quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Os erros de Paulo Bento

Começo por recordar que sou um adepto das qualidade de Paulo Bento como treinador.
Mas ontem se fosse sportinguista teria tido vontade de lhe dar umas pantufada.

Assisti ao jogo de ontem contra B.Munique na qualidade de adepto portuga e que como tal estava a torcer pela vitória leonina. São pontos que fazem falta para o nosso ranking na UEFA e como tal é importante que as equipas portuguesas conquistem vitórias.

Claro que quando perdem por 1 ou 2 golos não vou dizer que fico triste. Mas torço sempre para que ganhem (exceptuando se for na final!) e não gosto mesmo nada que aconteça o que ontem se viu, perdendo por 5-0. Ficamos todos nós mal vistos, desvaloriza equipas e jogadores que actuam no nosso campeonato.

Se em teoria o adversário era dificil (apesar de estar em 4º lugar no campeonato alemão), mais dificil ficou a meu ver com o 11 apresentado por Paulo Bento. Nunca saberemos se com outras escolhas o resultado seria melhor ou até quem sabe pior. Mas podemos extrapolar e tecer considerações sobre o que se passou.

A meu ver Paulo Bento errou claramente em:

1) mudar 75% da defesa. Não jogando já com o GR habitualmente titular e depois ainda mudar 3 em 4 defesas, os quais por sinal tiveram em bom plano contra o Benfica, é querer brincar com o fogo. Percebo que PB quisesse precaver o jogo aéreo do B.Munique, ainda que na prática so os 2 avançados e os 2 centrais sejam verdadeiramente perigosos. Desta forma até percebo a entrada de Tonel. Isto apesar de Carriço estar a jogar bem. Mas pôr Abel é de loucos. P.Silva jogou muito bem frente a Reyes e merecia jogar de inicio até porque está com outro ritmo e Abel gosta é de atacar. Quanto muito por Caneira naquele lado mas deixar estar Grimi. Resultado: buracos por tudo o que é sitio.

2) o lado esquerdo do B.Munique: mais do que óbvio que é por aquele flanco que os alemães canalizam o seu jogo. Lahm é um lateral muito ofensivo e depois há o perigo Ribery. E o que fez P.Bento?? Tirou o já citado P.Silva mas sobretudo tirou dali Ismailov! O russo (que eu até gosto mais de ver no lado esquerdo) ontem tinha mesmo de jogar no flanco direito. Ismailov é alguém que fica mais preso ao flanco e com isso criaria problemas a Lahm, o qual nao teria assim tanta liberdade para subir) e é alguem que ajuda o lateral, pelo que Abel teria contado com uma ajuda extra para tentar controlar Ribery, o qual por sua vez teria também mais preocupaçoes defensivas. Moutinho é um belo jogador mas é jogador para o meio. É para ali que ele cai quase sempre deixando o corredor liberto. Perante adversário de tamanha qualidade isso cria desiquilibrios que se pagam muito caro.

3) a opção Romagnoli: que erro!! Esta opção mexeu com muita coisa. Mais do que isso implicou a saída do excelente Vukcevic. Romagnoli não tem qualidade para ser titular e desiquilibra a sua equipa. Paulo Bento optou pelo argentino 3 das 4 peças do losângulo mexeram em relação ao jogo com o Benfica. Vuk saiu, Ismailov passou para a esquerda e Moutinho passou para a direita.

Tanta mexida para quê Sr. Paulo Bento!!!!???

Comentários:
é nestes jogos que se percebem quem são os grande treinadores e quem são os que têm medo!
a jogar em casa o Paulo Bento não tinha que se adaptar ao futebol do Bayern... tinha era que jogar com os melhores jogadores.
em munique ele poderia fazer várias alterações... agora em casa é um erro de principiante!
 
Paulo Bento justificou a opção Romagnoli: é um jogador que joga bem entre linhas. E, segundo este conceito, faz sentido. Porque uma das poucas lacunas da equipa do Bayern é precisamente entre as linhas: van Bommel e Zé Roberto cobrem mal o meio. Não seria Vukcevic um jogador mais interessante naquela posição? sem dúvida. Até porque Romagnoli não tem qualidade...ponto!
 
Não concordo em pleno com o ponto 1).
A opção Tonel era boa. A de Caneira também, mas do lado direito. o problema foi por Abel a marcar Ribery.
mas estou inteiramente de acordo com o ponto 2).
 
Acredito que o Paulo Bento tenha errado no figurino que escolheu mas também temos de ver que foi esse figurino que se bateu mano a mano com o Bayern durante 40 minutos. Vamos ver a resposta com o Porto.

Claro que contra certo tipo de jogadores e de equipas o Porto, Benfica e Sporting são de uma dimensão inferior. O Porto levou 4 batatas do Arsenal (aí quem viu o jogo lembra-se que poderiam ter sido 7 ou 8) o Benfas 5 do Olympiakos??!! e este ano é a segunda goleada volumosa do Sporting. Creio que o principal problema é a diferença competitiva entre as equipas de TOP e as outras (onde se inclui as portuguesas).
Outra ideia a explorar é a nossa Euforia Geral. Uma equipa que tem Klose, Toni, Ribery, Podolsky, Van Bommel, Lucio, Van Buyten, Lahm, zé Roberto, Schweinsteiger, etc. não pode ser menospresada pelas pessoas (imprensa que forma a opinião pública) tal como o Barcelona das vezes que o SCP o enfrentou, dizendo que a equipa está mal.

De resto, acho que cada um luta com as armas que tem, apesar de na minha opinião certos golos sofridos poderem ter sido evitados.
 
Karlitos,

Concordo a 300% com a tua visão do jogo!

Preto, concordo contigo a 50%... Paulo Bento de facto teve medo (ou sobranceria, depende do ponto de vista - O Jesualdo na taça da liga teve medo ou sobranceria?), mas é um excelente treinador. E isso, vocês lá para os lados da Luz estão fartos de descobrir.

Independentemente disso, se no Derby esteve muito bem, ontem voltou a estar abaixo de zero. Não me vou alongar acerca do jogo, porque comecei para aqui a escrever e reparei que era uma visão idêntica ao do Sporting vs Barcelona. Quem quiser saber o que acho, pode ir lá ler.

Por outro lado, continuo a achar que se o PPA tem sido o árbitro do jogo de ontem, empatávamos 5 a 5. Logo, é justo considerar-se que perdemos por um mero detalhe!!

(PPA, tou a brincar ctgo caro grande Sportinguista!! Mas aquela cronologia das faltas merece algumas bocas, ahahahahaha. Ainda hoje dei por mim a pensar nisso e ri-me! Muito à frente! VIVA O SPORTING!!!)
 
A noite mais negra da história do futebol do Sporting

Em “30 anos” de futebol nunca tinha visto uma coisa assim.
Quando se assiste a um jogo em que uma equipa dá 5 a outra, normalmente é um jogo de ataque continuado de uma das equipas.
Como exemplo recuo este ano a um jogo em que o Sporting deu 5-1 ao Paços de Ferreira. Quantos e tantos tantos ataques, remates e oportunidades para se conseguirem 5 golos.
Recuo ainda a 1964, talvez no melhor jogo de sempre do Sporting, a vitória 5-0 em Alvalade sobre o Manchester United de Charlton e Best, que trazia um claro 4-1 de Inglaterra. Um jogo de ataque demolidor por parte do Sporting, que não se contentou com o 3-0 que o apurava.
Já este ano vimos um jogo do FCP em Londres em que apanhou 4-0, mas onde o resultado poderia ter sido 8 ou mais, tais as chances desperdiçadas pelo Arsenal.
Pois ontem como dizia, nunca tinha visto uma coisa assim. De cada vez que o Bayern foi à baliza do Sporting marcou… e jogando sempre pausadamente e com o relógio.
Uns anos atrás o Benfica apanhou o Bayern, e só o jogador Klinsmann meteu 7 golos em 2 jogos; mas lá está, o Bayern jogou em força e ao ataque, não da forma que goleou um irreconhecível Sporting!
Não se admite que jogadores profissionais tenham tido uma mentalidade de meninos da escola primária, pois na altura em que perceberam que não teriam hipóteses na eliminatória (0-2) a apatia e o desnorte foram tais que meteu dó.
Não tenho memória de um jogo que termina com 50/50 em posse de bola, acabe com um desnível de 5-0! Já para não falar que ironicamente a equipa que perdeu teve mais remates, cantos, etc.
Tanta sorte para uns e tanto azar para outros.
Correu tudo bem ao Bayern e tudo mal ao Sporting.
Não se entende como um Sporting que se bateu como bateu o ano passado em 2 jogos com o Manchester United, tenha tido uma prestação tão desastrada.


Convocatória:
Quando se soube a constituição das equipas, todos ficaram de boca aberta por Paulo Bento mudar 5 jogadores em relação ao último jogo; uma excelente e concludente vitória sobre o rival Benfica.
Isto também deve ser inédito; até porque alterou 3 dos 4 defesas.
Onde estava Paulo Bento com a cabeça? Endoideceu?
Abel e Romagnoli titulares? Vuk no banco? Estaria Paulo Bento convencido que jogava contra o Arentela para a Taça?
Quis fazer o mesmo que Jesualdo no jogo da Taça da Liga em Alvalade?

Conjuntura:
Um Bayern ultimamente com maus resultados na Alemanha, apesar de estar a 4 pontos do 1º a meio do campeonato, encontrava aqui o momento ideal para “limpar a cara”.
Um Sporting com um calendário que entalou este jogo com o Bayern numa só semana na sequência: Benfica – Bayern – Porto não augurava nada de bom; pelo menos para um dos jogos.
Posso confessar que estive na véspera no site do Bayern e todas as análises e declarações dos joadores e treinadores apontavam para o encarar da partida com grande seriedade, muito a sério, lebvando o Sporting muito em conta e considerando que um empate seria um bom resultado.
Ou seja, os Alemães respeitaram o Sporting.
O Sporting… desorganizou-se completamente.

Cansaço:
Pelo que se viu no jogo, e comparando a 1ª com a 2ª parte, parece evidente que a grande vitória sobre o Benfica “rebentou” fisicamente muitos jogadores.

Individualidades:
Nomes como Ribery ou Toni fazem de facto a diferença. Tal como "Abel", o nosso "Secretário".

O jogo:
Numa 1ª parte onde o Sporting foi mais mandão e poderia ter marcado por 3 vezes, a sensação com que chegamos aos 43 minutos de jogo é que o Sporting até estava por cima. O jogo cheirava claramente a empate ou a uma vitória magra do Sporting.
Mas um erro de Derlei aos 43’ a meio campo dá a bola a Ribery que não perdoou.
Fomos para o intervalo feridos, e regressamos não muito despertos, mas ai por volta dos 10’ da 2ª parte criamos 3 jogadas quase seguidas sempre pelo çlado direito, criando bastante perigo… mas não marcamos e num contra-ataque, o Bayern faz o 0-2 (em FJ).
Este golo rebentou os miolos aos Leões, que daqui para a frente permitiram que em 3 vezes que os Alemães foram à área, marcassem 3 golos.

Arbitragem:
Quando se perde 5-0 nem se equaciona falar de arbitragem, mas até por isso, porque o culpado da derrota é o Sporting convém dizer que o 0-2 (o golo que matou o jogo) foi em FJ e que no 0-4 Toni faz falta sobre Caneira.
De resto Van Bommel devia ter visto o 2º amarelo e foram permitidas aos Alemães entradas duras sem castigo.
O Francês de apito na boca irritou com 2 cenas de avisar veemente os Alemães para não demorarem, tendo até parado o jogo para correr meio campo até ao GR, mas nunca mostrou cartão.
O cumulo aconteceu quando 2 Alemães chocaram na sua área e ficaram estendidos, o Bayern contra atacou com perigo podendo marcar e quando o Sporting recupera a bola e se lança em ataque perigoso, o artista interrompe então a partida para depois dar bola ao solo. Simplesmente nojento qual Batta!

Futuro:
Este desastre táctico e de gestão Sportinguista poderá ter graves consequências no futuro.
A ver vamos…
E vamos ver também se o Sporting não ganhar ao FCP em casa deste (raramente acontece) a quem vamos tirar satisfações no Sporting pelo facto do Sporting ter concordado que o jogo seja no Sábado em vez de ser no Domingo ás 16:00 como deveria ser; tendo assim menos de 72 horas de descanso que bem precisava.
Não ganhar no Dragão significa a perda do campeonato e se calhar de mais coisas.
Caso isso não aconteça e fique claro que a derrota ou o empate aconteça por cansaço mental e se observem lances estúpidos não habituais; será de pedir a cabeça dos dirigentes e técnicos por esta péssima gestão.
Caso o Sporting venha com a vitória do Dragão, então temos que admitir que Paulo Bento é mesmo uma besta e desprezou a Liga dos Campeões… como o objectivo de passar a fase de grupos foi cumprido, ás tantas foi isso que lhe passou pela cabeça.
Vamos ver é se não perde os 2 jogos; e a minha ideia para o FCP – Sporting é só uma: o jogo até pode correr bem aos Leões, mas temo que se sofremos um golo, fiquemos perdidos em campo e ás tantas saímos de lá com outra goleada.


Nota: apesar desta má noite Leonina, a pior de sempre na Europa, exige-se respeito pelo Sporting Clube de Portugal.
Pois todas as equipas Portuguesas já apanharam grandes abadas.
O Sporting venceu apenas uma vez uma competição Europeia, mas é um clube respeitado na Europa, nomeadamente porque deu a maior goleada da história da UEFA (16-1), porque teve o jogador que marcou mais golos num só jogo Europeu, porque é a única equipa Portuguesa que desde que existem competições da UEFA apurou-se sempre a até porque ainda é a melhor equipa Portuguesa em Ranking (pontos) da UEFA.
 
Se Paulo Bento não tem mexido na equipa e tem levado 5, queixavam-se que não tinha feito a rotação. Preso por ter cão e por não ter...
 
visita o http://apostamos.pt.vu coloca as tuas tips e ganha prémios. se gostas de poker participa no nosso freeroll! Temos os melhores jogos, nas melhores casas e as melhores apostas
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!