segunda-feira, janeiro 05, 2009

Bate Leve, Levemente...

Há jogadores que não se cansam, mas mais do que isso, há jogadores que não nos cansam e que não nos cansamos de ver jogar.
E isso para mim, é a maior definição de Liedson. Temido por todos os adversários, o Levezinho tem um leque de qualidades que poucos jogadores têm. Uma resistência acima da média, rápido sem ser velocíssimo, repentista, tecnicamente muito dotado, excelente sentido de colectivo, com boa finalização e acima de tudo, um instinto de golo fantástico que lhe permite fazer golos de todas as maneiras e feitios - Pé direito, pé esquerdo, cabeça.

Liedson é um jogador que merece mais do que o Sporting e do que a Liga portuguesa, quanto mais não seja pela regularidade que exibe há 5 épocas consecutivas! Todos os anos parece que melhora algo, e isso torna-o cada vez mais uma referência no futebol português e na nossa liga - da qual é, quer se queira quer não, a maior referência desde que cá está.

O que acrescentou o Liedson deste ano? Sentido de liderança, o que o obriga a responder de modo correcto perante as responsabilidades que tem na equipa do Sporting. Desde que chegou a Portugal Liedson cresceu em todos os sentidos - Melhorou a sua finalização, tornou-se mais leal em campo (acabaram-se os mergulhos e os conflitos), compreendeu o que significa pertencer a uma equipa, é mais disciplinado, aprendeu a defender e agora é um líder! Aquele Liedson bom jogador que chegou a Portugal é hoje um fabuloso jogador que melhorou um pouquinho em cada aspecto do seu jogo.

Muito bem Levezinho! Tens o Sporting a teus pés, e quem aprecia futebol também. MVP.

Comentários:
Liedson é, sem dúvida, um grande jogador. Por todas as características enunciadas e porque, realmente, ele resolve. Nota-se um crescimento enquanto jogador e enquanto profissional desde que chegou e que bom foi para os sportinguistas assistir a esse crescimento com ele na equipa. Recuperou de 2 lesões mais ou menos graves e regressou sempre em condições. Fica a dúvida se tivesse saído para um grande campeonato europeu, como teria sido, mas Liedson é daquele tipo de jogador à antiga: fica por casa e por lá fica como rei. Gosto!
Mas atenção, Liedson é a referência do campeonato por isso mesmo: está cá há 5 anos e as outras grandes referências ficam cá menos tempo ou já foram (Quaresma, Simão são 2 exemplos) se bem que a nível de referência terá que dividi-la actualmente com Lucho Gonzalez que leva já 4 anos de Porto, é o capitão e igualmente homem decisivo.
 
O Lucho é muito bom... Mas o Leve é o Leve. Porque é importante na defesa, no ataque, no remate, no passe, no golo e na assistência.

Porque com um metro e 72 e 65 kgs, farta-se de fazer golos de cabeça e ganhar bolas no choque. Nunca nenhum jogador fez tanto, com tão pouco.

E em anos anteriores o Lucho nem sequer foi o melhor do Porto. Ou Quaresma, ou Lisandro... É sempre muito discutível.

No Sporting não há dúvidas. O peso de Liedson é o peso que o Sporting tem. A sua influência não deixa margem para outros brilharem.

Só perde para o Lucho pela capacidade de liderança. E como a está a melhorar...

Por isso tudo, é o meu MVP e o MVP desta liga.
 
Dois aspectos a melhorar para o Liedson - marcar Penaltis e ser ainda mais eficaz frente à baliza (ainda gosta sempre de marcar bonito), mas para mim sem dúvida o melhor:

1 - Liedson;
2 - Lucho;
3 - Lisandro.
 
Mas o homem pode melhorar para o ano tb ou não?

Ele tem que deixar alguma coisa para melhorar pá!
 
Se fosse advogado diria: "beyond any reasonable doubt" !!
O sacana do Levezinho é de facto muito muito bom.
Tem uma qualidade que a meu ver os coloca ao nível do melhor que há na europa.
Acredito que jogando num outro campeonato teria um estatuto de topo. Repare-se o estatudo que tem por exemplo Luis Fabiano, o qual a meu ver não é táo bom como Liedson.
É um facto que melhorou e isso é normal. Diferentes tipo de jogo e de futebol faz quase sempre um jogador melhorar os seus indices. Há uma necessidade lógica de desenvolver novas capacidades por forma a responder aos novos obstáculos que enfrenta. Acredito que em qualquer campeonato Liedson teria sucesso.
A sua garra, a forma como lè o jogo, a forma como joga no limite e a sua inteligência tactica é algo de deslumbrante.
A questao da liderança nao concordo. Liedson é o tipo de jogador low profile. Não tem personalidade para liderar.
Mas para mim o que importa é que é um grande jogador!
 
ultimamente tem "puxado" muito pelos companheiros! Ainda no jogo com o Setúbal depois de vir atrás defender mandou vir com os companheiros, que ... lhe pediram desculpa! Isso é moral e capacidade de Liderança! Se é um líder nato, não sei, mas que está melhor isso está!
 
Sim, o peso de Liedson é superior porque Lucho está melhor secundado que Liedson. Lisandro é melhor que Postiga, Farias melhor que Tiuí, Quaresma era melhor que Izmailov, Bosingwa era melhor que Abel, etc, etc. É natural que o Lucho pudesse ir folgando.
 
Muito bem! Aí está! E se o Liedson estivesse no Porto então aí ele podia folgar de Segunda a Domingo.
 
Mais uma demonstração do Levezinho... Quem tem Liedson arrisca-se a ganhar jogos.

Obrigado Leve!

Mais outro golo e assistência!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!