quarta-feira, dezembro 17, 2008

Frente a frente_8

Alessandro Del Piero, 34 anos, há 17 anos na Juventus rivaliza com Francesco Totti, 32 anos, também há 17 épocas na Roma. Dois símbolos de dois clubes com percursos mais ou menos semelhantes. Nos momentos mais gloriosos mas também nos mais dificeis, foram eles o rosto de Juventus e Roma, respectivamente. Vamos a factos:

- Del Piero apareceu num momento de esplendor de Roberto "il codino" Baggio, apoiado por Vialli, Ravanelli, Moller...não havia espaço no 11 para crescer (e no banco estavam Di Canio e Casiraghi) por isso foi só após o ciclo do treinador Trappatoni que Del Piero apareceu em grande. Assim, foi na 1ª época de Lippi (94/95) que Del Piero começou a brilhar o que coincidiu com a conquista do scudetto, título que a Juventus não vencia então há teve mesmo que conseguir encaixar tanta estrela. Com o adeus de Baggio, assumiu-se como a principal figura da Juve tendo sido o seu nome associado a Real Madrid e Chelsea em diversas ocasiões. Fez triplas com Zidane e Inzaghi (e Henry), Nedved e Trezeguet (e Ibrahimovic). No momento mais delicado da história do clube, não o abandonou e realizou uma época de grande nível na 2ª divisão. É capitão da Juve há 5 temporadas, envergando essa braçadeira há bem mais tempo visto que Ferrara nas últimas 2-3 épocas já pouco jogava. Venceu o scudetto por 5 vezes e por uma vez levantou o caneco da Champions. Joga habitualmente como segundo avançado mas não raras vezes actuou como médio/avançado esquerdo, aproveitando a capacidade que tem para desiquilibrar vindo para o meio.



- Totti é o símbolo máximo do clube romano. Foi campeão em 2000/2001, numa equipa comandada por Fabio Capello e que reuniu grandes craques como Cafu, Samuel, Emerson, Montella e Batistuta. Pena foi para ele e para a Roma que não mais a equipa conseguiu reunir tanto talento num só ano ficando apenas duas vezes em 2º lugar, depois dessa conquista (em 2 épocas imbatíveis do Inter e no rescaldo do Calciocaos. Dono de uma técnica exímia, espanta-se porque nunca terá saído de um clube de dimensão média-alta mas a transferência nunca surgiu. Foi, há 2 épocas, capa de todos os jornais em Espanha como o reforço do Real Madrid (todos os anos calha a algum) mas manteve-se fiel à Roma a quem dedicou "amor eterno". Venceu a bota de ouro com 26 golos em 2006/2007 na época em que actuou como ponta de lança mas é como segundo avançado que mais se notabilizou. É capitão da Roma há já 6 temporadas e a figura máxima do clube romano.

A nível da selecção italiana, o desempenho de cada um deixa muito a desejar nunca se assumindo como principal escolha de cada seleccionador que passou pela Nazionale. Aqui fica um resumo:

- Del Piero esteve presente no Euro 96 jogando apenas na partida inaugural. No Mundial 98, foi a altura da passagem de testemunho de Baggio para Del Piero (alternaram a titularidade) sendo que Totti também não foi chamado. No Euro 2000 Totti e Del Piero, comandados por Dino Zoff, alternaram a titularidade com maior primazia para Totti que marcou 2 golos e Del Piero apenas 1. Perderam na final com a França tendo sido Totti eleito para o 11 ideal num ano em que ficou célebre o penalty à Panenka marcado a Van der Sar. Mundial 2002 na Coreia, já com Trappatoni, serviu para, uma vez mais, ficar a indefinição de qual era o titular: começou Totti, mas foi Del Piero a saltar do banco e a marcar contra o México o golo do apuramento. Totti viria a ser expulso contra a Coreia no jogo da eliminação polémica. No Euro 2004 Trappatoni apostou nos 2 de início mas foi sol de pouca dura tendo Totti sido relegado para o banco e não jogou mais, visto que a Itália foi eliminada ainda na 1ª fase. No Mundial 2006 acabaram como campeões num ano em que Totti era 1ª opção mas só marcou saltando do banco (penalty que eliminou a Austrália), tal como Del Piero que na final marcou à França mas que foi mais suplente utilizado que propriamente titular. No Euro 2008 Totti ficou ausente por lesão, Del Piero não passou de 2ª-3ª opção de banco. Caíram aos pés da campeã Espanha nos penalties. Tem sido uma convivência saudável entre os dois (são grandes amigos) mas de difícil aproveitamento e com rendimentos efectivos curtos (apenas um título e uma final em 10 anos de Selecção). Pouco para 2 estrelas que têm que repartir o trono de melhor jogador italiano.

E, para ti, quem é o melhor dos dois?

Etiquetas:


Comentários:
São 2 jogadores fabulosos... pelas coisas que conquistou o Del Piero leva alguma vantagem, mas pouca!
Eu sou adepto do jogador da Juve.
 
Gosto mais de Del Piero, mas não necessariamente por razões futebolísticas. Acho que é raro encontrar uma vedeta de Top que não é bazófias.

Futebolisticamente falando... A escolha é dificil. Amboas são versáteis, mas por razões diferentes. Del Piero pode encostar à esquerda, Totti pode jogar a ponta (ou a avançado). Até por isso são compatíveis... MAs acho que se tivesse que escolher seria Totti. É melhor fisicamente, faz golos até a dormir.

Não esquecer contudo, que Del Piero tem uma técnica de tal modo fabulosa que não precisa de correr muito para iludir defesas. Até parado finta e eu gosto muito de jogadores assim.
 
sou fã de del piero. é um jogador de grandes momentos. nao so na série A,mas tmb na champs. é verdade,finta mesmo estando parado, ao estilo do elegante pedro barbosa, embora q com funçoes diferentes no campo

a lealdade dos dois é de elogiar e admirar

cumps

www.sao90minutos.blogspot.com
 
Indiscutivel que sao 2 grandes jogadores.
Del Piero talvez seja mais repentino. Ele do nada marca um golo genial, seja de livre,seja num remate expontaneo. É um grande, grande jogador, mas talvez eu prefira Totti. O jogador da Roma é mais jogador de equipa, participa mais no colectivo e não deixa de ser decisivo. Talvez as dúvidas que possam existir, se dissipassem caso jogasse num clube de outra dimensão. É que é mais fácil sobressair num clube em que todos jogam para ele.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!