quarta-feira, março 11, 2009

Erros de Casting II

Hoje é um dia de pesar para os Sportinguistas. Quem ficou desiludido com o que se tinha passado na segunda mão, não podia prever que de novo um jogo europeu ia correr tão mal para os leões.

Ideias a retirar:

- Campanha Europeia: O SCP estar nos 8's de final é um feito histórico, que ficou seriamente manchado com estes resultados. Uma equipa que contra as do seu escalão não sofre golo
s, sofreu 20 contra equipas de TOP.

-
Paulo Bento: em épocas em que estava a jogar em mais frentes, o treinador nunca poupou a equipa, apostando "sempre nos mesmos" para o pior e para o melhor. Só uma equipa fortemente rotinada, com os melhores jogadores e com alguma sorte poderia ombrear com Barcelonas, Bayern's e afins. Ao inventar e trocar de figurino contra equipas de maior valor o desastre fazia-se adivinhar (Ex: quando Benfica e Porto jogam com equipas B nas diferentes taças são eliminadas por Gondomares, Fatimas, Torreenses e às vezes até goleadas - P. Bento deveria saber). Claro que inventou e vamos ver a seguir como.

- Jogadores: De facto é gritante que certos jogadores não encaixem neste jogos contra os grandes. Ex:
Polga - quando as coisas já estão decididas, de novo para o melhor e para o pior, Polga desaparece dos jogos e só faz merdelim. Lembro-me do jogo com o Sochaux, contra Nacional e Leiria, agora contra o Bayern. Tem graves problemas de motivação. Adrien Silva - este míudo ainda não tem estaleca. Como é possivel estar sozinho no miolo contra aquele meio campo do Bayern? Não fazia mais sentido colocar lá Veloso (que para mim não jogou mal na esquerda). Este puto estava sempre onde não devia. Se não sabe jogar a trinco, ponham-no a médio centro (8). Por aí pagamos caro. Rui Patricio - voltou ao nível do ano passado. O 1º golo é frango, o lance com o Polga é patético bem como o golo que resulta de um canto na segunda parte. Será falta de motivação, orgulho, raça ou simplesmente falta de jeito?

-
Bayern Munich - deu uma lição de competitividade. Depois de estar em vantagem na eliminatória e no próprio jogo não desacelerou nunca. Uma boa lição para os clubes portugueses que depois de estarem em vantagem, geralmente baixam o ritmo dos jogos (e que tantos elogios merecem da imprensa). Pode dizes-se que os alemães não foram amigos. Outro aspecto relavante é o próprio posicionamento do Bayern. Apesar de serem letais na frente, muitas vezes vi Podolsky e Klose a defenderem a fechar as alas do SCP, fletindo os extremos para o meio - zé roberto para 8, Schweisenteiguer para 10 e Van Bomel e Ottle para trincos. Boa lição de como se defende sem bola, não dando espaço para trocar a bola no meio campo defensivo.

-
Investimento - mais uma vez toco nesta tecla mas de facto a diferença de qualidade entre os jogadores (e os €'s) que os podem contratar é gritante. E o Bayern já tem mais reforços na manga - 12 milhões de € por um jogador de 31 anos. Vamos ver se o SCP investe 12 milhões nos reforços todos... muito possivelmente não.

-
Futebol Português - De facto jogar em campeonatos em que todos jogam de igual para igual é muito mais competitivo e mais exigente para quem está no topo dos nossos campeonatos. Os jogadores evoluem e a qualidade aumenta. Porto Benfica e SCP estão habituados a defrontar equipas derrotadas à partida. Sem ambição e super defensivas, o que os prejudica quando apanham equipas "vocacionadas para o golo" - Arsenal, Barcelona, etc. Muito tem de mudar no nosso campeonato principalmente se queremos que os níveis competitivos não caiam exponencialmente no futuro - veja-se o exemplo do campeonato escocês - claro que as equipas não são tão criativas mas em termos de entrega correm o jogo todo. Penso que nos falta essas duas vertentes jogar mais para o golo e maior entrega.
Ex: O Benfica foi campeão com uma postura extremamente defensiva, tal como o Boavista. O Leixões anda nos lugares de cima com uma táctica maioritariamente "Estacionar o Autocarro". O Guimarães foi à champions marcando pouquíssimos golos, etc.

Espero que o Porto e o Braga consigam dar outra imagem do nosso futebol.


Comentários:
Duas palavras:
Muito Fracos!!!!!

O resto é conversa... É daquelas coisas que nem vale a pena debater.

O mal do que aconteceu ontem não é do futebol português, não é dos Euros... É do Sporting!! O Sporting tem que assumir sozinho, e sem puxar para a conversa as outras equipas portuguesas, a despesa da daquilo que fez ontem.

Os jogadores, treinadores e dirigentes do Sporting são responsáveis por ontem. Ficam na história como os piores de sempre.

Têm um campeonato e uma taça para provar o contrário - Caso não ganhem os dois troféus, serão os piores de todo o sempre.

Aos Sportinguistas compete continuar a apoiar e se possível apoiar ainda mais. Eu já decidi que esta semana vou-me fazer sócio e que enquanto estiverem a ganhar vou a Alvalade ver todos os jogos. Sempre quero ver a retribuição que vou ter deste esforço que vou fazer.
 
depois dos 7 de vigo , agora temos os sete de munique...
vocês são mesmo invejosos
 
Lamento só agora vir comentar este assunto que, certamente, muita gente quer já ver esquecido.
O Sporting conseguiu vários feitos históricos este ano: a qualificação para os 16 melhores da Europa e o carimbo de confirmação de que não tem qualidade para lá estar através de uma das maiores vergonhas do futebol português na Europa.
É um facto que o Sporting contra o Barcelona, Bayern, Real Madrid, foi massacrado e goleado mas também não deixa de ser verdade que esta não foi a melhor participação do Sporting na Champions. Sim, em termos de resultados. Não, em termos de exibições.
 
Mantenho o que digo: Paulo Bento tem conseguido milagres com os jogadores que tem. Na Europa vê-se os níveis de concentração e qualidade de jogadores como Abel, Pedro Silva, Djalló e outros que tal. Até Polga tem ficado muito aquém na Europa. Quanto à rotação do plantel, não acho nada descabido o que Paulo Bento fez e vai na mesma linha de trabalho dos últimos 2 anos e meio. Lembro-me que, por exemplo, Nani decidia jogos e no jogo seguinte abancava. Não é por aí...

Nota: não acho que o Bayern tenha puxado muito na 2ª mão. Aliás, em nenhum momento carregaram no acelerador. Foi preciso entrar Muller para o jogo voltar a aquecer e, claro, pelo lado de Pedro Silva que só por milagre conseguiu acabar o jogo sem ser expulso.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!