segunda-feira, agosto 17, 2009

Ai está o Campeonato!

Começou este fim de semana mais um campeonato. A fome de bola era muita e isto de estar tantos meses sem jogos a sério é complicado.

Como benfiquista, a expectativa era ainda superior. A ansia de ser campeão, a expectiva pelos reforços e pelo novo treinador eram factores de entusiasmo.

Deixemo-nos de blá blá, blá blá whiskas saquetas! É que o nosso campeonato e aquilo que nos interessa é a luta entre os 3 grandes para o titulo de campeão.

Vivem-se realidades bem diferentes entre os 3:

O Porto como campeão e ainda que desfalcado de Lizandro e de Lucho (Cissokho nao conta para aqui) passa para o exterior uma mensagem de soberanceria, desvalirando a pré-época e alguns resultados menos conseguidos. Foi quem mais contratou (11 jogadores) e tem abanado e ontem isso nao foi excepção. Hulk anda nervoso, Belushi nao é Lucho e mt menos Falcao é Lizandro. Continuam a ser os mais fortes candidatos ao titulo até pq dominam a arte do extra-futebol.

O Sporting não gera o minimo entusiasmo nem aos próprios adeptos. Perdeu Derlei que é uma importante baixa e entrou um belo jogador como é Matias Fernandez, mas isso é mt pouco. Continuam a existir lacuinas no plantel (não é quem jogando por dentro, desiquilibre para as alas, exceptuando Ismailov e até Vukcevic, sendo que o russo não volta tão cedo) e vê se ali mt gente acomodada. Polga uma vez mais prova que nao é o que alguns dizem (falhou na Holanda e falhou novamente na Madeira) e Liedson anda.....esquisito. Paulo Bento vai sofrer mta mas mesmo muita contestação e isso não será nada fácil de gerir.

O Benfica volta a gerar entusiasmo e a meu ver este ano com razao. Ontem começou mal, mas quem viu o jogo sabe que foi um daqueles jogos que só acontecem de tempos a tempos. Dominou, massacrou diria eu, tendo inclusivamente falhado um penalty, atirado uma bola à barra e enfrentado um GR que fez uma exibição de sonho. Curioso é que do 11 inicial, apenas Javi Garcia eram reforços. Nomes como Cardozo, Aimar e Di Maria parecem verdadeiros reforços! Incrivel como um treinador consegue tirar um rendimento completamente diferente dos mesmos jogadores. Há ali matéria prima para voar bem algo. Sinceramente acredito serão campeões.

E o resto?? Vejo um Guimarães mt forte, um Braga que acho que vai falhar e um Maritimo e um Nacional que podem fazer boas campanhas.

Jogadores a seguir: Rui Miguel, Carlão e Ukra

Comentários:
Saviola tb estava no 11 inicial :)
 
"Polga uma vez mais prova que nao é o que alguns dizem..."

Ele cada vez mais prova aquilo que eu digo. Tonel ou Caneira deviam jogar !!!

No jogo do teu clube, houve muita displicência, porque alem de falhar o penalty (será que o Cardozo anda a aprender com o Moutinho? loool), ainda falharam mais 3 oportunidades só com o GR pela frente.
 
Esqueci-me de escrever o nome do Saviola. É o que dá escrever à pressa no local de trabalho! A prova que queria, é que escrevi "...eram reforços..".

No Benfica, não digo que tenha havido displicência, digo antes que houve azelhice. Contudo nao percebo pq é que realmente o Cardozo marcou em jeito, quando se sabe que rematando com a potencia que o caracteriza, dificilmente falha.

Polga: bem o Polga é um jogador que 99% dos sportinguista defendem com unhas e dentes. Eu não. É um jogador que tem 3 a 4 falhas graves por época. Não falo de lances em que um bom defesa poderia fazer melhor. Falo de erros mesmo graves. E tem a sorte de não enfrentar Liedson!
 
Eu defendo Polga com unhas e dentes. E confirmo o que diz o Carlitos... Tem 4 ou 5 falhas por ano, que realmente são de bradar aos céus.

Agora, tem uma virtude: Nunca se esconde do jogo. E é por isso que leva com a culpa no lance em que o André Marques se encolheu, é por isso que leva com a culpa no golo do Nacional (em que é o único jogador que disputa o lance 2 vezes... Com mais 4 ou 5 ali à volta a gravar o jogo), etc... Na defesa, Polga resolve! Era titular em QUALQUER EQUIPA do campeonato nacional.

A moda de falar mal dos jogadores do Sporting tem que acabar. O Sporting, tem boa equipa, tem bons jogadores. Rochemback é bom, Veloso é bom, Moutinho é bom, Postiga é bom, Polga é bom, Caneira é bom, Pedro Silva é bom, Abel... vá... tem qualidades, Liedson é bom, Fernandez é bom, Izmailov é bom, Vukcevic é bom, Patrício é bom, Carriço é bom, Pereirinha é bom, Tonel é bom, Caicedo não parece mau.

Depois há Yannicks, Adriens, Grimis, Andrés Marques, Saleiros, etc... que estão lá para compor o ramalhete. Mas que se tiverem que fazer uns minutos, não vem mal nenhum ao mundo por isso. O Plantel do Sporting é bom, a táctica é adequada ao plantel, mas falta profundidade e movimento sem bola. Neste momento quem está menos bem no Sporting é o seu treinador... como noutras alturas já foi ele quem esteve melhor. Já teve tempos em que não tinha ovos, mas de há duas épocas para cá o Sporting reforçou-se com:

Izmailov, Vukcevic, Postiga, Caneira, Rochemback, Matias Fernandez e Caicedo.

De relevantes perdeu Nani e Tello. Está mais forte. É a melhor equipa que Bento já teve. Compete-lhe mudar o chip da equipa e torná-la mais atrevida. Já não há necessidade de tanto receio.

Por exemplo, com Roca e Veloso e Moutinho... nunca jogamos com 2 trincos? Porquê? Com Izmailov e Vukcevic, nunca testámos 2 extremos... porquê? Mas sobretudo, porque é que os laterais do Sporting, na táctica actual não vão desequilibrar no ataque.
 
Sim, concordo com essa análise de que nunca se esconde do jogo e isso para mim é uma grande virtude. Há muito jogador a quem a bola queima, que evita a mesma e que não descute os lances, nao arrisca, não finta, nao faz passes longos e com isso obviamente minimizam o erro, escapando à critica.
Ainda assim não sou particular apreciador de Polga. Acho-o muito macio, fraco no jogo aéreo e que tem muita dificuldade perante adversários lutadores.

Sporting tem bons jogadores? Claro que tem! Isso é mais do que óbvio. Agora o que acho é que tem poucos mt bons. Mt bons para mim sâo Liedson e Moutinho e rossar um bom mt elevado sao Ismailov (é perfeito para o losangulo) e potencialmente Vukcevic, Veloso (era particular fã, mas tal como venho dizendo de 1 ano a esta parte, acho que se vai perder) e talvez mesmo Cariço.
Mas é mt complicado ter no 11 inicial um Abel, um Pedro Silva, um André Marques, um Postiga. Mt mt complicado. A este Sporting falta poder de fogo no ataque e acho que é hoje em dia uma equipa sem motivação.

A questao que focas e bem de explorar 2 trincos e 2 alas, é algo a que so Paulo Bento pode responder. Alias tal como Vukcevic veio ja dizer que é a P.Bento que devem perguntar pq é que a equipa nao joga melhor futebol.
 
Bom, vamos por partes:
Vi o jogo do Nacional-Sporting e achei que o Nacional tem uma equipa interessante faltando talvez maior acutilância ofensiva. Falta a referência Néné. Apesar disso, gostei muito do Amuneke e do nº 30 que não sei o nome (médio interior direito). Boa equipa e a rever. Para além do mais fala machadês o que é uma componente de jogo que denota exercer no colectivo valores intrinsecos de superioridades nalguns momentos do jogo.
Quanto ao Sporting, não gostei. A insistência em Yannick é incompreensível, Liedson e Postiga estão fora dela, os laterais não desiquilibram e depois há aquele carrossel cada 15 minutos que faz toda a equipa rodar as posições o que, por um lado, é excelente pela polivalência de cada atleta, mas ao mesmo tempo denota alguma inexistência de soluções tácticas, ou seja, de movimentações. As pedras mudam, tornam-se mais ofensivas mas fazem o mesmo!
 
Em relação ao Benfica devo dizer que este Benfica não me surpreendeu. Ou seja, pode ter massacrado na 2ª parte mas o Benfica da 1ª era o que eu esperava. Alguma falta de ideias, um Saviola a decrescer de fulgor e a confirmação de que Maxi é um jogador fundamental naquele esquema. Nem Ramires, nem Carlos Martins, nem Ruben Amorim poderão dar à ala direita o que Coentrão ou Di Maria darão à ala esquerda.
Nota-se um trabalho táctico bem desenvolvido embora com algumas lacunas. Bom posicionamento no jogo jogado ofensivo, alguns buracos lá atrás, principalmente em bolas paradas no ataque.
Um bom jogo contra uma equipa interessante mas que tinha que ser ganho. Primeiro jogo na Luz, casa praticamente cheia, os dois rivais com pontos perdidos, é para se ganhar. Custe o que custar.
Quanto ao Porto, não vi mas se com 10 recuperou de uma desvantagem em Paços Ferreira, é sinal de que continua a ser uma equipa fortíssima.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!