quarta-feira, setembro 24, 2008

O Enigma Aimar

Pablo Aimar chegou a Portugal e mais concretamente ao Benfica com um estatuto de grande vedeta internacional e mais parecendo o salvador da pátria encarnada.

Para isso muito contribuíram as declarações de Rui Costa, o qual considerou o argentino como um dos 3 melhores nº10 do mundo ( ou outros seriam Deco e Riquelme) e a própria imprensa que tem tratado “pablito” nas palminhas das mãos.
A meu ver, Aimar não justifica tal estatuto, não justifica tamanha protecção. É um bom jogador sim, mas não é nada de especial. Será o típico argentino que tendo feito meia dúzia de jogos no River Plate é logo elevado a estrela. Quem joga no River Plate ou no Boca Juniors faz alguns jogos com qualidade e então se tem a sorte de Maradona dizer algumas palavras elogiosas, logo passa a valer milhões e há sempre um clube da Europa que perde a cabeça e paga balúrdios.Quem não se lembra de casos como o de Saviola, Higuian, D´Alessandro, Palermo, Gonzalez, Riquelme, Gago, Banega, Ibarra, Macherano, e tantos outros que acabaram por ser contratados por clubes de menor expressão ,mas que custaram mais de 5 milhões. Ainda agora falavam de um tal Buonannote do River para o Benfica e que custava 7 milhoes e de tal de Escudero o qual também custava uma pipa de massa.Aimar foi um desses, e se formos objectivos, vemos que foi para Valência e falhou, foi para Saragoza e falhou e veio agora o Benfica e tem desiludido e acredito plenamente que continuará a desiludir.

Para já não é um número 10. É uma espécie de João Vieira Pinto mas não tem nem de perto nem de longe a capacidade de finalização que tinha o “pequeno génio”.Não vindo nem muito atrás para ajudar o meio campo, nem ajudando o ponta de lança, acaba por não ser nem carne nem peixe. Anda por ali! Fisicamente é uma nódoa! Tacticamente……………Dá então vontade de perguntar: o que fazer com Aimar?????!! Jogando um pouco atrás do avançado seria a melhor posição para ele, mas o seu rendimento não tem convencido. Jogar como médio centro, não dá pois não defende e como disse anteriormente não tem cultura táctica. Entrar a partir da meia direita seria uma opção a eventualmente testar, mas isso implicaria ter um defesa direito que fizesse todo o corredor, coisa que claramente Maxi Pereira não faz. Nélson fazia……
Entretanto.....lesionou-se!! Já jogou uns minutos em Paços de Ferreira, mas não terá de certeza ritmo para 90 minutos e sobretudo para um Benfica – Sporting. Se quando está bem é o que é, imagine-se agora! Desta forma acredito muito na dupla formada por Cardozo e Nuno Gomes. Suazo. Agora sim!!

Comentários:
Sou daqueles que sempre disse que nunca viu Aimar jogar. PArece mentira, mas é verdade.

Sempre ouvi falar muito bem do jogador e acredito que meio mundo n possa estar errado.

Mas a verdade é que nunca o vi jogar. Os jogos do Valência nunca colheram a minha preferência, na selecção argentina, teve sempre o azar de estar em selecções que falharam nos torneios que vi (sobretudo mundiais) e no Saragoça então, nem se fala.

Mas acho que tem que ser muito bom jogador. Ou isso, ou anda tudo doido! Nunca houve fumo sem fogo...

Estou à espera de o ver no Benfica para emitir juízo. Para já, destaco-lhe a qualidade de passe. O resto, confirmo tudo o que diz o Karlos.
 
seria interessante comparar romagnoli e aimar...
 
São dois campeos do mundo, esta tudo dito...
 
Aimar, para mim, é o típico "pequeno nº10" que já não tem espaço no futebol. Se o último nº10 foi Zidane (veja-se o peso da sua ausência na selecção da França) já não há mais ninguém que possa ter outro estatuto similar. Por isso, considero que Aimar está desadaptado à realidade do futebol europeu. Mas atenção: não considero que tenha falhado no Valencia.
Relativamente ao seu lugar no Benfica...acredito que Quique vai apostar muito por ele. Seja como meia-ala direita ou nº 10 atrás do ponta, Aimar será um dos preferidos do técnico. Mas continuo a achar que terá o rendimento igual ao de JVP nas piores épocas de SLB: muitas faltas sofridas, poucos golos, boa circulação de bola mas sem passes de morte...
 
No Valência falhou... ??!!!!

Vainqueur de la Super Coupe d'Europe en 2004 (Valence CF)

Vainqueur de la uefa cup en 2004 (Valence CF)

Champion d'Espagne en 2002, 2004 (Valence CF)


Finaliste de la Ligue champions en 2001 (Valence)

Tirei isto do L'equipe.

Não parece justo dizer que falhou quando ganha duas taças europeias, chega a final da Champions e ganhas dois campeonatos de Espanha.
 
Ha certos lampioes que sofrem de memoria...o aimar é um grande jogador, nunca o benfas teve um jogador tao bom nos ultimos 20 anos...
 
Concordo só em parte com o teor do post.

É verdade que Aimar custou um dinheirão (é o jogador mais bem pago em Portugal), e que tacticamente talvez não fosse a priorirdade (preferia que tivessem trazido o Paulo Ferreira).

Mas quanto ao passado do jogador temos que lembrar a sua magnífica carreira no Valência, onde ganhou praticamente tudo.

É um jogador tecnicamente muito bom, capaz de gerar desequilíbrios, desde que fisicamente esteja bem.
Essa é a minha maior dúvida. Será que ele vai fazer dez jogos seguidos ?

Os exemplos apresentados também são algo dispares. Mascherano, por exemplo, é titular do Liverpool.
 
O Maxi Pereira é titular no Benfica. Isso faz dele um grande jogador??
O Pedro Emanuel ganhou tudo pelo FC Porto. Isso faz dele um grande jogador???!!
Tb o argumento de que "foram campeões do mundo, isso diz tudo": o Paulo Madeira, o Abel Silva, Gil, Tulipa, etc, etc, tb foram campeoes do mundo. Isso tb faz dele grande jogadores???!!
 
Podemos sempre comparar Romagnoli e Aimar mas penso que Aimar bate-lhe aos pontos.
Tem mais traquejo internacional, é mais rápido, melhor toque de bola, mais objectivo. Romagnoli mastiga muito o jogo. Aimar remata melhor e ocupa melhor os espaços, Romagnoli ganha no posicionamento defensivo. E pouco mais...
 
Não pode haver comparação possível... caso contrário a fama de Aimar não se justifica absolutamente nada!

O posiionamente defensivo de Romagnoli é deficiente. A única coisa que tem de bom é a movimentação que é excelente, e o passe curto é por norma sempre certeiro, mesmo quando n há espaço. Mas de resto é banal. É raro ver-se-lhe um passe longo, é raro rematar à baliza, não marca bem livres, etc, etc, etc...
A sua movimentação é que realmente é qualquer coisa! Faz rupturas excelentes, bom nas digonais, e confere amplitude ao ataque quando não tem bola. Com bola, é que sem ser mau, podia ser muito melhor.

Aimar continuo sem conhecer. Ontem por exemplo perdeu as primeiras 5 bolas em que tocou, mas fez uma assistência para golo (sem grande grau de dificuldade, é certo).
 
Para os defensores de Aimar: o argentino voltou a lesionar (lesao muscular !! pasme-se!!) e falha o encontro com o Napoles! Oh que surpresa!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!