quarta-feira, janeiro 30, 2008

Tiago

Jogadores há que são péssimos gestores de carreira. Ou eles, ou os seus empresários. Há outros que limitam-se a ter azar: apostam no clube "x" onde está o treinador "y" e passado meia dúzia de meses este é despedido. E lá se vai a carreira...

Tiago não é assim. Tiago é um daqueles jogadores que se soube promover. Não querendo separar o jogador do empresário (para mais fácil análise) poder-se-á dizer que a Tiago já pouco falta conhecer no futebol europeu. O início fulgurante no Benfica, onde foi titular indiscutível, valeu-lhe o contrato com o Chelsea de Mourinho. Na altura, Mourinho precisava de uma alternativa a Lampard que viria a não ser necessária por isso Tiago foi titular em períodos alternando com muitos, muitos jogos começados no banco. No fundo, foi o 12º jogador da equipa. Mas Tiago fez questão de dizer que queria ser titular e por isso mudou-se. Do campeão inglês foi para o Lyon, campeão francês. Um campeonato bem menos competitivo mas um clube de nível bem alto, onde poderia lutar por algo raro na Liga dos Campeões. E depois jogar sob a batuta de Juninho Pernambucano é sempre uma mais-valia. Tiago foi titular em 80% dos jogos mas ser um dos jogadores mais influentes do Lyon não lhe bastava porque Tiago achava que merecia mais. Até que foi de encontrou à Juventus onde encontrou Ranieri que o encheu de elogios. O início foi dificil e Tiago foi já eleito para o pódio de pior jogador do Calcio. É suplente de Almirón e não se vê forma de vingar em Turim. Entretanto, ele próprio já veio a terreno dizer que queria jogar...o que foi altamente criticado por Ranieri. Para além de tudo isto, está em causa a presença num Europeu, o qual parece cada vez mais longe para Tiago visto que Scolari parece já não contar com ele.


Tudo isto, leva-me a perguntar:



Será Tiago um flop? Um produto de marketing? Ou um muito bom jogador com lugar (como com suplente) em qualquer plantel deste mundo?

Comentários:
Tiago é sem duvida um bom jogador. Não se pode dizer que é muito bom nisto ou naquilo. Mas faz bem de tudo um pouco. Defende bem (nao o suficiente para ser o homem mais defensivo do meio campo, mas é uma preciosa ajuda num meio campo a 2), ataca bem (mas não é o tipico 10) e enquadra se muito bem no colectivo. É um jogador que faz golos, que ocupa bem os espaços, abre tambem ele espaços, tem boa leitura de jogo. Acho que é um bom nº8.
Curiosamente acho que foi Camacho que o estragou. Antes de ser treinado por Camacho, Tiago defendia mais e melhor mas depois com o espanhol começou a jogar em terrenos mais avançados, quase com um 10 e acho que isso foi lhe prejudicial.
Mas as qualidades estao la e depois das boas épocas que teve no Benfica, Mourinho foi busca-lo para o Chelsea. Ai nem sempre era titular e sendo um jogador ambicioso quis partir mesmo que Mourinho sempre tivesse dito publicamente que o queria, mas nao iria negar ao jogador a vontade de sair. Sendo um jogador inteligente em campo, tambem o foi fora de campo e é ai que entra a tal gestao da carreira onde muito jogador falha (querem melhor exemplo que Maniche??) e Tiago foi para um clube vencedor (Lyon), que projecta jogadores como poucos (Essien, Malouda, Abidal, Benzema, Juninho, etc) e ai ficou altamente valorizado. Acho que a escolha pela Juventus e sobretudo ter Ranieiri como treinado é que foi má.
Ranieria joga em 4-4-2, mas um 4-4-2 muito defensivo em que os 2 medios centros sao basicamente para defender, tendo muito pouca liberdade e onde a resistencia fisica é muito forte.
Tiago por exemplo no Milan teria sucesso garantido. Tem qualidade!
 
concordo que o Tiago é o típico médio centro que nem é trinco nem é n.º10.
Gosto particularmente do tipo de jogador e num meio campo povoado (que não dependa unicamente do Tiago)de preferência com três jogadores é onde ele encaixa melhor. Acho que a opção Juventus foi má apenas devido à qualidade duvidosa do treinador (compra um jogador com características que sabe que não encaixam no seu esquema), mas no Inter ou no Milan com o uso de 3 unidades no miolo o Tiago ía render.

Se ele ficar de fora do Euro considero muito mau porque perante os médios disponíveis ele é um dos melhores.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!