sábado, maio 10, 2008

Editorial

O Controvérsias pediu muito que chegasse este momento. Realmente não acreditou que fosse possível mas pediu, sonhou e realizou-se. Este primeiro editorial é escrito depois de conhecermos as decisões da Comissão Disciplinar da Liga relativamente ao caso-Apito Dourado. Deste caso, resultaram os seguintes castigos aplicados, por unanimidade, por ocorrências durante a época de 2003/2004:
Augusto Duarte (árbitro) - 6 anos de suspensão por corrupção consumada ao receber 2500 euros na casa de Pinto da Costa 2 dias antes de apitar um jogo do Porto.

Martins dos Santos (árbitro) - 3 anos de suspensão (já retirado)

Jacinto Paixão (árbitro) - 2 anos de suspensão (já retirado)

Pinto da Costa (dirigente desportivo Porto) - 2 anos de suspensão por corrupção tentada a Augusto Duarte.

FC Porto - 6 pontos a menos (3 por favores sexuais a Jacinto Paixão, 3 por oferta monetária a Augusto Duarte).

João Loureiro (dirigente desportivo Boavista) - 4 anos de suspensão por coacção a Elmano Santos e Paulo Januário.

Boavista - descida de divisão por coacção a Elmano Santos e Paulo Januário.

João Bartolomeu (dirigente desportivo União Leiria) - 1 ano de suspensão.

União Leiria - 3 pontos a menos.


Se calhar, para muitos, estes castigos são leves e culpabilizam de forma insuficiente aquele que, para muitos, é o maestro desta orquestra. Valentim Loureiro passa incólume nestes castigos. Depois, a diferença de tratamento a Boavista e Porto, prontamente justificada pelas diferenças na aplicação das leis de coacção e corrupção. A primeira implica automaticamente descida de divisão, a segunda necessita de ver provada a oferta, pedido e prova dentro do campo de benefício ao corrupto o que não se verificou nos jogos apitados por Jacinto Paixão e Augusto Duarte.

A todos aqueles que se sentem injustiçados pelas penas aparentemente leves o Controvérsias relembra-lhes que, há um ano atrás, era impensável chegarmos ao dia de hoje com o Boavista na 2ª divisão por corrupção activa...

Assim, é com enorme orgulho que dizemos hoje: "Fez-se justiça!"


ps - a partir de agora, é também possível chamar corrupto a João Loureiro, Pinto da Costa e João Bartolomeu porque ficou provado que o são. E que, em relação a isso, já não há volta a dar...

Comentários:
A justiça é relativa, senão vejamos:

Aparentemente o FCP não desce de divisão porque apesar de ter corrompido o árbitro, o gajo foi lá para dentro e prejudicou o Porto... Surreal!!

Mais ainda se virmos bem o resultado disto tudo:
O Presidente do FCP leva 2 anos de suspensão por tentativa de corrupção, mas o árbitro leva 4 anos porque enganou o presidente do FCP ao aceitar as ofertas e prejudicá-lo...

Mãe do céu!! Não sei se o Porto corrompeu ou não (até porque na época em causa o Porto foi amplamente superior e certamente não precisaria disto), mas este desenlace é no mínimo inacreditável. Ou é corrupto, ou não é. Se não é deixem-se de castigos da treta, se é... deixem-se de castigos da treta!

O gajo que corrompe leva uma pena menor que o corrompido, que aparentemente não fez nada do que era suposto fazer!!!

Alguém chega-se ao pé de mim e diz: "Vantunes, toma lá 500 euros e vai ali assaltar aquele banco"

Eu pego nos 500 euros, vou para casa ver televisão e depois sou preso por ter os 500 Euros. O mano que me deu os 500 euros leva uma forte reprimenda... Faz sentido.
 
O único problema aqui é que se cumpriram os regulamentos da Liga. A única coisa útil é comprovar que houve corrupção.
Porque outro tipo de castigos aplicar-se-ão nos Tribunais Comuns...
 
Estes castigos são simplesmente ridiculos, nao fazem sentido...o porque de se castigarem clubes, arbitros e dirigentes quando ja nada vai ser alterado em termos classificativos? quanto aos dirigentes é de louvar as suspensoes aplicadas mas eu pergunto como é que um dos maiores corruptos (valentim loureiro)do futebol passou impune?

Bom, se analisarmos os castigos aos clubes aqui é que as sanções nao foram devidamente aplicadas, e nao me falem nos regulamentos na liga porque nao foram aplicados, se comprova-se que houve corrupção entao porque nao aplicar a descida de divisao aos 3 clubes, porto, leiria e boavista? nao houve tomates, porque primeiro o leiria ja estava despromovido entao nao se aplica a regra, o boavista como nao paga aos jogadores e estava em vias de extição ate foi 1 favor para eles coloca-los na 2ª divisao mas eles ja la iam para na mesma e o porto perde 6 pontos? mas o que é isto? porque nao desce? porque nao começa com 6 pontos a menos na proxima epoca?imagine-se se tivessem com 3 pontos de avanço no campeoanto sobre o 2º classificado de certeza que nao lhe retiravam ponto nenhum...

É de louvar que alguma coisa foi feita, mas em termos morais o que se resalva é que as decisoes em portugal continuam a demorar muito tempo e continuam a deixar muito a desejar...perderam uma grande oportunidade de inverter as coisas no futebol e com decisoes mais severas poderiam ter dado um passo de gigante na credibilização do futebol portugues e acabar com as influencias de certos "senhores" no futebol...
 
Passam me completamente ao lado estes castigos.
Em termos práticos so o Boavista é mesmo castigado. Curiosamente castigado a 2 dias de um jogo que pode ser decisivo na luta pela Liga dos Campeoes. Que rica moral!
O Porto fruto das leis, perde 6 pontos na ultima jornada de um campeonato que levava 20 de avanço. Bonito!!
Leiria?? Quem????!! Ah ... um tal de Leiria. Tá bem.
A haver alguma justiça, Porto à semelhança da Juventus ia parar à 2ª Divisao ou no minimo acontecia o que fizeram ao Milan o qual começou o campeonato com pontos negativos.
Sinceramente, preferia que nao tivessem sido castigados. Bem sei que em grande parte estes castigos sao frutos de buracos nos regulamentos desportivos, os quais foram aprovados pelos clubes.
Estes foram os castigos desportivos. Faltam a justiça nao desportiva. Acho que a Maria Jose Morgado não é como o Herminio Loureiro.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!