domingo, maio 11, 2008

Rui Costa


Os cerca de 55 mil espectadores que se deslocaram à Luz até terão ido com a esperança de ver a equipa aceder à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ou alguns até terão sonhado que chegariam ao 2º lugar pelo facto do agora relegado Boavista pudesse inspirar-se por arte e obra do destino e travado o Sporting mesmo ali do outro lado da 2ª Circular, mas a grande maioria dos benfiquistas foram à Luz com uma missão: dizer adeus ao jogador mais especial dos últimos 30 anos que passou no seu clube do coração. Rui Costa encarna o espírito do jogador à antiga: devoto ao seu clube, acarinhado pelos sócios, humilde no trato, companheiro dentro de campo, reconhecido como tal pelos amantes do futebol, sem cores, nem facciosismos.


Rui Costa despediu-se hoje dos relvados que ficam mais pobres porque teve uma carreira exemplar recheada de troféus, mais emocionais do que taças, é um facto, mas o futebol que eu conheci e aprendi a amar há cerca de 20 anos era isso mesmo: a emoção de ver os nossos ídolos (na maioria nacionais) vestirem a camisola do nosso clube. E era vê-los representar as nossas cores nos grandes palcos europeus acompanhando os relatos pela rádio. Enfim, sinto-me nostálgico porque é assim que Rui Costa me faz sentir...porque me faz olhar para trás e vejo que sai de cena um dos últimos gentleman's do futebol. Rui Costa sempre soube estar, sempre teve aquele "savoir-faire" de quem tem pés de luxo e cabeça em cima dos ombros.

Quem não se lembra do penalty contra o Brasil no Mundial sub-20? E do golo do meio campo, em noite de chuva, à Irlanda que nos permitiu chegar ao Euro-96 (e estava tão complicado)? E daquele golo à Inglaterra em 2994 no jogo mais louco da nossa história? Todos factos ocorridos no seu estádio de sempre, estádio esse do qual se despede hoje, como o jogador do ano, tendo-lhe faltado apenas um triunfo no regresso (esta época feita o ano passado implicaria ganhar algo).

Muito obrigado Rui por tudo o que deste ao futebol português!

Comentários:
De facto, acho a palavra certa é Obrigado Rui!!
Grande carreira! Não em termos de titulos. Mas em termos de desempenho, qualidade, respeito, admiração, empenho, dedicação.
Passou por 3 clubes (Benfica, Fiorentina, Milan) e em todos é adorado. Em todos os adeptos sabem que ali esteve um grande jogador, um grande senhor.
No mundo inteiro,jornalistas, colegas de profissão, dirigentes, por todos é considerado como uma referência do futebol mundial.
Foi sério, honesto e a despedida que teve no Domingo é um momento marcante. Acho que ninguém ficou indiferente, mesmo sendo adepto de outro clube.
Veja-se a diferença comparativamente a 2 outros grandes jogadores. Joao Vieira Pinto e Paulo Sousa. Alguém notou que abandonaram o futebol??? Quem só quer dinheiro acaba assim. Parecem caes sem dono.
Força Rui!! Damaia allez!!
 
"RENASCER PARA A GLÓRIA - reflexões sobre o passado, presente e futuro do maior clube português"

em: www.vedetadabola.blogspot.com
 
Vénia a Rui Costa!
 
Se há coisa que nunca pautou as escolhas desportivas do João Pinto foi o querer mais dinheiro... ele nem quis ir para o estrangeiro e alturas houve em que teve muito mercado.
 
Desculpa lá mas estás errado Vitor. O próprio Joao Pinto assumiu já publicamente que o maior erro da sua carreira foi ter saido do Sporting, a qual foi causada após ele ter recusado uma redução no seu salário em cerca de 40%. Disse que achava ser uma grande redução e não aceitou renovar. Se não tivesse sido tão materialista, teria ficado num grande clube e sobretudo num clube que tão bem o acolheu e era um ídolo. Nessa fase da sua carreira olhou a dinheiro. So nessa fase. Que erro!!
Eu acho triste que alguém como ele, tenha terminado (se calhar ate nao, acho que nem ele sabe) da forma como acabou e de forma tao apagada, cinzenta e despercebida.
 
Foi para o Boavista ganhar menos que em Alvalade... a questão dele foi orgulho, porque sentia que estavam a desvalorizar o papel dele na equipa.
Estranho, mas legítimo!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!