quarta-feira, abril 23, 2008

Grandes Equipas_2

REAL MADRID - LOS GALÁCTICOS.

Creio que, estando em 2008 já passou tempo suficiente para recordar uma das equipas mais fortes da história. O clube que vos trago é dos maiores do Mundo (há quem diga que é o maior) mas com certeza que este período fica na história, pelo clube ter, em tão poucas épocas um lote refinado de excelentes executantes - O Real Madrid, época 2002/2003.

Se bem que nessa época não ganhou a liga dos campeões mas penso que foi o plantel mais forte dos Galácticos.
Nesse ano o Real Madrid tinha acabado de ser campeão europeu. Já por si possuía um dos maiores craques do mundo da altura, mas ter perdido a liga para o "Cínico" Valência de Rafael Benitez, tinha caído muito mal no seio dos adeptos e a La Liga era considerada fundamental para as aspirações do clube e o exigido ao homem da casa Vicent Del Bosque.
Quem viu a saída do clube de jogadores, no anterior, como Sávio, Geremi, Karanka e Munitis, e apesar de ainda estar na retina o "golazo" da final da Champions da Liga de Zidane, não poderia estar muito optimista. Os clubes rivais tinham-se reforçado com grandes esperanças (Riquelme, Sorin, Jorge Andrade, etc.) e o plantel parecia mais curto e com menos qualidade, apesar das contratações (Ronaldo, Cambiasso e Totte) e da aposta em alguns miúdos da cantera ( Borja, Ruben, Portillo).
O resultado foi em parte conseguido (não ganhou a Champions), mas foi uma de melhores resultados da altura, visto ter ganho a Liga Espanhola, a Supertaça Europeia (3-1 ao Feyenoord), a taça Intercontinental (2-0 ao Olimpia).
Vamos então lembrar o plantel. Na baliza o indiscutível Casillas que tinha como alternativa válida o homem da taça do rei - César. Nas laterais o melhor do mundo no lado esquerdo - Roberto Carlos. Fisicamente inigualável e com um remate histórico (todos querem ter um remate à Roberto Carlos). Do lado direito o seguro Michel Salgado. Apesar de não ser um fora de série cumpria tacticamente e dava algum equilibrio à defesa. No meio o grande Hierro e o não tão grande Ivan Helguera. Talvez o problema desta equipa sempre tenha sido a defesa. Laterais baixos e um Ivan Helguera com momentos de desconcentração que às vezes enterrava, apesar da sua enorme garra. As alternativas Pávon, Raúl Bravo e Miñambres nunca se mostraram verdadeiramente eficazes.
No miolo do meio campo estava o fantástico Makelele. Se existia equilíbrio numa equipa ofensiva e tão criativa muito se deve a este sr. Para poder encaixar todas as peças ofensivas muitas vezes este menino jogou sozinho e deu bem conta do recado. Por uma questão salarial saiu na época seguinte para o Chelsea e então é que a defesa começou a mostrar os buracos - os galácticos da defesa começaram a perder o brilho. Cambiasso (em ano de adaptação) e Celades (falta de qualidade) nunca se mostraram como alternativas tão influentes como o Francês e apenas Flávio Conceição se aproximava a espaços.
No meio campo ofensivo, as maiores/melhores opções - Guti, Zidane, Figo, McManaman e Solari. Apesar de menino bonito e temperamental, Guti tem bom futebol e de certeza que se desenvolveu a jogar ao lado de muitos craques e a um nível competitivo muito elevado. McManaman é/foi um bom jogador. Apesar de inglês, creio que se adaptou muito bem em Espanha e sempre que foi chamado foi uma boa alternativa. O argentino Solari também foi importante. Chegou a jogar no lado esquerdo da defesa e pode dizer-se que teve os melhores anos no Real - sempre perigoso do lado esquerdo.
De Figo e Zidane não há muito para dizer - 2 dos maiores génios da história do Futebol. Figo foi, para mim, o maior futebolista Português de todos os tempos e Zidane um dos maiores de todos os tempos.
Na frente de ataque Ronaldo - o maior ponta de lança do mundo. Enquanto não se lesionou cumpriu, fazendo... golos! Foi o melhor marcador da equipa, apesar das lesões (neste 1º ano foi o "melhor" em termos de lesões), Morientes - muito boa alternativa e também "molhou a sopa" frequentemente e o estreante Portillo e Totte (também este da Cantera, após uma boa época no Valladollid). Claro que não nos podemos esquecer de Raúl. Desde miúdo anda nas altas esferas competitivas, chegando a capitão e os últimos anos mostram algum cansaço.
Uma equipa equilibrada e que apesar do falhanço da Champions (eliminado pela Juventus - depois de eliminar Man Utd de Beckham, Giggs, Veron e Van Nistelroy - que viria a ser a pior final da Champions que há memória Juve - Milan) e da taça do Rey (perdeu com o Depor) foi uma época bastante bem conseguida.

Golo de Figo (dos melhores da carreira):

http://www.youtube.com/watch?v=3zS6NwZNCx0&feature=related

Nos anos seguintes continuou a compra de craques e pseudo-craques - Beckham, Owen, Samuel, Woodgate, etc. - e a magia da época Galácticos foi-se desvanecendo.

Um dos melhores jogos da época, apesar da derrota:

http://www.youtube.com/watch?v=H7e-HokpePM&eurl=http://technorati.com/videos/youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DH7e-HokpePM

E tu qual a tua memória desta equipa?

Etiquetas:


Comentários:
Ténis de Mesa: 30º Campeonato para o Sporting
Os Sportinguistas têm sempre razões para sorrirem.
Como de costume, mais um caneco para Alvalade, neste caso o 30º na modalidade.
Parabéns pois aos nossos tenistas.

http://bola-na-trave.blogspot.com/
 
Bem o Real Madrid é provavavelmente o maior clube do mundo. Ou talvez mesmo o Barcelona.
Quanto esta equipa que falas, considero que tinha 13 / 14 bons jogadores. Bons é como quem diz. Mas eram só esses porque o resto do plantel era um susto. Basta pensar em Totte, Minambres etc.
O 11 era fortissimo: Casillas é talvez a par do mundo o melhor do mundo e na altura, não sendo ainda tao bom, tinha no entando enormes qualidades. Michel Salgado e Roberto Carlos estavam no auge e eram mt bons, sobretudo o brasileiro.
No centro, sempre fui de Hierro! Que jogador! Ao lado dele é que....
No meio campo e ataque era um luxo. Ter Makelele, Zidane, Figo,Raul e Ronaldo é de fazer sonhar qq um! Pior que é nem sempre bons jogoadores fazem um bom conjunto. E isso para mim foi o que aconteceu.
Acho muito mais fdrte por exemplo o Barcelona que se sagrou campeão europeu. 11 talvez nao tao forte, mas um plantel que permitiu à equipa suprir ausências momentaneas e assim ser estatável ao longo de um ano
 
Essa equipa do Real foi, realmente, marcante. Porque juntou Ronaldo, Figo e Zidane, os 3 melhores jogadores do Mundo naquela altura. E tinha ainda Roberto Carlos, Makelele e Raúl. Pontos fracos? Um Hierro em final de carreira, um Michel Salgado num ponto alto da carreira que sempre foi de baixo voo e um Helguera de muito fraco valor. Um vazio aquando da saída de Makelele.
De resto, uma equipa harmoniosa que jogava bom futebol.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!