sábado, maio 17, 2008

Os 23 de Scolari

Sabíamos que a base da Selecção estava feita.
Ricardo e Quim eram intocáveis, ficava a dúvida (mínima) entre Rui Patrício e Eduardo. A escolha foi acertada.
Na defesa, os centrais estavam já definidos há muito depois da lesão de Jorge Andrade mas nas laterais havia a dúvida: Paulo Ferreira, Caneira ou Jorge Ribeiro, um deles teria de ficar de fora. Pensando que Miguel e Bosingwa não precisam de mais ninguém para lhes fazer concorrência e Jorge Ribeiro fazia falta pelo facto de ser canhoto, recaír sobre Paulo Ferreira e não em Caneira parece-me também uma escolha feliz.
No meio campo residiam as principais dúvidas: de 5 vagas, sabia-se que Petit e Deco eram intocáveis (apesar das épocas irregulares). Maniche e Moutinho pareciam ter vantagem sobre Meireles e Miguel Veloso mas foi Maniche a ficar de fora numa decisão estranha mas que apenas se justifica por uma má decisão de Maniche em ter ido para o Inter. Deixar Maniche de fora roubar-nos-á poder de remate e um claro box-to-box. Levar Meireles e Moutinho dar-nos-a maior consistência e segurança na transição apesar da menor experiência de ambos. Decisão muito difícil mas aceitável.
Nas alas nem dúvidas existiam: Nani, Quaresma, Simão e Cristiano Ronaldo são, neste momento, intocáveis.
Por fim, na frente. Hugo Almeida e Nuno Gomes eram certezas, haveria que decidir entre Postiga ou Makukula. A escolha terá sido pelo hábito de presença noutras ocasiões (Euro-04 e Mundial-06), se bem que o poder físico de Makukula poderá fazer falta.

E tu, consideras injusta alguma decisão ou estás a 100% com o Seleccionador Nacional?

Comentários:
Nao ha grandes surpresas e pode se dizer que se aceitam as mesmas. Eu pessolmente faria 2 alteraçoes.
Levaria Eduardo e nao Rui Patricio. Eduardo (ou enventualmente Quim) foi o melhor GR do campeonato enquanto que Rui Patricio nao inspira confiança alguma. Prometia, mas falhou muito.
Depois eu nao levaria Postiga e levaria mais um médio, médio esse que seria Maniche. Nao sei qual a razao de este nao ter sido convocado. Algo aconteceu extra-futebol, mas futebolisticamente, Maniche é grande.
Alias levar so 5 médios centro (ainda que Jorge Ribeiro possa jogar no meio campo, tal como fez no Boavista) para quem joga com 3 em simultaneo parece me pouco. Nao da sequer para ter dois jogadores por posicao.
Para levar Maniche, eu tiraria Postiga. Portugal so joga com um ponta de lança, pelo que 3 para 1 nao faz mt sentido e além disso eu em alguns jogos apostaria num ataque mt movel, com Ronaldo no meio e Simao e Quaresma nas alas.
 
Scolari não tinhas muitas hipoteses de escolha.
O Rui Patrício acho que é o único jogador que não merece estar lá, o Eduardo fez uma época muito boa e merecia a convocação!
Depois há o Petit e Deco, que apesar de terem feito uma má época, são muito importantes e nestas competições podem serem fundamentais... tal como podia ser o Maniche. Aceita-se que ele não tenha sido convocado, mas para mim levava-o em vez do Miguel Veloso.
Depois no ataque a escolha ainda é menor, aceita-se que o Makukula tenha ficado de fora, mesmo sem saber como é que o Postiga se portou na grécia.
 
Eu Deixava o Veloso em casa e levava Pedro Mendes do Portsmouth.
E não levava o Nuno Gomes e no seu lugar o Maniche.
De resto concordo com todos os nomes.
 
Nos GR trocava o Patrício pelo Eduardo, embora o 3º keeper geralmente só é figura decorativa. Mas é o Eduardo fez uma época muito boa e fez por merecer ir ao Europeu!

Nos DF convocava os mesmos que o "Sargentão"!

Nos MD é que seria mais controverso. Levava o Pélé e o Manuel Fernandes.
O Pélé é um médio que fez um época muito boa no Inter e tem características únicas para o nosso meio-campo: é alto, forte, bom no jogo aéreo e muito combativo!
O Manuel Fernandes tb era uma boa solução, pois recupera muitas bolas, tem grande disponibilidade física e qualidade no passe.
Não levava o Petit nem o Maniche pela falta de forma.

Nos AV levava os mesmos excepto o Postiga. Fez uma má época. A vaga já estava atribuida nos médios!

Eis os meus 23:

GUARDA-REDES
Ricardo (Betis)
Quim (Benfica)
Eduardo (Vit. Setúbal)


DEFESAS
Bosingwa (FC Porto)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Miguel (Valencia)
Jorge Ribeiro (Boavista)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Pepe (Real Madrid)
Bruno Alves (FC Porto)
Fernando Meira (Estugarda)


MÉDIOS
Pélé (Inter)
Miguel Veloso (Sporting)
Manuel Fernandes (Everton)
Raul Meireles (FC Porto)
João Moutinho (Sporting)
Deco (Barcelona)


AVANÇADOS
Nani (Manchester United)
Quaresma (FC Porto)
Simão (Atlético Madrid)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Nuno Gomes (Benfica)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
 
P.S. - Só levava o Nuno Gomes por falta de alternativas!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!