terça-feira, junho 02, 2009

Universo Benfica

A paixão que se tem por um clube é algo que não se consegue explicar. Quando damos por nós, já somos adeptos do clube A, B ou C.

Sou do Benfica desde que me conheço. Era pequenito, quando o Benfica estava em força no inicio do anos 80 (não me lembro por exemplo da final perdida da Taça UEFA) mas lembro me perfeitamente já do sofrimento na final de Estugarda contra o PSV para a Taça dos Campeões Europeus.
Vibrei logo de seguida no jogo com Milan (mais uma derrota na final) e por aí fora. Gosto muito de desporto e só é pena que o jeitinho para o mesmo seja quase nulo. Ok, era o melhor GR nos matrecos, mas isso não conta!

Gostando muito de desporto, tento e gosto de ver várias modalidades para além do futebol.
Felizmente o meu Benfica é grande. É grande em quase tudo. Foi gigante no futebol (agora vive basicamente da história), mas é um clube que é eclético, abrangendo muitas modalidades, sobretudo aquelas que o povo gosta mais de ver. Não me refiro a modalidades como o pólo aquático, ou o judo, xadrez ou corfebol. Refiro-me a modalidades como o Basket, o Hóquei em Patins, Futsal, Andebol ou o Voleibol.
Vibrei com a grande equipa de Basket nos tempos de Carlos Lisboa, Jean Jacques, Mike Plowden, Pedro Miguel, José Carlos Guimarães, Henrique Vieira, etc que brilhava na Europa e que vencia colossos como o Real Madrid.
Adorava ver o excelente Benfica de Paulo Almeida, Vítor Fortunato, Luis Ferreira, etc que enchia o pavilhão em Hóquei em Patins.

Confesso que me dá gozo, que me regozijo ao ler o jornal ao fim de semana e ver que o meu Benfica está quase sempre na luta nas várias modalidades.
No Basket está na final. No Voleibol foi até meias finais. No Futsal está na final. No Andebol está na final. No Hóquei foi até às meias finais. É um clube grande e que abrange todo um universo de adeptos.

Tenho pena que quando se analise por exemplo uma direcção e mais concretamente LFV só se fale no futebol e que as modalidades só sejam lembradas pela oposição, quando elas não vencem. Ainda me dá mais gozo poder ver alguns dos jogos destas modalidades ….no canal Benfica!
Clubes como Manchester United ou Milan são grandes. Mas não são tão grandes como um Real Madrid ou um Barcelona, os quais são também ecléticos e que mexem com todo o desporto.
O meu Benfica é grande!

Etiquetas:


Comentários:
Assino por baixo!

Vibrei com isso tudo, e também com a final da UEFA de 1983.

Lembro-me, por exemplo, de faltar à escola, simulando uma gripe, para ir ver o fabuloso Roma-Benfica (1-2) às três da tarde na televisão.
Foi uma campanha inesquecível.
 
É pá Karlos precisas mesmo de levantar o moral. Tenho de te oferecer um peluche para não te sentires triste. lol.

Fora de brincadeiras, o clube mais ecléctico de Portugal é o meu Sporting, pois claro. Com uma história maior nas mais diversas modalidades e com equipas muito competitivas e quase amadoras. Claro que o Benfica tem nos últimos anos apostado (inclusive financeiramente) para lá chegar.

Conclusão:

Sporting - prestígio
Benfica - Investimento.
 
Exacto exacto Santini: por isso é que vos vejo no Basket, Volei,Hoquem em Patins. Alias o vosso pavilhão é excelente!
 
Já tivemos uma nave onde eramos grandes!! Em todas essas modalidades!!

Pareço adepto do Benfica a recordar o futebol... eheheheh
 
Era...uma nave espacial!
 
Lol. Ganharam vários jogos ao ET! Mas depois fartaram-se.
Uma coisa a referir: aqui nas principais modalidades tem se assistido mt (pelo menos esta época) ao confronto Benfica vs Porto. Foi assim nos playoff de Basket (Benfica eliminou Porto)), em Hoquei (Porto eliminou Benfica) e agora na final de Andebol, lá estao eles de novo, decidindo-se hoje quem é o campeão (se for o Benfica, revalida o titulo).
 
O Benfica teve de facto um bom ano ao nível das várias modalidades. Aliás, assim costuma ser praticamente todos os anos.

Agora, não posso deixar de dizer que a final do Futsal é uma interessante peça de futorologia dado que este acesso só se decide no fim de semana de 13 e 14 de Junho. Ou então uma prova de inabalável fé no ecletismo do clube.

Karlos Maya??
 
Quanto ao Ecletismo, desde sempre que sou contra as modalidades amadoras viverem dos departamentos de futebol e das suas receitas. Para mim fechavam todas as que não fossem autosuficientes. Se forem autosuficientes, com patrocinadores credíveis, que não envergonhem o nome do clube (lembro-me da última vez que houve Hóquei no Sporting, com um patrocinador fantasma que depois secou a torneira), então acho muito bem e tb sou fã de Basket, Ciclismo, etc... De outro modo, fiquem-se pelo que podem ter.
 
Nisso o Benfica trabalhou bem. Os orçamentos das modalidades são auto-sustentáveis mas com uma marca daquelas fica tudo mais fácil (menos para o ciclismo que é sempre a esburacar!).
Na práctica, recuperou o título do Basket mas perdeu o do Andebol. Falta o Futsal para igualar ou piorar o ano passado.
 
Não é o que diz o Vilarinho... É claro que até me fica mal vir para aqui com a mesma opinião do Vilavinho, mas... In vino Veritas!

"O Basquetebol é sorvedor do dinheiro do futebol"
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!