terça-feira, janeiro 13, 2009

Importante, sem dúvida!!

Já escrevi várias vezes que o futebol não é só técnica. Futebol não é só dar nas vistas.

Posto isso, também não sou daquelas pessoas que diz que: "Não se dá por este jogador em campo... Grande exibição!!" - Acho isto ridiculo.

Mas há pequenas coisas que marcam a diferença num campo de futebol. Uma dobra correcta. O saltar com o adversário só para estorvar, o estar lá a morder os calcanhares e não dar tempo para que o adversário pense. O sacrificar-se a si próprio, fazendo faltas inteligentes que param contra-ataques no meio campo adversário de preferência...

Já todos perceberam que falo de aspectos defensivos do jogo. Também é importante ter técnica a defender, é um facto. Posicionarmos-nos correctamente perante o adversário que nos aborda no um para um, conseguir cortar a bola e sair a jogar, conservando a posse da mesma na nossa equipa. Estas duas coisas, provavelmente fazem de um defesa um fora de série. Mas as outras todas, fazem de um jogador um verdadeiro defesa que garante a inviolabilidade das suas redes. São aspectos que derivam de concentração competitiva, de atitude, e que marcam não so o próprio jogador como contagiam os colegas para estar ao mesmo nível.

Esta conversa toda para? Quero aqui falar de Marco Caneira. Tido como uma das grandes contratações do Sporting este ano, várias vezes ouço falar do seu deficiente momento de forma. Que está a desiludir. Não posso estar mais em desacordo. Marco Caneira tem 9 jogos na Liga Sagres, e nesses 9 jogos o Sporting não sofreu golos com ele em campo. Porquê? Porque sendo um central que joga a lateral, Caneira fecha bem no meio e não permite que os cruzamentos entre o central e o lateral criem perigo. Porque está sempre em cima do extremo quando este recebe a bola e se for preciso dá-lhe uma castanhada. Porque mesmo quando o adversário lhe foge, aparece a estorvá-lo e não o deixa executar livremente. Porque dobra os centrais quando estes facilitam. Porque não erra uma única vez no sistema de fora de jogo. Porque não tem problemas em aliviar horrivelmente a bola da sua área de acção. Basicamente porque está concentrado!

Não é coincidência que o Sporting tenha sofrido golos em todos os jogos que Marco Caneira não fez, ou quando não esteve em campo na Liga Sagres. Certo que o Sporting tem sido uma equipa sólida (exceptuando os jogos com o Barcelona... Mas isso é um mundo áparte), mas o registo individual é impressionante - Clean Sheet.

Caneira é brilhante? Não, é DEFESA. Ponham-no em qualquer lugar do campo e é isso que ele traz para cima da mesa: Capacidade Defensiva.

Comentários:
O que me causa estranheza é que Caneira nem sempre é titular. Saltou duas ou três vezes do banco: uma por expulsão de Polga, outra(s) por lesão de alguém. Aquele lado esquerdo da defesa tem de ser dele, sem discussão. Tudo bem que teve uma lesão, mas um defesa titular indiscutível salta para o 11. E isso parece que Caneira não é...gostava de entender porquê.
 
Isso é fácil e público.

O Caneira disse numa entrevista que não gosta de frango assado. Quem não gosta de frango assado não é indiscutível no Sporting.
 
Percebo a tua ideia que está na origem deste post.
Realmente desde sempre que se dá demasiada atenção a quem desiquilibra em termos ofensivos. Hoje em dia a fobia é tanta que até ao nivel dos defesas, nomeadamente no que aos laterais diz respeito, que se eleva a estatudo de grande jogador, descurando ou desvalorizando quem defende bem, quem pressiona bem, que cobre bem os espaço, que faz as tais dobras, que tem até um jogo de cabeça, etc. Todas estas vertentes que são fundamentais para quem tem por missão os aspectos defensivos do jogos, passam para 2º plano. Quem ataca bem, quem cria desiquilibrios ofensivos é que salta para o estrelato e é pago a peso de ouro.
É por isto que jogadores como Daniel Alves acabam por valer 30 milhoes de euros!
Há jogadores que sendo excelentes nos mecanismos defensivos, só pq não são desiquilibradores no aspecto ofensivo, passam despercebidos.
Acho que é um bocado neste sentido que por exemplo Caneira acaba por ficar na sombra. Não sendo um grande grande jogador, é alguém que tem qualidade, é um daqueles jogadores que qualquer treinador gosta de ter no seu plantel.Curiosamente gosto mais de o ver na lateral, isto apesar de ter dificuldade perante jogadores rápidos. No Sporting a meu ver tem de jogar a lateral esquerdo.
 
Concordo com o Vans. Ter um central a lateral com o espírito, concentração e competência de Caneira uma mais valia e a eficácia defensiva demonstra isso.

Mudando de assunto ontem o SCP ganhou com um golo em fora de jogo. O empate ajustava-se mais ao que se passou em campo, mas a vitória do SCP também se ajusta.

P. Bento assumiu que ganhou com um golo irregular. Incidentes do jogo? Critério largo (Tarantino deveria ter sido expulso logo na 1ª parte) e nem sempre acertado. Alguns fora de jogo mal marcados ao SCP (o mesmo fiscal que validou incorrectamente golo) de resto um jogo tranquilo.

Já anda muita gente a comparar este jogo com a escandaleira da luz. Não me parece justo...
 
Outra situação curiosa - o Katso falhou redondamente no golo do Olhanense - e quem fica mal na foto é o Moretto.
 
Não vi o jogo do Sporting. Já vi o lance do golo, é de facto um daqueles lances claros que me parece não poder existir justificação para nao ter sido anulado, mas acho que estao a empolar demasiado a situação. Ok é um golo que dá uma vitória, mas porra, não é nada que se compare com a roubalheira da Luz!
Paulo Bento assumiu o golo em FJ (só um tolinho nao o assumiria)mas ia sempre dando uma no cravo e outra na ferradura. Acredito que isto tenha sido empolado em virtude de PB justificar sempre os erros dos arbitros dando a entender intencionalidade. Seria entao tb esse o caso do jogo de Vila do Conde? Seja o que for parece me que não há necessidade de tanta coisa por causa deste jogo. Foi um erro....acontece.
.
Quanto à cena do Moretto e do Katso: nada de novo! Ser GR é ingrato!
 
Muito bem Miranda!!!

É mesmo isso. Já disse e volto a dizer que o benefício que o Sporting tirou do erro naquele lance é relativamente baixo, para não dizer nulo...

Aliás, houve quem fosse mais beficiado com isso que o SCP.
 
Ponto 1:

Não gosto do Caneira!

É um jogador esforçado e pouco mais...

Nem merecia um post sobre ele.

Ponto 2:

O Sporting foi claramente beneficiado e obteve o mesmo resultado que o Benfica com o Braga.

Quanto aos restantes lances, é tudo muito relativo. O Benfica também se pode queixar de faltas não assinaladas contra o Braga que, caso o árbitro fosse tão declaradamente tendencioso de forma intencional, teriam sido marcadas.

Ponto 3:

O F.C. Porto é o grande que tem menos razão de queixa das arbitragens. Para sustentar esta ideia basta atentar no caso Bruno Alves, que só será expulso no dia em que levar uma moto serra para o campo e cortar um adversário ao meio... E mesmo assim só é expulso se for lance de perigo eminente...


Os casos de arbitragem só são escândalo nacional quando são a favor do Benfica!

Quantos penaltys não foram já roubados ao Benfica em casa? Quantos desses casos deram azo a reacções exageradas da comunicação social?

Quando o SCP ou o FCP são beneficiados, arranjam logo lances para contrariar a ideia de benefício a estas equipas.

Joguem à bola e no final veremos quem será campeão!
 
1-Tens razão João Lopes, vou fazer um post sobre ti e sobre todas as asneiras que costumas dizer. Se as vendesses patrocinavas o Euromilhões.

Isso de certeza é que merece um post.

2- Ridiculo. Vai para o post falado acima.

3- Idem Idem.

Obrigado, volta sempre.
 
O conceito de asneiras numa discussão de ideias sobre futebol é muito relativo.
 
Por norma concedo que sim... Mas neste caso é absoluto.

Mas não vamos fazer como os velhos dos marretas. Tudo bem, cada um com a sua.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!