quarta-feira, outubro 29, 2008

El Pibe

Diego Armando Maradona é, para muitos, o maior jogador de futebol de sempre. Eu por acaso considero que essa honra deve pertencer a Zinedine Zidane, mas Maradona era realmente fantástico.

Lembro-me de ser um miúdo novo e ouvir dizer que ia ser treinador. Como era novo pensei: "Epá, este fantástico jogador, será certamente um excelente treinador se ensinar tudo o que sabia"... Com os dois despedimentos de que foi alvo em menos de um ano, abandonei rapidamente essa teoria. O Maradona treinador, era igual ao Maradona jogador provocava desiquilíbrios só que desta feita na sua própria equipa.

Agora leio que é o novo seleccionador Argentino... Acho estranho. Sou o primeiro a dizer que é muito diferente ser seleccionador nacional, do que treinador de clube. Um treinador de um clube tem que perceber muito de futebol, tem que treinar tácticas todos os dias, tem que inventar, não tem os melhores jogadores.
Um treinador de Selecção tem que, antes demais ser um excelente observador de activos que são trabalhados por outros. Aqueles 3/4 dias antes de cada jogo dificilmente lhe deixam tempo para grandes inovações tácticas, mas acima de tudo tem que ser um tipo que retire dos jogadores o melhor que eles têm e o empregue ao longo de 90 minutos de modo eficaz.

Posto isto, será Maradona uma boa escolha para seleccionador? Será ele um bom observador e um homem capaz de escolher os melhores? Será ele capaz de em cada jogo, tomar opções estratégicas que alterem o decorrer de uma partida? Será a sua mística suficiente?

E se... Eusébio fosse o próximo seleccionador?

Comentários:
Por um lado acredito que possa ser uma boa escolha. Uma selecção dá muito menos trabalho, não se apura muito a vertente táctica e por outro lado Maradona é que alguém que impõe respeito futebolisticamente falando. Nomes como o de Messi, agora irão “baixar a bolinha”.

Por outro lado, exceptuando Cruyft e Beckenbauer, mais nenhum outro futebolista de topo (verdadeiro topo) conseguiu ser um treinador de qualidade. Nisso Pélé e Eusébio serão um os expoentes máximos.

Diego……forza!!!!

Nota: vê lá se abres os olhos e ao contrário do teu antecessor levas Lucho Gonzalez à selecção!!
 
Não me parece que vá ser um bom seleccionador. Termos tácticos não existem para o Maradona, será tudo baseado na emoção e paixão que conseguir retirar dos jogadores.
Vamos ver, espero que consiga fazer algo digno de uma selecção que já merece mais, muito mais daquilo que tem conseguido.
 
Eusébio a seleccionador não dava...são povos diferentes, o argentino é mais vibrante, mais apaixonado...o nosso é um pouco menos irracional e por isso não veria em Eusébio uma boa solução.
 
Eusébio foi esticar a corda... mas por exemplo um Luís Figo acho que seria muito bem aceite.

Há agora esta tendência para os treinadores serem jogadores de renome que pegam na sua selecção quase sem terem experiência de clubes (A Holanda é o expoente máximo... Rijkaard e Van Basten; Klinsman; Agora Maradona; Dunga... acho que tb não tinha grande experiência).

Enfim, não sei se concordo... Acho que uma selecção deve ser um expoente máximo de um treinador. O Sinal de que atingiu o auge, e não uma rampa de lançamento, ou uma reforma dourada.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!