terça-feira, outubro 28, 2008

Que Bentania tão fraca...

O Sporting de Paulo Bento sempre nos habituou a ganhar sem jogar bem. São raros os jogos que a equipa faz, que se diga: "Epá, hoje o Sporting fez um grande jogo!!!".

Isto sempre foi encarado como algo natural, porque sempre se tratou de uma equipa feita de remendos, assente em 3 ou 4 grandes jogadores (para mim, Polga, Liedson, Moutinho e Veloso são efectivamente grandes jogadores... goste-se ou não deles) e vários outros que sem serem brilhantes, são regulares e não comprometem (Tonel, Abel, Izmailov, Vukcevic, Derlei, Romagnoli), e várias jovens esperanças que de quando em vez mostram valor (Pereirinha, Patrício, Yannick).

Ora, as exigências para este conjunto nunca podem ser grandes e qualquer vitória conquistada com maior ou menor esforço tem que ser valorizada: Para quem é, bacalhau basta...

Este ano o Sporting contratou bem. Aliás, contratou muitíssimo bem. Rochemback, Caneira e Postiga são jogadores de ENORME valia. Logo, as expectativas aumentaram. É normal que assim fosse. O Sporting juntava àquela base sólida, mais 3 grandes jogadores (por diferentes razões). Portanto, com mais qualidade no plantel, esperava-se mais qualidade no jogo da equipa.

Não tem acontecido... e porquê? É o sistema? Não, não é. O 4-4-2 de Bento é uma táctica como qualquer outra. Funciona se houver dinâmica e rotinas para isso. É a forma como se encara o jogo. O Sporting tem duas variantes ofensivas (só...): Um avançado recua para receber bola arrastando centrais, e o outro cruza nas suas costas numa diagonal rápida que se for bem alimentado permite hipóteses de golo (Yannick com o Benfica, Postiga com o Paços, Liedson com o Leiria e com o Paços, etc e tal).
A outra, são as diagonais do seu número 10, que aparece frequentemente nas alas a tentar provocar desequilibrios.

A mim não me parece suficiente. E não me parece suficiente porque as outras equipas já perceberam e salvo a grande qualidade técnica dos jogadores do Sporting, isto dificilmente funciona. Que mais poderia fazer Bento?

Jogo directo? Não funciona... O Sporting não tem desiquilibradores nas alas como Reyes, Tarik ou Rodriguez (fuço... mas de quando em vez desiquilibra). Não vale a pena ter lá Izmailov ou Vukcevic plantados, porque no um para um dificilmente vão desiquilibrar. Até ganharem espaço para o cruzamento é dificil... e cruzarem bem então... CUIDADO!!!

O jogo do Sporting tem quer movimentação. Dinâmica. Toques curtos, mas intercalados com passes longos. Rupturas dos médios interiores, subidas dos laterais.

Quantas vezes vemos Izmailov flectir para o centro e levar consigo o lateral, abrindo espaço para o Grimi (ca medo... horrivel... mas ele até gosta de correr) subir e cruzar sem oposição?
Quantas vezes vemos o médio interior João Moutinho correr em diagonal em direcção à baliza e solicitar um passe longo do outro lado do relvado (Roca e Veloso fazem estes passes a dormir... e para qualquer parte do campo)? Porque é que quando um avançado cai na linha, na àrea só se vê o outro avançado? Onde estão os interiores e o próprio 10 a formar outro losango mas na àrea? E se isso acontecer e se perder a bola, porque é que o lateral do lado da bola não acompanha a subida da equipa e faz com o trinco e com o outro lateral uma pressão mais alta???

Movimentação, ideias, criatividade, risco, imprevisibilidade... é isto que falta ao Sporting de Bento nos tempos que correm. E falta sobretudo confiança para inventar isto tudo. 4-4-2, 4-3-3, 4-5-1... Tudo balelas. Arrisco dizer que face ao plantel que tem (cheio de médios centro) este é o melhor sistema para o Sporting. Mas falta trabalho na movimentação ofensiva. Defensivamente está optimo, mas o Sporting tem equipa para dar o outro passo e tem que ser já Mister Bento.

Sem querer apagar tudo o que de bom já foi feito (e que se vê), estamos à espera do resto a que temos direito...

Comentários:
excelente análise.

Em resumo, falta trabalho, nem só táctico, mas também os chamados automatismos, principalmente no ataque.

Acrescento que, como sportinguista, o que mais me enerva é que este plantel em profundidade e talento é do melhor que temos tido.
E o contexto é favorável: dos restantes candidatos, o FCP parece mais frágil e menos consistente do que tem sido regra.

Este ano é uma excelente oportunidade para chegar ao título. E é um desperdício deixar passar a oportunidade por falta de trabalho.

Ainda podemos chegar lá: mas há muito trabalho a fazer.
 
Ihhh pá!! Tas a rasgar o Paulo Bento!
Bem, eu vendo de fora tenho uma opinião coincidente em alguns aspectos, mas oposta noutros.
O Sporting já tem uma base formada de à cerca de 2 anos. Um núcleo duro, uma equipa mais experiente e já rotinada no que diz respeito aos conceitos tácticos que o seu treinador preconiza. É sempre um candidato e mais o seria este ano, não só pelo pelas razões anteriormente referidas, mas tb pq o Porto está bem mais fraco e o Benfica é um conjunto que parte quase do zero.
Paulo Bento fez as contratações que achou as mais indicadas e que praticamente toda a gente concorda. Eu como sabem tenho aquela opinião sobre Postiga. Ricardo Batista obviamente nao conta (veio basicamente fazer número), mas vieram os tao desejados Caneira e Rochemback. 2 jogadores como nome feito e que já haviam mostrado valor.
Caneira era por demais evidente que tinha de ser titular numa das laterais. Preferencialmente na esquerda. E pq na esquerda?? 1º pq Grimi é de facto o mais fraco e 2º pq no lado esquerdo do meio campo, regra geral jogariam ou Vukcevik ou Ismailov. Ora qualquer um deles dá mais profundidade ao ataque,são mais ofensivos e convem portanto ter um lateral nas costas que seja mais comedido. Na direita, existe o corredor Abel. Ataca, ataca (por acaso centra mt mt bem!! Nao vejo mts jogadores a centrar tao bem) mas a defender nao me convence. Dá espaços nas costas, não tem sentido posicional e comete erros estúpidos. Mas no meio campo (tirando Pereirinha) nao há um jogador mt vertical e que dê profundidade ao corredor, pelo que as subidas de Abel e a consequente diagonal do médio interior direito são uma boa aposta.
Depois há Roca!! Logo na altura da sua contratação eu disse que Roca além de solução poderia ser sobretudo um problema. Roca tem superior rendimento no meio, mas no meio existem Moutinho (indiscutivel) e Veloso. Veloso eu sempre fui fã. Tinha e tem tudo para ser um fantástico jogador. Mas claramente está-se a perder e não parece o mesmo jogador.Sinceramente espero que não se transforme num Dani ou num Porfirio.
Como encaixar entao Veloso e Roca??? Ui! Pois é!! Paulo Bento bem tem tentado fazê-lo, mas nao está nada fácil. Roca na meia direita não rende, mas mesmo que quando tem um rendimento minimamente aceitável, acentua aquele que é para mim o principal problema do Sporting: lentidão / falta de velocidade.
O Sporting é hoje uma equipa lenta. Veloso é lento. Roca é lento. Moutinho não é dos mais rápidos, Ismailov e Romagnoli idem, idem, aspas, aspas. No ataque Derley já nao tem o pique que outrora teve e sobra Liedson e Yannick. Falta ao Sporting quem de um momento para o outro dê uma sapatada no jogo, alguém que controle os ritmos de jogo, que imponha velocidades diferentes. É tudo muito programado, mt rigido. Uma rigidez que permite ao adversário quase que antecipar cenários. Claro que toda esta crise recente é para mim uma mera conjuntura. Aceito uma derrota frente a Benfica e Porto. São resutlados que são normais. O reflexo da crise, resulta é do facto de terem sido 2 jogos logo seguidos. O próprio empate com o Paços já aconteceu em anos anteriores (em alguns até perderam, mas tb outros grandes lá deixaram pontos) e isso transforma estes resultados em crise.
Sinceramente acho que o Sporting está bem!! Não em termos exibicionais, mas em termos de resultados. Repare-se que já defrontou Benfica, Porto e foi vencer a Braga! Na Champions está onde nunca esteve!
Agora 2 factores que parcialmente justificam o presente: falta ao Sporting um GR como Ricardo. Digam o que disser o miudo nao chega aos calcanhares de Ricardo. Pode vir a fazer-se mt bom (o que dúvido) mas neste momento é mt fraco. Outro facto tem a ver com as constantes alterações no nº10 e no ataque. São mexidas a mais e que dificultam as rotinas de jogo. O Sporting em 6 jogos para o campeonato tem apenas 7 golos. Miseráveis!
Numa coisa sou critico a Paulo Bento: o Sporting devia ter alternativas ao losângulo. Devia ter alas no plantel (bastava apenas 2) e ter um ponta de lança que jogasse verdadeiramente bem de cabeça. Isso permitia outro tipo de soluções. Problemas diferentes....alternativas diferentes!
 
Não acho que o Sporting esteja em crise de resultados.

Quem o disser sofre de miopia estratégica (ou intelectualmente desonesta, se quisermos). O Sporting está a 3 pontos do líder do campeonato, está em segundo na champions league com 2 jogos em casa por disputar, seguiu em frente na taça de Portugal, venceu uma supertaça.

Em Outubro ganhou 2 jogos, empatou 1 e perdeu com o Porto (o Benfica por exemplo, só ganhou 1 jogo este mês, empatou os outros 3 e está em estado de graça, o próprio Porto perdeu 2 vezes em 4 dias no estádio do dragão)...

Os resultados estão bons pelo Índice de Bento. Ou pelo menos aceitáveis e sob controle.

Agora, que há uma crise exibicional muito grande que se pode vir a reflectir em crise de resultados (até porque, para mim não existem milagres no futebol)... Isso é indesmentível e tem que ser a grande batalha do adepto Sportinguista neste momento.
 
O maior problema do Sporting acaba por estar no seu nº10. Romagnoli não faz nada ao não ser as diagonais para a linha donde só sai tabelando com o lateral para este centrar. Muito pouco. E ainda para mais não é rápido. Logo, o nº10 desta equipa tinha que ser um de dois: Moutinho ou Vukcevic. Não há mais nenhum que possa jogar ali. Depois há o problema Roca-Veloso. Sem dúvida, é um problema porque de 2 bons jogadores só se pode aproveitar um e, neste caso, Roca está claramente à frente na ordem de preferência.
Miguel Veloso ficou de fora da convocatória (1ª vez este ano) não por nenhum problema com o treinador (isso só existe quando este assume) mas sim porque estava cansado de correr tanto pelo flanco...
Posto isto tens razão numa coisa Vantunes: não há crise de resultados mas com este futebol também não há milagres.
 
Vamos la a ver: em termos pontuais a nivel de campeonato se olharmos so à pontuacao, ha que ver quem nos ultimos 3 jogos o Sporting fez apenas um ponto. 1 em 9!!
Há 3 jornadas atras tinha por exemplo 4 de avanço sobre o Benfica e agora tem 2 de atraso!
Mas tb digo: com outro treinador, mt provavelmente os resultado seriam abaixo. Muito tem feito Paulo Bento!
 
Mas o Sporting não joga só no campeonato...

Quanto aos problemas do treinador, sim: Só quando este os assume.

Os do jogador são outros 500... Mas acho que ele tb não assumiu nada, ou assumiu?

Quem é que já viu o Vukcevic a jogar na 10? Eu imagino que possa ser bom (e até gostava que fosse), mas é? Nunca lá jogou... Nem um jogo, nem uns minutinhos.
 
O Miguel Veloso já disse porque é que fica de fora? Disse que estava cansado? Queixou-se?

Então vamos esperar que ele o faça. Para mim, neste momento está tão cansado como o Helton ou como o Léo.
 
Falo em problemas do Sporting, não em problemas do Paulo Bento. É que, parecendo que não, o Sporting é bem mais do que só o treinador.
 
"Miguel Veloso ficou de fora da convocatória (1ª vez este ano) não por nenhum problema com o treinador (isso só existe quando este assume)..."

By Kramer

A minha resposta era a isto... Aqui fala-se de um problema com o treinador.

Mas sem dúvida que os do Sporting existem. Assim como os do Benfica.
 
Curiosamente o Sporting fez isto tudo com o Porto, jogou muito bem, mas... foi eliminado da taça por um pormenor:

Uma invenção num canto que descompensou a equipa defensivamente, ao obrigar o lateral que deveria estar a dar cobertura a subir para fazer um cruzamento estúpido. A equipa rodou mal, deixou o jogador mais lento a cobrir a lateral e pronto. Fim de história! Adeus Taça!

Se o Sporting tem sido pragmático e não inventasse ofensivamente, teria passado a eliminatória?

E se passasse a jogar mal, os adeptos ficariam mais satisfeitos que ontem?

Ficam as perguntas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!