sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Uma "mentira" dita muitas vezes.....



Lá diz o povo que, uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.
Vem isto a propósito de Pablo Aimar.

Não se trata de uma mentira, mas sim porventura de opiniões. Ou se quisermos de formas de ver as coisas que acabam por passar de boca em boca. É assim que nascem os mitos, as lendas.
No campo do marketing e da sociologia, o fenómeno dos “formadores de opinião” é muitas vezes abordado. Pessoas com influência, pessoas que têm acesso à comunicação a um nível macro, emitem pareceres opiniões e que acabam por ser tidas como verdades absolutas.
No campo de desporto e mais especificamente do futebol tenho assistido a isso de forma permanente relativamente ao argentino do Benfica, Pablo Aimar.

Muita fama, muito nome, muitas capas, muitos elogios. Produtividade??? Pouco mais de zero.
No fim-de-semana passado e na sequência do jogo entre Porto e Benfica, vi este fenómeno acontecer de forma genial.
Tudo começa durante o relato do jogo: jornalistas começam a elogiar o argentino, exaltando a sua exibição. Pq?? Não faço ideia! Eu nada vi que pudesse justificar tais elogios. Pior que isso, começo a ouvir após o final do jogo, quase todo o mundo a concordar com a qualidade da sua exibição.
Isto dá que pensar! Começo a pensar: bem se calhar se todos têm a mesma opinião, é então bastante provável que eu esteja errado!
Mas é que sinceramente eu não vi Aimar fazer uma grande exibição no Dragão!
Felizmente um jornal desportivo (que curiosamente considerou o argentino como o melhor nessa noite) traz um artigo com os dados estatísticos de Aimar nesse encontro. Não sendo o futebol uma ciência exacta e não estando habituados a olhar para números como se faz por exemplo no Basket ou no Basebol, é contudo importante analisar os mesmos. Acho que nos dão uma percepção muito boa sobre o rendimento. Vejamos então os números de Aimar nesse encontro:

Remates: 0
Cruzamentos: 2
Faltas Cometidas: 2
Faltas Sofridas: 2
Cantos Conquistados: 0
Golos: 0
Assistências p/ Golo: 0
Recuperações Bola: 1

Como é que alguém que tem estes números fez uma grande exibição?????!!! Como?? Alguém me explica??!!
Não rematou, nada de assistências para golo, não deu trabalho aos defesas / médios do adversário (que nem precisavam de fazer falta para lhe tirar a bola e recordo me que assim que encostavam nele logo lhe tiravam a bola ou ele caia no chão que nem uma flor) não pressionava (quando vejo médios a não pressionar e ao menos nem a fazer umas faltitas para impedir a progressão do adversário….), não….não….não fez nada!!

Nota: quem vier a este blog pela 1º vez e após ler este post, talvez pense que sou anti-benfiquista! Errado! Sou lampião e com muito orgulho mas odeio facciosismos! Este Aimar é uma fraude! Produto de Marketing!

Etiquetas:


Comentários:
Segundo o que vens defendendo na mesma onda do Martins e do Postiga, certo?

E essas campanhas influenciam também os árbitros - jogadores com fama de arruaceiros ficam praticamente queimados pela imprensa e dentro de campo (Exemplo: tratamento dado ao João Pinto antes do Mundial e depois do Mundial, Derley após a Cotovelada que lhe valeu um sumaríssimo, etc.) e por outro lado o proteccionismo da imprensa que "constroí" os mitos (Exemplo: Simão que "jogava sempre bem" Moutinho e Mantorras)
 
Exactamente Santini!
 
Percebo o que tás a dizer e, até certo ponto, até concordo. Concordo que, de facto, há algum empolamento em relação ao aimar. Mas daí a chamar-lhe um fraude acho que vai uma gde distância.

1- As estatistícas no futebol valem o mesmo que o Balboa. Nada!

2- O aimar, sem ser o jogador fabuloso que era no Valência, é um jogador de extrema importância neste benfica. E foi-o (isto diz-se??? lol) no Dragão. Aimar neste momento é um jogador essencial nas transições ofensivas, porque é um jogador que recebe a bola do guarda redes ou dos centrais sem a perder, fazendo com que a equipa mantenha a posse de bola. Isto é importantíssimo! Também perde bolas, mas raramente em momentos de transição ofensiva. Perde-as normalmente quando a equipa já está posicionada. É um jogador que simplifica o jogo da equipa. É um jogador que raramente toma uma decisão errada quando na posse da bola.

Podes-me dizer que ele ainda perde mais bolas do que seria aconselhável. é verdade! Mas isso penso que tb esteja directamente relacionado com o facto de ainda não estar em perfeitas condições físicas. Nem sei se se estará (mas essa é outra história, para outro post. Fica a sugestão...)

Falta-lhe ainda igualmente a capacidadede de resolver, não aravés de remates ou golos, que nunca foram a sua imagem de marca, mas através de rasganços, de assistências, da descoberta de espaços. Falta-lhe de facto presença no ataque. Mas isso acredito que venha com minutos nas pernas. Porque o talento acredito que ainda lá esteja.

Mas, em jeito de conclusão, sim, a imprensa tem inflacionado muito o real rendimento do aimar. De certa forma percebo. Acho que nunca um jogador de tão gde nomeada tinha vindo para Portugal (com idade de jogar à bola, atenção!). E a imprensa penso que sente a necessidade de contrariar a ideia que ele veio para Portugal porque está acabado. No fundo, acaba por ser uma defesa do futebol português, por interposta pessoa.
 
Ou seja: falta lhe quase tudo!!
Já parece o Paulo Gonzo!
 
Se optas por resumir aquilo que eu disse a essa limitada afirmação é porque foi um perda de tempo.

Pena.
 
Eu gosto do Aimar e gostei de o ver contra o Porto. Tivesse o Di Maria passado a bola ao "mago" e talvez este post nem tivesse existido.

Na minha opinião, Pablo Aimar em forma é o melhor jogador a actuar em Portugal.

No Benfica fazem falta mais jogadores com a classe e inteligência deste argentino.

Não me interessa o que diz a comunicação social, eu começo a gostar do que vejo no jogo de Aimar.
 
Nunca é uma perda de tempo. Nunca!
Além de que é importante respeitar opiniões.
Mas lê de novo a quantidade de falhas que lhe reconheces.
 
Reconheço-lhe duas grandes falhas. Perdas de bolas em números exagerados, ainda que em momentos e zonas do campo em que se pode dar a esse "luxo". E pouca presença "decisiva" no ataque.

Mas repara. Nunca disse que ele está a fazer uma época fabulosa. Não está! (não achei que fosse preciso dizê-lo) Mas, na minha opinião, está num claro crescendo. É um jogador que ainda não fez o que se espera dele mas um jogador não se analisa só pelos remates, golos, faltas sofridas etc.

A meu ver, é um jogador muito importante neste momento. Gostava de o ver um pouco mais atrás no campo. Gostava de ver experimntada a hipótese de o pôr na direita (como falso extremo) com amorim no meio com katso (saltando Yebda). Provavelemnte não tem condição física para fechar o flanco mas gostava de ver uma parte assim.
 
por falar em mentira dita muitas vezes... afinal vcs já não seis milhões e agora são 2!

Curioso que segundo a mesma sondagem o Porto tem mais adeptos que o SCP...
 
Pint,repara que quando o nivel é miseravel / mediocre, então ai é fácil haver uma subida de rendimento. A meu ver, este será claramente o caso de Aimar.
Há jogadores que sao sobrevalorizados e Aimar é um deles.
Santini: esse estudo não foi feito em Portugal. Por ai e pelo facto de teres o Porto com mais adeptos que o Sporting vês a validade do mesmo
 
Pablo Aimar faz lembrar João Pinto enquanto este andou no Benfica como capitão (por exemplo, na época de Souness). Parece fundamental, toda a gente quer fazer dele uma estrela, a qualidade do futebol está lá mas a produção fica aquém do esperado e exigível.
Há algo importante de salientar: Aimar está a ser mal aproveitado por Quique. Não joga solto a 10 mas joga sim ao lado do ponta de lança. Não tem instinto assassino, nem é especial a aparecer no espaço para finalizar. Devia recuar no terreno, principalmente se Reyes e Di Maria estão em campo.
 
Relativamente ao jogo do Dragão reafirmo: Aimar fez um bom jogo. Agora, daí a ser um grande jogo vai uma longa distância. O problema é que a imagem que Aimar tinha deixado até então era péssima e nesse jogo desempenhou bem o seu papel, chamando a atenção por isso.
Com o Paços Ferreira já voltou ao nível que nos tem habituado...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!