domingo, setembro 28, 2008

Benfica 2 Sporting 0

Não foi um grande jogo, se bem que prometeu-o logo ao primeiro minuto quando Yannick desperdiçou a melhor ocasião do Sporting em todo o jogo e quando, pouco depois, Cardozo tentou surpreender Rui Patrício. O jogo foi equilibrado na primeira parte com maior superioridade leonina que parecia ser a equipa mais perigosa e com um futebol mais bem organizado. Os lançamentos cruzados nas costas de Jorge Ribeiro foram uma arma importante no início da partida mas esta solução durou apenas 20 minutos.

Do lado do Benfica, procurava-se servir Cardozo (já ganha bolas de cabeça!) ou esperar que Reyes ganhasse liberdade pela esquerda mas Abel e Roca fechavam bem o corredor.

Para a segunda parte, Quique reorganizou o meio campo e Katsouranis ajudou a soltar Reyes enquanto que Carlos Martins procurava libertar espaço para os dois avançados. Do outro lado, via-se pouca bola na frente, com Romagnoli, Moutinho e Roca a perderem fôlego e a não servirem Postiga e Yannick. Paulo Bento mantinha-se fiel às alterações aos 60 minutos, mas já com Aimar em campo, o golpe de génio de Reyes deu-lhe as voltas às contas e a troca por troca (Postiga para Derlei) foi insipida. Era tempo do Benfica crescer e quando Paulo Bento quis mexer já foi tarde de mais pela cabeça inspirada de Sidnei. Liedson e Pereirinha já pouco podiam trazer ao jogo com o resultado em 2-0.

De salientar, 3 ou 4 pormenores importantes:

- O banco do Benfica apresentou soluções que há muito não se via: Aimar, Katsouranis, Di Maria e Leo eram óptimas alternativas enquanto que do lado do Sporting essa foi uma das lacunas para não poder reentrar na partida.

- Izmailov e Vukcevic foram ausências de peso. Só eles poderiam ter imprimido ao meio campo leonino a velocidade necessária. Romagnoli mastigou demasiado.

- Yannick podia ter mudado a história do jogo logo no primeiro minuto.

- Se a entrada de Nuno Gomes foi decisiva noutros jogos, neste caso a sua saída foi determinante. Principalmente, pela mudança de estilo para 4-2-3-1.

Comentários:
A ideia chave é a de que venceu a melhor equipa da noite.

Curiosamente, num jogo em que Rui Patrício não foi chamado a fazer nenhuma defesa, o Sporting sofre dois golos. Quim teve 2 defesas de elevado grau de dificuldade para fazer (Postiga e Djalló na segunda parte)... Ora se a isto juntarmos os 2 golos e as duas oportunidades flagrantes desperdiçadas (Nuno Gomes e Djalló) chegamos à conclusão de que se tratou de um jogo disputado longe das balizas.

Ao Sporting faltou consistência defensiva para levar a sua avante. Ao Benfica valeu o rasgo de génio de Reyes (golo de execução muito dificil, e que quase ninguém estava à espera) para materializar o seu domínio a meio campo.

É importante escalpelizar o porquê deste domínio aparente do Benfica no terreno de jogo. A meu ver temos que aliar isto a duas questões: O bom jogo de Yebda e de Katsouranis (fundamental após o intervalo) e o não aparecimento em campo de João Moutinho (procura-se...).
A saída de Ruben Amorim, com a deslocação de CArlos Martins para a direita e a entrada de Katsouranis para o meio (aonde Martins havia estado inconsequente) foi o golpe de génio que Flores tinha guardado (reparem que, feitas as contas, a substituição acaba por ser posição por posição). Boa alteração do espanhol, que venceu Bento na leitura de jogo (situação rara em Portugal desde que Bento pegou no Sporting).

O Sporting, mexeu na frente, quando precisava realmente era de mais valias a meio campo e na minha opinião tirou o seu jogador mais activo da frente de ataque (e o mais perigoso).

Com superioridade a meio campo, o Benfica contou com a qualidade de dois jogadores muito acima da média para num lance fazer a diferença que ditou o desenrolar do resto do jogo.

A entrada de Aimar, na minha opinião, é a face visivel de um estrago que já tinha sido feito com a entrada de Katsouranis (teve o condão de ajudar a apagar Romagnoli de vez e garantir as transições). Mas para além disso, ligou o meio campo e ataque do Benfica, que até aí pouco ou nada tinha feito.

Boa Flores. Bom jogo, boa vitória, boa leitura. Bento, contrariamente ao habitual em Portugal, teve nota negativa neste teste. Acontece aos melhores. É importante rever as situações de Romagnoli e Moutinho (e quem sabe, Rochemback - jogou bem, cumpre, mas parece que se abandonar aquele lugar poderá fazer muito melhor).

Melhor do Benfica - Reyes (bem acompanhado por Katsouranis e Sidnei)
Melhor do Sporting - Dificil escolher entre tanta mediania, mas entre Veloso, Roca e Postiga venha o diabo e escolha.
 
Falando de ausentes no Sporting, concordo quando o Kramer fala em Vuk e Izmailov como sendo jogadores que poderiam ter dado outra dimensão ao meio campo do Sporting, mas fundamental mesmo (face àquilo que se viu em campo, e ao modo como decorreu o jogo) foi a ausência de Caneira. A consistência defensiva que ele traz ao Sporting, torna-se evidente sempre que ele não está.

Mesmo no posicionamento dos outros colegas.

O banco do Sporting tb teria outra dimensão caso estes jogadores lá estivessem, mas independentemente disso, foi um banco que permitiu a entrada de Liedson e Derlei. Não podemos de modo algum considerá-lo fraco. Unidimensional, sem dúvida, mas sobretudo devido às 3 ausências. A utilização que lhe foi dada também poderá não ter sido a melhor.
 
Tens razão quando dizes que Paulo Bento tinha que mexer no meio campo mas...fazer o quê? Tinha a opçao Pereirinha para o lugar de Romagnoli deslocando Roca para 10 ou então tirar Romagnoli, lançar Derlei ou Liedson e recuar Yannick.
 
Não concordo com o que diz de Nuno Gomes.
Apesar de entender que o grande vencedor deste jogo acabou por ser Quique Flores, acho que, neste caso, teve sorte, pois aquando da sua saída, Nuno Gomes era o melhor atacante do Benfica em campo.

http://chutodeletra.blogspot.com/
 
Foi um jogo interessante. Teve algum ritmo, teve um elevado nivel tactico, ouve alguma incerteza no marcador e não polémica com a arbitragem.
Ganhou efectivamente quem foi mais eficaz pq se calhar tudo seria diferente se Yannick tivesse marcado logo no inicio do jogo.
Um inicio marcado por excelente leitura de Paulo Bento que havia certamente dado instruçoes para que se insistisse em lançamentos longos para as costas dos defesas dos encarnados sobretudo no espaço entre o lateral e o central. Havia que aproveitar isso, não so pq o Sporting tem Miguel Veloso e Roca que tem uma elavada qualidade nos passes longos, mas tb pq têm o rapidissimo Yannick, mas sobretudo pq o Benfica não tem uma defesa rotinada. Alias quer a titularidade de Miguel Vitor mas sobretudo a de Jorge Ribeiro foram uma surpresa. Fiquei desconfiado com a titularidade de Jorge Ribeiro, o qual apos os primeiros 20 minutos acabou por fazer um bom jogo. Já Miguel Vitor, tive oportunidade ainda antes de o jogo começar (via SMS) de dizer que concorda com a opção. Alias percebo bem Quique neste aspecto. O miudo tem de ganhar rotinas, habituar se a jogar perante grandes multidões e para isso há que ir pondo o miudo aos poucos e perante um avançado que não meta medo. Nao havia portanto melhor que Postiga!! Muito bem Quique! Excelente leitura nesse aspecto!
Mas voltando ao jogo propriamente dito, o Benfica foi de facto mais feliz. Sofreu nos primeiros 20 minutos, depois pegou no jogo mas nunca foi perigoso(excepção foi mesmo o falhanço inacreditável de Nuno Gomes). Adorava ver a forma como o Sporting defendia em equipa. Excelente!! Defendem em bloco, ocupam muito bem os espaços e fazem um pressing notável.
Mas veio a 2º parte e tudo mudou. O Sporting comecou a defender mal, nao conseguia ter bola, abria espaços e o Benfica comecou a criar perigo e o golo acabou por surgir. Sporting desnorteou-se, era faltas e mais faltas e num lance de bola para veio o 2º golo e praticamente matou o jogo.
Acredito que o Sporting sentiu muito a falta de Ismailov e de Vukcevic que seria o seu susbtituto natural. Faltou profundidade na esquerda (e a que houve foi fruto de Grimi que subiu bem) e alem disso perdeu a qualidade de Moutinho no meio. Veloso ocupa bem os espaços, tem excelente qualidade de bola, mas nao corta muitas bolas. Nesse aspecto Yebda teve mt mt bem. A entrada de Katsouranis foi de facto determinante para o controlo do meio campo. Outro aspecto a rever no Sporting é Abel. Muito fraco!
 
A rigidez Bentiana

O Sporting de Paulo Bento tem-se destacado, na minha opinião, pela Rigidez Bentiana.
Esta rigidez não será alheia a uma das principais características do treinador Leonino, a sua teimosia; que também se demonstra na dificuldade de lidar com as personalidades mais fortes e “especiais” do nosso balneário.
Já se percebeu que Bento “não conta” com quem não seguir ao milímetro o que ele pretende.
De facto a rigidez de princípios é exagerada, o que leva o Sporting a apresentar apenas um modelo de jogo exequível, o tal 4-4-2 losango.
O que sair fora disto dá asneira, o que torna este Sporting demasiado previsível, sendo demasiado fácil para os adversários saberem como o Sporting joga.
Depois é tudo uma questão de equilíbrio de forças, pois contra equipas “fracas”, quase sempre a rigidez Bentiana leva a melhor.
Os Sportings de Bento têm sido capazes de ir mais além ou não, consoante a riqueza do plantel ou a forma em que os jogadores se apresentam na altura dos desafios; mas é tudo muito previsível, muito fácil de “acertar no totobola”.
Também pela rigidez Bentiana se compreende que enquanto tudo estiver a correr de feição nos jogos, o Sporting se aguenta muito bem, seja em que campo for.
De facto, quando o Sporting se apanha a vencer por 1-0, a equipa fica confortável, pois pode aplicar a tal “tranquilidade”. E o historial de Paulo Bento no Sporting, prova que realmente quando se apanha a vencer, tem sido quase impossível aos adversários darem a volta.
Em contrapartida, quando o Sporting se apanha a perder, revela muitas dificuldades, e tem sido muito raro virar jogos, a níveis percentuais invulgarmente raros em equipas ditas grandes. É habitual as grandes equipas virarem jogos; o Sporting tem dificuldade; e porquê?
Penso que essencialmente tudo está estudadinho ao pormenor, o problema é que quando as coisas não correm bem, a equipa fica perdida em campo, muito por culpa de não estarem treinadas formas diferentes de espalhar as peças em campo.
Evidentemente que é nestes momentos que os jogadores que pela sua mais valia técnica podem fazer a diferença, e neste particular acho que estamos um pouco limitados, pois temos poucos “mágicos”.
Liedson (em forma), Rochemback, Vuk e possivelmente Izmailov serão dos poucos capazes de colocar em campo essa imprevisibilidade. Mas importa que possam actuar como “vagabundos” em campo; e não serem amarrados pelo treinador a posições e princípios demasiado tácticos.
Evidentemente que não POSSO exigir ao Sporting que vença os Gigantes Europeus, pois sejamos honestos e realistas, por melhor que joguemos a diferença é abismal; apesar de ser possível de vez em quando arrancar uma exibição fabulosa e vencer um jogo a esses colossos do futebol, como já aconteceu com o Inter, na altura com Miguel Veloso a fazer uma exibição imperial, para mim a melhor da sua carreira.
Este exemplo só vem demonstrar o grande tiro no pé de Barcelona, quando Bento decidiu amarrar Veloso a defesa esquerdo após alguns minutos em que actuou a trinco e conseguiu dar supremacia ao Sporting nesse desafio, tendo inclusivamente chegado ao golo e com 2-1 no placard ter discutido o mesmo em Camp Nou.

A excepção (que confirma a regra)
Os jogos com o FCP têm sido a excepção na carreira de Paulo Bento como treinador do Sporting. De facto temos quase sempre vencido, principalmente por duas razões:
- Em todos esses desafios, o FCP tem sempre partido como favorito, quer pela estatística pontual, quer pela soma monetária teórica do valor dos passes do plantel, quer pela generalidade da imprensa e “opinion makers”; dando sempre a sensação nesses jogos que entram em campo “convencidos” que vão acabar por vencer o Sporting. E isso tem quase sempre funcionado a favor do Sporting, pois damos sempre a sensação que os surpreendemos em campo.
- O Jesualdo tem errado constantemente em termos tácticos, sendo que mudou o esquema só para os jogos com o Sporting e apenas em mais uma ocasião, quando foi a Londres perder por 4-1 com o Arsenal. Realmente o Jesualdo lá saberá porquê; pensando eu que o faz porque julga que o meio campo Leonino é superior ao dele, pelo que o tenta modificar, mas com as modificações ou sem elas, tem sido ai que o FCP perde os jogos com o Sporting, na batalha do meio campo.

Desta vez, e após alguns jogos, principalmente 2 Supertaças e uma Taça ganhas pelo Sporting ao FCP, e pelas prestações pobres do mesmo FCP esta época, não acredito que o FCP entre como “favorito” em Alvalade na próxima jornada, pelo que estou bastante céptico para este desafio, cheirando-me o mesmo demasiado a empate; até porque na “cabecinha” de Bento será muito mais importante não perder 2 jogos seguidos com os maiores rivais do que vencer.
Aceito que um treinador rígido como Paulo Bento possa no final das épocas conquistar mais umas taças para a nossa colecção gigantesca de mais de 13.000, mas até por isso, pelas mais de 13.000 taças que o Sporting tem, pergunto a mim mesmo e aos Sportinguistas se é isto que pretendemos?
Se calhar com outro treinador dariamos mais espetáculo mas no final ganhariamos menos, mas uma coisa é certa e sabida: não gosto de perder como perdemos em Barcelona ou na Luz, nem de ganhar a defender como em Braga.
 
Carlos Saraiva,
O Benfica jogou com 2 atacantes em funções diferentes. Cardozo tinha a missão de lutar pelas bolas altas lançadas por Carlos Martins e Nuno Gomes a missão de fechar Miguel Veloso e tabelar com Ruben Amorim e Reyes. Não esteve melhor que Cardozo, na minha opinião. E se alguém tinha que saír era ele mesmo.
 
PPA,
A rigidez Bentiana permitiu ao Sporting com plantéis de qualidade duvidosa ganhar títulos. Algo que não conseguiu com melhores plantéis existentes anteriormente. Não sou crítico de Peseiro mas o plantel que este tinha era bem melhor que algum que Paulo Bento já teve.
As dificuldades que o Sporting tem em virar resultados não são superiores às que o Benfica também tem.
Não gostas de perder, não gostas de ganhar...pareces-me demasiado exigente para alguém que tem tão pouca qualidade individual no plantel.
E perder em Barcelona ou na Luz não é tão grave quanto possas pensar. Apesar de não gostares.
 
Tão pouca qualidade individual?? Lamento, mas não devemos estar a falar do plantel do SCP...

Independentemente de não concordar minimamente com o que diz o PPA. Bento sabe ganhar. Tem um estilo pouco ortodoxo, e pouco espectacular? Tem! Mas nem por isso deixa de ser bom futebol. O que diz o Karlos é uma grande verdade. A defesa em bloco do SCP é algo de muito admirável. A pressão alta é excelente. A posição das peças é extraordinária.

Falta capacidade de desiquilíbrio? Falta... Mas antes já a tivemos e não ganhámos nada. Valer+a mais aquela época de Peseiro, do que estas todas de Bento?? É que com Peseiro conquistamos 0 troféus e com Bento ganhámos algo todos os anos... Para mim, as contas são fáceis de fazer. E continuo a achar que apesar dos 2 maus resultados nos jogos grandes (invulgar com Bento) o Sporting é dos 3 grandes o que está em melhor posição para ganhar o campeonato (perguntem a Quique e a Jesualdo se não trocavam com o Sporting?!?! É matemática), e na Champions League tem tudo em aberto.

É uma questão de gerirmos as expectativas. Não eramos os maiores do mundo há uma semana, não somos os piores agora. Calma, que a procissão vai no adro.

O plantel tem qualidade, o treinador tem qualidade, o clube tem qualidade. Está tudo em aberto. Que se acalmem os arautos da desgraça, da mesma forma que acalmaram os que já nos proclamavam campeões ao fim de 3 jornadas.
 
Rui Patricio é um miudo com potencial de quem até gosto, mas…convém manter algumas reservas.
Tiago já não conta, é o Abbiati lá do sitio mas pior.
Ricardo Batista não conheço mas pelo que tem jogado nos últimos anos, só se lhe reconhecem os jogos na Selecção onde tem pouco trabalho.
Stojkovic não é nada mau mas devia usar mordaça. Riscado por Paulo Bento, n joga.

Abel é dos jogadores mais faltosos do campeonato. Sobe bem mas posiciona-se mal defensivamente.
Pedro Silva não parece melhor que Abel.
Polga é realmente muito bom.
Tonel é bom jogador mas treme todo nos jogos grandes e é a despachar para a bancada.
Caneira é realmente muito bom.
Carriço é…actor?? N conheço, para mim n conta.
Ronny é sofrível.
Grimi é muito limitado mas melhor que Ronny.

Miguel Veloso tem qualidades de passe e técnica maravilhosas. Mas falta-lhe algo mais que ainda não entendi muito bem o quê. Bom jogador, n vale os 30 M.
Adrien Silva ainda não é tudo o q dizem.
Pereirinha até simpatizo com ele mas é jogador de plantel, sem nenhuma qualidade acima da média.
João Moutinho é realmente muito bom.
Rochemback é realmente muito bom mas mexe-se pouco, muito pouco.
Izmailov é realmente muito bom.
Vukcevic é realmente muito bom.
Romagnoli tem mais fama que proveito mas é bom jogador.

Yannick não será ninguém sem Paulo Bento.
Postiga é bom avançado mas temos sempre que desconfiar um pouco porque ainda não provou realmente a boa fama que conquistou.
Derlei tá em fase descendente, é uma opção válida.
Liedson é realmente muito bom.
Tiui não chega.

Ou seja, 3-4 bons defesas, um meio campo muito, muito bom e avançados de média qualidade (excepto Liedson e talvez Postiga). Não é um plantel por aí além.
 
Bom, em minha análise, a vitória no derby lisboeta está bem entregue ao benfica. Foi uma equipa regular dentro de campo na 1ª parte e mais afoita no 2º tempo. As duas equipas actuam em estilos diferentes, em tacticas diferentes: o benfica já está a actuar proximo daquilo que quique flores pretende, que é o 4-4-2, com um dos avançados a jogar atras do ponta de lança, e com os médios que jogam nas linhas a derivar para dentro de modo a finalizar, sendo tambem apoiados pelos laterais (defesa direito nao existe na equipa do benfica) que tem que subir muito, será esta, ou vai ser esta tactica do benfica.
Em relação ao sporting, bom...faço das minhas palavras as do PPA. Esta equipa do sporting dá a nítida sensação de andar ali a ver o barco a passar, a ver o que a outra equipa vai fazer e depois então correr atras do prejuízo, ou entao arriscar alguma “coisinha”.

Continuo a dizer que me fazem rir certos comentários que vou lendo aqui de vários comentadores sobre o paulo bento, e o sporting, e eu na mesma vou repetir: ou continuam cegos ou nao percebem nada de futebol...A verdade é esta: paulo bento é fraquissimo, teimoso e ridiculo; não serve para treinador de futebol, já o demonstrou e continua a demonstrar...os famosos “lançamentos longos” para as costas dos defesas foi durante o jogo todo, o sporting so joga pontape pra frente; os jogadores estao amarrados ao esquema tactico do losango, perdem liberdade de acção, nao criam situaçoes de finalizaçao, coitados dos avançados, acham que ter 2 situaçoes de golo é suficiente por jogo? Se marcarem sim, mas se nao o fizerem...Acho ridiculo tambem que andam pra ai a dizer que o peseiro tinha melhor equipa do que tem paulo bento, aonde? (ahahahah) so podem tar a brincar, comparem os defesas e os jogadores do meio-campo e depois falem comigo...tambem disseram que a defesa do sporting defende bem, aonde? O ano passado vejam quantos golos sofreram...e este treinador ainda tem a lata de por o liedson que vem de uma paragem de 5 meses a jogar num jogo destes...sera possivel que metem este senhor a andar daqui pra fora?

Continuo a dizer é sofrível ver o sporting jogar, nao tem objectividade de jogo, nao tem profundidade, os jogadores jogam em sacrificio, nao tem posicionamento...enfim.

Vantunes uma deixa para ti: pára de defenderes o bento, quando falas dele, tambem pareces aqueles miudos loucos por um doce...

Uma deixa para todos que falam do paulo bento: comecem a ver os jogos do sporting do principio ao fim, e nao apenas os resumos...
 
E já agora uma deixa à comunidade do sporting: para o nosso clube ter sucesso é preciso mandar embora presidente e treinador.
 
Concordo na critica à utilização de Liedson neste jogo. Discordo que digam que Peseiro tinha melhor plantel que aquele que tem agora Paulo Bento.
 
Vamos então comparar:

Titulares

Ricardo - Ruí Patrício; o Ricardo é melhor;
Rogério - Abel; O Rogério é melhor apesar de mais lento
Polga - mantém-se
Enakarhire - Tonel; O nigeriano enchia-me mais as medidas, apesar das lesões;
Rui Jorge - Grimi; Sem comparação. O português a milhas a todos os níveis
Custódio - Veloso; Veloso é melhor
Rochemback - mantém-se
Moutinho - mantém-se
Barbosa - Ismailov; Barbosa é um Deus
Liedson - mantém-se
Djaló - Douala; Ela por ela

Banco:

Peseiro
GR - Nélson e Tiago
Bento
GR - Tiago e Fernandes

Conclusão: Peseiro ganha pois Nélson é melhor alternativa do que Tiago

Peseiro
Defesas - Beto, Hugo, Miguel Garcia e Paíto
Bento
Defesas - Caneira, Ronny, Carriço

Conclusão: Peseiro ganha pois Beto = Caneira, tinha mais opções (não quer dizer que fossem de melhor qualidade).

Peseiro
Médios - Carlos Martins, Tello, Hugo Viana, Sá Pinto
Bento
Médios - Vuckcevic, Pereirinha, Romagnoli

Conclusão: Peseiro Ganha pois tem mais opções, apesar da qualidade de Vuck e Romagnoli

Avançados
Peseiro - Niculae, Pinilla e Motta
Bento - Postiga, Derley, Tíui

Conclusão: Ela por ela. Aceita-se que Bento ganhe

Peseiro podia tirar mais sumo dos jogadores que tinha
 
E isso que disseste não é um plantel de qualidade? Tu próprio dizes que só há 4 ou 5 sem qualidade... Aliás, conto Pedro Silva, Ronny, Grimi e os guarda redes pelo que dizes...

A mim parece-me que ambos estamos a falar de um plantel de qualidade.
 
Zizou, tu não gostas do paulo Bento... tás no teu direito. Mas estás fartinho de festejar os exitos dele.

Gostavas do Peseiro, e não festejaste nenhum exito dele.

Se não estivermos de acordo nisto, por mim tudo bem.
 
Concordo com a análise do Santinni: o plantel de Peseiro era superior!
 
Bem, parece que de facto ha muita gente com falta de memória, mas eu mais uma vez vou avivar-lhes...Santinni tu comparaste os jogadores que mais te interessavam mas em relaçao ao plantel de peseiro acho que tas a milhas de entende-lo e de recorda-lo, até porque nao te esqueças foi no período do peseiro que deixaste de ir à bola (tiveste que? 1 ano sem la pores os pes? Ah ok).

Vamos la fazer as comparações:

Ricardo-Rui patricio
Em relação aos keepers, axo que não há duvidas o rui patricio (futuro GR da selecção nacional) é melhor, onde estava o ricardo com a idade dele? Quantas vezes o ricardo deu frangos em alvalade e com aquela idade? Patricio ja deu, é verdade mas ainda nao tantos como ricardo mas tambem é substancialmente mais novo que ricardo e com uma margem de progressão enorme, e em quantos jogos a época passada salvou o sporting? 1-0 para o paulo bento no confronto entre GR.

Defesas laterais: falas do rogério quando ele nem sequer começou a época nessa posição, mas vou comparar-lo na mesma porque apesar de vir como trinco jougou a maior parte da época nessa posição.
Rogerio-abel: rogerio era muito inteligente a jogar, excelente posicionamento, mas era lento; abel é mais rapido, defende pior, nao tem posicionamento, ambos cruzam bem. Aceito que o rogerio seja melhor. (1-1)
Rui jorge-grimmi: o rui era muito lento, era muito inteligente, nao perdia uma bola mas atacava pouco; grimmi nao gosto. (2-1)


Defesas centrais: beto-polga de peseiro contra beto-tonel de paulo bento; axo que aqui o peseiro estava a ganhar ligeiramente porque beto entendia-se perfeitamente com polga apesar de serem muito iguais. (2-2)

Meio-campo:

Custodio-miguel veloso: axo que aqui temos um empate tecnico, embora hoje em dia diga-se que veloso é mais completo, é verdade (pode jogar a central), tem um execelente pé esquerdo, bom passe, visao de jogo. Custodio para mim era incansavel apesar de que era o unico que recuperava bolas, nao se afoitava muito no ataque, a sua missao era compensar os restantes médios. (3-2).
Rochembak mantém-se;
Moutinho mantém-se; (aceito apesar de que so entra nos seniores no natal quando peseiro o vai buscar aos juniores);
Barbosa-izmailov: barbosa é um Deus de facto, mas nao defendia; izmailov faz um pouco de tudo, defende e ataca. (3-3).

Avançados:
Liedson mante-se;
Douala-yannick: bom axo que nao ha comparaçao, douala era rapido e sabia o que fazia com a bola, yannick......sem comentarios. (3-4).

Resto do palntel:
Caneira-enhakaride: enhak era bom, mas lento e deu casas em alguns jogos importantes caneira é muito polivalente e regular. (4-4)
Semedo-daniel carriço: talvez ela por ela.
Pedro silva-miguel garcia: sem palavras (5-4)...obrigado miguel por aquele golo na holanda e volta sempre).
Ronny-paito: igual..
Hugo viana-vuckevic: bem axo que nao vou dizer nada, a vitoria aqui é do paulo bento. (6-4)
Romagnoli-carlos martins: martins começou bem a epoca com peseiro mas dps lesionou-se, mas é bom jogador, romagnoli sendo bom jogador defende mais do que carlos martins e da mais jogo aos avançados, ligeira vantagem de romagnoli. (7-4).
Tello-pereirinha: este tello so nos ultimos anos rendeu e foi a dfesa-esquerdo!!, mas é bem melhor do que o puto pereirinha. (7-5).
Postiga-pinilla: ridiculo comparar-mos os dois. (8-5).
Derlei-mota: mota pouco ou nada jogou, derlei tem curriculo, axo que ta tudo dito. (9-5).

Conclusoes: a equipa de paulo bento ganha em termos de comparações
 
Agora que ja foi feita a comparação em termos individuais, vou falar de aspectos técnico-tacticos.

No tempo de peseiro o sporting era capaz do oito e do oitenta, porque os adeptos nao contavam ganhar por exemplo ao boavista por 6-1 e no jogo a seguir empatar com o beira-mar 2-2... era isto o sporting. Peseiro chegou ao clube numa altura em que os socios ainda nao tinham percebido porque fernando santos tinha sido despedido, logo tinha isso contra ele. O plantel estava definido e peseiro apenas teve tempo para avaliar alguns jogadores que despontavam dos juniores, como era o caso de semedo (que ja tinha estado emprestado), varela, joao moutinho, miguel veloso,paulo sergio, lourenço, edgar marcelino...uns tiveram as suas chances outros foram emprestados para rodar.

Na 1ª época chegam os reforços: douala, o polivalente rogério numa história com contornos complicados, e, por vezes, duvidosos ; pinilla, atacante chileno e que vem rotulado de goleador ; Hugo Viana, que regressa a Alvalade, emprestado pelo Newcastle, por fim, Enakahrire, defesa central, também adaptável às laterais, internacional nigeriano, mas um autêntica incógnita, que assim completa o eixo da defesa.

Inicio de época: o sporting inica a época com ricardo, polga, beto, rui jorge, miguel garcia, custodio, rochembak, c.martins, P.barbosa, liedson e douala. Ora vendo bem as coisas era uma equipa que tácticamente era dificil de cumprir, barbosa e martins nao defendiam, rochembak (tinga), vinha de uma lesao da epoca passada e custodio era o unico que defendia. O inicio foi pessimo, à 4ª jornada o sporting tinha 3 pontos. As coisas pareciam dificieis mas peseiro la pos a equipa a jogar. As exibições começaram a ser bastante agradáveis e notava-se o um fio de jogo assinalável. A equipa tinha posse de bola, excelente circulação da mesma, um futebol apoiado que tornou os “leões” numa das equipas com melhor futebol da Europa. Mas no melhor pano, continuava a cair a mesma nódoa: os erros defensivos. A mesma nódoa que manchou a época do Sporting, uma época que por uma unha negra… não foi histórica.

A realidade:

A realidade é esta peseiro nao ganhou nada, mas será que é mau treinador? Nao me parece, pelo menos desempregado nao esta, teve um plantel em que soube fazer a rotatividade e espremeu a sua equipa ao máximo; grande época de barbosa, jogou os jogos quase todos, de douala, de liedson (quantas bolas tinha liedson no ataque?dezenas comparativamente com agora), c.martins, sa pinto, entre outros. Peseiro soube tirar rendimento de todos e teve o mérito de saber colocar os jogadores nas posições onde poderiam render mais. Em dezembro elege moutinho ao plantel sénior e coloca-lo ao lado de rochembak, lançando assim uma das perolas mais apreciadas pelos socios hoje em dia. Comparem esta dupla do tempo de peseiro o que jogavam, com o que jogam agora com o paulo bento. Era uma equipa que gostava de ter a bola no pé mas que nao defendia, hoje vemos a nossa equipa quase sempre a defender e mesmo assim campeonatos nem ve-los. Tudo o que era o sporting de entao, todo o seu futebol bonito despareceu com paulo bento, uma euipa que luta e luta por nao sofrer golos e que ataca ainda pior sem coordenaçao de movimentos ofensivos.

Moral da história:

È facil dizer-se que um treinador é mau porque nao conquistou títulos ou vice-versa, é bom porque conquistou 2 ou 3 trofeus. Para mim o mais importante 1º é encontrar alguem capaz de por uma equipa a jogar, criar bases, para obter exitos no futuro. E eu pergunto preferem exibiçoes ou trofeus? Os mais realistas vao dizer troféus, eu vou dizer exibições porque é isso que leva as pessoas ao estádio, é a paixão, é isso que faz sonha os adeptos. Peseiro não ganhou nada mas aquela equipa a jogar assim criava-me a ilusão de uma dia ganhar titulos importantes, pelo menos teve perto, eu com paulo bento nem ilusões tenho.
 
Acho que nem o Zizou percebe as contas dele... Quanto mais eu...

Pelo que percebi:
Patrício-Ricardo: Vantagem Patrício (1-0 Bento)
Abel-Rogério: Vantagem Rogério (1-1)
Grimi-Rui Jorge: Vantagem Rui Jorge (2-1 Peseiro)
CEntrais: Vantagem Polga-Beto (3-1 Peseiro)
Custódio Veloso - Empate Técnico
Barbosa Izmailov - Vantagem Barbosa (4-1 Peseiro)
Douala Yannick - Vantagem Douala (5-1 Peseiro)
Caneira-Enak - Vantagem Caneira(5-2 Peseiro)
Pedro Silva Miguel Garcia - Não percebi bem, mas acho que preferias o Miguel Garcia (6-2 Peseiro).
Hugo Viana-Vuk: Vantagem VUK (6-3 Peseiro)
Romagnoli Martins- Vantagem Roma (6-4 Peseiro)
Tello Pereirinha - Vantagem Tello (7-4 Peseiro)
Postiga Pinilla e Derlei Mota: Vantagem Bento (7-6 Peseiro).

Ou seja, tu claramente sabes de quem gostas, o teu problema é mais não saberes contar.

Da mesma forma que, contando, não te apercebes das diferenças de títulos entre o Paulo Bento e o Peseiro.

Faz como o Miguel Garcia e volta sempre!
 
Realamente enganei-me o resultado é de 8-6, o pedro silva ganha em relaçao ao miguel garcia, nao interpretaste bem...o que eu te digo é que tens a tua opiniao e eu tenho a minha, a diferença é que a tua é facil de decidir, es daqueles que quem for à frente do campeoanto é que é bom pra ti...é facil falares porque se calhar nao sentes o clube como eu, para mim nada do que disseste é valido porque so ligas a estatisticas...quando quiseres falar de futebol a sério tou ca para isso...um grande bem haja!
 
Vantunes so falta dizeres que o paulo bento é melhor que o robson e jozic por exemplo, eles nao ganharam nada e como tu so olhas para estatisiticas...ta explicado o paulo bento é melhor que eles...ahahahahhah
 
Ok... de futebol aprendo contigo, mas de contas continuas a ter que aprender comigo. Se o Pedro Silva ganha ao Miguel Garcia deixa de ser 7 a 6 Peseiro e passa a ser 7 a 6 Bento e o teu entendimento de futebol diz a todos que o plantel do Bento é superior ao do Peseiro.

Quanto à paixão e à forma como vives o futebol e o clube, para mim é equivalente ao modo como fazes as contas: De animo leve e sem rigor.

A forma como eu vivo o clube, diz-me que não vou ao estádio e não pago quotas, não porque não goste do clube, mas porque sou forreta. Mas vejo sempre todos os minutos e jogos do meu clube independentemente de quem lá está (a não ser quando trabalho, porque... sou forreta). O que eu vivo do clube, bem ou mal, não me permite nunca querer que ele perca para me livrar de treinadores ou dirigentes. Isso não elimina o meu sentido crítico e o que digo hoje do Peseiro é igual ao que sempre disse, antes dele perder o que quer que seja. E o que digo do Bento é igual ao que sempre disse antes dele ganhar o que quer que seja. É claro que isso vale o que vale e não passa de conversa entre dois tipos na bancada.

A única coisa realmente certa é que continuas a não saber fazer contas... mas és bom rapaz e gosto muito de ti, ahahahahahahahahaha.
 
Essa do Robson nunca ter ganho nada... Animo leve e falta de rigor... Até parece que tás a fazer contas!

O Jozic não sei. Gostei muito dele do trabalho dele no Sporting, mas não conheço o currículo nem o trabalho.

Mas do Peseiro conheço "n" exemplos que mostram que é um treinador de excelente futebol, mas que perde todos os balneários aonde passa e não incute espírito de luta e guerra aos seus jogadores que pensam que são prima-donas que podem fazer o que quiserem. E ser treinador de futebol é também ser condutor de homens. Se calhar até mais importante do que jogar bom futebol... Se a isto juntarmos os parcos e ridiculos resultados que consegue apesar de jogar sempre o melhor futebol (Nacional, tinha a equipa que na história do clube jogou o melhor futebol de sempre... mas ficou em décimo primeiro, uma das piores classificações do clube; Real Madrid, jogavam muito, eram os maiores, perderam uma taça em Março e nunca mais fizeram nada, perdeu o balneário e conseguiu ZERO; Sporting, goleadas atrás de goleadas, mas os jogadores insultavam-no, chamavam-lhe nomes, não disputavam um lance dividido, não corriam para trás, atacava com 7 homens com os dois laterais lá em cima e só três homens a defender sempre a sofrer golos em contra ataque e de bola parada porque não saltavam a uma bola... resultado, não ganhou nada a não ser inimigos; Panathinaikos, same old story, terceiro lugar do campeonato; Dínamo de Bucareste, já se fala no despedimento do homem - Enfim só azares de um grande treinador... Ou se clhar ele também não sabe fazer contas!!! Que é como quem diz, não faz as coisas com rigor, mas sim de ânimo leve!).
 
Essa conversa de animo leve deve ser para outro, o paulo bento nisso é bom, nao desgosto, agora se queres alguem so para conduzir homens contrata um motorista da carris; ou pelo contrario queres um homem para impor respeito e ser mau contrata um sargento ou um general...

se queres um treinador a sério despede o paulo bento e mete la outro, percebeste???desculpa la a minha matematica, nos os engenheiros quando andavamos na escola, diziam-nos que a nota 20 era para Deus, logo so podiamos ter 19 para baixo, desculpa la não ser perfeito.
 
Ah és engenheiro...
Mas és engenheiro Jr. ou Engenheiro sénior?
 
Vais buscar essa conversa pra aqui agora também? epa isto é para debater ideias sobre futebol...ja sabes qual é a resposta porque é que perguntas essas tretas?
 
Nunca te vi andar de mots meu... Mas tens razão, isto n é para aqui. Amanha falamos, ahahahahahaha.
 
Zizou meu grande tonhó.

Claro que quando comparei planteis baseei-me em factos e não na minha memória (que mesmo assim consegue ser melhor do que a tua).

Facto número 1:
TODOS os jogadores que referi faziam parte do plantel do Sporting na época 2004-2005. Ao contrário de ti, que foste desencantar um tal de Semedo como fazendo parte da equipa. Lembro-te que Semedo apenas fez parte da equipa quando Paulo Bento começou a época no Sporting de início, ou seja, duas épocas depois.

Facto número 2:
O período em que não fui à bola com Peseiro foram cerca de 3 meses, que correspondem a 3/4 jogos em casa. Fui a Alvalade os jogos antes da Taça UEFA e fui ao último jogo do Campeonato com o Nacional em que Peseiro brindou os sócios com 4 batatas do Nacional.

Facto número 3:
Isso de ir à bola para mim é merda. Todos asbemos que no sofá se vê melhor o jogo. Descortinam-se pormenores tácticos e outros que vou referir mais à frente, por isso acho feio o comentário ao Vans - shame on you!

Facto número 4:
Bento é mau, mas tem conseguido algumas curiosidades. Veloso fez a pré época com Peseiro, tal como o João Moutinho. Um foi chamado porque se tinha lesionado Carlos Martins, Rochemback, Sá Pinto ou outro continuou nos Juniores (para todo o caso o Peseiro lançou o Moutinho). Mas quem tem potenciado mais jovens na equipa principal? Vamos ver: Miguel Veloso, Nani, Yanick, Pereirinha, Ruí Patrício, Semedo, Carriço foram lançados por Peseiro?
Queres falar de troféus? Em 3 anos habituaste-te a ganhar com os menores orçamentos desde 1992/93. O Porto e o Benfica investiram o dobro e pagam em salários num ano o que tu não pagas em 3.
Queres falar da época 2004-05? O Porto teve 3!!?!?! treinadores e em Janeiro comprou 9 jogadores e vendeu o que restava da equipa campeã europeia. O Benfica era uma anedota e foi campeão!

Facto número 5:
Disciplina. O Porto sempre ganhou mais por vários motivos. Entre eles podes ter a certeza que dois são fundamentais - Balneário blindado e disciplina. Logo disciplina é sinónimo de sucesso, inclusive na vida.
Comparando. Bento teve vários casos conhecidos - Liedson (ganhou claramente), Beto e Sá Pinto (o tempo veio dar-lhe razão), Carlos Martins (perdeu qualquer espaço no Sporting pois faltou ao respeito ao clube) e mais recentemente Stoijkovic e Vuk. Bem vou já explicar-te o do Vuk porque é o mais fácil - Fora de forma, lesionado, fora de forma, não convocado, banco, suplente utilizado. Caso criado pelos jornais (ainda ontem o Vuk veio admitir que na Press estão todos contra ele) pois o SCP a ganhar incomoda muita gente - notícias compradas.
O caso Stoijkovic é delicado, porque poucos sabem o que realmente se passou. Sei porque a filha de um enfermeiro do SCP contou-me o que se passou e não saiu cá para fora: Ao ficar encostado o sérvio foi tirar satisfações a Bento que apenas lhe disse que era uma opção técnica e que Rui estava melhor. Ao não gostar do que ouviu o jogador mandou-se ao treinador e P. Barbosa meteu-se no meio a dizer que não era comportamento para 1 jogador do SCP. O sérvio passou-se e quase que afiambrou no Barbosa - acredito que depois disso não joga mais no SCP com Bento. Vinca a sua autoridade e ganha o respeito dos jogadores.
Peseiro e a disciplina - Vai tomar no cú (Roca); Palhaço (Polga), meter água de propósito lembra-te alguma coisa? Ser humilhado por Paços de Ferreira, beira-mar, Nacional, Benfica, etc?

Facto número 6:
Peseiro teve apenas um mérito, ter colocado o SCP na final da TAÇA UEFA, isso ninguém lhe tira.
Quanto a Bento podes estar descansado. Só fica até ao final da época e depois podes escolher outro Peseiro, Josic, Weisege, F. Santos ou Materazzi com um futebol espetáculo e montes de vitórias morais!

PS1: Como podes dizer que Custódio é melhor que Veloso? Sinceramente não compreendo...

PS2: Notícia do dia- Peseiro campeão da Roménia e vencedor da Taça UEFA, após ter sido campeão na Grécia e no Al-Hilal... up's estava a sonhar acordado afinal foi MAIS uma vez demitido!
 
Outras, entre muitas curiosidades de Peseiro:

Um amigo do meu irmão veterinário de Almeirim tratava do cão do Peseiro, por isso sabia de algumas coisas interessantes. Numa ocasião contou que a única vez que facilitou como treinador foi quando treinava o Nacional e o Benfas precisava de ganhar pois estava em perigo de descer ao 6 lugar. Peseiro disse-lhe "cinicamente" que arriscou e colocou um avançado tirando um trinco quando ganhava por 1-0. Sabes qual foi o resultado?

Quando falava da época do SCP dizia: vai ser difícil ser campeão... se ao menos tivesse o Simão.

E para te lembrar na época seguinte andou a mendigar ao Wender para vir para o clube (ligava-lhe todos os dias), tendo sido responsável por um dos piores negócios do SCP quando ainda fez questão de trazer o João Alves por números astronómicos para a qualidade dos jogadores!

Nota: Enakarire foi dos primeiros jogadores comprados na pré época do Peseiro. Pinilha só veio mais tarde quando falhou a contratação do Ricardo Oliveira. Rogério chegou quase no início da época tal como a venda do Danny para o Dinamo Moscovo...
 
"A realidade é esta peseiro nao ganhou nada, mas será que é mau treinador? Nao me parece, pelo menos desempregado nao está."
leitão dixit

ahahhahhaha
 
Ele devia estar a fazer contas quando disse isso...

ahahahahahahahaha

Não foi falta de rigor, mas olhe que falou de animo leve Sr. Engenheiro!!!
 
Ponto nº1:
Quando falares sobre planteis, faz sobre factos e nao sobre a tua memória, tas enganado em relaçao a algumas coisas. Depois devias ser mais coerente na avaliação dos jogadores, devias ter feito de todos os jogadores do plantel que cada um treinou.

Ponto nº2:
Semedo fez parte da equipa de peseiro na 1ª época e depois em dezembro foi emprestado a um clube italiano, se nao te lembras nao fales.

Ponto nº3:
Isso de não ires à bola o problema é teu, so disse isso porque pelos vistos continuas com falta de memória.

Ponto nº4:
Quando peseiro chegou ao sporting, levou logo para estágio danny, paulo sergio, carlos marques, mario felgueiras, miguel veloso, joao moutinho e yannick.

Ponto nº5:
Queres mais? Lançou nani tambem que tinha sido campeao dos juniores.

Ponto nº6:
Nao me venhas falar de quem lançou mais jovens porque se calhar ficas a perder, o paulo bento nao tinha outra hipotese senao lançar jovens porque era essa, e continua a ser a politica do sporting, por isso é relativo.

Ponto nº7:
Entre custodio e miguel veloso nas comparações dei preferencia ao miguel e nao ao custodio conto relatas.

Ponto nº8:
Se o peseiro tivesse tido o apoio da direcção se calhar nao tinha sido sujeito aqueles comentários e pressões.

Ponto nº9
Essas histórias que contas para mim não valem nada, cada um conta o que quer.

Ponto nº10
Sei ver quando um treinador erra, ou quando é bom ou mau, ao contrário de muitos de voces. Não sou defensor do peseiro, apenas falo no sentido de que gostava da maneira como a equipa jogava quando ele era treinador. Como todos os outros também fez porcaria. Já outros passaram por ca e ganharam campeonatos e foram corridos do clube. O paulo bento para mim nao serve, quem pensar o contrario so revela falta de ambição.

Ponto nº11
Por último cada um tem a sua opinião, como tal respeito as vossas assim como esepro que respeitem a minha.

Ponto nº12
Um grande bem haja pra todos.
 
Mas vais viajar?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!