domingo, setembro 21, 2008

Uma questão de Problemática


Paulo Bento pediu aos jornalistas que perguntassem directamente a Vukcevic se tinha algum problema com ele, mas apenas na altura indicada. No jogo de ontem Vukcevic foi impedido pelo Sporting de aparecer no flash interview. Foi após este que Vukcevic parece que escolheu a melhor altura para dizer que vai saír do Sporting em Dezembro. Por problemas com Paulo Bento? Ninguém o diz, nem ninguém o admite mas se não é isso e o jogador diz que gosta do clube e dos adeptos é porquê então? Paulo Bento sai fragilizado desta história, mas sem se pôr em causa a sua posição. Apenas não está a aproveitar da melhor forma um dos melhores activos actuais do clube. E é pena.

Comentários:
Bem para mim o que se passa é que o Vuk está cada vez mais isolado. No início da época e com a formação do núcleo duro do balneário (Moutinho, Caneira, Polga, Liedson, Rochemback, Derley) foi assumido por todos a vontade expressa de lutar por um objectivo - ser campeão. A partir desse momento deixou de se ouvir noticias do SCP, nomeadamente de saídas do veloso, moutinho, etc. Ora bem esta situação não interessa aos adversários e a única coisa em que podiam pegar era na situação e no jogador mais frágil a nível psicológico. Primeiro encomendou-se o discurso ao seleccionador - ameaçando o lugar do jogador na selecção; Depois foi encomendado o sermão ao empresário e agora foi o "minino" que rebentou! Temos que perceber várias coisas. A primeira é que num grupo forte e unido ninguém está acima do grupo, nem o próprio treinador. Era mais fácil ao treinador gerir a equipa de fora para dentro e "meter" a equipa de acordo com a percepção dos media e dos adeptos. Os resultados seriam os mesmos de sempre (Queirós, Peseiro, Fernando Santos, etc.) ganhar ... zero! Por outro lado temos que ver o enquadramento do próprio grupo. Todos se matam para jogar numa equipa tão equilibrada (para o bem e para o mal) e depois aparece a vedeta e quer jogar de caras. Claro que o Derley como parte do grupo duro e aproveitando a entrevista à RTP reagiu e não foi uma reacção encomendada pelo treinador mas que saiu do grupo de jogadores do plantel. Depois à questão do passado do jogador no SCP. Os adeptos tem de perceber que o Vuk estava encostado na Rússia e foi "recuperado" para o futebool pelo... Paulo Bento. Foi ele que teve a visão de o colocar a avançado, companheiro de Liedson (em mesmo assim veio ao de cima a sua fucisse em vez de jogar para o colectivo como por exemplo o levezinho faz), por a médio esquerdo o seu rendimento sempre foi duvidoso. Não quer dizer que o Simon não tenha qualidade, antes pelo contrário, tem muito potencial (para mim um 10 muito bom). Mas agora de promessa a titular indiscutível vai uma grande diferença. O SCP ganhou títulos sem Simon, o que mostra bem a importância do jogador na manobra da equipa.
Parece-me que o jogador numa primeira fase estava mal fisicamente, ou melhor, existiam jogadores em melhor forma para a posição de meio campo no losango - para 4 lugares existem Moutinho, Veloso, Ismailov, Rochemback, Romagnoli, Pereirinha e Simon - 7 jogadores. Tendo em conta a postura profissional e desempenho de Moutinho, Rochemback, Ismailov e Romagnoli, os restantes tem que se aguentar, apesar da azia e do talento que tem.

Paulo Bento quer se goste ou não já ganhou moral suficiente para tomar certo tipo de decisões em que acredita. Foi o treinador com melhores resultados de que me lembro, as suas decisões disciplinares vieram a dar-lhe razão (Liedson, Beto, Carlos Martins, Stoijkovic, etc.) e até mesmo o losango (tão criticado sistema) já provou ser o mais difícil de defrontar quando está bem entrosado (só o 3-4-3 tem funcionado para destronar este sistema em termos de domínio de jogo) apesar de, como qualquer sistema, nem sempre resultar devido à entrega exigida a cada jogador.
 
1- Não percebo porque é que o Paulo Bento sai fragilizado. Certamente não é por reagir neste caso, da mesma forma que reagiu em todos os outros. Banco com o jogador. Querem exemplos bem sucedidos? Polga, Liedson, Nani, Moutinho e até mais ver Veloso.
Querem exemplos mal sucedidos? Beto, Carlos MArtins, Vukcevic, Deivid e Stojkovic.
Para o bem e para o mal, a postura do treinador é conhecida: Banco com os meninos! Não me parece nada fragilizado, e todos estes jogadores de que falei tiveram sempre uma segunda e terceira oportunidade. Uns agarraram, outros não. Para o bem e para o mal este é o estilo firme (e não frágil) do Bento. Não funciona é sempre. Mas acho que o SCP ganha mais do que o que perde com isso.

2- Não percebo porque é que o Derlei tem que se armar em papagaio e vir falar. Se é tão defensor do bom funcionamento do grupo, que não traga para fora o que deve estar lá dentro. Também fez papel de menino e para mim tb encostava já. Supondo que o Paulo Bento até resolve as coisas com o Vuk, como é que fica a situação do Derlei com o colega? Nem o treinador respondeu da forma que o Derlei respondeu, e aquilo que ele disse é tão evidente que era escusado ser dito.

3- O Vukcevic está a ser palhaço e se alguma vez teve razão, falou na altura em que menos razão tinha. Chorão e quando não tinha razão.

4- O Vuk é excelente jogador, isso está claro. Na 10, a avançado e na esquerda é um jogador muito acima da média. Gostava que ele e o Bento se entendessem. Mas entre ele e o Bento, escolheria claramente o treinador. Ele não papa grupos!
 
O Paulo Bento sai fragilizado porque o jogador reconhece problemas entre os dois. Não claramente mas é o que se pode depreender das suas ideias.
Sai fragilizado porque se o jogador não tivesse nenhum problema não dizia que queria saír daqui a 3 meses!
Derlei também n esteve bem. Aliás, identifica mau ambiente no balneário por esta situação. E acredito plenamente que ele não fale a Vukcevic.
 
Mas ele não disse que o jogador não tinha um problema. Ele disse é que n tinha nenhum problema com o jogador e perguntou que questionassem o inverso ao próprio jogador - Que é o que faz todo o sentido.

É retórica, mas serve perfeitamente para n sair fragilizado. Aliás a ideia era essa.

Mais, julgo que sai é ainda mais forte. Porque a coerência é isso que traz: Força e orientação no balneário (no que a ele diz respeito)!
 
Em vez do paulo bento ponham la um general ou um sargento, o efeito é o mesmo, se é para manter a disciplina...axo que o vuckevic devia ter tratado dos problemas internamente e nao vir falar para a praça publica e ainda por cima logo nesta altura, errou...mas também vejamos o ano passado o vuckevic foi dos jogadores mais regulares da equipa do sporting e a quem o paulo bento recorreu mais para resolver jogos. O jogador sentiu isso porque se calhar nao houve uma palavra ou explicaçao por parte do treinador a dizer porque ele nao jogava; não é que o paulo bento fosse obrigado a dar essa explicação mas certamente se calhar ficava-lhe bem conversar com ele à parte e incentiva-lo.

Moral da história:
1- paulo bento continua armado em imperador e usa e abusa de poderes...é verdade que defendeu os interesses da equipa porque tem o chamado núcleo duro da equipa do seu lado, mas por outro devia ter pensado que as vezes uma simples conversa resolvia isso porque atendendo aos activos do clube vuckevic é uma peça importante.

2- vuckevic sai ainda mais fragilizado porque sentiu que nao tinha apoio de ninguem e isso o sporting como sempre nos "habituou" sempre tratou os jogadores como mercadoria.

3- la continuam os criticos a dizer que para o clube ter sucesso, o soares franco e o paulo bento deviam pedir a demissao.
 
Bem eu começo por dizer que considero que Paulo Bento tem razão e que a sua postura é correcta. Aliás eu sou um grande adepto do treinador Paulo Bento: A unica excepção relativamente à sua pessoa é velha questão relacionada com o seu comportamento perante as arbitragens.
No entanto neste caso sai parcialmente fragilizado. Digo isto precisamente por aquilo que o Kramer já referiu. Paulo Bento sempre negou qualquer problema na sua relacao com o jogador e desafiava mesmo a perguntarem isso ao jogador. Quando os jornalistas o tentaram fazer, ao pedir a presença no flash interview apos o fim do jogo com o o Belém, a SAD do Sporting proibiu o jogador de o fazer (pq seria!), só que este fintou-os (no fundo como costuma fazer no relvado) e desferiu um golpe fatal no reino de alvalade. Alias já hoje voltou a prestar novas declarações que fazem antever novos capitulos nesta novela.
Paulo Bento ao contrário do que fez por exemplo com Stojkovic, nao admitiu problemas. Essa é a parte que me faz confusao. Pq a diferença de tratamento!?
Mas contnuo a dizer que a decisão de encostar o jogador faz todo o sentido. Um treinador tem que impor o seu poder, fazer se respeitar perante um grupo de trabalho e quem nao obedece a tais regras tem de ser penalizado. As vezes as falinhas mansas nao chegam e chega se a um limite e ha que tomar medidas mais rigidas.
Agora a sensação com que fico é que nenhum dos 3 "ics" veio por vontade de Paulo Bento: repare-se que teve problemas com Stojkovic, Purovic e agora Vukcevic e se formos a reparar, os 3 são representados pelo mesmo empresário! Estranhos negócios estes o da SAD do Sporting. Todos eles vieram de países diferentes e todos representados pelo mesmo empresário. Já antes tinham ido buscar 3 jogadores ao mesmo clube (Had, Celsinho e Ismailov vieram do Lokomotiv de Moscovo) e isso para mim não é coincidência e se calhar mina o próprio trabalho de Paulo Bento, que repito é um excelente treinador!
 
ó karlos vires para aqui falar bem do paulo bento como se fosses um miudo louco por um doce é um desastre, tens a tua opiniao e eu respeito, agora nao fales do que nao sabes, os jogadores (os ics), vieram por indicação do paulo bento e isso é ponto assente. Agora as "briguinhas" começaram quando o chunhado. o irmao, o gato ou os papagaios começaram a falar e ai claro ficaram queimados...
 
Não está Vukcevic a seguir os passos do capitão Moutinho? Também ele declarou que queria saír do Sporting e nem deu prazo tão alargado!
Vamos ver se há diferenças no tratamento...
 
Não houve diferenças... Quando Moutinho o fez, foi ao banco (em mais do que um jogo, aliás num deles esteve na bancada, se n me engano com o Benfica).

Entretanto voltou, não saíu, disse estar de alma e coração no clube.

Alguma coisa terá feito para se retratar.

Vuk foi à bancada, ao banco, foi suplente utilizado e desperdiçou a primeira oportunidade. Mas com toda a certeza que q questão está mais relacionada com empenho nos treinos e atitude perante o grupo. Agora, recordo, Moutinho foi à bancada (com o Benfica) e ao banco (na apresentação da equipa aos sócios).

Tratamento diferente porquê?
 
Calma Vantunes,
Essa análise é para começar a ser feita a partir de agora, ou seja, depois das declarações de Vukcevic! Ou quer dizer que já existia algum problema antes destas declarações??
 
Para o Paulo Bento não... Para o Vukcevic acho que já lhe perguntaram e que ele já respondeu.

O que eu n percebo é o que são diferenças de tratamento para ti. Ou melhor, n percebo em que timings é que têm que acontecer.

Ou seja, depreendo das tuas palavras que o Paulo Bento estará a prejudicar o Moutinho se agora puser o VUK a jogar logo após o problema? Só se fôr isso. Porque a acção dele sobre o Moutinho foi rápida, clara e inequívoca.
(e não estou a dizer que foi boa...)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!