quarta-feira, dezembro 10, 2008

Tão novos...

De há muito tempo a esta parte que o Sporting é visto como um clube de formação. E quando se faz isso, fala-se invariavelmente de nomes como Futre, Figo, Ronaldo, Quaresma, Peixe, Viana, Nani...

Isto para mim, não é propriamente um clube de formação. Um clube que preza a formação, tem que viver dela, desportivamente falando. Tem que assumir que não compra, mas que também não anda a criar jogadores para os vender.

Para mim, o Sporting nunca foi um clube que priveligiasse a formação. O Sporting era um clube vendedor, isso sim. Tudo o que saía das escolas de Alvalade seguia naturalmente o seu curso rumo à Europa.
Mas agora, isto mudou. E mudou porque o Sporting de hoje é um clube capaz de se apresentar na Liga dos Campeões com uma defesa que tem Caneira, Carriço e Pereirinha... Um meio campo com Moutinho, Veloso e Adrien... um ataque com Yannick. Um guarda redes titular made in Alcochete...



Agora sim, o Sporting vive da formação. E fá-lo de modo relativamente sustentado. Está na luta pelo campeonato, e passa eliminatórias nas competições europeias à custa desta estratégia que há muito se começou a desenhar. Cada ano que conservar os Moutinhos, os Velosos, os Patrícios, os Caneiras e lhes acrescentar segundas linhas como Carriço, Adrien, Pereirinha e Yannick (medindo minutos de jogo e importância na equipa), o Sporting ganha estabilidade e reduz custos. É uma grande equipa? Longe disso. Mas pensem no Ajax de Amsterdão (sem dúvida o exemplo do que a formação pode fazer por um clube) da última década. Longe das grandes equipas da Europa, mas que raramente compra um jogador. Vive da formação. E quando juntou uma fornada de grandes jogadores, foi campeão europeu. Kluivert, Davids, Seedorf, De Boers, Overmars, Van Der Saar, Kanu, Reiziger etc... foram o expoente máximo de uma estratégia. Não digo que o Sporting lá chegue, mas pede-se que ao menos rentabilize desportivamente o seu maior activo: A Academia de Alcochete (ou pelo menos que tente fazê-lo).

Comentários:
Querem nomes? Tomem la:
- Paulo Futre
- Luis Figo
- Cristiano Ronaldo
- Ricardo Quaresma
- Nuno Valente
- Hugo Viana
- Simão
- Miguel
- João Moutinho
- Miguel veloso
- Nani
- Boa Morte
- Caneira
- Emilio Peixe
- Carlos Martins
- Hugo Porfirio
- Rui Patricio
 
Também é curioso falar no nº de anos que estes jogadores representaram o SCP eqto seniores. Então aqui vai:

Paulo Futre - 1 época
Cristiano Ronaldo - 1 época (em que não era um titular indiscutível)
Ricardo Quaresma - 2 épocas (numa das quais não era um titular indiscutivel)
Nuno Valente - 2 épocas (nunca um titular indiscutivel... dispensado)
Hugo Viana - 2 épocas (1 como emprestado)
Simão - 1 época ao mais alto nível, 1 como suplente
Miguel - Nenhuma época
Nani - 2 épocas (ou época e meia se qusiermos)
Boa Morte - Nenhuma época
Hugo Porfírio - Não sei quantas fez, nem me vou dar ao trabalho de procurar... Arrisco dizer que até fez mais épocas no Benfica.

Sobram Peixe, Figo, Beto e Carlos Martins (para além dos de agora) como jogadores que o Sporting tentou verdadeiramente aproveitar na primeira equipa. É pouco para tanta qualidade... Gostava que muitos destes jogadores tivessem passado mais tempo em Alvalade como esta equipa de agora... Certamente que essa continuidade teria trazido mais títulos. Mas felizmente parece-me que agora estamos no bom caminho.
 
Assim como me parece que preferia ver um Silvestre Varela no Sporting do que propriamente um Rodrigo Tiuí...

Mesmo apesar do brilharete da final da taça no ano passado.
 
Miguel????
Parece-me que o conceito de formação será entao muito abrangente. Miguel jogou no Sporting enquanto juvenil. Terá alio jogado talvez 2 anos. Se o Miguel foi formado no Sporting, entao diria que o Miguel Veloso foi formado no Benfica.
Quanto ao resto do texto, no qual eu concordo na grande maioria com o que foi escrito pelo Vantunes, eu já escrevo um ou outro ponto de vista. São 9h30,acabei de chegar e ainda nem sequer bebi ainda um café!
 
Bolas!!!!! Tens que chegar mais cedo!! É desesperante um gajo entrar ao trabalho às 8 e 30 e ter que esperar uma hora para bater bolas ctgo!!!

Algum dia o Sampras fez o Agassi esperar uma hora?? Dasse...
 
Não me chamaste Agassi pois não?? Sabes que sempre fui fã do Pistol Pete!! O maior de sempre!
Bem, vamos lá à formação: eu acho que o Sporting é efectivamente um clube formador. Agora temos é que perceber que a realidade da economia portuguesa condiciona fortemente a gestão de qualquer empresa. Quando digo empresa, obviamente estou a incluir aqui os clubes, os quais são , ou pelo menos devem ser geridos numa lógica empresarial, assentando em princípios orientados para os resultados financeiros vs desportivos.

Apesar do surgimento das “SAD´s” ser recente, a maior parte dos clubes, sobretudo aqueles com dirigentes mais profissionais, mais experientes, sempre tentou minimizar os estragos financeiros através da venda dos seus melhores jogadores e assim encaixar receitas que sabemos que em Portugal são sempre inferiores às despesas.

Foi sempre neste contexto que o Sporting acabou por vender os seus melhores “activos”. Todos vendem, mas se calhar Sporting e Porto foram quem nos últimos anos conseguiram melhores resultados por essa via. O Porto através da compra de jogadores a baixo custo e o Sporting através de jogadores da sua formação.

Isto para perceber que vender é fundamental e que o facto de isso acontecer não invalida que deixe de ser um clube formador. Repare-se que o referido caso do Ajax é disso exemplo. Ficam lá 2 ou 3 no máximo e logo são vendidos Eles conseguiram títulos e o Sporting não?? Ok, mas isso pode ser justificável por diversos factores, sendo porventura a diferença de qualidade a maior das justificações.

No Sporting sempre existiu sobretudo nos seus dirigentes essa cultura de aposta nas suas camadas jovens e eu acho que isso é de louvar. É por existir essa cultura, que depois se fazem opções, nomeadamente ao nível das apostas no perfil de treinador. Pode-se ter muito bons jogadores nas camadas jovens, mas se a opção vai para um treinador que privilegia sobretudo o resultado imediato e se “defende” sobretudo com jogadores mais experientes e consagrados, então ai as hipóteses de aparecer alguém da formação é muito mas mesmo muito reduzida.
Em Alvalade, sobretudo nos últimos anos, regra geral a aposta foi em treinadores que gostam e não tem receio de dar oportunidades a jovens. Basta lembrar Mirko Josic, Boloni e sobretudo Paulo Bento.

A qualidade está lá, a organização ao nível da prospecção é boa, tem um homem que todos dizem ser mt bom, que é o caso de Aurélio Pereira e depois os resultados surgem. Quando depois surgem 3 verdadeiros fenómenos como são o caso de Futre, Figo e Ronaldo, então depois ai surge a fama. Uma fama que é potenciada, trabalhada muito ao nível da imagem e que faz com que aquilo (metaforicamente) pareça uma árvore de fruto e em que todos pensam que só porque veio daquela árvore é um bom fruto! Foi isso que permitiu a venda de jogadores altamente valorizados como são o caso de Hugo Viana que terá sido um dos melhores negócios do século. 13 milhoes pelo seu passe!! Com outros fazem-se logo filmes: Porfiro, Edgar Marcelino, Fábio Paim, etc, etc. O próprio negocio Nani é de loucos! Onde é que ele vale 25 milhões!!?? Onde??

Para mim, noto que o Sporting é excelente a formar extremos. São tantos que até se perdem a conta: Futre (embora à mais de 20 anos), Figo, Simão, Boa Morte, Ronaldo, Quaresma, Nani……

Admito que pese embora a vertente financeira, talvez em alguns casos o Sporting devesse ter mantido mais um ou outro ano, alguns jogadores, por estou convencido que teria tido outro retorno financeiro e talvez outro sucesso desportivo. Quaresma terá sido nesse aspecto o exemplo mais forte.

Há um clube que poucos falam, mas que hoje dia será a meu ver o clube com melhor formação: o Barcelona
O Barca é fortíssimo, é rico, tem sucesso desportivo e joga habitualmente com mutios jogadores vindos das suas camadas jovens: Víctor Valdés, Gerard Piqué, Carles Puyol, Xavi, Iniesta, Lionel Messi, Todos estes jogadores são habituais titulares do Barcelona e o sucesso é o que se vê!
Outros jogadores novitos que estão a aparecer e que aparentam enorme qualidade são por exemplo Busquets, Bojan Krkić e Pedrito.

Outros há que foram formados lá mas que entretanto saíram: Fabregas (saiu com 18 ou 19 anos), Reina (que está no Liverpool) ou Luís Garcia (agora no Atl Madrid).

Ainda há Guardiola ou De la Pena que já não jogam.

Ainda relativamente à formação, há uma coisa que me irrita no Sporting: é que os “putos” são argumento e / ou justificação para tudo! Quando jogam muitos ao mesmo tempo e os resultados até são bons, é só elogios à poliitca do clube. Mas quando perdem, logo vem a politica de desresponsabilização com o argumento juventude. Para o bem e para o mal ou se apoia incondicionalmente ou então …….
Resumindo: parabéns ao Sporting!
 
O Barcelona tb, sem dúvida. MAs o Barcelona para além da formação tem o dinheiro que permite que os seus jogadores que não são da formação sejam Henry, Eto´o, Yaya Touré, Abidal, Gabriel Milito, um tal de Ronaldinho que por lá andou, Deco, Romario, Stoitchkov, Koeman, Laudrup, Ronaldo, Rivaldo... Enfim, estes jogadores até com Adrien, Pereirinha, Yannick, Carriço e Patrício eram campeões em Portugal.

Estrangeiros de referência no Ajax, que tenham sido comprados só me lembro de 2 e um nunca ganhou nada de relevante lá: Litmannen e Ibrahimovic

Por isso olho para o Ajax como exemplo a seguir e não para o Barcelona. Porque o SCP nunca há-de ter o poderio financeiro do Barcelona.
 
Sim sim, claro. Percebo isso perfeitamente e tem um lógica inatacável.
Eu falei apenas no Barça no sentido de exaltar a qualidade da formaçao deles. É que tendo o dinheiro que têm, eles apostam contudo muito na sua formação, algo que só talvez o Manchester United o faça no universos dos grandes clubes.
Olho para um Real Madrid, um Liverpool, um Inter, um Milan, um Bayern, e outros mais e vejo que basicamente compram tudo vindo de fora.
 
Pode-se viver da formação de 2 formas: ou vivendo com ela, ou vivendo dela. O Sporting tem, como bem apontas, vivido dela. Ou seja, Alcochete paga-se com a venda de talentos mas esses talentos duram em Alvalade pouco tempo. Ronaldo, Quaresma, Viana e Nani brilharam durante uma época e seguiram para o estrangeiro sendo que apenas Ronaldo vingou (Quaresma falhou em Barcelona e fez-se jogador no Porto, agora tá na mó de baixo no Inter mas ainda é cedo; Nani este ano tem jogado bem menos que no ano passado mas seguramente Ferguson fará algo dele, ainda assim seguramente insuficiente para compensar os 25 milhões; Viana nem comento).
Ora, o objectivo é inverter essa tendência e aproveitar talentos. Talvez daí o não redondo apresentado a Moutinho quando este quis saír. Não esquecer também que a maior parte dos jogadores que saíram foram porque as cláusulas de rescisão foram igualdadas: Simão, Ronaldo, Quaresma, Nani...por isso não sei bem se o objectivo do Sporting não seria mesmo esse desde o início: viver com a formação.
 
Desculpem o atraso, estou de férias: levantei-me às 12:30!
 
Desde que não se volte a repetir, tudo bem amigo!

Atenção: Ronaldo e Quaresma não foram vendidos pela clausula de rescisão...

Quaresma foram 6 milhões mais Roca.

Ronaldo foram 14 ou 15. O que acontece é que ameaçou com uma clausula que tinha no contrato que permitia sair a zero no final do ano. Não me perguntem que clausula era.
 
Ronaldo é hoje em dia o que é. Ok. Mas caramba, na altura foi um belo negócio! Estamos a falar de alguem que fez uma epoca no Sporting e que nem sempre era titular. Recordo que com Boloni, normalmente ou jogava Quaresma ou jogava Ronaldo. Foi um belo negócio! Melhor, só mesmo os de Hugo Viana e Nani.
Ruinoso, mesmo mesmo ruinoso foi o de Figo. Porventura o pior da história.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!