segunda-feira, janeiro 21, 2008

Quaresma

Ricardo Quaresma é daqueles futebolistas que não enganam. Será porventura o melhor jogador a actuar em Portugal, mas nem sempre a habilidade, inata, produz os efeitos desejados junto daqueles que torcem pelo êxito do extremo, cuja saída do FC Porto no final da presente temporada tem vindo a ganhar contornos reais nos últimos tempos

Com uma relação difícil com adeptos, após o encontro com o Desportivo das Aves, o extremo confessou-se triste e igualmente incomodado pela atitude dos adeptos portistas, deixando um sério aviso através das declarações que proferiu aos jornalistas. E o conteúdo da mensagem é claro: a saída de Quaresma do FC Porto poderá consumar-se em poucos meses: "Estou a ficar um bocado farto dos assobios. Mas no final da época já não me assobiam. Estou feliz no FC Porto, mas quando me sentir a mais vou-me embora. Os adeptos têm de meter na cabeça que comigo não vale a pena assobiar. Quanto mais assobiarem, mais eu pego na bola e resolvo os jogos".", atirou, sem papas na língua.

Estando de fora, é óbvio que é mais fácil falar, mas quer me parecer que ambos os lados exageraram. Criticar e não por um jogador nos píncaros ou trata-lo como um Deus faz bem. As vezes o endeusamento faz com que jogadores exagerem e se percam (veja se o caso de Ronaldinho Gaúcho) mas por outro lado há que saber lidar com a critica. A forma como depois Quaresma reage em que diz “quanto mais assobiarem, mais eu pego na bola e resolvo os jogos” não faz sentido. Quaresma é um profissional , está sujeito a deveres e obrigações e não tem de fazer birrinha. Mais pega na bola!!???? Mas ele joga sozinho??? Mas ele não tem um treinador ao qual deve respeito ????? O estatuto que atingiu no Porto, não lhe confere direito a fazer o que bem entende e lhe apetece.
É esta foram de actuar e de pensar que leva a que talvez não tenha singrado no Barcelona e não se tenha ainda conseguido impor na selecção. É que no Porto é quase ele e mais 10 e quase todos parecem obcecados em lhe passar a bola e onde a obrigação de defender é escassa. Quaresma é de facto um daqueles jogadores que fazem espectáculo dentro do mesmo, que trazem brilhantismo, repentismo, pura magia, mas que por outro lado desiquilibra a própria equipa. Tem o privilégio (além da sabedoria do seu treinador) em jogar num sistema táctico que potencia as suas qualidades, mas exagera no que faz. Quando resulta é lindo de ver, mas o problema é que muita vez isso não acontece e leva ao desespero dos próprios adeptos. Isto aliado ao facto de eu pessoalmente considerar que se expõe em demasiado (pq raio marca ele SEMPRE todo e qq pontapé livre e de canto??) faz com que a imagem se desgaste.
Resumindo, concorde que Quaresma se sinta injustiçado com tanto apupo, mas não concordo com o que disse ou pelo menos da forma como o disse:

Nota: correndo o risco de estar enganado, raramente me recordo de ver Quaresma brilhar nos grandes jogos. A excepção acho que é mesmo o Benfica. Contra o Benfica, Quaresma brilha sempre ou quase sempre, mas nos outros jogos raramente me lembro de o ver brilhar. Contra o Sporting, acho que nunca fez nada e em jogos contra as grandes equipas da Champions, tirando o golo que marcou contra o Chelsea, acho que nunca fez nada por ai além.

Comentários:
Quaresma é um grande jogador, mas ainda não perdeu totalmente os "tiques de vedeta", embora esteja bem melhor!

Na minha opinião, esta época ele já devia estar a participar num campeonato mais competitivo.. de preferência no Inglês!

O Porto não tem, a nível interno, concorrência esta época.. Mesmo quando escorregam, o Benfica (e/ou o Sporting) desliza e cai!

A única maneira de motivar um jogador a evoluir é oferecer-lhe concorrência e competitividade! Fazia-lhe bem ter de lutar para jogar, para garantir um lugar num 11! Secalhar até as exibições dele na "Champions League" iriam melhorar!

Brilhar contra o Benfica, é a única oportunidade que ele tem de dar nas vistas me Portugal!
 
O Quaresma é um menino. Sempre foi. Se é assobiado é porque não está a render. E no Dragão costumam ser justos na análise. Relativamente às suas declarações, ele não ameaçou ir-se embora directamente...no final dizia que ia de férias e por isso não o assobiavam.
Quanto a ele saír do Porto, acho que se está a criar a atmosfera propícia.
Relativamente às suas actuações nos grandes palcos, permite-me discordar. Já marcou em Alvalade, na Luz, em Londres...e arrancou belas jogatanas contra Arsenal, Chelsea e Brasil, entre outros.
Não acho que se eclipse nos grandes jogos, acho que se eclipsa durante largos períodos de um jogo.
 
Penso que o Quaresma devia sair para um campeonato mais competitivo no sentido de elevar os seus índices competitivos, tornar-se mais maduro e ser mais útil à selecção de Portugal.
 
Afinal nao aconteceu nada. É só paz a amor! O contracto foi renovado (a imprensa ja diz que desta forma garantiu que Quaresma irá permanecer no Porto - eu digo que so acredita quem quer) e Quaresma já veio dizer que ama o Porto. Curiosas palavras na véspera de defrontar o .... Sporting!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!