domingo, julho 27, 2008

João Vieira Pinto

JVP disse o "adeus oficial" ao futebol esta semana. Já sabiamos que seria assim. Aquela novela americana viu-se que não tinha pernas para andar e JVP não quereria fazer mais uma época como a última que passou em Braga. Ponto final parágrafo e 19 anos de futebol para analisar:
Começou como jovem promessa no Boavista e, mal influenciado, acabou no Atlético Madrileño a viver um pesadelo. Rapidamente voltou ao Boavista onde se manteve um ano até ingressar no Benfica. Aí, reuniu condições para ser um dos jogadores com mais épocas de clube dos tempos modernos, principalmente por aquela noite magnífica do hat-trick em Alvalade (que lhe valeu o único título de campeão na Luz), mas com a chegada de Vale e Azevedo à presidência, o estatuto do capitão mudou radicalmente e foi dispensado dias antes de começar o Euro-2000.
Não foi por vingança que rumou ao rival da Luz, o Sporting. E aí permaneceu 4 temporadas onde acabou por ser campeão nacional e onde, inclusivamente, chegou a ser capitão de equipa sem polémicas.
Na altura de renovar contrato, não aceitou baixar o ordenado e foi para o...Boavista, ganhar ainda menos. Duas épocas de futebol a espaços, mas com a braçadeira de capitão e o respeito e admiração de todos. Por fim, saíu para o Braga onde se manteve época e meia a meio gás.
Contas feitas, JVP realizou quase 700 jogos entre competições nacionais e internacionais e é hoje um dos mais internacionais de sempre da nossa Selecção, para onde nunca mais voltou depois do incidente na Coreia.
Foi uma carreira atribulada, sempre com as luzes da ribalta a focarem-no o que muito o dificultou na altura mais complicada da sua carreira quando pegava na equipa do Benfica às costas. Já no Sporting voltou a poder ser aquilo que sempre foi: um pequeno génio a trabalhar em prol da equipa. Pena foi o silêncio na hora da despedida da Selecção. Apesar do erro grave que cometeu, merecia outra consideração e até o perdão.

PS - Fica a dúvida: qual o clube (selecção incluída) que realmente sente mais saudades de JVP?

Comentários:
Foi um grande jogador, mesmo mt bom mas acaba a carreira de forma triste, solitária e pela porta pequena.
Exceptuando a saida prematura e injusta do Benfica, ele é que geriu muito mal a carreira. Sempre se acomodou e foi mt teimoso. Por várias vezes recusou o estrangeiro (ele proprio confirmou agora que apos a saida do Benfica, tinha convites de Liverpool, Arsenal, Juventus entre outros) e quando estava no Sporting onde era admirado e respeitado por todos, foi orgulhoso e teimoso e nao aceitou a reduçao do ordenado. O Sporting que recorde-se, sempre lhe pagou mesmo quando estava castigado pela FIFA.
O que mais me impressiona é que ainda agora na conferência que fez na sua despedida, Joao Pinto afirmou que voltaria a fazer tudo o mesmo ao longo da sua carreira! Irra !!!!!!!!!!!
Ainda assim gostava de ver o meu clube (Benfica) entender se com o Sporting e fazerem um grande jogo de despedida em homenagem a JVP, reuninado ex colegas e amigos que com ele jogaram ao longo da sua carreira.
 
Foi um craque!

Se tivesse jogado nos melhores campeonatos europeus, poderia ter atingido o patamar de Rui Costa e Figo!

Ainda assim, enquanto esteve no Benfica, foi sempre um dos meus favoritos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!