sexta-feira, julho 10, 2009

NEGOCIATAS

Cabe-me hoje falar de uma coisa que faz espécie a muito boa gente. Como é possível um clube vender tanto e tão bem num período que é de crise? Pois é parece que ando a bater no ceguinho mas este Post é sobre o Futebol Clube do Porto.
Analisando as verbas declaradas nas transferências o montante recebido desde que o FCP foi campeão europeu é cerca de 300 milhões de euros. Os pobretanas Benfica e principalmente o Sporting devem trabalhar mesmo mal pois não conseguem meter nos gigantes europeus (pelo menos a nível de €) os seus jogadores, enquanto que para os de azul é um passeio no parque.


Apresento alguns pontos que devem fazer pensar e que muitas vezes são ignorados:

1 - Lavagem de €/Jogo de Influências.

Os negócios com o Dínamo de Moscovo, que comprava tudo o que mexia no clube (desde campeões europeus a jogadores da equipa B) sempre me fizeram confusão. Este polvo é extensível aos clubes internos onde os jogadores saem ao preço da uva mijona e depois os mesmos ganham um balão de oxigénio com ordenados regularizados, jogadores emprestados, treinador para a época seguinte e os pontos suficientes garantidos para uma época "tranquila". Contrapartida? Deixarem o FCP ganhar e alinharem na formação de grandes equipas vencedoras.

2 - Prémios repartidos.

Nas negociatas do FCP toda a gente ganha. O clube, o jogador, o empresário e também quem compra, passando pelo treinador e dirigente da equipa compradora. As luvas extenden-se a todos.

3 - Imprensa Cor de Rosa.

Os media estão na mão e exageram nas vitórias e omitem os fracassos. Ainda ontem na Sport Tv falavam de Fernando como o jogador que na época passada na liga dos campeões deixou a europa de boca aberta... diz tudo.

Nota: o caso do Cissoko é sintomático. Algúem acredita que a questão foram os dentes? Os rumores que Rui Costa interveio no negócio a revelar que o francês era barrete não me convencem e acredito que terá sido discordância de luvas.

E tu o que pensas disto? Acreditas em "factores de crescimento" ou que se deve tudo à boa organização e trabalho intenso?



Comentários:
Já fiz esta pergunta em outros blogs: como é possível que o Inter só ofereça 2 milhões de euros pelo Deco (um jogador com valor comprovado), e o Porto consegue uma oferta pelo Cissocko de 15 milhões? O Paulo Machado foi vendido ao Toulouse por mais de 3 milhões... será que vale mais do que o Deco?
Há muita lavagem de dinheiro... 300 milhões em vendas e prejuizos todos os anos. Para onde vai o dinheiro?

E o esquema de empréstimos de jogadores? Ainda não há a lista final de dispensados do Porto, mas o Olhanense já tem 5 jogadores emprestados! A juntar ao Jorge Costa... vai ser bonito de ver os jogos entre estas 2 equipas, e depois com Sporting e Benfica.
 
O Porto vende jogadores vencedores... e estes são caros. Lucho, Lisandro, Quaresma, Bosingwa, Carvalho, Deco, Anderson, Maniche, Costinha, Derlei são tudo jogadores muito acima da média que o clube manteve e não vendeu à primeira oferta que teve...

E isto é valorização.

O Cissokho é um caso diferente. Não vale 15 milhões e é horrível eqto jogador. Por isso não andou para a frente. Para mim chumbou no tste dos toques na bola e não no dos dentes.

Quanto ao Negócio Deco... é preciso ver que esse negócio de 2 milhões, depois tem prémios de assinatura para o jogador, ordenados altíssimos para o jogador, comissões para empresários (elevadas no caso do Deco, certamente) - Tudo coisas que tornam a transferência muito mais cara do o valor do passe que muitas vezes é referido. Não vamos confundir alhos com bogalhos.

O Porto ganha, Sporting e Benfica não... Só por aí os jogadores são mais caros. E depois há uma questão de política e cultura... O Porto não vende à primeira oferta... E para isso tb tem que compensar os jogadores (ordenados mais altos, por exemplo).

Quanto ao prejuízo, que outras fontes de receita pode um clube como o FCP ter? Só vendas de jogadores e pouco mais. É a nossa realidade. E ter equipas competitivas na Europa sai caro.

O Fernando e o Hulk são os próximos. Fernando teve uma proposta de 7 milhões rejeitada... Hulk tb já teve propostas de 10 milhões rejeitadas... Se fosse no Sporting já cá não estavam. Daqui a 2 anos saem por 30 milhões cada um. Façam as contas se não tiverem mais nada para fazer...

Abraços,
 
Posto isso, importa dizer que esta história dos jogadores emprestados, é a verdadeira máfia do futebol... Até mais que a arbitragem.

Não tinha mal nenhum, se frequentemente não víssemos os jogadores lesionados na semana dos jogos com as suas equipas de origem, ficarem de fora por opções técnica quando por norma são titulares indiscutíveis... Enfim, muitas situações que são pouco claras e que se calhar importa regulamentar. Lembro-me de quando era miudo, se assumir abertamente que uma equipa não podia utilizar jogadores emprestados contra a sua equipa de origem.

Para mim isso voltava como lei, e nenhuma equipa podia ter mais que um jogador em+restado de outra equipa.

E pronto, problema resolvido, máfia desmontada.
 
Concordo com a polémica lançadas mas atenção: o Porto vende caro porque criou um mito em relação aos seus jogadores, rejeitando propostas e valorizando assim os seus passes.
E depois é a quantidade de craques que vendeu nos últimos 5 anos: Bosingwa, R. Carvalho, Bruno Alves, Cissokho (se o 1º está quase vendido, do 2º foi fechado o negócio); Maniche, Deco, Lucho; Lisandro, Quaresma e Derlei.
Aí têm um 11 de luxo (ponham o Nuno à baliza que ela não vai lá na mesma).
As equipas já confiam que ali há qualidade. Basta ver a confiança com que o Milan avançou com 15 milhões para Cissokho para...substituír Maldini!

Um àparte:
Hoje olhava para a lista de entradas e saídas dos 3 grandes e concluo que o Benfica é o que está pior! Se Porto perdeu Lucho, Tarik, Pedro Emanuel e Lisandro, reforçou-se com mais 7 ou 8 jogadores sendo que as soluções para os titulares vendidos encontram-se já dentro do plantel (Mariano e Farias, possivelmente). Talvez Beluschi venha fazer o lugar de Lucho..
O Sporting trocou Romagnoli por Matias Fernandez e Derlei por Saleiro. Um que ganhou num perdeu no outro.
O Benfica vê saír Katsouranis, Reyes e Suazo e foi buscar Ramires, Shaffer e Saviola.
Não há solução interna para Katsou nem para Reyes...
Assim, a ordem de favoritismo mantém-se a habitual: Porto, Sporting e, por fim, Benfica (que ainda mudou de treinador).
 
Sobre essa dos emprestados já dei o meu comentario no bola na trave, mas digo-o tambem aqui.

"Eu acho que seria uma boa regra, permitir que um clube só pudesse emprestar 3 jogadores, no maximo, a clubes que jogam na mesma liga.

E outra regra seria, um clube só pode emprestar, no maximo, 2 jogadores por equipa (seja da mesma liga ou não)."
 
O Porto é de facto um bom case study. Vende jogadore de forma espantosa, alguns deles por valores que nao lembra nem ao diabo como por exemplo Anderson ou Paulo Ferreira.
Sinceramente nao consigo entender algumas das vendas, mas há que tirar o chapéu.
O facto de estar na Champions e de fazer bons resultado é que quase sempre acaba por ser determinante, e Cissokho é o melhor exemplo disso mesmo. Aparece em Janeiro, um mês depois faz um bom jogo em Manchester e logo passa a valer um balurdio.
Essa é por exemplo a grande diferença em relação aos outros grandes. Nao aparecem nos grandes palcos e quando aparecem são humilhados e isso desvaloriza. As actuais direcçoes de Sporting e Benfica já nao vendem por tuta e meia e ainda agora Joao Moutinho e Veloso no ano passado, são disso exemplos. Umas vezes desvalorizam, outras vezes até nao, mas nao conseguem valorizar como o faz o Porto.
Há depois tb já o factor psicológico, que é o de pensar que se é do Porto é bom. É um pouco o que se passa com os argentinos de Boca e River e um pouco com os putos de Sporting e Grémio de Porto Alegre. 2 pontapés na bola e logo valem milhões.
Uma coisa tb é certa o Porto vende, vende e vende e passivo não só diminui ou se mantem, mas sobretudo aumenta!! Fantástico!
Bem sei que há que pagar a meia duzia de administradores, presidente incluido, mas é mt estranho como dá tanto prejuizo, mesmo tendo em conta que eles pagam ordenado a uns 70 jogadores
 
Atenção ao factor empréstimos: na ultima reuniao da Liga, o Benfica apresentou uma proposta que assentava na regra de poder apresentar 3 jogadores no máximo dos a clubes da 1º divisao. Nao era 3 por clube, era 3 na totalidade. Claro que foi ignorada a proposta.
Uns falam em verdade desportiva, outros agem e tentam melhorar as coisas, mas depois faltam os apoios.
Ver um Olhanense que 5 jogadores emprestados e ver já um Setubal, Braga, etc a caminhar para lá, a mim dá me vontade de cada vez ligar menos a isto.
Se a isto virmos que os treinadores são Jorge Costa, Carlos Azenha e Domingos......
Concordo: façam mesmo as contas!
 
Já cá faltava o choradinho... Mas quantos jogadores emprestados teve o SLB o ano passado? Façam o que eu digo, não façam o que eu faço? Ou então, se tu mostrares a tua, eu também mostro a minha?

Independentemente disso, acho mesmo que esse é o caminho a seguir, embora não tão radicalmente.
Aliás, tal medida só pode ser proposta por quem acha que os elementos da sua formação não devem evoluir nos principais campeonatos... Ou então, por quem, o ano passado só queria emprestar jogadores ao Marítimo.

O Sporting, o ano passado, tinha vários jogadores a evoluir na liga principal, e dois deles recuperou-os para a equipa principal (bem ou mal). É normal que não apoiasse medida tão radical. Mas porém, poderia realmente, ter pensado em algo do género sem ir em hipocrisias choronas (como claramente é o caso - No entanto, louve-se a iniciativa porque vai de encontro ao problema... faz é parecer que o problema é só dos outros - Embora, obviamente o FCP abuse da desregulação).
 
Aqui fica a informação.
Benfica x emprestados:
Haliche (Nacional)
Luis Filipe (Guimaraes)
Paulo Jorge (Maritimo)
Andre Carvalhas (Rio Ave)
Zoro (Setubal)

Sporting x emprestados:
Carlos Saleiro (Academica)
Celestino (E.Amadora)
Tiago Pinto (Trofense)
Andre Marques (Setubal)

Ou seja, o Benfica teve um total de5 emprestados. Nao percebo onde vem a teoria do choradinho. Menos percebo a teoria do choradinho com o argumento Maritimo.
"Aliás, tal medida só pode ser proposta por quem acha que os elementos da sua formação não devem evoluir nos principais campeonatos". Não é o que todos fazem para os primeiros 2 anos dos ex-juniores?? É quase sempre assim...
O Benfica nao pratica o "façam o que eu digo, não façam o que eu faço". Emprestou um total de 5 jogadores, dos quais em Dezembro Andre Carvalhas saiu em Dezembro para a 2 divisão, data em que Zoro foi emprestado ao Setubal.
De 4 ou 5 para 3, não me parece que seja uma descrepancia abismavel.

Sporting tb só teve 4 emprestados, o que demonstra quem tem uma politica séria em relacao a esta matéria. Só nao percebo é pq nao tem infelizmente uma intervencao activa nas horas de decisao.

Para mim só um clube que ultrapassa tudo isto e que é Porto. Mas eu se mandasse, nem um poderia ser emprestado.
 
Ah, e o Fabio Coentrao (Rio Ave)
 
Pensava que o Miguelito e o Manu tb eram... Mea Culpa.

De 6 para 3 é exactamente o dobro... Daí o "Façam o que eu digo, não façam o que eu faço".

Já agora, aquele Silvio do Rio Ave, já não é?

No Sporting podes juntar pelo menos o David Caiado e o Celsinho.

Seja como for, os 3 ng cumpriu... Daí não fazer sentido propor, nem aceitar.
 
Mas ai é que está!! Se tu me dissesses: ah eles tiveram 6 emprestados e propuseram tb emprestar um maximo de 6, é que estaria uma proposta hipócrita.
Dos 6, nunca tiveram ao mesmo tempo. Carvalhas foi para a 2º divisao e só entao Zoro entrou para outro clube.
Ninguem falou em perfeiçao. O Benfica na prática tenta tomar medidas para rectificar esta situação, a qual nao se consegue mudar do 80 para o 8. Mas é um passo!
Miguelito, Manu, David Caiado, são jogadores que já nao estavam vinculados a Benfica e Sporting. Aconteceu-lhes o que acontece este ano por exemplo com Celestino.
Celsinho sim, esqueci-me. Mas quem é que se lembra do Celsinho!! So as meninas do Havana!! Ou do elefante!
Silvio foi formado no Benfica, tal como foi formado Miguel Lopes, mas ha muito que deixaram de estar vinculados. Velha questão da nao aposta nos jovens! Nao por falta de alguma qualidade, mas pq......pq....olha sei lá eu porquê!
 
"Celsinho sim, esqueci-me. Mas quem é que se lembra do Celsinho!! So as meninas do Havana!! "

LOOOOOOOOOOOOOOOL

Mesmo tendo esses jogadores todos emprestados eu mantenho a minha. Na mesma liga NÃO PODIAM emprestar mais do que 3. Os outros que fossem rodar para a 2ª liga que também é um bom sitio para ganhar experiencia. Só os que têm bom potencial é que deveriam rodar na 1ª liga.

Isto também era uma especie de prémio para aqueles juniores que se "portam melhor" e que, consequentemente, veem o seu esforço premiado com um emprestimo na liga principal.

E outra coisa. Esta regra também evitava a compra desmesurada de estrangeiro e seu consequente emprestimo a clubes da liga principal.

E sim, é uma critica directa ao Futebol Clube do Porto, alias, correção, Futebol Clube da Argentina.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!