terça-feira, novembro 11, 2008

Visão dentro e fora do campo

Thierry Henry falou sobre a sua situação no Barcelona e foi aquilo que não é costume um futebolista ser: directo, frontal e inteligente.

Ele disse:


“No Arsenal, o técnico pedia-me outras coisas. Procurar as costas da defesa e fazer o que quisesse. Aqui, pedem-me para jogar nos flancos. É normal, tens de fazer o que te pedem, pela equipa. Não se passa nada, e o Sam (Samuel Etoo) é um avançado mais forte do que eu, para jogar assim”.
O seu a seu dono. Henry sabe porque rende menos (eu também) e identifica-o claramente, reconhecendo que é em prol da equipa, acabando por fazer uma leitura de jogo bastante clara: naquele modelo de jogo, Eto'o é, claramente, melhor ponta de lança que Henry.

Nota: só não posso concordar com Henry quando este se refere a Messi como "o melhor jogador do Mundo" porque faz coisas que mais ninguém faz. Não porque não as faça, mas porque lhe falta fazer uma série de coisas que que outros fazem, mas que ninguém as junta todas como Cristiano Ronaldo. É que a Messi não o vejo marcar golos de livre, de cabeça, a defender, a jogar ao primeiro toque...

Comentários:
Estás a ver se me puxas pelo sentimento, se caio em falso e fico vulnerável à tua retórica encomendade e envenenada meu caro... Muito bem, dou-me à morte!!! ahahahahahahahahahahah

A verdade é que Henry cumpre em todo o lado. A extremo não é fenomenal, como é a ponta de lança, mas a verdade é que o Barça precisa que ele jogue, pelos seguintes motivos:

a) Técnica fabulosa
b) Inteligência e leitura de jogo
c) Capacidade de liderança
d) Espírito de sacrificio e compreensão das necessidades do colectivo sem paralelo.

Não faz nada em campo sem propósito, já não tem a velocidade de outrora mas não deixa de ser um matador fenomenal.

O Barça é melhor com Eto´o à ponta e Henry na extrema , do que seria com Henry a ponta e Eto´o à extrema... Ou Henry à ponta e outro qualquer a extremo.

Eu digo que Henry está a ser humilde e colectivista quando diz que Eto´o é mais forte que ele neste sistema e até qdo diz que Messi é o melhor do mundo.

Henry tem provas dadas... não precisa de provar nada a ninguém. Já jogou em todos os palcos e já fez golos em todos os estádios, a todas as equipas. Henry é um fenómeno, até fora do campo.

É um jogador completo! Um ponta de lança matador e um extremo que faz golos e assistências. Se o puserem na 10 é igual... arrisco dizer que se o puserem a defesa lateral... é igual.

Henry = completo!

Brilhante jogador que cabe no TOP 7 dos maiores fenómenos que vi jogar à bola:

1- Zidane
2- Maradona
3- Ronaldo (o fenómeno)
4- Ronaldinho Gaúcho
5- Romário
6- Baggio
7- Henry

Guardo 3 lugares para 3 jovens que têm que fazer mais 4 ou 5 épocas ao mais alto nível: Messi, Cristiano Ronaldo e Zlatan.
 
Fico muito contente por ver neste blog, logo à cabeça a foto de dois dos meus ídolos futebolísticos (embora por razões diferentes):

Henry (por ser fabuloso) e Liedson (por ser "o fabuloso" do meu Sporting).

Chulos!!!! Querem apanhar-me em falso!! CHULOS!
 
Tal como dentro de campo, tb fora dele Henry é um individuo calmo, sereno e inteligente.
Uma inteligência que como é óbvio é utilizada a seu favor.
Ele sabe que o "problema" nem é Etoo. Ser preterido em favor do camaronês é normalissimo, sobretudo com o Etoo deste ano, o qual está imparável. Actualmente, diria que talvez sejam 5 ou 6 pontas de lança que eventualmente não estariam na situação de suplentes.
Mas no Barcelona o problema de Henry não é Etoo. São 2 os problemas de Henry: um é que o treinador não é Wenger o qual como o próprio admitiu lhe dizia para "fazer o que quisesse". No Arsenal era Henry e mais 10. Henry fazia mesmo o que quisesse a nivel tactico e todos jogavam em função dele. O próprio Fabregas falou já nisso, admitindo que isso condicionava a equipa e quando entao alguém nao lhe passava a bola, aquilo era o cabo das tormentas. No Arsenal, Henry tinha alguem a seu lado no centro do ataque e isso permitia lhe recuar ao meio campo para vir buscar jogo, descaia para as alas, pq havia depois sempre alguem menos movel no centro e o proprio treinador lhe dava total liberdade.
No Barcelona o esquema é outro! 3 homens no ataque, em que dois estao nas alas (sempre extremos invertidos como eu mt gosto) há depois o homem mais fixo na area ainda que com liberdade para trocas posicionais. Mas tem sobretudo a missao de ser mais fixo. Ora isso é contranatura para Henry tal como eu sempre disse não é um nº9. É avançado sim, mas não é um 9. No esquema do Barcelona, Henry desiquilibra o esquema pois nao tem caracteristicas de nº9. Tem muitos golos?? Tem?? Ronaldo tem marcado resmas de golos e não é um 9!
Tal como disse o problema de Henry não é Etoo. A provar isso é que 2 treinadores (Raijkaard e agora Guardiola) optam mt vez por escolher Bojan Krikic para jogar no meio qd Etoo não pode ou fica a descançar.
Henry num esquema de 2 avançados é fabuloso. Num esquema de só 1 avançado não dá. Sempre foi o que defendi e o tempo no Barcelona tem provado isso.
No Arsenal e com um treinador que jogava um futebol de elevada qualidade e sendo ele rei e senhor era mt mais facil. Repare-se que até Adebayor marcou mts golos o ano passado. Tb curioso que todos os meninos de Wenger, qd saem do Arsenal fracassam. Anelka so passados 8 anos voltou a brilhar. Emannuel Petit foi tb para o Barça e desapareceu. Robert Pires anda aos caídos. Vieira não voltou a ter o protagonismo de outrora.
.
Quanto ao seu discurso sobre Messi, já sabe que sendo seu colega ele apoiaria sempre o argentino.
 
"Até Adebayour..." - O Adebayor é excelente!!

Tem tudo, força, velocidade, remate, etc...
 
Sim claro que é bom! Gosto mt de Adebayor! Mas o que pretendo dizer é que no fundo o avançado de referência no Arsenal acaba sempre por sobressair muito, potencia o seu futebol e nº de golos, sobretudo em razão da estratégia de Wenger. Repara que Adebayor à 2 anos nao marcava mais 6 a 8 golos. Henry entretanto sai, ele passa a ser refererência na area, tem um volume de jogo brutal e consequentemente a sua produção, nomeadamente ao nível de golos aumenta exponencialmente. E não tem nem metade da técnica de Henry (apesar de jogar mt melhor de cabeça)!
No fundo a tactica de um treinador é determinante para o sucesso de um goleador. Uma coisa é jogar em funçao do avançado (como fazia o Arsenal de Henry, ou como fazia o Sporting e o Porto de Jardel) outra coisa é um futebol mais versátil em que o colectivo predomina.
Mas atenção a este Barça!! Fortissimo!
 
O Henry não sobressai pela táctica do Arsenal... Repara nos jogadores de que falaste e que sobressaíram só no Arsenal...

É só o ponta?

O futebol do Wenger é que é virado para o espectáculo. Mas se puseres lá o Carlos Carneiro (bom jogador, não é isso que está em causa! Quem me dera jogar um centésimo do que ele joga) a jogar para o espectáculo... Vais ter um espectáculo, mas é de variedades!

Repito, Henry está a sobressair no Barcelona e por motivos diferentes daqueles a que nos habituou. É um fenómeno e é versátil. Dos melhores de sempre!
 
Henry, grande, grandissimo jogador, como já li aqui, muito inteligente, mas é a grande velocidade dele que faz toda a diferença, ou pelo menos fazia qd estava no Arsenal.
Que saudades da dupla Henry/Trezeguet dos Bleus.
 
Henry já passou pelos seus melhores dias.
Não terá também escolhido a melhor equipa para as suas características.
 
henry é merda...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!