segunda-feira, julho 07, 2008

Torneio de Wimbledon - O Poderio Espanhol


Era a final mais esperada: Federer (nº1 do ranking) frente a Nadal (nº2). Wimbledon é por natureza o cantinho do suíço, mas sabia se que Roger este ano não tem estado ao seu nível e por outro lado tem perdido os últimos desafios frente ao espanhol. Nadal por sua vez é cada vez mais um jogador completo e uma vitória em Wimbledon seria o consagrar desta força da natureza.

Pessoalmente, torcia e apostava (literalmente!) em Federer. Depois de Sampras, é sem dúvida o meu jogador preferido. Era portanto com grande expectativa que se ia assistir a esta final e a mesma foi digna de figurar na história, fazendo lembrar os velhos duelos entre o já citado Sampras frente a Agassi.

Foi uma final que durou quase 5 horas (6-4, 6-4, 6-7 (5/7), 6-7 (8/10) e 9-7), com jogadas de grande nível, muita emoção, incerteza no marcador. Federer, não esteve muito forte no seu serviço, tremeu em algumas situações, e o facto de ter tido 14 break-points e só ter conseguido concretizar apenas um, será sem dúvida uma grande explicação para esta derrota em 5 sets. Nadal pelo contrário teve quase mortífero neste aspecto. Impressionante o facto de o espanhol não dar uma única bola como perdida! Parece que é feito de plasticina! Rápido, leitura fantástica do jogo, uma capacidade física absolutamente fora do normal, e uma colocação de serviço (sem ter feito muitos ases) que colocava constantemente a esquerda de Federer em apuros.


Depois havia e há cada vez mais o factor psicológico, em que frequentes derrotas frente ao espanhol, pesam na mente e Federer tinha a pressão de defender o seu território (perder em Roland Garros é normal, mas em Wimbledon é como perder em casa num jogo de futebol) e ao mesmo tempo de afastar dúvidas sobre quem é de facto hoje em dia o melhor. Se antes já começavam a existir dúvidas (figuras como MacCroe ou Borg já antes falavam em Nadal como o mais forte e sério candidato) agora então esse fantasma definitivamente anda no ar.
Nota: o desporto espanhol, está definitvamente em alta, senão repare-se:
- Ténis: Nadal é o que se sabe.
- Futebol: Campeões da Europa em selecções e em clubes, sabe-se o que têm feito, Real Madrid, Barcelona e Sevilha por exemplo.
- Basket: Campões do Mundo em seniores masculinos e por clubes o Real Madrid e Barcelona já foram campeões europeus recentemente.
- Hóquei em Patins: nem vale a pena comentar
- Formula Um: Alonso é o que se sabe
- Motociclismo: têm Dani Pedrosa sempre a lutar pela vitória.
- Futsal: em clubes quase sempre ganham (quem não se lembra do Playas de Castellon ou do Boomerang)

Comentários:
Há já algum tempo que andava para realçar o que aqui destacas, e é verdade que Wimbledon é o melhor exemplo para destacar a enorme potencia desportiva que é hoje Espanha. Inclusivamente ontem, Matosinhos viu um espanhol a jogar a final da Taça do Mundo de Bilhar (não sei se ganhou mas era o favorito)!
Gibernau, Pedrosa, Alonso, Nadal, Casillas...todos eles no topo do mundo nas suas funções.
E Federer perdeu na relva...6 ANOS DEPOIS!!!!
 
gosto muito deste blog em que nao se fala so de bola... mas no motociclismo te faltau um nome de um grande campeao... Lorenzo , o pedrosa é catalao e nao se ve espanhol, e depois nunca o pedrosa correu com os dos pes partidos lorenzo ja, isto para nao falar em batistas e outros que estao nos 250 e 125 (recentemente um miudo de 15 anos ou 14 nao sei bem, ficu no podio). nao concordo se estamos a falar de bom momento espanhol em termos de desporto de evocar feitos passados, no futubol fora selecao, espanha socks
 
Obrigado pelos elogios, mas quanto ao resto, desculpa mas nao concordo!!
Quanto ao resto Espanha socks??? Entao os homens sao os campeoes do mundo em Basket, Hoquei em Patins, em clubes vencem ou andam la perto nas competiçoes europeias, tiveram ainda agora Nadal a brilhar e achas que eles socks!!!? Eles são é uma super-potência no desporto!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!