
É uma escolha muito arriscada e que nao augura nada de bom. A gestão das expectativas é importante e parece-me que em Alvalade isto não foi bem gerido. Os adeptos querem esperança, querem algo que os faça sonhar e Carvalhal (que até acho bom treinador) é alguém que foi despedido em 3 dos 4 ultimos empregos ( no Maritimo em 17 jogos, ganhou ..2) e que não é já à partida bem aceite pelos adeptos, logo a sua margem será muito, mesmo muito reduzida. Lembro-me por exemplo que no meu Benfica foi algo semelhante o que aconteceu com Fernando Santos.
Desportivamente, é por norma adepto do 4-3-3. Será que se vai manter fiel a esse sistema ou vai adaptar-se aos jogadores que tem?? Além da escassez de alas, tem o factor Liedson. O leve para jogar sozinho no centro do ataque nao rende.

Se no treinador não soube lidar com a expectativas, no que à direcção do departamento de futebol, Bettencourt, já o soube fazer. Por Sá Pinto é bem jogado. É muito apreciado pelos adeptos, é um bom comunicador (ao contrário de Pedro Barbosa) e será alguém que saberá proteger o "futebol" do Sporting. Estou contudo muito ansioso por ler a entrevista de Paulo Bento este fim de semana no "Record", onde ele diz (aparece com aperitivo no jornal de hoje) que sabia que no dia em que ele saisse do Sporting, Sá Pinto imediamente entraria.

Também ligado ao Sporting, observo que tudo é visto com normalidade que o jogo da Taça contra o Pescadores tenha sido mudado para outro campo. Ao que parece, o Pescadores, legitimamente quer ter mais receita e por isso quer um estádio maior e por isso jogarão em Belém. Agora já todos acham normal e justo que se mude de campo. Já ninguém se insurge. Claro, só o fariam se fosse o Benfica!

Lá nos apurámos para o Mundial! Custou, muito sofrimento, opções absurdas mas o que conta é estamos lá e agora é lutar para brilhar.

Por falar no Mundial, que pena o que aconteceu à Irlanda. Merecia mais. Muito mais. De realçar contudo a grande dignidade de Henry. É verdade que parecia Magic Johnsson com aquela assistência, mas foi digno ao confirmar que o fez (ao contrário de por exemplo aquele avançado do P.Ferreira) , mas foi sobretudo digno nos festejos. Enquantos os outros colegas franceses festejavam efusivamente, Henry sentou-se no relvado, lado a lado com Richard Dunne (capitão irlandês) observando, sem manifestar um único sinal de alegria. Digno!

Comentários:
Gostava de deixar uma questão no ar...

Que fazer a um jogador (do Guimarães) que depois de expulso se recusa a sair pela linha mais perto, apesar de ordenado pelo árbitro, e vai sair pela linha do lado oposto?

A minha opinião é que deverá levar pelo menos 5 jogos de suspensão para que os árbitros não percam de vez toda a autoridade.
 
Bom, não compreendo como é que alguém pode dizer que Bettencourt esteve bem no que quer que seja. Contratar um treinador e não apresentá-lo é algo que atinge um ponto máximo de falta de rigor de gestão humana. Basicamente, é dizer: aquele senhor que se senta no banco foi o único tipo que tinhamos para ir buscar. Como não vai durar muito tempo, preferimos nem dizer quem é.
Quanto a Sá Pinto, é subjectivo o que possa fazer. Começa com um treinador que nem deverá conhecer bem e que poderá durar pouco tempo. Quando Carvalhal saír, virá outro treinador e aí já será o tudo ou nada para ele. Suposições mas que, pela experiência passada, fazem sentido.
A alteração do campo por parte dos Pescadores, desde que seja para gerar maior receita, é sempre bem vinda. O objectivo destes clubes não é viver a taça como ela é mas sim poder realizar mais algum que tanta falta faz. É a realidade do nosso futebol.
Quanto a Henry & companhia farei um post sobre o Mundial.
 
Bettencourt só esteve bem na escolha de Sá Pinto, pq desta forma acalma os ânimos dos adeptos.
Só ai esteve bem.
Quanto à alteração de campo, eu pessoalmente nada tenho a opor. Acho é piada a quem tanto criticou o Estoril-Benfica e agora andam calados que nem ratos!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!