terça-feira, setembro 02, 2008

FECHO DO MERCADO 2008 – I

Com o fecho oficial do mercado de verão analiso algumas das movimentações mais mediáticas a nível nacional e internacional, bem com o impacto directo na performance esperada nos clubes compradores e vendedores.


No mercado nacional os últimos dias de mercado trouxeram a confirmação da transferência à muito esperada. Ricardo Quaresma assinou pelo Inter por 18.6 milhões de € mais o passe do jovem Pele. O Inter de Mourinho que já se tinha reforçado com dois excelentes jogadores – Mancini e Muntari – procura em Quaresma mais uma alternativa para desequilibrar nas alas pois Mourinho percebeu que no seu esquema de 4-3-3, nem Stankovic, nem Jimenez são alternativas “válidas”. Por não ser titular de caras (Figo, Muntari e Mancini) poderá dar o tempo e espaço de adaptação a Quaresma necessários, ele que claramente não é um jogador facilmente adaptável (quem não se lembra na época do Barcelona e primeira época no Porto).

O Porto por sua vez faz o negócio possível e além do encaixe financeiro ganha um jogador que poderá preencher uma vaga até agora complicada de preencher (Médio Defensivo) no 4-3-3 de Jesualdo e livra-se de um jogador que há muito estava noutra.


O Benfica contratou Suazo, vendeu Nelson e fechou o plantel pelo menos até …. Janeiro. Os especialistas falam que o plantel está desequilibrado e tendo jogadores a mais para certas zonas e a menos noutras. Neste contexto percebe-se que Nuno Gomes, Cardozo, Suazo, Mantorras e Makukula são avançados a mais para dois lugares se considerar-mos que Aimar e Reyes podem acompanhar o Ponta de Lança fixo. Mas o principal problema prende-se com a defesa onde na zona central onde Luisão e Sidnei são curtos para as opções existentes (David Luís a dúvida após várias lesões e o adaptado Katsouranis que já comprometeu). Nas alas outro problema neste plantel. Leo parece-me razoável a atacar e a defender, mas quando é necessário fechar com os centrais torna-se uma lacuna. Jorge Ribeiro é uma opção de recurso para o treinador. Na direita Maxi vai fazendo o que pode mas não acredito que possa muito. Um jogador normal e ainda por cima sem concorrência pode ser muito perigoso para uma época tão longa.


O SCP há muito que definiu o seu plantel e definiu os seus reforços para zonas nevralgicas do campo - Postiga em vez de Purovic, Rochemback em vez de Farnerud, Caneira em vez de Gladstone, muito devido à manutenção da estrutura e do estilo de jogo do treinador. Apenas se punha a dúvida se os jovens promissores Moutinho e Veloso sairiam, o que não veio a acontecer, ficando também congelada a 1ª opção para o caso de um deles sair – Hugo Viana. Curioso que o Everton não quis dar 25 milhões pelo Moutinho mas deu 18,5 pelo jogador belga do Standard Fellaini, o que mostra a subvalorização que o nosso campeonato se encontra.

Comentários:
Resumidamente: Porto está muito mais fraco. Mas muito mais!
Sporting esta mais forte mas atencao que o GR é Rui Patricio! Acredito que até possa vir a ser bom, mas de momento nao o é e entao se olharmos para o banco até mete medo! Se Tiago e Ricardo Batista tiverem de jogar.....
Ja o Benfica tá muito forte no ataque, mas ta fraco na defesa. Laterais há os 2 titulares (sendo que Maxi é um jogador banal) e depois como suplentes é tudo uma lástima!
Mas acredito plenamente no titulo!
 
Porto mais fraco, Sporting bem mais forte, Benfica mais interessante mas ainda desiquilibrado.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!