quinta-feira, abril 17, 2008

Taça de Portugal

Jogando uma época.

Com as declarações proferidas antes do jogo de ontem que opôs Sporting e Benfica foi lançado o desafio por parte dos responsáveis dos clubes. O Presidente LVF exigiu a taça, para salvar a época. Afinal os títulos têm fugido aos da Luz. Uma vitória sobre o SCP poderia potenciar o resto da época, dando estabilidade a uma equipa afectada pela pesada derrota com a Académica.

Uma derrota do SCP ainda por cima no seu reduto implicava a confirmação da desilusão (segundo a maioria) que tem sido esta época.

Por outro lado o presidente Soares Franco considerou que não era uma vitória que salvaria a época e reforçou que o segundo lugar na Liga era mais importante.

Parece que ambas as equipas perceberam a mensagem e após os primeiros 5/10 minutos de domínio aparente do SCP o Benfica revelou-se um colectivo mais funcional e adaptado à táctica do SCP. O triângulo ofensivo do SLB mais móvel, com Rodriguez, R. Costa e Di Maria mostrou-se muito bem adaptado às funções de contra-ataque, pois o SCP tinha assumido o jogo.

E foi com alguma naturalidade que após a simulação do Di Maria que o Benfica tomou conta do jogo. As boas iniciativas até então desmoronaram e o golo de Rui Costa e o de Nuno Gomes, foi a convergência natural da superioridade Benfiquista. Neste período foi também importante o posicionamento de Nuno Gomes que “arrastou” e “prendeu” a defesa do SCP. Muito mau foi o desempenho de Adrian Silva (muito perdido e sozinho no miolo), Romagnoli (Muito fusso e quando as coisas não saem é complicado), Moutinho (péssimo nesta fase do jogo) e mais uma vez a dupla de sucesso Abel – Miguel Veloso. O defesa direito anda desde há muito perdido em campo. A defender é péssimo (qualquer um passa por ele e quando tem a bola complica). Miguel Veloso parece que perdeu a rotina de defender (esses quilinhos a mais pesam) e o segundo e terceiro golo do Benfica é dele.

Paulo Bento leu bem a ineficácia da equipa e colocou em campo o que para mim foi perfeito – Ismailov, retirando Adrian (não queimem já este miúdo). O russo convenceu-me ontem. Se jogasse sempre assim era um jogador que o SCP deveria comprar.

A primeira parte acabou e o SCP já dava aviso de querer discutir um resultado justíssimo pela postura das duas equipas.

Ao intervalo mais uma vez o papel dos treinadores foi fundamental – P. Bento apelou à importância, perante o exterior, deste resultado e que a equipa iria ser toda posta em causa por isso. Chalana apelou à cautela, controlo emocional, reduzir a intensidade de jogo e no fundo controlar a posse de bola e controlar o jogo.

Mas a segunda parte já não punha uma equipa desequilibrada a meio campo (SCP) contra uma equipa segura e dominadora com tinha sido o SLB. A disposição táctica era aparentemente a mesma mas as peças eram outras. Ismailov e Romagnoli (um 10 falso Médio Direito) preenchiam o flanco direito. Moutinho no miolo e Vuckcevic vagabundo entre a esquerda e o meio. Aí criaram – se muitas oportunidades (flanco direito) e lendo bem isso Chalana mandava aquecer de forma acelerada Pepsi. Perante a displicência de Romagnoli Paulo Bento (a quem todos acham muito mau tacticamente) jogou uma jogada de mestre do banco. Alguem que mudou a face do jogo – Derley. Todos os comentadores dizem que foi porque o Yanick foi para 10, mas a verdade é que, na minha opinião ter o Derley em campo fez toda a diferença – atitude, experiência e liderança.

Embalado pelo recém-criado domínio, Moutinho disparou de longe. Quim faz uma defesa de outro mundo (só perceptível nas repetições). Era o início da reviravolta. O que se passou nos últimos 25 minutos não tem grandes comentários. O futebol por vezes tem disto. E é por isso que é um jogo emocionante.

Parabéns ao SCP e ao Benfica pelo excelente espectáculo de ontem.

Positivo: Paulo Bento – Merecia uma noite assim há muito tempo;

Ismailov e Derley; Quim e Di Maria;

Arbitragem.

Negativo: Chalana – tacticamente não tem capacidade, apesar de ser um “gajo porreiro”. Ao ouvir as declarações dele após o jogo pareceu-me mais um dos jogadores e não o treinador.

Simulações e mergulhos – foram muitos e sempre bem ajuizados pela coragem do árbitro – Leo e Petit continuam especialistas

Alguns jogadores – não tem qualidade suficiente para alinhar nos grandes, por falta de talento ou falta de forma. Maxi Pereira e Abel são disso exemplo.


Comentários:
Está bem que taça é taça. E está bem que há tomba-gigantes em quase todas as jornadas. Mas foda-se! Aquele jogo deixa qualquer gajo fodido. Até o Ghandi, se fosse Benfiquista, mandava ali no mínimo um "foda-se", em pleno museu do azulejo.
 
Não foi um grande jogo de futebol. Foi um jogo emotivo e recheado de golos! Uma primeira parte onde o Sporting praticamente não existiu e onde Di Maria e Rui Costa foram senhores. Um intervalo onde Paulo Bento ganhou o jogo e Chalana o perdeu. Uma segunda parte onde Izmailov (a dinamizar), Moutinho (a secar Rui Costa), Liedson (que fez na 1ª parte??) e Derlei (estava em pulgas para regressar) viraram por completo o jogo e onde Sepsi foi a imagem de marca para definir o Benfica (confuso, medroso, atabalhoado).
Vitória justa da melhor equipa.
 
Sporting, 5 - Benfica, 3
Um dos melhores jogos de sempre... e seguramente o melhor (até à data) do Século XXI!

Parabéns ás duas equipas pelo fantástico espetáculo que proporcionaram a todos aqueles que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. Mesmo os adeptos da equipa derrotada têm motivos para estarem felizes, pois este terá sido para muitos o melhor jogo que presenciaram nas suas vidas.

Mais uma 1ª parte mal conseguida
Com menos 2 dias de descanso e muitas baixas no plantel, o Sporting foi obrigado a colocar Veloso a Central a substituir o líder da defensiva Anderson Polga, e o "verdinho" Adrien Silva no meio campo. Mais do que o facto de Veloso jogar a central, o maior problema residiu na ausência deste no meio campo a servir de pêndulo de todo o futebol Leonino.
Depois Romagnoli passou 1 hora em campo a engonhar, engonhar, sem desenvolver e assim o futebol do Sporting tinha dificuldades em definir e resolver. Vuk andou completamente escondido.
Apesar de tudo o Sporting começou o desafio com 10/15’ de superioridade, mas cedo se desvaneceu e foi o Benfica a chegar ao golo aos 18’.
Após o golo de Rui Costa, o Sporting foi muito a baixo psicologicamente e o Benfica passou a controlar completamente a partida, apresentando classe em campo; e foi sem surpresa que aos 30’ chegou ao 0-2 por Nuno Gomes.
Pairava em Alvalade o fantasma o último jogo para a UEFA, onde fomos derrotados pelos Rangers, precisamente por 0-2 e da forma mais cínica possível, por uma equipa que colocou o “seu autocarro de 2 andares” em frente à baliza.
Mas com este 2º golo do Benfica, Paulo Bento decide mexer e arriscar colocando em campo Izmailov para o lugar de Adrien; desfazendo o 4-4-2 em losango e passando a um 4-3-3, com Izmailov a fazer o lado direito. Deste modo o Sporting no final da 1ª parte o tentou atacar mais e melhor, mas a falta de inspiração e o GR Quim evitaram o golo Leonino. Ao mesmo tempo o Benfica foi recuando progressivamente e começando a jogar com os tempos de jogo.
O intervalo chegava com o Sporting com 67% de posse de bola! Mas com 0-2 no placard, o que mais fazia ainda lembrar o desaire com os Escoceses! Os cerca de 10.000 adeptos do Benfica presentes, brindavam o estádio com “Olés”, o que entristecia e enervava ainda mais os Leões.
As perspectivas para a 2ª parte não eram as melhores, pois para além de não ter opções no banco… tínhamos menos 2 dias de descanso e treino que o adversário, o que fazia temer o pior! Ainda para mais, “sabíamos” que não nos bastaria marcar 2 golos para empatar a partida, pois no caso das coisas terem que ser decididas a penalties, temos “malapata”.
Os comentadores das TV’s e Rádios faziam já o enterro ao Sporting…
Na mente de quase todos os Sportinguistas, seria inadmissível continuar a aturar Paulo Bento como treinador do Sporting, caso a previsível derrota se confirmasse.

Nova Chama
No primeiro quarto de hora da 2ª parte o Sporting entrou com muito mais vontade, mas continuou sem definir bem na altura de marcar. Aos poucos o Benfica foi ficando encostado ás cordas, jogando com 2 linhas defensivas, mas a verdade é que o golo não chegava. Romagnoli continuava a engonhar.

O momento da viragem (60’)
Aos 60’ dá-se o momento da viragem. O Capitão Moutinho dispara uma “bomba”, que Quim desvia de forma espectacular para a barra.
Paulo Bento perde a paciência pelo facto de não se conseguir marcar e decide arriscar tudo, fazendo entrar mais um avançado, Derlei (que vinha de uma lesão que durou desde o início da época) para o lugar do complicativo Romagnoli.
O Benfica foi jogando cada vez mais à defesa, mas não mexeu bem na equipa, que jogava agora contra um Sporting que já havia desfeito o inicial 4-4-2, depois o 4-3-3, e apresentava agora uma frente de 4 avançados, ainda com Moutinho e Izmailov a ajudar.

O que é jogar à Sporting?
Esta pergunta ouviu-se nos últimos tempos pela imprensa.
A resposta foi dada em campo!
Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA!
Jogar à Sporting são os 25’ finais da partida de hoje, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando uma equipa da dimensão do Benfica com 5 golos em 24’!!!
Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos.

Destaques
- Izmailov: tem feito muitos jogos em que passa despercebido, mas ás vezes joga a sério, e hoje fez tudo bem! Um quebra-cabeças para os adversários.
- Djaló: o "anti-Sansão"! Cortou o cabelo e agora é sempre a facturar. Aquele seu 2º golo de 30 metros não está ao alcance de qualquer um!
- Moutinho: um grande capitão! Um médio polivalente de grande qualidade.
- Quim: está a fazer a sua melhor época de sempre. Para mim é esta época o melhor GR do campeonato. Deveria ser titular da selecção.
- Di Maria: a surpresa para este jogo, com a velocidade que empregou, destabilizou a remendada defensiva Leonina. Chalana deu um tiro no pé ao substituí-lo.
- Derlei: marcou logo no seu regresso após prolongada lesão. Dá tudo o que tem.
- Liedson: joga muito e lá meteu mais um.
- Rui Costa: muita classe, mas as pilhas não já não dão para mais de meia hora. Enquanto teve forças foi o cérebro do Benfica.
- Tonel: tem vindo a subir de forma e é hoje um valor seguro como central, com a vantagem de apontar bastantes golos de cabeça. Merece jogar pela selecção, apesar de não ser um primor técnico faria boa dupla com o Ricardo Carvalho.
- Grimi: o lateral esquerdo que faltava… segurem-no!
- Rodriguez "Cebola": tem bom poder de fogo, de média e longa distância. Ainda bem que não fica no Benfica para o ano.

Agradecimentos
Obrigado Sporting pela Cilindrada de hoje! Uma MÃO CHEIA!
Obrigado Benfica pela grande equipa que também é!
Obrigado à grande maioria dos Benfiquistas, que soube nas TV’s, Rádios e Jornais, dar mérito à estrondosa vitória do Sporting. Hoje soube-se Ganhar e soube-se Perder.
Obrigado à equipa de arbitragem. Quando é isenta… o Sporting normalmente ganha.

Azias
- Para aqueles que querem inventar lances salvadores da arbitragem onde não existem, o meu desprezo. Até porque afinal as únicas razões de queixa seriam do Sporting, pois o árbitro Jorge de Sousa não quis expulsar ninguém para preservar o espectáculo; e teve 3 oportunidades para colocar jogadores do Benfica na rua.
- Rui Santos. O comentador da SIC estava com uma azia tremenda, mas continuo sem perceber se é por ser Benfiquista e estar aziado pela derrota, ou se é por ser Sportinguista e estar furioso pelo seu odiado treinador (Paulo Bento) ter “assinado o contrato” para a próxima época com esta exibição.
- A minha e a de muitos Leões, que perguntam a eles próprios porque raio a equipa não apresenta sempre esta grande vontade e empenho nos jogos, ou até porque não a tem desde o 1º minuto, nomeadamente nas primeiras partes dos desafios?
Ficou hoje provado (e de que maneira) que a melhor defesa é o ataque; e acho que o Sporting só tem a ganhar com o incremento de tácticas ofensivas.

http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/04/sporting-5-benfica-3.html
 
O que é feito do nosso amigo Karlos?
 
Ainda estou com um melão de todo o tamanho!!

Fui a Alvalade ver o melhor jogo que alguma vez vi num estádio, e para meu azar a equipa que foi "atropelada" foi a minha!!!

De cortar os pulsos!!!!!
 
Pior ainda.. é que foi aqui que morreu o mito dos "6 a 3"!!
 
O Karlos tá de férias esta semana. Mas ele comentará, tenham calma...! Bom comment PPA! Mas continuo a dizer que não foi um grande jogo, foi sim um grande espectáculo!
 
ahahahahahahahahah, começo com este delicioso apontamento: "Onde está o Karlos"? ahahahahahahahaha!!

Bom, acho que acima de tudo, é necessário não embandeirar em arco. Não se deve falar aqui de um excelente jogo, do melhor da história, dum fenómeno futebolístico, porque uando fizermos as contas só podemos é dizer que em campo estiveram duas equipas fracas - Os resultados dizem-no e este jogo não apaga esta dura realidade.

Duas equipas com deficiente cobertura defensiva, tanto meio campo, como em plena grande àrea. Vejam os golos do Rui Costa, Nuno Gomes, Derley e o primeiro do Yanick... Todos na pequena àrea sem uma oposição defensiva intensa).
Vejam o terceiro golo do Benfica em ue por cinco vezes a defesa do Sporting teve oportunidade de alivir a bola e o melhor que conseguiram fazer foi pô-la a saltitar à entrada da àrea... Isto são tudo pormenores, que na realidade são pormaiores e definem equipas.

Seja como fôr, ambas as equipas demonstraram garra, querer, determinação e algum respeito pelas camisolas que envergam. Que hoje por hoje, são o melhor das equipas de Benfica e Sporting - as camisolas.

O Sporting entrou melhor no jogo. Mas sempre naquele estilo parado, toca para o lado, deixa ver no que dá. O Benfica estava expectante e aproveitava o mau posicionamento do meio campo do Sporting para se mostrar ameaçador em cada saída para o ataque. Vukcevic, Adrien e até Moutinho (vejam o lance do Segundo golo) estavam a dar muito espaço a Rui Costa e companhia. O "velho" devia pensar que cheirava mal, tal era a distância que Adrien guardava dele. E foi com naturalidade que perante um Sporting com mais posse de bola, o Benfica chegou aos golos. Nos últimos 5 minutos da primeira parte, começámos a assistir a um Sporting dominador, e simplesmente por via duma alteração táctica: Izmailov entrou para o lugar de Adrien. O russo dá muita ajuda defensiva, e Abel já não pareceu tão desamparado. Por outro lado Moutinho colou em Rui Costa e o jogo para o 10 do Benfica acabou ali.

O início do Segundo tempo, trouxe mais do mesmo. O Sporting já merecia o golo. O Benfica já não conseguia sair para o ataque e não explorava o deficiente flanco esquerdo do Sporting (Vukcevic, nõ lhe peçam para defender... ele até pode tentar, mas não lhe está no sangue. Grimi, por favor não lhe peçam para se equipar... é horrível, ou pelo menos tem-se apresentado nessa forma. Não tem velocidade, não consegue fazer um cruzamento, não tem pulmão, não é particularmente forte... É o medo!!!!). Entretanto lá entra Derlei e o Sporting passa a jogar com 3 homens no ataque e dá mais liberdade a Vukcevic. Ele que vai ao lado direito partir os rins a Petit e fazer meio golo para Yanick (será que custa muito dar uma oportunidadezinha ao montenegrino na 10?!?!? E de vez em quando deixá-lo marcar uns livres?). E depois aconteceu o que se espera quando uma equipa encosta toda na sua defesa e a outra até tem bons jogadores (e o Sporting tem 5 ou 6...)... Golos e oportunidades para tal. O Sporting na primeira parte teve 66 por cento de posse de bola, mas longe da baliza. Na segunda parte o benfica encostou-se na defesa e disse: Dêem o vosso melhor... quiçá confiando na desinspiração dos sportinguistas. Fez mal.

Mas volto a dizer, o Sporting não passa a ser o melhor do mundo por isto. Há ali muita coisa para melhorar, sobretudo a nivel da cobertura defensiva do meio campo. E se pudermos arranjar um defesa esquerdo... agradecia!!! Já há muito que n temos um bom defesa esquerdo. Se não der para ter um que desiquilibre, epá, arranje-se um que só equilibre (tipo Caneira). Aquele argentino anda ali para cima e para baixo, não consegue estar em lado nenhum, e quando chega lá `
à frente mete as bolas na lateral contrária. Nem o gigante de moçambique apanhava aqueles cruzamentos. Alguma dinâmica ofensiva tb se recomenda. Quando defronta equipas que se fecham bem, o Sporting não consegue fazer nada porque não há movimentações das suas peças ofensivas. Romagnoli é demsiado curto, mas mesmo que quisesse conferir largura ao futebol do Sporting, não tinha extremos. Deixem o Liedson à solta, e parem de lhe pôr ao lado jogadores que só atrapalham.

Quanto ao Benfica, francamente foi o corolário de uma época terrível. O Benfica é hoje por hoje uma equipa com um bom defesa esquerdo, um bom guarda redes (que falta fariam ao Sporting), um número dez que está bom para encostar, e um jogador esforçado ns laterais (Rodriguez). É previsivel, permeável defensivamente (encaixou 8 golos nos últimos dois jogos), e pouco perigoso no ataque (quando não joga Cardozo, que quer se goste ou não, é sinónimo de perigo). Se a isso juntarmos um treinador que não parece perceber muito de tactica (até deve perceber, o homem foi jogador, mas parece-me claro que não sabe transmitir)... O resultado só pode ser este. Para o ano há mais e contem com mais um defeso de revoluções na Luz.
 
VANTUNES:

O Sporting para ti não joga nada!

Mas em 25' meteu 5 golos e não meteu 10 porque estava lá o Quim!

Imagina se jogasse bem!
 
O Luisão nunca teve grandes rins, mas desde que se entregou ao VINHO, tem piorado muito.
Hoje é um autêntico passador.
 
PPA, o Sporting para ti joga muito mas está a 21 pontos do FC Porto... Que faria se não jogasse nada.

Vamos por partes. O Sporting está longe de ser um fenómeno, mas também não é a pior equipa do campeonato.

Agora, que há muita coisa que eu como Sportinguista gostaria que melhorasse, disso não há dúvidas. E não é este jogo que apaga isso. Sobretudo quando levarmos em linha de conta que não ganhámos um jogo ao Setúbal, que levámos 3 em Braga, que fomos relativamente banalizados em Guimarães e que fomos eliminados da UEFA por uma equipa que não tem um único jogador que dê um pontapé numa bola como deve ser (com 2 a zero em Alvalade, onde por exemplo empatámos com o União de Leiria...). Que esta vitória não nos leve para um estado de euforia em que se esqueça o muito trabalho que há pela frente, porque que eu saiba o Sporting nunca viveu de ilusões.
 
1º O Sporting fez um campeonato fraco, ponto final.
Esteve muito mal nos jogos fora este ano.

2º Em particular, com os outros 2 grandes, esteve à altura. Foi superior ao SLB em 3 jogos e o FCP só nos ganhou com o tal "mais que penalty" ou "super penalty" inventado, pela primeira, única e última vez na história.

3º Neste jogo da Taça, teve Meia hora fabulosa.
 
Portanto, resumindo e concluindo, se levarmos em linha de conta que é a regularidade que define as grandes equipas, parece-me que estamos mais ou menos de acordo que estaremos longe de o ser. Grande clube, equipa não tão grande (por enquanto).

A menos que ser regularmente irregular conte.
 
Atenção, isto sem retirar os evidentes méritos desta vitória.
Mas também sem esquecer o que com ela podemos aprender, porque a questão da equipa do Sporting é de fundo e não de particularidades.

É preciso não esquecer que o Sporting já teve, num ou noutro momento da época, como figuras maiores em certos jogos Patrício, Pereirinha, Veloso, Moutinho, Djalló... E que Adrien começa a aparecer com alguma regularidade. Que Paez já foi opção durante cerca de um mês...

Tudo rapazes com menos de 22 anos de idade (se não estou em erro)... O Mérito desta política é proporcional aos reveses desportivos que esta traz, porque quer se quiera quer não, o futebol é um jogo de experiência. E experiencia significa saber quando congelar o jogo, significa saber ganhar quando a inspiração tem falta de comparência, significa controlar não só o seu próprio ritmo como o do adversario.

Acredito que muitos destes jogadores poderão ser importantes para o Sporting no futuro, mas isso só significa que temos que saber viver com eles no presente e não criar euforias sem sentido. Com este jogo podemos continuar a sonhar em ganhar algo, mas efectivamente não se ganhou nada a não ser moral. E a moral é como tudo, quando é demais cheira mal.
 
Eh lá! Isto está concorrido e parece que já nem posso ir de férias!! Aahhaha. Já ca estou PPA!
.
Mas vamos lá falar do que interessa. Já muito se disse, já muita análise foi feita. Não irei portanto dizer nada de novo, ou seja, o Sporting ganhou bem e com justiça. Dado que um jogo dura no minimo 90 minutos, no balanço do mesmo a vitória leonina não se pode por em causa. Claro que se podemos agora discutir (eu pelo menos penso assim) como teria sido se não fosse Chalana o treinador. Ele que até teve bem em finalmente por Di Maria na sua verdadeira posição. Di Maria so pode jogar ou num 4-3-3 (nao confundir com o 4-2-3-1) fazendo o papel por exemplo de Messi no Barcelona, ou jogar com fez em Alvalade, ou seja como 2º avançado e com total liberdade. Mas Chalana é o treinador e foi mudar radicalmente o que tao bem resultou durante 35 minutos e que depois quando começou a nao resultar tao bem (mérito obvio do Sporting associado ao estoiro fisico de Rui Costa e sobretudo de Petit) só tinha era que mudar de peças. Nunca o esquema.
O Sporting tem Paulo Bento. O Benfica tem Chalana. Esta é para mim a diferença abissal. Paulo Bento teve excelente nas substituições, teve excelente na atitude mental, no espirito, na garra que incutiu aos seus jogadores. Chalana nao teve pulso, mostrou medo.
.
Continuo a achar que o Benfica é superior ao Sporting. Mas não pode ter jogadores mediocres, que nem na Naval ou no Paços têm lugar. Falo de Maxi Pereira e de Ed Carlos.
.
Não vou por aqui a falar de questões tacticas, pq ja muito e bem foi aqui escrito.
.
Parabéns Sporting!
 
Espero que os Sportinguistas que apareceram a comentar algo depois da vitória por dois golos sobre o Benfica, comentem agora a derrota por três golos contra o lanterna vermelha.

Será que só se galvanizam contra o Benfica?
 
Leiria, 4 – Sporting, 1

De ficar com a boca aberta! Tudo correu mal ao Sporting neste jogo.
Antes da partida criaram-se um conjunto de condições, que tinham tudo para ajudar o Sporting, mas vieram a ser-lhe prejudiciais e da pior maneira:

A favor:
- O Guimarães tinha empatado, bastando por isso ao Sporting vencer o lanterna vermelha para agarrar de vez o 2º lugar.
- O Benfica iria perder de “certeza”, logo nunca apanharia o Sporting.
- O Sporting vinha da melhor exibição da época, onde acima de tudo tinha mostrado um enorme poder de marcar golos (5 ao Benfica em 24’).
- Embora jogando fora, o pouco público era todo do Sporting.
- Elevado estado de espírito psicológico.

Contra o Sporting tinha:
- Possível cansaço pelo frenético jogo da última 4ª feira.
- Mau estado do terreno (muito pesado).
- Descontracção evidente do Leiria, que “já desceu” e joga sem o mínimo de pressão.

Tudo se virou contra o Sporting, pois entrou em campo com um facilitísmo incrível, mamando 2 golos parvos em 5 minutos, de uma equipa que passou o ano a "não marcar a ninguém", e que a meio da 1ª parte o colocavam a perder com uma equipa, que embora tenha um bom plantel é a última classificada e ainda só tinha ganho 2 jogos este ano.
Depois o Sporting continuou a jogar a passo, sempre convencido que acabaria por dar a volta a este Leiria, porque até o tinha feito contra o Benfica, e de que maneira.
O momento chave da partida apareceu no final da 1ª parte, quando Vuk, após passar o GR, acaba por não marcar.
Estou convencido que se fosse-mos para o intervalo a perder apenas por 2-1, daríamos a volta facilmente.
Na 2ª parte o Sporting foi de vez para cima do Leiria, mas logo ali se viu que não seria possível imprimir um ritmo idêntico ao do jogo com o Benfica, quer pela fadiga dos atletas, quer pelo estado pesado do terreno. Ainda assim o problema esteve no acerto desta noite, pois a bola não queria entrar, quer fosse pela desinspiração, ou pelos ferros da baliza.
Perto do final ainda foi o Leiria a fazer o 3-0, já sem ninguém do Sporting lá atrás para o evitar.
De imediato o Sporting acabou por reduzir por Liedson; e quando já sem Derlei (expulso por palavras), tentou um assomo de coragem para pelo menos meter 2 golos e empatar no tempo de descontos, voltou o Leiria a ir lá à frente para fazer de nós “gato-sapato” e estabeleceu o placard num vergonhoso 4-1.

Duas Notas:
- Pelo que se viu esta noite, Paulo Bento prova mais uma vez que não tem capacidade para treinar o Sporting, coisa que continuo a afirmar, apesar de ter “assinado contrato” com o excelente 5-3 sobre o Benfica, pois permitiu que a equipa entrasse completamente a dormir em campo; e tentou fazer o mesmo que fez com o Benfica, quando o jogo e o adversário eram outros e os jogadores estavam esgotados. Este é que era um jogo para Farnerud, Tiúi, etc. Paulo Bento é um Teimoso e parece estar sempre apático naquele banco!
Apesar disso os maiores culpados são os jogadores, que jogaram sem a necessária humildade, jogaram cheios de vaidade.
- Mister Vítor Oliveira. Excelentes declarações, admitiu que a sua equipa estava super motivada e que para além da sorte do jogo, defrontaram uma equipa cansada num terreno pesado. Teve a nobreza de afirmar que os números foram exagerados.
Será de questionar porque foi este Homem escorraçado de Matosinhos, ele que subiu o “grande” Leixões. Quiseram lá o Brito e depois também o chutaram! Agora têm lá um infeliz, e com muita pena minha devem acabar por descer; embora espere que ainda se salvem.
Sinceramente, uma vez que parece mesmo que não temos hipótese de contratar um treinador internacional de real valor, dá-me vontade de ver um Homem destes a treinar o Sporting, um treinador que subiu a pulso, vindo do campo para o banco, passando já por quase todas as equipas pequenas e médias do nosso futebol; enfim, um homem experiente e capaz de enfiar uns cachaços e uns biqueiros nas “vedetinhas”.
Já sei, vão dizer que não será ofensivo… e pergunto? Paulo Bento (normalmente) é?
Depois vão dizer que não tem estofo. Paulo Bento tem?
Terminam dizendo que é um “Bimbo” e não sabe falar, comunicar. Aqui nem vou falar de Paulo Bento, que é muito fraco neste aspecto. Chalana coitado, esse ainda é muito mais limitado.

O que resta do campeonato?
Recebemos o Marítimo, vamos a Paços de Ferreira e acabamos em Alvalade com o Boavista.
Será obrigatório vencer os 2 jogos em casa. Quanto ao jogo em Paços de Ferreira, será o teste ideal para esta equipa e este treinador, onde se exige UMA VITÓRIA FORA contra uma equipa FORTE mas AFLITA, MANHOSA, PORCA, MAU TERRENO DE JOGO e PÚBLICO HOSTIL.
Ou seja, com condições difíceis, que são “provas a passar” para quem quer ser campeão no futebol Português. São estes jogos que decidem os campeonatos.

http://bola-na-trave.blogspot.com/
 
- O que acontece a um jogador depois de marcar um golo, se despir a camisola e arrancar a bandeirola de canto?

Toda a actualidade sobre futebol, comentada por 2 benfiquistas, 2 sportinguistas e 2 portistas num blog só:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Também a actualidade futebolística é discutida no Águia de Ouro:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Visitem...
 
Ó João Lopes, não aprecio a tua postura facciosa... tb estavas de férias a semana passada? E na outra tb?

Fala-me um pouquinho do jogo do Benfica... aliás, dos últimos três jogos do Benfica. Realmente a mim parece-me é que tu só te galvanizas com as derrotas do Sporting e nem te importas muito com os resultados do Benfica (que deve andar a ganhar jogos à grande e à francesa...)

Os factos com que tu tens que viver são os seguintes:

Nos 3 jogos que realizou com o Benfica, o Sporting foi superior (sendo que em dois não ganhou porque não valiam penalties - sim, bem sei que mesmo que fossem assinalados, provavelmente o Polga chutava para o ar e acertava num dirigível turístico); O Sporting está à frente do Benfica no campeonato; O Sporting foi mais longe que o Benfica na Taça da Liga; O Sporting foi mais longe que o Benfica na Taça Uefa; o Sporting foi mais longe que o Benfica na Taça de Portugal...
Se tiveres que contrapôr, fá-lo com factos está bem? Um abraço e volta sempre.
 
Fico feliz quando resta aos Benfiquistas comemorarem as derrotas do Sporting.

Fico triste de ficarem contentes (Chalanix) por não terem sido goleados no Dragão.
 
Para o Vantunes:

Eu só pedi que comentassem também a derrota em Leiria com o ênfase que comentaram a vitória frente ao Benfica.

Eu estive em Alvalade e apreciei um grande jogo em que, sinceramente, o mais justo seria ir a prolongamento, mas os Sporting teve a sorte de marcar aquele golo pelo Yannick e fez pender o resultado para o lado do Sporting.

De qualquer forma, é por jogos destes que vale a pena ir ao futebol.

No entanto, quando pedi aos sportinguistas para comentar o jogo de Leiria foi só para arrefecer os ânimos... Para que percebam que ganhar ao Benfica não é ganhar um Mundial. Mas pelos vistos os festejos foram tantos que se esqueceram que o Leiria também tem bons jogadores.

Vocês ganharam 5-3 em casa, sofreram 3 golos em casa o que não é fácil marcar para uma equipa que, tal como o Vantunes disse e bem, está em crise.

No final do campeonato e da final da taça veremos a posição e os troféus conquistados por cada um dos clubes, que é o que realmente conta para a história.
 
Mas nesse caso, das duas uma:

Ou contas já com a Supertaça ganha no inicio desta época por esta equipa, ou esperas por depois da Supertaça (mais uma competição que não ganhámos, mas na qual fomos mais longe...) do inicio da época que vem para podermos fazer essa contabilização como deve ser...
(eheheheheheh, estou a ser chato)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!