quarta-feira, setembro 03, 2008

REGULAMENTOS OU CONVENIÊNCIA ?














Em consequência do Clássico Benfica-Porto do último sábado e dos acontecimentos analisados pelo Conselho de Justiça da Liga, ficou ontem à noite a saber-se dos castigos . Luisão que agrediu Supunaru num lance de canto (o jogador ficou de joelhos a queixar-se) teve um sumaríssimo e apanhou (para já) dois jogos de suspensão. Até aqui tudo normal. Mas a surpresa veio com as decisões relativamente aos acontecimentos escritos no relatório do árbitro e que afectaram directamente a equipa de arbitrage. A invasão do Diabo alcoolisado e agressão do árbitro auxiliar foi punida por 1500€ de multa, enquanto que, uma situação que passou despercebida perante as câmaras - uma garrafa de água cheia atingiu outro auxiliar na cabeça provocando um hematoma foi punida com 3000€.

Toda a gente se recorda do caso apito dourado/final onde a comissão disciplinar da Liga se defendeu perante as penas aplicadas alegando que os regulamentos existentes "prendiam" os membros de agir de outra forma e de penalizar severamente os culpados. Ficou no ar que era necessário rever todo o código de justiça desportiva da Liga Portuguesa de Futebol. No passado verão a Liga marcou uma reunião para decidir/votar novos regulamentos. Mais apertados para os infratores a todos os níveis (Disciplina, Dívidas, Corrupção, etc.). A reunião foi boicotada e nada se aprovou. Pelo que se pergunta: Como pode Portugal querer atingir um clima de transparência e insuspeição quando as próprias leis são criadas e aprovadas pelos "ladrões"?
O que fica é que invadir, agredir, corromper e roubar compensa porque se paga sempre uma multa irrisória e... bola para a frente.
No caso de Luisão (e tantos outros) quem se lixa é o elo mais fraco, os jogadores. Eles, perante erros, voluntários ou não, são (quase) sempre casigados exemplarmente, enquanto que todos os outros intervenientes são constantemente desculpados por toda a gente.

PS1: Toda a gente se lembra do caso Very Light na final da Taça e da invasão de campo por parte da Juve Leo num derby em Alvalade. Será que estes não deveriam ser exemplos para que certas coisas não se repetissem?

PS2:O Benfica é responsável pelo seu estádio. Tem a responsabilidade de exigir de quem contrata responsabilidades mínimas - quer seja da Polícia, quer seja dos Seguranças, tal como exige que os jogadores jogam o mínimo para que foram contratados. Como responsável máximo tem que garantir que estão sempre reunidas as condições mínimas para se realizar um jogo de futebol. Entraram petardos, cebolas, bêbados, garrafas com tampa. Quem deve assumir a responsabilidade perante a gravidade dos factos?

PS3: Segundo o relatório da Comissão disciplinar da Liga Luisão actou com intensão (...colocando a integridade física e a saúde do atleta adversário em perigo, e revelando intencionalidade nesta prática uma vez que a protagoniza em momento do jogo em que não há qualquer disputa de bola entre os intervenientes, antes se aguardava a marcação de um pontapé de canto a favor da equipa do jogador agredido...). Teve apenas dois jogos? Lembro-me que Robbie Fowler quando estava no Liverpool comemorou um golo fingindo que estava a "snifar" a linha lateral - apanhou 4 jogos de suspensão. Fica a questao no ar...

PS4: Onde para este sumaríssimo?

Etiquetas:


Comentários:
Mais engraçado é que para haver um sumaríssimo é preciso provar-se que os árbitros não viram o lance. E isso ficou provado, segundo o comunicado da comissão porque o Rolando estava a sangrar!!!

"Esta sequência (verificar o jogador Rolando, que sangrava da testa) prova que o lance escapou ao âmbito de observação e avaliação do árbitro principal, preenchendo assim um requisito essencial para a instauração de processo disciplinar sumaríssimo"

Só pode ser para rir!
 
Eu concordo com um castigo. Para mim isso é inegável. E digo mais, o próprio Benfica devia expulsar esse sr. de sócio.
Agora o que a mim faz alguma confusao é o facto de ver os sportinguistas armados em defensores da verdade, da justiça e do bom comportamento, mas quando os seus próprios adeptos invadiram ( e nao foi um! Foram vários!!) o relvado de alvalade e em que teve de ser o próprio Bettencourt a agarrar (qual placagem de rugby) um dos invasores, nisso os sportinguistas nao falam e nao se insurgem!
Mas volto a repetir: o castigo imposto ao Benfica é de facto ridiculo. Só nao concordo com tanto choradinho. Mas claro eu entendo: vem ai um Benfica - Sporting e estão cheeionhos de medo! Ainda por cima nao jogando o Aimar aquilo vai ser 2 ou 3 na ripa! O Suazo até os abana!
 
ahahah...os sportinguistas devem estar mesmo cheios de medo da vossa equipa ridicula, de gaijos que nem sequer se seguram nas pernas, por tudo e por nada se atiram pro chao, passam a vida a dar porrada, enfim joguem à bola.
o que eu tenho pena é de o luisao nao jogar, senao estaria mais confiante, porque aquela defesa do benfica, maezinha do céu...so espero que recuperem as vossas vedetas todas para nao dizerem que perderam porque nao jogou a,b ou c...qualquer jogador que venha pro benfica é bom, excelente, maravilhoso...é isso que da pica aos socios do benfas, e é por isso que trocam todas as epocas 30 jogadores...

O castigo já nao vale a pena falar, isto se fosse noutro pais, mas tambem em relaçao a outros somos os santinhos, veja-se as claques em italia por exemplo...2 jogos a porta fechada no minimo seria 1 bom castigo.
 
Nos últimos 2/3 anos só vi sumarissimos aplicados a jogadores do Benfica...

Porque será?

Derlei, Katsouranis, Luisão...

Ninguém viu o que Tonel, Bruno Alves, Quaresma, fizeram durante a época transacta?

O Sapunaru é agredido e o Rolando sangra? Será espírito de equipa?

Eu concordo que haja castigo para estas situações... Mas tem de haver coerência!

Quantos braços e mãos não tocam na cara de adversários na marcação de cantos?

Quanto ao adepto que entrou, acho que devia ser punido exemplarmente.

Falar de coacção ao árbitro auxiliar é ridículo.

Ainda me lembro de há uns anos o José Pratas andar a correr à frente de jogadores do FCP... Isso seria o quê?

Cumprimentos a todos
 
Há uma questão muito importante...no ano em que o Derlei levou o sumaríssimo, mais ninguém levou.
Veremos qual será o critério para este ano, se bem que já sabemos que começa mal...
Relativamente à segurança nos estádios...tampas de garrafas levo-as nas cuecas e ninguém as apanha. vamos ser honestos e prácticos. Qualquer um pode entrar com uma bomba num estádio mesmo sendo revistado. Cabe haver bom senso do adepto comum. Como já disse, aquele diabinho não entrava num estádio de futebol durante algum tempo. E, claro, o Benfica também tem que ser penalizado. Quanto mais não seja por ter um adepto daqueles. ahahaha
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!