segunda-feira, maio 19, 2008

Balanço 07/08_ Parte 1

Em final de época creio que vale a pena fazer um balanço do que se passou a nível nacional na Supertaça, Bwin Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal.

A época 2007/08 começou com uma vitória do Sporting frente ao Porto por 1-0 através de um golo do estreante Ismailov num jogo onde o domínio do FCP foi evidente. A capacidade de suster a já bem oleada máquina portista tinha dado frutos e os pupilos de Paulo Bento saiam com o primeiro título na carteira.

Analisando precisamente o campeão nacional Porto e tendo em conta a expectativa criada com os reforços do verão podia pensar-se que as saídas de Pepe e Anderson não tinham sido bem colmatadas… puro engano. Na verdade os reforços nunca o foram (Bolati, Kaz, Lino, Mariano Gonzalez, Leandro Lima, Stepanov, etc.) e o “retornado” Tarik foi de facto decisivo. Creio que o sucesso interno se deve precisamente a ter beneficiado de ter mantido o 11 da época passada, entrando apenas Pedro Emanuel (que fez esquecer Pepe) e Tarik. Foi sem dúvida a equipa mais equilibrada e naturalmente ganhou o campeonato tranquilamente. Em 4-3-3 muitas vezes transformado num 4-1-2-2-1, foi o individualismo que fez a diferença. Nas restantes competições ficou um pouco aquém do esperado. Eliminado da Taça da Liga pelo Fátima, na Liga dos campeões pelo Shalke e perdeu a final da taça sem ser a equipa que todos esperavam. O futuro? Tendo em conta que alguns jogadores sentem que o seu ciclo no Porto chegou ao fim (Bosingwa foi o 1º) tudo dependerá das restantes vendas, porque o dedo de Jesualdo nesse aspecto não se tem mostrado muito feliz e qual será o efeito apito final/ dourado nesta equipa e neste clube.

Equipa tipo: Helton; Bosingwa, Fucile; Bruno Alves e Pedro Emanuel; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho; Tarik, Quaresma e Lisandro Lopes.

Destaques: Lizandro, Bosingwa e Quaresma.

A época do Sporting teve sempre manchada com críticas. O verão foi activo em entradas e saídas do clube, nomeadamente em peças muito importantes na equipa principal – Ricardo, Nani, Caneira (retornou do empréstimo) e Tello nunca foram, ao nível do rendimento da equipa, colmatadas na totalidade. Na baliza Stoijkovic e Rui Patrício sempre foram mais problema que solução. Na esquerda apenas Grimmi disfarçou a posição – Ronny e Had nunca convenceram. Na direita Abel fez uma época muito oscilante e não passou por ele quem não quis. Os centrais mostraram o entendimento habitual e a lesão de Polga foi prejudicial no rendimento da defesa. Gladstone nunca se mostrou alternativa completa. Época fraca de Veloso (gordo) e Moutinho (a pior no SCP). Penso que Romagnoli fez uma boa época apesar do fraco rendimento da equipa. Ismailov para mim é a surpresa positiva pois absorveu bem o que o treinador lhe pediu e acabou a época em grande. Vuckcevic mostrou que tem muita qualidade e potencial, apesar de ser um pouco individualista. Liedson destacou-se mais pelo trabalho de equipa do que pela quantidade de golos. A equipa foi prejudicada pelo facto de Derlei se lesionar com gravidade mas beneficiou do regresso de Yanick.

Apesar de algumas desilusões (rendimento de alguns jogadores, eliminação da Taça UEFA e da Champions) conseguiu ficar com o 2º lugar (acesso directo à champions), a supertaça e a taça de Portugal.

O futuro? Segundo o presidente existem condições para manter as pedras fundamentais e contratar alguns jogadores de qualidade. Acredito que M. Veloso vai sair (tenho um passarinho que me diz que está vendido para o Man Utd) e a contratação de jogadores do nível de Roca poderão fortalecer a equipa.

Equipa tipo: Rui Patrício; Abel, Grimmi; Polga; Tonel; M. Veloso; Moutinho; Ismailov; Romagnoli; Vuckevic e Liedson.

Destaques: Tonel, Romagnoli e Ismailov.

A época do Guimarães foi sem dúvida surpreendente. A equipa subiu de divisão, manteve as peças chave e reforçou-se com jogadores desconhecidos (2ª divisão francesa maioritariamente). Cajuda soube sempre gerir a pressão mesmo quando lhe partiram a perna num treino mais animado.

Potenciou alguns jogadores jovens e liderados pelo capitão da equipa conseguiram um feito histórico para a cidade e o clube – a 3ª pré eliminatória da Champions.

O futuro? Depende de muitos factores – se o SCP e o SLB fazem um campeonato fraco, se as saídas não forem bem colmatadas e principalmente se esta equipa consegue conviver com a pressão de “já ter lá chegado”.

Equipa tipo: Nilson; Andrezinho, Luciano Amaral, Danilo e Geromel; Flávio Meireles, Desmarets, Fajardo, Ghilas e Alan; Mrdakovic.
Destaques:
Geromel, Ghilas, Cajuda.

Etiquetas:


Comentários:
Do Porto, acho que não há muito a dizer: foram tao fortes, tão consistentes, que acho que dirão todos o óbvio. Mesmo tendo Jesualdo, eles foram mt bons. Falaste aqui numa coisa e com toda a razão e de facto muito pouca gente ressalvou o seu papel, a sua fantástica época: Pedro Emanuel. Esteve mt, mt bem!!
Outro que teve mt bem foi Raul Meireles. Os outros (Lizandro, Lucho, Quaresma, Tarik, Bosingwa e Paulo Assunção) foram os óbvios.
.
Já sobre o Sporting, fez uma época acima do que pensei que faria. Tendo uma defesa fraca, considero que o seu meio campo esteve muito bem e foi a base do sucesso da equipa. Gosto muito de ver Ismailov na esquerda.
Acho que só com Paulo Bento é que o Sporting conseguiria uma época assim táo boa.
.
O Guimaraes fez uma grande época. Cajuda é um bom treinado e tem 2 belos jogadores: Geromel (que jogadorzaço!!!) e Ghilas. Rui Costa abre os olhos e os cordões à bolsa!
 
Karlos se quiseres escreve a crónica do Benfica, meio da tabela e descidas. Abraço
 
Porto:
- Jesualdo não tem que ser criticado, apesar de ter falhado na taça da Liga, fez bom trabalho e quer se goste ou não, foi o único grande a jogar bom futebol. Apesar disso, os reforços não vingaram mas Jesualdo disse no início do ano que os reforços é que tinham que ser muito melhores para jogar naquela equipa! Esteve muito bem o professor!
Sporting:
- Por Abel só não passou quem não pôde tal a quantidade de fruta que o homem dá jogo após jogo!
- Romagnoli em destaque? Só se foi por conseguir marcar de penalty!
Guimarães:
- dizem que foi muito beneficiado no início do campeonato, sinceramente não notei nada.
- Geromel é o novo Zé Castro.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!