sábado, dezembro 13, 2008

Monólogos de actores do futebol

Sou grande adepto da opinião clara e definida de jogadores e treinadores. Na edição da Marca de hoje Raúl fala abertamente sobre o melhor do Mundo onde define claramente que escolheria Messi em vez de Ronaldo para jogar consigo e compara este Barcelona ao de há 3 anos pela forma como se empenha na recuperação de bola através da pressão alta. O capitão de um dos 3 maiores clubes do Mundo a falar do seu maior clube rival e deixando claro que o melhor jogador do Barcelona era bem vindo à equipa de Raúl. Sem espinhas e sem nada a julgar.

Também Jesualdo Ferreira quis falar abertamente sobre o jogo com o Arsenal. E é importante que isto aconteça porque às vezes os treinadores devem "perder a humildade" e deixar claro as suas ideias e conquistas. Mas, a questão principal deste post é que, é exactamente nestes momentos que observamos a (des)atenção destes actores do futebol. Senão, vejamos as palavras de Jesualdo a propósito da fragilidade aparente do Arsenal no Dragão:

"Vamos falar da defesa do Arsenal? Almunia, que eu saiba não é júnior. Eboué é sempre titular do Arsenal e internacional do seu país. Depois tinham o Gallas. Em 1997, em Toulon, era eu treinador da selecção nacional, o Gallas jogava numa equipa que tinha um ataque que não era grande espingarda: Anelka, Trezeguet e Henry. Depois tinham o Djourou, que é suíço não sei como e joga frequentemente no Arsenal, e o Silveste, que estava nessa defesa com o Gallas em Toulon», acrescentando: «No meio campo, tinham por exemplo o Song, que é o habitual substituto de Gilberto quando Wenger quer mais consistência defensiva."

Bom, importante fazer notar que Gilberto Silva, o antigo capitão do Arsenal saíu para o Panathinaikos no início desta época e que Djourou é suiço desde os escalões jovens (sub-21) daquele país ao contrário de Deco e Pepe, jogadores naturalizados e aprovados pelo professor Jesualdo.


Comentários:
São muitos poucos os agentes do futebol que em Portugal opiniam de forma directa e sincera.
O que Raul fez não é nada fácil. Normalmente cá vai se para o discurso fácil e o correctamente politico. De vez em quando tb nos tentam fazer de parvos.
Os jogadores por exemplo gostam muito do "sou .....desde pequenino!".
Outros têm muita dificuldade em reconher o mérito alheio. Recordo me por exemplo de ver o ano passado uma lenda futebolistica do Benfica a falar sobre o Porto. Refiro-me a Chalana, o qual tinha um pé esquerdo de sonho mas que em termos de inteligencia é verdadeiramente assustador. Mas uma coisa é não ser mt inteligente e outra é ser parvinho. Chalana foi um dos muitos, mesmo muitos que nao atribuiram mérito ao campeão Porto e foi incapaz de dar os parabéns. É uma vergonha.
Depois há os outros que nos tentam fazer de parvos. Jesualdo às vezes é um desses.
Neste caso do jogo com o Porto, não se trata de reduzir a zero a vitória sobre o Arsenal, mas trata-se sim de ser realista a ver que o Arsenal veio a Portugal com 3 ou 4 titulares e o resto era uma manada de miudos, alguns dos quais com 17 anos. Alguns eram suplentes dos suplentes!
Jesualdo desvalorizou isso e afirmou que tb a sua equipa era muito nova. Muito nova? Tiveram 3 ou 4 mais novitos, o restao sao jogadores mais do que batidos, mas do que isso, são os habituais titulares. Ate pode ser novos vs nonos. Mas uns sao os titulares e os outros sao os suplentes.
Esqueceu-se que quando eles jogaram os titulares, levou 4 na bucha. Claro que foi um daqueles jogos que acontecem 1 em 10,mas querer agora exaltar esta vitoria como que abafando a derrota de Londres, nao faz sentido algum.
 
Não gosto de Jesualdo Ferreira, mas também não gosto de nenhum treinador de futebol. Uns percebem muito e não sabem falar, outros sabem falar e não percebem nada, depois há os que não sabem falar e não percebem nada de futebol, faltando os que percebem e sabem falar. (Deixo uma categoria em aberto para o Prof. Manuel Machado, aqueles que falam bem mas nós não entendemos grande coisa do que ele diz por falta de conhecimentos aprofundados do léxico português).
Mas voltando a bater no treinador do FC Porto, eu não gosto do homem. Ganha, perde, empata, é goleado, goleia e tem sempre aquela cara de quem comeu e não gostou, vendo apenas um jogo diferente daquele que toda a gente viu - tipo cronista de jornal desportivo.
Se ele estivesse num ponto mais elevado, decerto que ele veria outro jogo - o que toda a gente vê.
Em Londres, depois de uma derrota humilhante e de uma exibição, digamos, patética, tem uma reacção mais ou menos assim: "Tivemos azar". Bem azar tive eu que já tinha o bloco pronto para uma contagem de "cada remate um golo".
No Porto, o FC porto jogou bem, controlou, pressionou, jogou mal, prdeu o controlo do jogo, foi pressionado, marcou dois golos e a reacção foi do tipo: "Tivemos azar!"
Pior foi a do Arsène Wenger, que além de ser treinador de futebol, tem outro defeito... é arrogante. A maneira como ele se riu em Londres foi desenlegante, anti-desportivista e... digamos, francesa. Como o homem não fala bem e parece que nos últimos anos também não percebe muito de futebol, para além de ser francês - nacionalidade que no futebol tem tradução para "parvo" (vide Domenech)- esqueceu-se que só tinha dois pontos de avanço sobre o FC porto, que o jogo em Londres já tinha sido há dois meses, que no Dragão o público está mais próximo de matar alguém em campo que numa favela no Rio de Janeiro, que ía apresentar um equipa com poucas rotinas e que faz o homem? Dispensa o treino de adaptação ao relvado e à iluminação.
Para além de ser um treinador de futebol francês (três coisas que não aprecio lá muito), fiquei com a certeza que nos últimos anos também não percebe muito de futebol, ou então, vamos lá fazer da Campions League deste ano uma prova engraçada, com uns cabeças-de-série ridículos e uns segundas e terceiras linhas capazes de surpreenderem.
De qualquer das maneiras, o Jesualdo viu mais uma vez um jogo que ninguém viu e o Arséne Wenger foi um treinador de futebol francês, ou seja, um José Mourinho com tiques de Luis Campos, sabe-se lá.
Um abraço!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!