quarta-feira, dezembro 10, 2008

Miguel Veloso


Muito se tem falado sobre Miguel Veloso sobretudo a partir da época em que despontou seriamente na equipa do Sporting. Estávamos em 2006/2007 quando o Sporting apresentava um miúdo como Quarta opção para defesa central. Miúdo este que em 2005/2006 representava o Olivais e Moscavide na segunda divisão B.


Os longos cabelos louros, e uma grande exibição contra o Inter de Luís Figo em Alvalade, valeram-lhe o céu. A fraca concorrência interna, catapultou-o para a posição de trinco. E estava criado o mito! Mundos e fundos aos seus pés, 30 e 40 milhões de ofertas, bem à portguesa. De repente esquecemos-nos que estávamos perante uma revelação e pretendíamos ter ali o melhor trinco português e quiçá um dos melhores da Europa.


Veio a segunda época (2007-2008, atenção...) e com ela os primeiros calafrios. Este jogador nascido em 86 passou de garanhão a desilusão. A deficiente forma física (que de resto sempre tinha tido) veio ao de cima e mostrou ao mundo que para se ser um trinco titular que joga 90 minutos todas as semanas (o que não tinha acontecido ainda... portanto, 2007-2008 é a primeira época que Miguel Veloso faz como titular i ndiscutível no Sporting) eram precisos mais do que bons pés e bom aspecto.

Lá veio o Euro (opção duvidosa, a meu ver) e o rapaz de 22 anos foi uma desilusão, porque não foi titular. Ele próprio foi nessa onda e disse querer sair do Sporting, quiçá convencido que já havia feito o suficiente no clube e estava pronto para mais altos voos.

Agora na terceira época, e já pisado pela fama da falta de humildade, dizem muitos que acham que este jogador se vai perder. Ele que este ano já fez 4 posições na equipa do Sporting e que cumpriu em todas elas: Trinco, Central, Defesa Esquerdo e médio interior esquerdo. Ou seja, é um jogador que confere soluções e que a nível de atitude tem sido correcto.

É o melhor do mundo? Não, nem nunca há-de ser - esqueçam se era disso que estavam à espera. Mas tecnicamente e tacticamente é um jogador acima da média para a nossa liga. Esta sua terceira época na equipa principal do Sporting tem tudo para ser a sua melhor. Aos 22 anos é um jogador com margem de progressão (não esquecer) fisica, tactica e tecnica que joga em várias posições do campo. Arrisco dizer que onde tem cumprido menos é a trinco, e mais: Pode ser, neste momento, a melhor opção para o lado esquerdo da selecção.


Bem está o futebol de um país que perde 6-2 com o Brasil, empata com a Arménia em casa e cujos todos os grandes são goleados na Europa, que se pode dar ao luxo de dizer a um miúdo com 1 Metro e Oitenta, qualidade de passe muito boa, 22 anos, 2 épocas na primeira liga, capacidade para marcar livres (quantos jogadores podem dizer que marcaram golos ao Barcelona e Real Madrid no mesmo ano?), disciplinado e cultura táctica para ocupar várias posições do terreno de jogo que está a mais... que já nao tem futuro, que não é bom.

Que a humildade que já lhe faltou, chegue depressa e fique. Ele só terá a ganhar, e o futebol português também.

Comentários:
A minha opinião sobre Miguel Veloso é que é muito bom tecnicamente (do melhor que temos), não é tão lento como parece, tem qualidade táctica se bem q n seja um primor nessa área e tem personalidade. Mas, efectivamente, falta-lhe algo para que não se consiga impôr. No Sporting, a adaptabilidade parece prejudicá-lo porque torna-se o 13º jogador, a 1ª solução para vários problemas. Como central não me agrada, como defesa esquerdo disfarça a permeabilidade de posicionamento com uma boa presença ofensiva, mas prefiro-o mesmo é como trinco.
Se muito se falou de Miguel Veloso e o estado das coisas é este, então é porque se falou (cedo) demais. A escola leonina é muito boa. É tão boa que produz talentos que não são tão talentosos como parecem. É o caso de, por exemplo, Hugo Viana. a situação de Miguel Veloso é parecida com a do Viana mas Veloso tem uma vantagem: é melhor jogador. Resta-lhe ter mais juízo e melhorar a condição física.
 
Falou-se cedo demais à portuguesa... não tem nada a ver com a escola do Sporting.

O Hugo Leal era um fenómeno, o Nelson era melhor que o Miguel, o Sokota o melhor ponta de lança de Portugal, o João Pereira era o novo Chalana (um é destro e o outro é canhoto, um é defesa o outro era extremo, um tem bigode o outro tem um cabelinho irritante), o Mantorras era o novo Eusébio, o Moreira rivalizava com o Casillas, o Luís Carlos foi à selecção portuguesa...

Senhores, em Portugal fala-se. Aliás, em Portugal não, no mundo inteiro. O Freddy Adu era o novo Pelé, o Gago o novo Redondo,o Giovanni dos Santos o novo Ronaldinho, o Saviola era o salvador do futebol argentino. O futebol é um jogo de paixões, e quando se fala com paixão, a razão por vezes fica esquecida. Estes quatro jogadores são todos bons, mas se calhar não são fenómenos. Contudo todos são suficientemente bons para jogarem em campeonatos do mundo e brilharem am alguns jogos.

Não sou contra a paixão, sou contra a velocidade com que expectativas desmedidas destroem jogadores com qualidade.

Veloso tem muitíssima qualidade. Pode brilhar em qualquer jogo, a qualquer momento. Que fique no Sporting por muitos e bons anos.
 
Bem eu fui um dos que efectivamente vi inicialmente em Veloso muita qualidade. Uma qualidade à escala e não de ser logo dos melhores. Para mim, a qualidade, o potencial estava lá. Há jogadores que se "olha" vê-se qualidade mas que se percebem que não irão desenvolver muito mais. Depois ainda há aqueles que se vê que estão num bom momento, mas que tb se vê é isso mesmo, ou seja, um momento e que portanto depois voltam para o seu nível normal de mediania.
Eu não costumo embadeirar em arco. Pelo menos assim o penso. Basta pensar no meu clube: vejo todo o mundo falar muito bem de Sidney e a mim não me convence muito.
Mas no caso de Miguel Veloso eu sempre me pareceu que estava ali muita qualidade! Acho que tem um optimo sentido posicional por exemplo. Não é aquela carraça que anda ali a correr de um lado para o outro (tipo Gatuso) ou raçudo como Roy Keane. É sobretudo um jogador posicional, que tendo uma optima leitura de jogo, lhe permite estar quase sempre no sitio certo. Fazendo bem essa ocupaçao de espaços no campo defensivo, permite um equilibrio à sua equipa na sua vertente defensiva mas tb ofensiva, pois permite alguma liberdade aos companheiros do meio campo ou à subida de um lateral ou central.
Depois tem a fantástica capacidade de passe. Muito boa mesmo!
Repare-se que faço todos estes elogios partindo da permissa de Miguel Veloso ser um medio centro defensivo. Jamais MV deve ser um central, pois além de ser um desperdicio, nao tem capacidade para tal, sobretudo ao nivel do jogo aereo onde é realmente fraquinho. Além disso a falta de velocidade no meio campo defensivo nao é obviamente (pelo menos a meu ver) tao decisiva como jogando a central. Basta me pensar em MV a central enfrentando avançados com a mobilidade de Liedson ou a velocidade de Suazo.
Agora a questão para mim é que MV não evoluiu! Em alguns aspectos parece que estagnou e noutros parece que regrediu (e no aspecto fisico parece mesmo entao que voltou à infância, parecendo querer rivalizar com Porthos). Além disso, tb me parece que nao se encontra totalmente focalizado na sua carreira de futebolista e se calhar virá a caminhar por uma estrada onde por exemplo Dani caminhou e em que toda a gente sabe como terminou a sua carreira.
Elogiar?? Sim! Quando há razao para isso! Eu para mim, nos ultimos anos e para além de Ronaldo que é um caso fora do normal, só vi no Sporting 2 jogadores que a mim dava para dizer que nao enganavam e em que se via ali muita qualidade. Foram eles Moutinho e Veloso.
Os outros são o fruto da tal conversa ou se quisermos do tal marketing e em que Hugo Viana será o expoente máximo. Há um que todos se conveceram que era o futuro Ronaldinho e que com alguma sorte teriam feito negócio à Hugo Viana: Fábio Paim.
Mas voltando ao verdadeiro tema: MV tem qualidade e espero que nao se perca até pq se jogar o que sabe, o que pode e sobretudo se nao estagnar, será o nº6 da nossa selecção.
 
Do ano passado para este, objectivamente evoluíu. Até no físico...
 
Calma, Quaresma também tem grande qualidade. Não para ser titular de um clube como o Inter mas para poder ser um dos 3-5 melhores de um campeonato como o nosso.
 
Eh pa! Sim!! Esqueci me do Quaresma!! Nao foi de propósito! Apesar de ter sido eleito o Bidon de Ouro (nós os portugas somo assim! Ganhamos tudo! O Ronaldo a Bola de Ouro e o Quaresma o Bidon de Ouro!) em Itália, ou seja o pior jogador do campeonato, claramente Quaresma tem qualidade.
Quanto à questao de MV ter evoluido fisicamente, nao concordo. Esta mais pesado, parece que perdeu ainda mais velocidade e não melhorias no choque fisico.
 
Tás doido... Mais pesado?!?!?!

Que o ano passado?????? Bolas, o ano passado parecia o boneco da Michelin...

Esqueci-me que não vês os jogos do Sporting. Tens que ver para poderes opiniar. Muito mais magro, e ainda lhe faltam 3 ou 4 quilinhos.
 
Olhe que nao!! Olhe que nao!!
Não vejo todos, todos os jogos, mas vejo talvez 2 em cada 3 jogos do Sporting. Quando digo que está mais pesado, faço-o comparativamente ao período em que apareceu a grande nível. Nao comparo com Março-Abril-Maio, período no qual Scolari falou nas "bundas grandes" e que toda a gente percebeu que era MV.
É que parecendo que nao esse jogo com o Inter já foi em 2006!! Essa época de 2006-2007 é que foi o auge de MV. O ano passado foi quando começou a cair de nível. Ta melhor fisicamente comparativamente à época passada mas pior, mt pior em relacao aquele que foi o seu nivel. É sobre esse nivel que temos de comparar e valorizar!
 
Esse nível não existe Sr. Doutor... Existiu em tempos. Ele tem que ser comparado relativamente ao do ano passado.

Senão ainda falamos do grande Benfica do tempo do Eusébio que era campeão europeu a torto e a direito e chegamos à conclusão que este Benfica deste ano está a regredir...
 
Essa comparação nao parece tua!!
Não é claramente um raciocinio e uma argumentação à Vitor!
 
Ora aí está!!!
 
Eu so queria dizer que o sporting formou muitos mais jogadores que hoje estao na ribalta dos quais voces nao falaram (principalmente os lampioes), ou porque sofrem de amnésia ou porque nao se querem lembrar...deixo-vos aqui 1 link onde podem ver uma reportagem sobre academias de futebol:

http://www1.pt.uefa.com/magazine/edition=776578/newsid=776578/videopopup.html
 
http://www1.pt.uefa.com/magazine/edition=776578/newsid=776578/videopopup.html
 
O texto do Vantunes é bem verdade. Falou-se muito na 1ª época mas depois dessa foi sempre a descer!
Acho que o Miguel Veloso ainda não provou ser bom em nenhuma posição e o facto de ainda não ter uma posição definida dentro de campo só vai atrasar (ou até mesmo impedir) esse mesma afirmação.
É verdade que tem técnica, mas pouco mais. É lento, tem momentos de total afastamento do jogo... e pior de tudo, num jogador, tem a tal falta de humildade que vários jogadores sofrem (Ronaldo, por exemplo, podia ser muito mas muito melhor do que já é. E então o Quaresma nem se fala, pois acho que vai passar ao lado de uma grande carreira).
 
Não acho que Ronaldo seja pouco humilde. As informações que nos chegam é que trabalha mais do que os seus colegas, ninguém diz mal dele enquanto colega de equipa, é capitão da selecção sem ser questionado pelos demais companheiros de selecção.
O problema é que é uma estrela e às vezes há quem não goste de as ver tanto tempo lá em cima.
 
O problema do Ronaldo é não ser hábil nas relações com os Media.

Alguém tem dúvidas de que o Messi se acha o maior? Simplesmente não se comunica como tal.

Basta ver a maneira como joga, corre, anda e as opções de jogo que toma. O homem sabe que é genial e que como ele há poucos. Só que diz isso aonde tem que o fazer: no campo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!