segunda-feira, outubro 06, 2008

Sporting 1 - Porto 2

Ontem decorreu mais um clássico, neste caso o Sporting, um dos primeiros classificados recebia o Porto que queria limpar a imagem da humilhação em Londres.

O jogo estava lançado com alguns dados importantes. Do lado do SCP as lesões de jogadores importantes – Ismailov, Vuk e Caneira, a constante crítica e pressão colocada na equipa por parte dos jornais e imprensa (que afecta directamente a equipa) e o teste para ver se o Paulo Bento e a equipa tinham estofo de campeão. No lado do Porto curiosidade para ver qual a reacção ao jogo com o Arsenal, ver o estado do regressado Lucho e qual o efeito da saída da equipa do bode expiatório Benitez.

Pode dizer-se que foi um jogo interessante marcado por vários factores:

- Paulo Bento tentou inovar (o que não é costume) e colocou Yanick como homem solto, tentando dessa forma explorar o curto espaço de acção de Fernando. Até certa altura deu-se bem com isso (despareceu após o SCP estar a perder) – curioso ver que desde o jogo do Benfica os “entendidos” disseram que Romagnoli mastigava muito o jogo – o P. Bento mudou e agora é um inventor. Lembro que esta invenção permitiu ganhar a Taça o ano passado.

- Jesualdo, ao colocar Tomás Costa, jogou mais defensivamente do que é habitual. Abandonou o 4-3-3 e adoptou um 4-1-3-2 com Lizandro e Rodriguez soltos na frente.

- O SCP pagou o preço de ter um GR jovem, sem experiencia e que não vale pontos, apesar do potencial que possui;

- O SCP tem um problema sério na lateral esquerda, muito por culpa não só do lateral titular (Grimmi) que deu barraca (apesar de para mim ser um lance muito duvidoso) mas porque tem Ismailov lesionado – muito importante a fechar a ala.

- Jesualdo continua a não saber ganhar (tal como também não sabe perder). No fim do jogo parece que tinha ganho o campeonato e as suas declarações no fim do jogo são ridículas. Dizer que o SCP não teve chances de golo e que deveria ter ganho por mais é de um gajo muito anormal.

- Gostei das mexidas do Paulo Bento. Quer tácticas quer de jogadores, apesar de toda a gente que conheço discordar. Bem vista a colocação de Miguel Veloso na ala esquerda, a deslocação de Roca e Moutinho para o meio com Romagnoli e Yanick soltos atrás de Liedson e Derlei. O SCP ficou mais perigoso assumiu o jogo e criou alguns lances de perigo. Infelizmente alguns jogadores estavam em dia não. Pereirinha entrou mal, Yanick esteve inconsequente, Derley, Postiga e Liedson não facturaram. Grimi e Rui Patrício enterraram. Boa entrada de Romagnoli. Tendo em conta as opções de banco (e principalmente as ausências) acho que mexeu bem. Estou a gostar de Postiga. Ganha bolas e constrói jogo para os avançados.

- Tenho pena que o maior inimigo do clube seja o próprio clube, neste caso os adeptos (gritarem pelo Stoijkovic foi vergonhoso, quando lhe chamaram filho da puta após o jogo das antas). Desde que o SCP esteve na frente criou-se uma campanha que mesmo ganhando tudo na equipa era mau – treinador, jogadores, etc. etc. Espero que agora que o SCP não é um alvo a abater o balneário encontre uma forma de blindar e voltar rapidamente ao topo que é onde deve estar.

- Bruno Alves fez uma excelente exibição. O melhor em campo.

- Lucilio foi igual a si próprio. Foi evoluindo com o andar do jogo – mau, péssimo e horrível. Se o penalty parece-me falta, a do Grimmi é duvidosa e pela reacção do jogador nem o árbitro nem o fiscal de linha tem dúvidas? Depois deixou os jogadores do Porto fazerem o que queriam? A do Tomás Costa é incrível. Lizandro põe-se à frente da marcação de uma falta e leva umas palmadinhas nas costas? Não é de estranhar que nos jogos grandes arbitrados pelo Lucilio o SCP apenas ganhou um e perdeu 7. O verdadeiro árbitro do Sistema.


Comentários:
Jesualdo Ferreira venceu Paulo Bento insistindo na mesma táctica defensiva (4-4-2) que costuma utilizar nos jogos com os grandes. Mas não foi por essa táctica, quanto a mim, que o Porto venceu o jogo. Aliás, quando criou mais perigo foi quando tinha Hulk e Mariano bem abertos nas alas, se bem que numa altura onde o Sporting já estava desgastado e demasiado subido e com falsos laterais. Venceu o jogo, essencialmente, pelos erros tácticos de Paulo Bento. Primeiro, na escolha de Yannick para a posição 10. Ora, se se presumia que o Porto reforçasse o meio campo com 4 unidades, era natural que fosse por aí que o Sporting deveria tentar ganhar a batalha. E Yannick não foi carne nem peixe. Nem abriu nas alas, nem fez de 3º avançado, nem soube levar jogo para a frente. Apenas quando encostou à direita, produziu algo. O que não foi deveras suficiente. Depois, as opções Liedson e Pereirinha, se bem que óbvias, não substituíram quem devia: Postiga estava muito melhor que Derlei, Pereirinha deveria ter a missão de ser ala direito. Ou ele ou Yannick. Se já estava Romagnoli para as diagonais (que não as fez), então Yannick encostado à linha foi desperdício porque não soube aproveitar os espaços para cruzar com eficiência. Por fim, optar por tirar Postiga foi demasiado mau. Derlei estava desgastado e até então não tinha criado nenhum perigo tendo, inclusivamente, falhado um golo de forma escandalosa.
Já Jesualdo, mexeu bem: tirou Tomás Costa no momento exacto para não ser expulso (se bem que deveria ter visto segundo amarelo) e lançou Mariano para aproveitar as subidas de Veloso; trocou Rodriguez por Hulk ganhando vivacidade no ataque e manteve Lucho até ser humanamente possível.
Jesualdo ganhou, não pela táctica, mas sim pelos erros leoninos (táctica de Paulo Bento e infantilidade de Grimi).
 
Grimi não sofre falta. E pelo que gritou, a esta hora deveria estar ainda no hospital. Fez fita, foi mau profissional e perdeu o jogo. Para castigo, foi substituído.
Lucílio, como sempre, voltou a errar no capítulo disciplinar. Sapunaru fez 2 faltas para amarelo mas só o viu no lance com Derlei. Ah, Derlei com aquela entrada a Sapunaru poderia e deveria ter sido expulso. Tomás Costa tinha que ver 2º amarelo antes de saír. O penalty há que dar mérito a Lucílio. Quantos tinham coragem de marcar aquela falta ali num jogo daqueles? Muito bem sr. Lucílio do ponto de vista técnico (como sempre). Agora na disciplina…
 
O Bode Expiatório preferido e do costume!

Os Portistas têm um trauma?
Por que raio deve ser uma regra não se marcar penalty contra o FCP???
E porque raio, quando raramente isso acontece, e por mais erros que aconteçam depois nos jogos, para os Portistas o árbitro ROUBOU-OS SEMPRE?
Gastem uns minutos a ver um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aWEw2lPA-2M

Sabem o que é um jogo cozinhado?
Conhecem o árbitro?
É inimigo do FCP não é???
 
Era um jogo entre 2 equipas intraquilas, sendo que para mim aquela que à partida estaria mais fragilizada seria o Porto. Perder por 4 e depois ir jogar a Alvalade não é nada fácil.
Por outro lado o Sporting , inexplicavemente anda intraquilo. Nao sei bem pq, porque na realidade estavam em 1º, estavam bem na Champions e apenas tinham perdido na Luz. É um facto que tem jogado mal e que tem jogadores em clara baixa. Roca é uma sombra ( e com aquele peso fuz jus à fama) e Veloso parece outro.
Sem Ismailov ou Vukcevic, o meio campo do Sporting perde profundidade, perde repentismo e fica lentissimo e previsivel.
Aliado a isso Paulo Bento surpreendeu e pôs Yannick a 10 (algo que ja fez antes e até resultou - quem nao se lembra da 2ª parte dos 5 a 3 ao Benfica) tirando Romagnoli.
Jesualdo ao contrario do esperado nao mexeu e pos o 11 esperado.
O Porto foi mais expedito, sobretudo mais eficaz. O Porto tinha Lizando. O Sporting tinha Postiga. O Porto teve Nuno. O Sporting tinha Patricio. Acho que fica tudo dito.
Ainda assim eu acho que o empate era o mais justo
 
Não vejo onde o Patrício é mal batido. o golo de Bruno Alves é muito, muito bom.
E cantarem o nome de Stojkovic diz bem da qualidade daquela claque...
 
Acho um bocado anedótico estar-se a falar aqui constantemente das opções técnicas do Paulo bento. O Sporting perde este jogo porque o seu treinador é um incompetente. Primeiro porque pôs yannick a jogar a 10 quando sabe que ele não tem pezinhos para jogar nessa posição, depois da o aval para a contratação de um jogador (grimmi), que é fraquíssimo e não serve para ser titular na equipa do Sporting, depois tira o melhor jogador (romagnoli) em termos ofensivos e que mais jogo neste momento da aos avançados, isto porque rochembak e Moutinho estão apagadíssimos desde o inicio da época. Mas é preciso esperar sempre pelas 2ªas partes para ele corrigir as posições dos jogadores? Sinceramente este senhor esta há 3 anos no clube e ainda não percebeu aonde é que os jogadores rendem mais…talvez daqui a 10 anos ele entenda isso…é simplesmente ridículo.

Assim o Sporting entrou logo com 9 jogadores em campo e apesar do equilíbrio entre as duas equipas, a equipa do porto foi mais eficaz e aproveitou os erros do Sporting. Como é que é possível o Sporting ter feito dois remates a baliza na 1ª parte? O penalty e o cabeceamento do derlei…enfim.

Para mim o porto acaba por ganhar com alguma sorte, se calhar o empate era o mais ajustado, mas o porto teve as oportunidades mais flagrantes, aceita-se a vitoria, apesar de que continua a ser uma equipa ainda em construção ou se calhar por o seu treinador ter medo de arriscar mais…em relação à equipa do Sporting, com a entrada de romagnoli e a ida de rochembak e Moutinho para o meio o Sporting começou a fazer mais pressão, a ter mais circulação de bola, so que não concretizou…e depois para cumulo dos cúmulos a besta de treinador tira o postiga que estava a ser o melhor homem à frente, em vez de tirar o derlei ou o yannick…enfim…não vamos longe.

Em relação à arbitragem, so queria dizer isto e entendam como quiser: no 2º lance do tomas costa com Moutinho não vejo falta para amarelo após ter visto as imagens da televisão. Não vamos queixar-nos sempre da arbitragem quando não ganhamos, queixemo-nos antes dos treinadores ou dos jogadores…no capitulo técnico teve bem, disciplinarmente mais um amarelo ou outro podia ter mostrado mas de um modo geral teve razoável.
 
A situação do stoikovic não jogar, do vuckevic, e de outros jogadores deve-se a um senhor que diz que gosta de disciplina mas ao mesmo tempo nao a sabe gerir. Se pensasse de outra maneira e incentivasse os jogadores que estao encostados se calhar muitos episodios nao se tinham passado, com isto nao tou a defender jogador nenhum mas se calhar uma conversinha entre 2 pessoas a parte ajuda muito e nao coloca-las de parte sem qualquer tipo de explicação...se calhar ate neste campo da disciplina em que se julga muito esperto tem ainda muito que aprender...
 
Em relação as criticas que fazem ao patricio nao vi ninguem fundamentar as suas ideias. So quero dizer isto mais uma vez: O PATRICIO É O MELHOR GR PORTUGUÊS e vai ser o nº 1 da selecção dentro em breve. No lance do golo do bruno alves, ele sofre o golo porque faz a barreira e nao ve a bola partir, e depois quando a ve ja é tarde...erro de principiante, mas ele parnde ao contrario de muitos outros...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!