quinta-feira, julho 03, 2008

O Mercados dos 3 Grandes

Terminado o Europeu, agita-se o mercado de transferências e começa aquela expectativa de uma nova época a qual traz novas esperanças.

Faz portanto algum sentido fazer uma breve abordagem o mercado dos 3 grandes até agora, mesmo que ainda seja cedo, em que muita coisa possa vir a mudar em termos de entradas a saídas.

Começando pelo campeão FC Porto, quer me parecer que estão mais fracos. Viram partir 2 jogadores fulcrais como são o caso de Bosingwa e Paulo Assunção, estando em vias de ver partir Quaresma. Isto já para não falar que a saída de Lucho ainda é possível.
Mesmo tendo Fucile, substituir um jogador como Bosingwa será uma tarefa mt difícil, além de que irá desfalcar o flanco esquerdo onde actuou quase sempre o uruguaio. O próprio Paulo Assunção é uma baixa importantíssima e até agora não foi colmatada. Já Quaresma será substituído por um jogador de características diferentes, mas que tem imensa qualidade e que dá pelo nome de Rodriguez.

Depois no resto das entradas, são quase todos desconhecidos. Tomas Costa , Benitez são ilustres desconhecidos e são mais dois a somar à enorme legião de sul americanos, num plantel em que o numero de portugueses já esta em minoria. Fala-se sobretudo espanhol. Não sei se não haverá problemas dentro daquele balneário se as coisas não começarem a correr bem. Falta falar de outro reforço que é Rolando, o qual eu particularmente acho fraco.

Resumindo: estão mais fracos.


O vice-campeão Sporting, é a meu ver quem se tem reforçado melhor. Preparou melhor a época quer me parecer. Procurou reforçar com jogadores que estão habituados à casa e à realidade do nosso campeonato. Caneira e Roca , regressam e poderão ser mt importantes. Talvez mais Caneira que certamente jogará na lateral esquerda. Roca é um belo jogador para o nosso campeonato (nunca para o inglês), pois cá jogamos sem grande velocidade e onde o seu físico faz toda a diferença (ao contrário de Inglaterra, onde ai o poderio físico dos adversários é outro) podendo voltar a brilhar. Não sei onde jogará, dado que M.Veloso e Moutinho são indiscutíveis, a 10 será complicado (nem Roca nem Moutinho são o típico 10) , na esquerda não cabe (talvez vá para la Moutinho) sendo o mais provável é jogar na meia direita do losangulo. Mas não esquecer que há Ismailov e sobretudo Vukcevic….. Entretanto parece que vão buscar Zé Castro, o que a confirmar-se será um óptimo reforço e que acredito que ainda antes de Dezembro seja já titular no centro da defesa. No ataque, estando recuperados fisicamente, creio que Derlei e Liedson serão os titulares. Postiga ??? Don´t think so!! Com sorte, marcará no máximo 6 a 8 golos no campeonato. Com muita sorte! Ou com penalties à mistura!

Resumindo: estão muito mais fortes


Por fim o Benfica. Foi o único a mudar de treinador (de quem tenho boa impressão) e mudou sobretudo em termos de gestão de futebol. Essa será a principal mudança.
No que ao plantel diz respeito, até agora é tudo uma incógnita. Perdeu dois elementos fulcrais. Perdeu o já citado Rodriguez e perdeu Rui Costa! 2 tiros no porta-aviões. Nada fácil de resolver isto.
A saída de Rodriguez até nem me preocupa muito, dado que permitirá a aposta em Di Maria, o qual acho um fantástico jogador, o qual se o Benfica jogar num 4-3-3 em que os alas têm liberdade para cair para o meio ou mesmo trocar frequentemente de flanco, poderá permitir um Di Maria em grande.
Quanto ao sucessor de Rui Costa, tudo depende de como jogará Quique Flores. Alias todo o plantel está condicionado em relação a isso. Do que conheço do espanhol, o seu sistema favorito é 4-4-2. Jogando assim, o 10 desaparece. Logo não percebo a insistência em Aimar e o próprio Carlos Martins terá dificuldade em jogar nesse sistema, dado que só com 2 médios centros, há que correr muito, pressionar muito, ser mt forte tacticamente. Ora isso e Carlos Martins, claramente não combinam. Carlos Martins será óptimo para jogar em 4-2-3-1. Por falar nisso, se é verdade que ele vem ganhar 125 Mil Euros por mês, mais vale darem me um tiro!
Jogando tb em 4-4-2, Di Maria terá muitas dificuldades.

Quanto ao resto: vejo que continua sem vir um lateral direito de qualidade que concorra com Nelson. Vejo que Ed Carlos e Maxi Pereira (jogadores muito, mas mesmo muito fracos!) continuam no plantel, sendo que a nível de centrais, o brasileiro é a 3º opção! Que medo! Vieram Ruben Amorim (boa contratação), um tal de Yebda (li declarações de jornalistas franceses e antigo treinador, que me deixam mt desconfiado) e Jorge Ribeiro (para quê???!!! Não faz sentido esta contratação, além de ter tido um comportamento indigno no passado para com o clube) . Onde andam os 2 extremos direitos que este clube precisa??????

Resumindo: até à data, estão mais fortes em termos de chefia e organização do futebol, mas em termos de plantel, sinceramente não vejo grande diferença em relação ao ano passado. Talvez estejam inclusivamente mais fracos. Preocupante de facto!

Comentários:
A saída de Rodriguez até nem me preocupa muito, dado que permitirá a aposta em Di Maria

o problema é que o Di Maria vai aos jogos olimpicos, e já se sabe que com isto vai perder a pré-época e o quase de certeza vai prejudica-lo.
O Benfica está sem dúvida alguma, mais fraco... tudo se pode modificar com Aimar e Miccoli! Se eles não vierem o benfica está muito fraco
 
Imagina que vinham Aimar e Miccoli: como jogaria o Benfica?? Um deles teria de ficar no banco! Jogando em 4-3-3, Micolli sai da equipa. Jogando em 4-4-2, sairia Aimar.
Tou é contente por nao ter vindo aquele atasado do Pongolle!
 
6 a 8 golos para um não titular do Sporting... é fantástico. Pensei que não gostavas do Postiga...
 
O Porto poderá estar mais fraco, mas a verdade é que a vantagem que tinha (quaisquer 21 pontos) permite claramente que assim seja e que ainda assim seja favorito.

O Sporting reforçou-se bem. Acho que é unanime que estará mais forte, mas não sei se chega para o Porto. Será que mais um ano de equipa, lhe vai conferir a regularidade necessária para ser bem sucedido?? Ansioso para ver como evoluem Vukcevic e Izmailov (tenho muita fé nele para este ano).

E não vamos esquecer Romagnoli. Para mim o meio campo está fechado. Com um central e um defesa esquerdo, era ouro sobre azul. E já agora, um guarda redes por favor.

O Benfica... parece tudo muito atabalhoado. Aparece tudo na imprensa, já falhou contratações praticamente anunciadas, mas se virmos bem contratou Amorim, Ribeiro, Yebda e Martins. São 4 jogadores. Martins para mim é excelente, mas no Benfica já se sabe... ou rende logo, ou vai de vela. E isso tb serve para Ribeiro e Amorim. Não têm espaço no Benfica para irem aparecendo. Tem que ser logo!! Os adeptos a isso obrigam. Yebda não conheço.
 
Ui! Ninguem se lembrou do Balboa! Rocky Balboa!! Sintomático o facto de ninguém se ter lembrado dele!
Quanto a Postiga: os 6 a 8 golos aperecem num contexto em que não sei se será ou não titular! Eu reafirmo que nao tem qualidade para ser titular (eu espero bem que seja!! Assim significará que Derlei fica no banco) mas mesmo que o seja (era tão fixe!) afirmo que nao marcará mais de 6 a 8 golos no campeonato. O que convenhamos é muito fraco para um avançado, sobretudo de um grande!
 
Não concordo que com Aimar e Miccoli no plantel, um deles tivesse que ficar no banco.
O italiano pode jogar mais avançado, enquanto que o argentino jogava atrás e mais móvel.
 
Fora do tema... os vossos inquéritos já estão um bocado desactualizados :)
 
directamente do mercado español ficam estes opinas
pongole muito bom de bom
aimar todos o comhecemos
quique flores: louca pela disciplina mas bom
balboa... esta na profissao errada, zero nao vi nada mas nada de especial do jovem considero o porto o mais forte para o titulo e o sporting o mais fraco, contratacoes de roca e postiga sao erros
 
O Porto é o campeão, logo não precisa de grandes reforços. Mas, perder Bosingwa e Paulo Assunção obriga a movimentações importantes. E vamos ver se não sai mais ninguém...penso que sairá Quaresma e chegará mais alguém para o meio campo.
O Sporting, considero que fez 3 grandes contratações: Caneira, Rochemback e Postiga. Não há que esperar para ver o que valem, para que eles se adaptem, para que conheçam o modelo de jogo...é chegar e jogar! Sporting está muito forte, mas atenção: era, quanto a mim, fraco.
Por fim, o Benfica: muita novela, como sempre. Quantos já assinaram sem terem assinado? Jorge Ribeiro "já o fez" e ainda ninguém o viu de camisola ao peito...Carlos Martins e Ruben Amorim são bons suplentes, falta começar a contratar os titulares! Aimar e Miccoli parecem jogadores interessantes para essas funções. Ficará a faltar mais um médio ala (Balboa é colega do lado de Amorim e Martins). Volta a ser aquele com o plantel mais desiquilibrado e o último a arrancar a 100%.
 
li no record hoje que Roca demonstrou grande aplicacao no treino, e demonstrando que a sua capacidade para fazer golos esta em alta... e eu que tinha acabado escrever mal do homem, depois disto e de longa conversa com um moreno, careca, natural de oeiras a viver na damaia, em que me obrigou a ver todos os videos de Roca do youtube duas vezes cada um com um idioma dferente (era sua intencao que eu percebe se que quer o comentador fosse ingles, frances ou chines que ficavam malucos com o Roca)... bom, apos tudo isto vou ter que voltar com a palvra atrass e dar o beneficio da duvida, volto a repetir da duvida ao Roca, relativamente ao postiga (fez me o mesmo que ao Roca, mas durou menos tempo... talvez por marcar menos golos, uma situacao perfeitamente normal um avancado marcar menos que um medio) MANTENHO TUDO O QUE DISSE.
 
So pode ter sido Vantunes!! E nao te pôs a ver videos do Henry e o Okocha???
 
Não venhas agora cá com benefícios da dúvida!

As tuas dúvidas não te vão trazer benefício nenhum daqui a uns meses.

E se manténs o que dizes do Postiga, cheira-me que as tuas certezas tb te vão deixar em sarilhos...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!