quinta-feira, julho 16, 2009

Pontos de Vista

A táctica é um aspecto fundamental do jogo. O entrosamento dos jogadores e a sua adaptação à táctica é tão ou mais importante. Ou melhor um plantel tem de possuir jogadores com as características adequadas à táctica.

No caso do SCP, e desde o Fernando Santinho que a equipa joga em 4-4-2 losango (Peseiro apenas aproveitou o trabalho já feito). Desde que Paulo Bento não apresentou os resultados mínimos (época de entrada de Purovic, Stoijkovic, etc.) e ficou a 12 pontos do FCP, o esquema táctico foi "queimado" por todos os pseudo especialistas na nossa praça, o que influenciou a massa adepta não só do SCP (os mais críticos) como também a opinião pública - o P. bento é burro e pragmático pois o Losango está esgotado.

Maravilha das maravilhas, com a chegada do Rei das Tácticas ao SLB este apresenta um esquema táctico revolucionário, sólido a atacar e a defender, onde os jogadores passam a jogar o dobro (ou mais). Algo que só poderia vir do recém corado "Melhor treinador do Mundo" - um tal de Losango que já possibilitou a ilusão aos da Luz neste defeso (confesso que não é muito difícil pois os adeptos não são muito exigentes).


Afinal quem é o Burro?

Nota:

O Losango prima por diversas características:
A atacar um dos laterais deve ser mais ofensivo para apoiar o ataque, enquanto que o outro fecha com os centrais para reduzir o perigo do contra ataque. Os médios interiores tem mais liberdade em ir à linha ou entrar pelo meio. O 10 não tem grande preocupação táctica sendo mais móvel. Os avançados caiem nas alas, permitindo a abertura de espaços no meio (arrastam a marcação dos centrais/laterais). Em equipas com maior entrosamento, tirando o trinco (elemento mais fixo) os 3 elementos do meio campo rodam entre eles baralhando as marcações e adicionando criatividade e imprevisibilidade ao jogo ofensivo.
A defender o trinco funciona como 3º central (marca o avançado mais móvel ou n.º 10), os médios fecham o miolo e os avançados podem ajudar a fechar a ala. Permite aos laterais ajudarem os centrais.

Requer no entanto muito trabalho pois pode ser ruinoso se todos não tiverem bem entrosados.

Jogadores ideais:

Centrais - tem de ser moveis e com grande capacidade de dobrar. Os possantes e duros de rins estão tramados;
Laterais - pelo menos um deve ser mais ofensivo. Outro melhor a defender equilibra a táctica;
Trinco - Não pode ser o tanque puro, destruidor que encaixa que nem uma luva no 4-3-3. Tem de saber criar (boa capacidade de passe e visão de jogo) pois é o 1º a construir jogo;
Médios centro/alas - É a posição mais importante e mais difícil. Tem de ser tacticamente perfeitos, com boa capacidade de defender, posicionamento. Tem de aparecer na ala e desequilibrar no meio.
n.º 10 - tem de ser um falso 10 com grande mobilidade e com capacidade de facturar. Foi por onde o losango do SCP tem falhado. A liberdade táctica "desculpabiliza" as exigências defensivas;
Avançados - Onde a defesa começa. Não podem ser fixos pois vão ter de "dobrar" as alas a defender e cair lá a atacar.

E tu? Gostas mais de 4-3-3 ou 4-4-2?

Comentários:
Eu pessoalmente so mais fã do 4-3-3. Mas não é o 4-3-3 à portuguesa em que os 2 avançados das alas recuam para o meio campo. Têm de ser o 4-3-3 à Barcelona, em que os 3 da frente não saem de lá, prendem os 4 defesas, que nao se atrevem a subir e em que os 2 das pontas jogam de forma invertida, isto é, um canhoto na direita e um destro na esquerda, por forma a cairem para dentro, fazendo as diogonais que rasgam a defesa por completo e possibilita mts remates.

O losango?? Gosto. Requer um trabalho brutal e jogadores com caracteristicas mt especificas.
Recordo me do primeiro losango em Portugal e que na altura foi mt gozado. O Benfica de Paulo Autuori. Lembram-se??? Até o próprio Autuori brincava com a siutação e lhe chamava a tactica do piralau!
Era o tempo de Panduru, Valdo, Iliev. Sem extremos e jogando no tal losango.
Em Portugal veio depois Mourinho que venceu assim a Champions ( a UEFA foi mais em 4-3-3) e depois vários outros o seguiram, mas depois Paulo Bento foi quem mais o seguiu e manteve.
Este sistema é o ideal para os Romagnolis e os Aimares.

A critica a Jesus nao é justa. Ninguem disse e mt menos ele, que esta era uma tactica revolucionária, ainda que ele aposte em jogadores com caracteristicas um pouco diferentes nos médios interiores e disso exemplo é a utilização de Alan no Braga e agora de Di Maria.

O unico burro que vejo só talvez mesmo o Rui Santos.
 
Carlos a boca não era para ti mas para a opinião publica e media que constantemente vem elogiando a coragem táctica do Jesus.

Isso do Di Maria no Losango vamos ver se se confirma em jogos oficiais.
 
Concordo plenamente com a questão do Paulo Bento. É incrível que toda a gente critique e repise o facto de este adoptar o losango e não mudar, quando o seu modelo garante consistência defensiva e ofensiva.

O grande problema parece-me ter sido a incapacidade de potenciar o futebol de Romagnoli, cujos bons momentos no Sporting estão directamente relaccionados com o melhor futebol que o Sporting praticou na era Paulo Bento.

As movimentações de Romagnoli enquanto 10, caindo nas alas, procurando movimentos verticais e horizontais, contando com a capacidade desquilibradora e fantasista do argentino, tornavam o Sporting muito diferente do actual.

Com João Moutinho a 10, garante de maior consistência a nível defensivo, optaria por uma solução à Jesus no Braga, abrindo um pouco mais os médios interiores, onde Izmailov, Vukcevic ou Pereirinha seriam opções óbvias.

A opção de Jesus no Benfica parece-me que ficará dependente da resposta defensiva ao modelo. No Braga Vandinho e Aguiar eram jogadores extremamente intensos e agressivos e permitiam maior liberdade aos outros membros do losango. Não sei se poderá fazer o mesmo no Benfica, sobretudo em jogos de maior exigência.

Quanto ao 4-3-3, sou de opinião semelhante ao Karlos. O utitlizado pela selecção perde-se no afastamento entre jogadores. Os extremos e avançados jogam terrivelemnte longe uns dos outros e longe dos médio centro. Perdem-se linhas de passe, perde-se capacidade de ter a bola e de ter boas soluções. No fundo perde-se tudo o que o Barcelona tem.

E obriga a que jogadores como Ronaldo fiquem sem grandes alternativas sem ser o individual e sejam incapazes de mostrar o seu real valor, caindo na outra frase que tanto o público gosta, "só joga bem em Inglaterra".
 
Penso como o Nuno. O problema do PB não é nem nunca foi o losangulo. Foram as movimentações que o losangulo requer e que tanto o Romagnoli (que era sempre 1 a menos) como o Roca (não é trinco) não conseguem fazer.

Se o Veloso estivesse em forma, seria outra conversa. Mas como o gajo deixou-se ir abaixo também ficamos com menos 1 jogador.

Acredito que este ano as coisas melhorem !!!
 
Qualquer táctica vive de dinâmica, e não da disposição dos seus elementos em campo. E por dinâmica, entenda-se a movimentação dos jogadores sem bola!

O losango do Sporting apresenta dois problemas: 1- A falta de dinâmica da posição 10... Seja Roamgnoli, seja outro qualquer. O 10 do Losango tem que fazer diagonais rápidas para as linhas, para abrir o jogo, tem que aparecer na àrea a finalizar se o lateral chegar à linha, ou se o médio ala o fizer...

2- Os laterais não são suficientemente ofensivos: O ano passado com Pedro Silva, percebemos a utilidade que esse lateral ofensivo tem para este esquema. O Sporting é côxo, porque à esquerda n tem ninguém para o fazer. Se o médio interior preenche o meio, só a subida do lateral pode conferir largura ao ataque e deixar quem defende o corredor da outra equipa na dúvida. Como eles não sobem, a outra equipa enche o meio com mais elementos que estão a marcar os 3 médios do Sporting.

Depois o outro problema do Losango é convencer os médios interiores direito e esquedor a fecharem no meio quando a equipa não tem posse de bola, de modo a ajudarem a fechar no meio. Aqui o Sporting às vezes está bem (Izmailov é brilhante nisto, e Moutinho tb), mas às vezes sofre (Pereirinha e Vukcevic não o fazem tão bem) o que abre espaços para a equipa adversária. Quando o Moutinho joga na 10 então... são dois problemas, porque vem tão atrás ajudar a fechar, que quando a equipa recupera a bola, ele não está lá entre os médios e os avançados para lançar o jogo.

Portanto, acho que o Paulo Bento tem que trabalhar melhor a movimentação do 10, e também as subidas dos laterais.

Falta dinâmica ofensiva ao losango do Sporting... Claramente. E isso tem que ser imputado ao treinador - Que é bom, diga-se. Mas não é perfeito tacticamente.

Veloso e Rochemback são dois excelentes jogadores que seriam titulares de caras em qualquer outro dos grandes em Portugal. Que lutem saudavelmente por um lugar. Na minha opinião o gordo brasileiro é ligeiramente melhor que o Português. Dá mais presença no miolo, ganha mais bolas divididas, não é tão bom de cabeça. Ambos são excelente no passe longo e são muitos bons tecnicamente, embora Veloso seja ligeiramente superior. Rochemback é mais concentrado no jogo. No entanto, não nego que ter um jogador que corra mais quilómetros (como o Fernando do FCP) possa ajudar a soltar mais os outros médios e os laterais.

Independentemente disso, são dois jogadores que gosto de ver com a camisola do SCP. Adrien por exemplo, é excelente fisicamente, mas não acrescenta nada ao futebol do Sporting - Falha passes curtos e longos, não é tão bom tecnicamente, e perdem-se muitas transições defesa-ataque nos seus pés.
Se o Sporting quisesse jogar com dois trincos, gostava de os ver a jogar juntos. Duvido que resultasse, mas gostava de ver.

O 4-3-3, tb gosto muito. Aliás, gosto de todas as tácticas. O 4-4-2 puro do Manchester é genial... o 3-4-3 do Adriaanse no Porto era fabuloso... Epá, haja dinâmica, movimentação e qualidade nos jogadores e qualquer táctica serve.

O 4-3-3 do Barcelona, por exemplo, resulta porque os seus jogadores são fabulosos. Porque francamente é um futebol com poucas nuances tácticas (como se costuma dizer), àparte as movimentações verticais do Xavi, as diagonais do Iniesta e as subidas malucas do Dani Alves (Ok, não são assim tão poucas, ahahahahahahahah). Mas a equipa basicamente joga para fazer a bola chegar aos três da frente, e eles com tabelas rápidas resolvem e abrem espaços - Ok, bem feitas as contas realmente tem bastante trabalho táctico! :)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!