segunda-feira, setembro 07, 2009

Selecção_17

É nestes momentos que se distinguem os campeões. Claro que, para se ser campeão, é necessário sorte. E essa, neste momento, é imprescindivel à nossa (será ainda de todos nós? Já lá iremos...)Selecção.
Mas também não acho que seja precisa tanta sorte. Aliás, relativamente a isso sou bastante pragmático: ganhar 3 jogos e a Suécia não ganhar na Dinamarca é suficiente para irmos a play-off e, aí, uma coisa vos garanto: passamos seja contra quem fôr!
Houve uma coisa durante toda esta fase de apuramento que nos aconteceu: sempre que jogámos bem não ganhámos! E isso é algo estranho no futebol. Porque contra a Dinamarca fomos MUITO superiores nos dois jogos. Só que os homens pareciam alemães da década de 90 tal a eficácia de jogo que demonstraram. É um facto que cometemos erros pouco habituais nos dois jogos e isso custou-nos o 1º lugar do grupo. Foram 9 pontos de diferença para os dinamarqueses...
Mas, o meu ponto principal deste post é o que assusta a maior parte das pessoas ser o curto prazo desta Selecção quando a mim o que me preocupa é tão somente a falta de coerência de Queiróz.
Não pelo sistema táctico, não por jogar com um ou dois pontas de lança (ou nenhum). Não, nada disso.
Quando o Seleccionador diz que está a renovar a equipa, porque é que chama jogadores com 31 anos para se estrearem na Selecção? Porque é que convoca jogadores com 32 anos que não eram chamados há mais de 6 meses? Porque é que deixou de convocar as primeiras apostas reais que fez enquanto Seleccionador?
É o que me preocupa: a coerência do discurso e das opções. Não me preocupa ganhar por 1-0 na Albânia (o Scolari ganhou igual no Cazaquistão e a jogar pior) nem empatar fora com Suécia e Dinamarca (o Scolari também não ganhava aos concorrentes directos). Preocupa-me o rumo de um país e nisso Carlos Queiróz está totalmente desnorteado.
Porque quando se diz que as opções tácticas não são para se discutir entre treinadores e jornalistas, pergunto qual o papel destes neste meio....

Comentários:
Ganhar em casa à Hungria e a Malta, sendo que, se a Suécia vencer a Albânia em casa teremos que conseguir uma vitória por números superiores ao que a Suécia consiga nesse jogo. Fora isso, a Dinamarcar não pode perder em casa com a Suécia.
Assim, passamos ao play-off isto porque Noruega já fez pior 2º lugar e Eslovénia não fará melhor do que nós (a menos que vá vencer à lider Eslováquia).
No play-off, teremos como principais possíveis adversários França, Croácia, Russia, Grécia...
Impossivel? Nada.
Dificil? Não creio...
 
Queiróz é criticado por jogar:
- futebol espectáculo contra a Dinamarca e perder.
- não jogar nada contra Albânia e Hungria mas ganhar.

Qual a lógica?
 
A lógica é que Queiroz não em qq coerencia nas decisões. E isso passa os adeptos... Se controlar o jogo durante 30 minutos é jogar bem vou ali e já venho...
 
Se o Nani, o Danny e o Simão não falhassem golos na cara do guarda-redes tinhamos ganho 4-1 ou 5-1!
Fizémos um grande jogo, não tenho dúvidas disso.
 
Nao tenho dito nada, pq irei escrever um post de raiz abordando toda a temática Selecção , Queiroz, Scolari.
E há muito menino (incluindo aqui no blog) que ficará envergonhado.
Mas veja-se: ah e tal jogamos mt bem, mta posse de bola, mta critatividade, etc, mas só falhamos na finalização! Ora...merda!!
Mt criatividade, mt posse de bola e tal pq obviamente andamos a jogar com só com médios! Ronaldo ok, até pode ser considerado avançado (mas nunca o tipico avançado) pelo que com tanto médio, é normal que se seja criativo(a nao ser que fossem mts trincos) e que se tenha mta posse de bola! Com um verdadeiro avançado, é normal que se tenha menos bola pq regra geral (repito regra geral, nao ser que o avançado seja um Ibra, um Messi ou um Henry) um avançado é jogador de um dois toques. Depois choram que só falhamos na finalização! Claro! Não há um avançado! Esses nao tocam mt na bola. Aparecem e pimba!
Ja andam uns a dizer que nao é uma tragédia se nao formos ao Mundial. Então não é'?? Claro que é!
Quem tanto criticou Scolari, agora tem é de ficar fechado em casa e nunca mais falar de futebol na vida!
Epá não ganhámos um unico jogo em casa! Nem um!
E vem Queiroz antes do jogo com a Hungria dizer que a prioridade é não sofrer golos???? O quê??? Será que se esqueceu que já empatámos 3 jogos com 0-0??!!
Fico me por aqui....por agora!
 
Ganhando à Hungria e a Malta, teremos 2 jogos ganhos em casa e nenhuma derrota nos jogos fora.
Se bem me lembro, Scolari não ganhou à Finlândia, nem à Polónia, nem à Sérvia.
Se Queiróz se qualificar será no mesmo formato que Scolari consegui para o Europeu 2008 (onde tb fomos 2º).
 
Pois não! Nem precisou! Qualificou-se!
Ah e a Sérvia que ficou em 3 ouº4 lugar, mostra que é uma selecção fortissima. A França que o diga! Mas como foi com Scolari, é claro que há que desvalorizar. A Russia de Arshavin e companhia levou 7!!
Ganhando à Hungria e Malta... Mas já ganhámos??? Ou entramos no campos dos ses??? Politica agora? Olhe que não "sô dutor"! Olhe que nao!
 
Sabes bem que defendi e defendo o trabalho de Scolari. Mas nem 8 nem 80!
Queiróz não tem feito opções muito diferentes das de Scolari.
Também Scolari com a Finlândia pôs um 3º central em campo para segurar um resultado que, no ultimo minuto, teve tudo para ser negativo, também Scolari tirou um ponta de lança e pôs um médio ala estando em desvantagem (Nuno Gomes por Nani no Portugal-Alemanha 2-3).
Enfim, um sem número de situações idênticas entre os dois com a diferença do factor sorte.
A sorte que faltou, por exemplo, a José Peseiro em tantos momentos da sua carreira. Esteve quase a ser campeão no Sporting, quase a qualificar a Arábia Saudita para o Mundial...
 
Bom... vamos por partes.

Scolari fez um trabalho superior ao de Queiroz. Acho que ningu+em coloca isso em causa. Aliàs, o guarda Abel faria um trabalho melhor que aquele que o Queiroz està a fazer.

Scolari tambèm nao era perfeito, mas a verdade e que e um vencedor. Em quase todo o lado aonde passou, e a nivel de clubes e selecçoes (exceptuando o Chelsea).

Scolari era criticado por nao apresentar um futebol agradàvel, e o Queiroz ainda nao resolveu isso e ainda pior, fez com que deixassemos de ganhar.

Nao percebo o corte radical com o passado, quando os melhores jogadores continuam a ser os da altura do Scolari. Nao percebo porque e que o Quaresma nao vai a selecçao, nao percebo porque e que o Postiga nao vai a selecçao, nao percebo porque e que o Maniche ora vai, ora nao vai, nao percebo porque e que o Quim nao vai, o Nuno Gomes tambem tem que la estar... E depois, Edinhos, Eduardos, Eliseus, etc...

A selecçao nao gaha, porque Queiroz lhe foi tirando jogadores que estao habituados a ganhar e que mesmo quando as coisas correm menos bem, eles sabem o que e que e preciso fazer para ganhar. Têm fibra, atitude...

Depois ha a questao do capitao, que ja na altura de Scolari se via - Nao ha lider no balneario daquela selecçao. È o Ronaldo que tem que passar ao Edinho , ao eliseu e ao Duda a cultura futebolistica da selecçao, e quase que o imagino a dizer:

- Edinho, e assim: Quando eu tiver a bola sai da frente e nao faças barulho. Se todos aqui fizerem o que eu faço, somos os maiores... Percebeste??

Queiroz quis cortar com o passado por causa das exibiçoes. Pois bem, cortou com tudo menos com as exibiçoes! Ate com o habito de ganhar.
 
Este Feng é mais chato que a putássia!
 
O ChinÊs quer ser portuguÊs e ser convocado!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!