segunda-feira, maio 05, 2008

O amor europeu pelo jogo

Ano após ano as competições europeias demonstram o seu significado. De um lado a Liga dos Campeões onde se joga pelo dinheiro e prestígio, do outro a Taça UEFA onde se joga pelo prazer de jogar futebol. Acredite-se ou não, é assim que funciona. Senão vejamos:
Nos últimos anos as finais da Liga dos Campeões premiaram equipas tacticamente defensivas, excepto no ano do Barcelona-Arsenal (2-1). Milan-Juventus (0-0), Liverpool-Milan (3-3 em 2004/2005 e 1-2 em 2006/2007) foram tristes vencedores e finalistas. De boa memória só mesmo o Porto de Mourinho em 2003/2004.
Em relação à Taça UEFA, esta deu-nos a conhecer equipas que praticaram bom futebol: Em 2004/2005, o Sporting de Peseiro, o CSKA com Daniel Carvalho e Wagner Love, o AZ Alkmaar de Co Adriaanse, em 2005/2006 o Steaua de Dica e o habitual nestas andanças, o Sevilha que repetiu a dose no ano seguinte com o Espanhol de Valverde. Foi melhor acompanhar a UEFA do que a Champions, mesmo apesar da diferença na dimensão dos palcos, dos nomes, das estrelas...mas o prazer de jogar futebol foi visto na UEFA e não na Champions. Confirmas?

Comentários:
Aposto num Chelsea vs. Zenith na Supertaça Europeia!!
 
A tua crítica tem muito de verdade. Infelizmente este ano, os finalistas da UEFA são a antítese da tua análise! O Rangers jogou à itaiana e defendeu todos os encontros com 9 atrás da linha da bola. Teve muita sorte em lá estar. Já o Zenith foi uma equipa que usou e abusou dos contra-ataques e dos ataques rápidos. 3 ou 4 homens em cavalgadas rápidas para o golo!

Já na final da Champions tens um finalista defensivo; o Chelsea. Mas o Man Utd. foi reconhecidamente a equipa que jogou melhor futebol ao longo da época. E sempre ao ataque!

Mas no geral concordo contigo!
 
É um análise mt redutora a meu ver. Se repararmos, onde é que estão as melhores equipas?? Na Liga dos Campeões! E o que é também ser melhor??? Ser melhor, implica mais organização, melhor colectivo, melhor capacidade defensiva. Desta forma, quem está na Liga dos Campeões, ou melhor, quem chega tão longe nessa competição, é pq é mt bom e como tal nao sofre golos da mesma forma que sofre uma equipa mais mediana, à qual não é alheio o facto de estar numa Taça UEFA.
Eu acho que o Manchester United - Barcelona é um excelente exemplo. Fantásticas equipa, altamente ofensivas, belo futebol, mas que no entanto em 2 jogos marcaram na totalidade um golo apenas.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!