segunda-feira, janeiro 14, 2008

O Ponta de Lança

Futebol não é uma ciência. Não há fórmulas mágicas para o sucesso, não existe um só caminho para as vitórias. Há linhas orientadoras, formas de pensar o jogo, de analisar o mesmo, formas essas que poderão ou não ser meio caminho andado para o sucesso, mas um sucesso que jamais está garantido. Nunca ninguém alcançou apenas o êxito. Uns mais que outros , mas todos já tiveram insucessos.
A concepção sobre o futebol varia de pessoa para pessoa. Uns dirão que a táctica X é que é boa. Outros dirão que é a táctica Y. Quem é apologista da X, facilmente esgrime argumentos no sentido de fragilizar a Y. Quem é apologista da Y, faz o mesmo em relação à X.
Treinadores tão diferentes como Alex Fergusson e como Carlo Ancelloti já alcançaram o sucesso. Sendo tão opostos, será difícil entender como tão diferentes concepções sobre o futebol alcançaram o êxito.
No futebol, todos nós somos os denominados treinadores de bancada: todos nós damos os nossos bitaites, todos nós temos forma de ver e pensar o jogo. Mas este é um mundo cão. Há muito a mania de pensar “eu é que sei”! E então quando se “discute” com alguém que não tem um passado futebolístico, parece que cai o “Carmo e a Trindade”!
“Este não jogou futebol....não percebe nada do assunto”!!
Será mesmo preciso ter sido jogador de futebol, para perceber do assunto?? Carlos Queiroz, José Mourinho e Arrigo Sacchi (nunca jogou em nenhum clube, nem enquanto miúdo) nunca jogaram futebol enquanto seniores, nem mesmo ao nível amador e no entanto enquanto treinadores são referências a nível mundial.
Mas repito, não há formulas mágicas. Uns entendem que o 4-4-2 losangulo é o melhor esquema, outro preferem o 4-4-2 clássico, outros 4-3-3, outros o 4-2-3-1. Modelos diferentes, tipo de jogadores diferentes e no entanto o sucesso já foi atingido com todos estes sistemas e filosofias de jogo.
Não aceito por isso aquele típico dogmatismo que “na na na! És mas é maluco! O B é muito melhor que o A !!!”
Recordo-me particularmente uma saudável discussão com 3 GRANDES AMIGOS, em que quase me queriam internar só porque eu defendida e defendo que prefiro Drogba a Etoo. Parecia que eu estava a dizer uma heresia!!
Na minha concepção de futebol, ter um ponta de lança é essencial. Repito, um ponta de lança. Não um avançado, mas sim um verdadeiro nº9. E que características tem que ter para mim esse tal nº9??
O meu 9º , tem de ser alguém de área, alguém que apareça a dar o último toque, toque esse por mais fácil que seja. Mas está lá! É o matador! O 9, não tem a mania de ir marcar cantos, não tem a mania de se esconder a ir quase sempre para o 2º poste (qual Nuno Gomes) ou ficar fora da pequena área à espera de um ressalto. Tem de ser alguém que saiba jogar de costas para a baliza e que aguente os centrais. Alguém que complete o ciclo: 1) receber a bola de costas para a baliza, recepcionar / virar / rematar, 2) recepcionar / tabelar com os médios que aparecem de trás e/ou desmarcar para um eventual centro ou passe em profundidade. Um ponta de lança que saiba jogar de cabeça, mas jogar de cabeça a sério, que assim seja decisivo em jogadas ofensivas mas que também fruto dessa sua qualidade também ajude nas tarefas defensivas, nomeadamente em pontapés de canto e livres.
Não falo de pontas de lança toscos. É que fazer o que mencionei, requer técnica e ao contrário do que muitos pensam, técnica não é só saber fintar. Saber parar uma bola, seja ela com o peito ou com o pé, seja um passe de 5 metros ou um passe em profundidade, saber recebê-la, dominar, passar em condições, quer em termos de timing quer em termos de qualidade de passe, saber desmarcar, saber rematar em jeito/força/colocado, tudo isso é técnica. Não gosto de avançados que fogem tanto para as alas e que recuam tanto, que quando depois é necessário alguém para finalizar no hora H, não está lá ninguém. Um grande ponta de lança, faz sobressair os seus médios centros, abrindo lhe espaços para aparecerem ou através do recurso a tabelinhas para a entrada do médio. Um avançado que não é típico matador e que tem dificuldade em jogar sozinho na frente (quando falo sozinho, refiro-me a não ter outro avançado a seu lado) tende a procurar muito a posse de bola a fugir da principal função de avançado centro.
Não é toa que a minha referência como matador sempre foi Alan Shearer. É esse tipo de jogador que procuraria sempre ter numa equipa minha. Se fosse treinador e tivesse um qualquer Abramovich que me passasse um cheque em branco procuraria sempre adquir um destes jogadores:
Huntellaar: joga no Ajax é um ponta de lança nato. Quem o comprar vai ficar com um bomba na frente. Jogo de cabeça fabuloso!
Berbatov: está imparável! Técnica, força, repentismo....tudo!
Drogba: é de momento o melhor ponta de lança do mundo.
Trezeguet: já tem 30 anos, mas continua a ser fantástico!! Sempre fui fã
Ibrahimovic: foge um bocado ao estereótipo do avançado que falei, mas cada vez mais está um matador. Já não se perde tanto em fintas e está mais matador e homem de área.
Este é o meu perfil de jogador. Nunca fui por isso fã dos Rooneys, dos Henrys, etc.
Mas volto a frisar: esta é a minha concepção de futebol. Tal como há os treinadores que preferem laterais altos, ou trincos que apenas defendem (os Makeleles) ou que preferem trincos mais creativos (os Pirlos ou os Xavis), eu para o meu modelo de jogo que estes são os melhores avançados.

Comentários:
Conforme bem dizes, não existe o avançado perfeito. Porque, é em função da equipa que tem atrás, que esse avançado poderá rentabilizar o jogo de uma equipa. E que melhor função terá um avançado? Fazer golos! É para isso que ele lá está! Claro que é importante a questão táctica, a capacidade de jogar de costas para a baliza e até os espaços que proporciona aos colegas mas avançado sem golos é como muamba sem jindungo (como diria o saudoso Perestrelo)!
Que melhor exemplo que Ronaldo (sim, o fenómeno!): está de volta e bisou logo! Não fossem as lesões e estaria, certamente, nos 5 melhores jogadores do Mundo. É uma pena...
Não me sinto capaz de escolher um perfil ideal para avançado, teria que dividir esse papel em 2: Um, quando o objectivo é apostar no futebol directo e onde esse homem estaria como referência central de toda a equipa e aí 3 jogadores saltam à vista para mim: Drogba (pelo porte atlético, pela capacidade de ganhar duelos no ar ou pelo chão e pela facilidade de remate), Eto'o (pela velocidade, pelo remate poderoso, pela energia)e Villa (pela velocidade e capacidade de finalizar em contra-ataque).
A outra hipótese seria jogar num futebol apoiado, essencialmente de bola corrida e com muito jogo pelos flancos, aí teria que pensar num perfil como o de Van Nistelrooy (pela capacidade de desmarcação nas costas do defesa, pela mobilidade em espaços reduzidos) ou Ibrahimovic (pela capacidade de criar algo novo e pelo porte atlético).
Agora, o melhor, o melhor...como bem dizes...não há! Só há o nosso favorito!
 
Eu volto a reafirmar: este é o perfil de avançado para a minha concepção de futebol, para o meu modelo de jogo, o qual assenta na utilização de apenas um avançado centro. Um avançado que me permita diferentes soluções, sejam elas. jogar num futebol mais apoiado ou num futebol mais directo. É para mim muito importante ter um avançado que me permita recorrer ao jogo aéreo, podendo assim explorar o jogo pelas alas (onde ai laterais que subam bem são para mim fundamentais), ou que permitam jogar num futebol muito apoiado em que esse avançado jogando como um pivot é fundamental ao jogar de costas para a baliza, prender os centrais, recebendo a bola, segurando-a para a entrada dos medios, seja so para o passe / remate ou para dar e fugir de novo.
Não gosto de avançados que PERMANENTEMENTE recuam para o meio campo para vir buscar jogo. Alguns ate os vejo a marcar pontapes de canto!!
Eu não ponho em causa o valor de jogadores como Rooney, Henry ou David Villa, mas a realidade é que para o meu modelo de jogo, para aquilo que preconizo em termos tacticos, esse tipo de jogadores para mim não dá. São muito bons sim, mas para outro modelo de jogo. Nao para o meu!
 
Gostaria que não se esquecessem do "el niño", vai dar cartas na posição de matador, o homem é fantástico!
Em relação à questão, percebo-a e tenho outra preferência de pontas, embora todos os mencionados me encham as medidas.Prefiro pontas virtuosos que são capazes de ocupar espaços dentro e fora da área,q fogem às alas, q seguram a defesa nas suas costas e que qd é preciso torcer um defesa o fazem. No entanto ñ sou rigido ao ponto de ñ gostar dos referidos no post, mas adoro ver um ponta receber uma bola e rodar sobre o defesa!
Dos pontas que se especializaram a finalizar, tb me parece faltar Pipo Inzaghi, já sei q ñ é capaz de dar 2 tqs seguidos na bola, mas a aparecer para finalizar há muito poucos com tanto sentido de oportunidade,Os nºs confirmam-no.
No fim das contas, a maioria avalia os pontas pelos golos marcados, e é isso q devem fazer! Sheva continua um belissimo jogador,mas sem os nºs já ninguém se lembra dele, para mim continua uma referência, embora possa ser considerado um avançado,os seus golos no Milan dão-lhe direito a ser referência mesmo nos pontas.
 
Sim , de Fernando Torres sou granda fã. Alias num outros post, defendi muito as suas qualidades. É muito, muito bom! Mas tb os 5 que mencionei o são!
 
Vota no teu ponta de lança favorito no inquérito aqui ao lado.
 
Ibra, Henry, Ronaldo... Estes para mim são os avançados de referência. Jogadores rápidos, fortes, dinâmicos, que fazem golos e se adaptam a qualquer sistema.
Tb punha aqui Drogba e Eto´o. Mas aqueles 3 são do melhor que já vi.

Todos os que aqui foram referidos por vocês são excelentes jogadores/matadores.

Quero contudo, lançar aqui uma polemicazinha, tal como prometi aqui ao Carlitos, via SMS:

Shearer - 283 golos em 559 jogos (golos na Liga); 30 golos pela selecção em 60 jogos (média - 0,5 golos por jogo)

Thierry Henry - 202 golos em 389 jogos (Golos na Liga); Henry 44 golos em 97 jogos pela selecção (média - 0,5 golos por jogo)

Shearer - 1 Vez campeão em Inglaterra
Henry - 1 vez campeão Francês, 2 vezes campeão Inglês

Shearer - Nenhum título significativo de selecções
Henry - Campeão Mundial em 98, campeão europeu em 2000.

Shearer - 3 vezes melhor marcador em Inglaterra
Henry - 4 vezes melhor marcador em Inglaterra

Shearer - 1 vez jogador do Ano pelos jornalistas, 2 vezes o melhor qdo votado pelos jogadores

Henry - 3 vezes jogador do ano em Inglaterra quando votado pelos jornalistas, 2 vezes quando votado pelos jogadores, 2 vezes votado pelos adeptos

Shearer - Nunca melhor marcador da Europa (esta não sabia)
Henry - Bi-Bota de Ouro ao melhor estilo do Fernando Gomes

Assistências -
Henry: 90 descontando os anos em França
Shearer: Não há qualquer registo das suas assistências... é conhecido pelos golos que marca.

Ou seja, se tanto um como o outro marcam os mesmos números de golos (em média), mas Henry a isso soma títulos individuais e colectivos, assistências e um jogo mais versatil...
Preferências e tal sim senhor, mas este homem é no mínimo tão goleador como o outro!! Só que é muito mais vencedor e útil (porque é mais versátil).

Sim faz golos, mas sim faz assistências, sim marca cantos, sim marca livres, sim ganha titulos individuais e sim ganha títulos colectivos.

Não sou eu que o digo, são os números.
 
Oh Vitor, acho que nao percebeste bem a essência do post.
Para o meu modelo de jogo, para a minha concepção táctica um jogador com o perfil de Henry (ou de Rooney, ou de David Villa) não dá.
No meu sistema, nao cabe aquele tipo de jogador. São jogadores que têm caracteristicas muito específicas e em que toda a equipa gira à volta desse tipo de jogadores. Alguém que pensa como eu parece ser por exemplo Fabregas, ex-companheiro de Henry no Arsenal e que após ser questionado sobre a fantástica época e fantastico futebol apresentado pelo clube esta época, afirmou: " Segundo Fabregas, a transferência do atacante para o Barcelona diminuiu a pressão sobre o elenco e deu espaço para que outros jogadores se destacassem. Henry intimidava-nos. Ele é um grande jogador, mas não era fácil jogar ao seu lado. Estávamos inibidos com a sua presença e pelas suas exigências em campo. A saída dele foi boa para o resto do grupo, que age mais como uma equipe. "Era um grande jogador, mas era difícil jogar ao seu lado. Ficávamos dependendo do que ele queria fazer e isso inibia-nos.”
Interessante estas palavras não achas?? É quando se está numa equipa em que é 1 e mais 10, em que a palavra de ordem é dar lhe a bola, então é mais fácil brilhar. Quando isso não acontece como era o caso na Juventus e no Barcelona é que o caso parece que muda de figura!
Não pude de deixar de reparar na importância dada ao facto média. Espero que em outros casos depois tb lhe dês a mesma importância.
O mesmo principio se aplica ao factor títulos a nível individual e colectivo. Olha Maradona que é o melhor jogador de sempre a nível de clubes so uma vez na vida foi campeão por clubes. Depois foi campeão mundial pela Argentina, tal como Henry foi pela França. Mas nem todos têm a sorte de jogar numa selecção tão forte (não é sr. Futre e Figo?? Ou sr. Weah, ou Shevchenko). Depois a nível de clubes, nem todos são materialistsa. Há quem tenha personalidade e corra atrás do sonho de jogar no clube do seu coração e da terra onde nasceu. Talvez por isso tenha sido SEMPRE capitão por onde passou. Assim de repente. Falando em títulos, poderia lembrar me jogadores como Liedson. O seu curriculum a esse nível é tão fraquinho!! Mas deverá ser isso razão para desvalorizar um jogador?? Não concordo nada. Olhando também para estatística temos o curioso caso de Rooney. Além de não ter títulos individuais, verificamos que mesmo estando à mais anos no Man.Utd, a realidade é Cristiano Ronaldo que está lá à menos tempo, já tem mais golos marcados!! Não estou a falar deste ano. Tou a falar no histórico dos 2 no clube!! Isso faz de Ronaldo um ponta de lança??? Um goleador?? E o que nos faz pensar de Rooney?? Ah, David Villa tb tem muitos títulos....
Já agora uma pequena nota: Alan Shearer foi o melhor marcador do Euro 96 ( naõ, não foi daqueles jogadores que marcou 3 ou 4 golos num jogo e que à conta disso foi o melhor marcador) e nem à final foi.
Mas uma vez mais repito: a essência do post não é essa. Abordei a temática dos pontas de lança, de quais eu considero os melhores tendo em conta o tipo de jogo que preconizo para uma equipa minha. Não digo que jogadores como Henry, Rooney, David Villa não prestam. Digo que é para o meu modelo não servem.
Não concordamos?? Pois é normal. Nem toda a gente concorda em tudo! Assim de repente recordo me dois casos gritantes de discórdia. Rui Costa que tu sempre disseste que não gostavas e de Kluivert que eu sempre disse que não gostava.
 
Percebi a essência do Post. Só digo que nada impede um jogador completo de ser tão ou mais goleador que outro que só fique na área. Henry prova-o.
Que tu não gostas, tudo bem. Mas que pode ser igualmente eficaz, tudo bem também, creio eu (certo?).

Quanto a Fabregas, acho que é consensual que o Arsenal do ano passado já jogava muito bom futebol, mas era uma equipa muito tenrinha... Este ano não está tão tenrinha e a verdade é essa. É uma equipa consolidada e por isso tem melhores resultados (até mais ver), apenas isso. Henry nem foi assim tão importante o ano passado, dado que passou a grande maioria do mesmo lesionado. No ano anterior foram à final da Champions, antes disso ganharam títulos. As palavras de Fabregas são circunstanciais, e apenas provam que se uma equipa se intimida com o enorme valor do seu elemento mais destacado, então é claramente composta por elementos imaturos. Que este ano o são um pouco menos e para o ano serão ainda menos.

A pesquisa Rooney vs Ronaldo fá-la-ei depois. Percebo o que pretendes dizer, mas não creio que o Ronaldo já tenha mais golos que o Rooney pelo clube. Ou pelo menos não tenho essa percepção.

Henry no Barcelona tem 9 golos marcados e umas quantas assistências... está longe, muito longe de ser um fracasso. Continuo a dizer que em termos de dominio de bola, progressão em velocidade e capacidade de remate de qualquer zona do campo deves ter Ronaldinho ao nível dele. Acho francamente que nem o Káká...

Aliás para mim, e agora sim fugindo ao tema do post, os melhores do mundo são: Ronaldinho, Henry, Ronaldo (o brasileiro), Ibrahimovic e Pirlo - Mas esses são outros 500.

Os três de que agora se fala tanto, para mim estão logo a seguir: Káká, Messi e Cristiano Ronaldo - Lá está, são gostos.
 
Confirmado! Tem mais 4 golos que o Rooney.

Mas tb tem mais 52 jogos. Mas sim, o Rooney tinha que fazer mais golinhos.
 
Parabéns pelo blog.. *****!!!

Quanto a avançados, a minha preferência neste momento vai para Van Nistelrooy!

Bom técnicamente, rápido q.b, forte fisicamente, exímio finalizador! E como é de números que vive um ponta-de-lança.. os dele falam mais alto!

O meu favorito nos últimos anos foi/é o Shevchenko! Mas talvez não "caiba" na descrição do homem de área, a jogar fixo por concepção!
Desde que foi para o Chelsea enclipsou-se!

Gosto do Pippo Inzaghi porque é apenas definido pelo golo! Mas não pode ser incluído na lista dos mais brilhantes, embora tenha feito história e deixado marca!

Também não sou fã de "Rooney, Henry, Villa, etc!", embora reconheça o seu valor!

Para um futuro próximo, "aposto" em Fernando Torres e Huntelaar! Vão dar que falar!

Do passado recente, era grande fã de Van Basten e Papin!
Venerava Gullit e Stoichkov, mas estes já não eram tanto de ficar na área!
 
Em estilo de P.S.- O Jardel seria pela definição apresentada, um exemplo quase perfeito para "teu" nº9! Ou não?
 
Lunatic (não é?!, acho que é assim que te chamas. Acho que nao leste bem ou com muita atenção o que escrevi. Mas recordo-te: "Não é toa que a minha referência como matador sempre foi Alan Shearer."
.
Jardel??? Sim, era um fantastico ponta de lança!! Que pena nunca o ter tido no meu Benfica!!

Dos que ainda jogam o meu ponta de lança eleito é sem duvida alguma Didier Drogba.
 
Kramer..
Pela tua descrição, e passo a citar:
"O meu 9º , tem de ser alguém de área, alguém que apareça a dar o último toque, toque esse por mais fácil que seja. Mas está lá! É o matador! O 9, não tem a mania de ir marcar cantos, não tem a mania de se esconder a ir quase sempre para o 2º poste (qual Nuno Gomes) ou ficar fora da pequena área à espera de um ressalto. Tem de ser alguém que saiba jogar de costas para a baliza e que aguente os centrais. Alguém que complete o ciclo: 1) receber a bola de costas para a baliza, recepcionar / virar / rematar, 2) recepcionar / tabelar com os médios que aparecem de trás e/ou desmarcar para um eventual centro ou passe em profundidade. Um ponta de lança que saiba jogar de cabeça, mas jogar de cabeça a sério, que assim seja decisivo em jogadas ofensivas mas que também fruto dessa sua qualidade também ajude nas tarefas defensivas, nomeadamente em pontapés de canto e livres."

O Jardel seria "quase" perfeito..
Digo "quase", porque ele não era de tabelar com os médios, ou fazer passes em profundidade.. mas de resto ele tava lá!

Sim.. também eu tive pena que ele não jogasse no "meu/nosso" Benfica!

P.S. - Hoje joga a Costa do Marfim do "teu" Drogba!
 
Epá, ó lunatic...tu tás lunático!!
O kramer sou eu, n me confundas com esse senhor que dá pelo nome de karlos...!!! ehehehe
Eu votei Van Nistelrooy. E o golo com o Atlético resume um pouco o que ele é: marca um golo de uma situação pouco favorável, o remate é colocado, forte mas atabalhoado. E o que interessa mesmo é que...entrou! E decidiu um jogo que estava a virar de dono...(o atlético tinha mandado 2 à barra 5 minutos antes!).
 
Kramer.. sorry my bad!
Sou novo aqui.. e vendo dois nomes começados por "K" confundi o "Tico e o Teco"!
 
ahahahahahaha, o tico e o teco!!

Ahahahahahahahahahahah, nova alcunha ganha forma!!

Lunatic, o Shearer "ERA" a escolha dele porque agora que lhe mostrei que o Henry fazia tantos golos como ele, que tecnicmente é infinitamente superior, que ganha mais títulos individuais e colectivos, e ainda faz bué assistências ... O Karlos (doravante conhecido como Teco) já me confessou em surdina que finalmente prefere o francês, e pediu desculpas privadas por não o ter assumido antes.
 
Vantunes.. não me arranjes problemas.. eheheh
Não quis dar alcunha a ninguém!
Podem pensar que estava a gozar.. e qualquer dia vou descansado na rua a pensar que mal fiz eu a Deus para ter o Luis Filipe no Benfica.. e vindo do nada levo "uma bofa" sem saber porquê!

Nunca gostei do Shearer.. mas por razões pessoais! Tinha um amigo que era fã dele e da Inglaterra, e mesmo sendo português torcia sempre por eles, mesmo no Euro2000! - Nunca a vingança foi tão doce!!!

Apesar de concordar na superior qualidade do Henry, reconheço que o Shearer era muito bom! E teve um handicap.. nunca jogou numa equipa que fosse de topo! Andou anos a carregar o Newcastle, depois de ter levado o Blackburn ao colo!
Imagina os números e os títulos dele se tivesse tido a chance de jogar num Arsenal ou Man Utd, que na altura dominavam a Premier League, ou se a Juventus tivesse conseguido comprá-lo em 1996!
 
Posso apenas imaginar...

Mas tambem não nego que era muito, mas muito bom. Só um louco o faria.

Entretanto peço que vejam o seguinte:

http://www.youtube.com/watch?v=BOrsRmbmyro

(este vídeo para mim é fenomenal - Tudo feito em jogo e em velocidade)
 
Mostra toda a magia do futebol de rua! Toques do malandro, muita habilidade, muita técnica, muita velocidade!

Mas concordo com o autor do texto (o Karlos.. não me enganei!!).. ele entra na categoria dos avançados, não dos pontas-de-lança! Também sou a favor de um nº9 de área, robusto, atlético, matador! De preferência ex-presidiário ou porteiro de discoteca.. eheheheh!
Mas sem "descriminar".. porque há jogadores com caracteristicas opostas que admiro.. como o Saviola! Nunca percebi porque não o deixam jogar mais.. por onde passou sempre facturou imenso!
 
Aahahah. Tentar que prefira Henry em relação a Shearer é como preferir o Sporting em relação ao Benfica. Guess what??? It´s not goig to happen!!
Lunatic nao deves gostar do Shearer por causa do que ele faz ao Beto no qual ele marcou 2 golos na vitoria da Inglaterra sobre Portugal por 3-0!
Henry?? Talvez seja conveniente começar a falar nele como goleador que foi. Parece me que tá na fase descendente. Em termos de campeonato o ano passado marcou 10 golinhos e este ano com 20 jornadas decorridas marcou 6 (tantos como Daddy ex-belenses e so mais um que Carlos Martins).
Lunatic!! Atençao a essas criticas a LFV !! Lololol! Tou a ver que pertences ao grupinho dos Jaimes Antunes!
 
Karlos..
Não gostava do Shearer porque, tal como referi antes, tenho um amigo que era super-fã dele e da Inglaterra! Estava sempre a gabá-lo a ele e a dizer que a Inglaterra ia dar uma teka a Portugal no Euro2000! Por aí gerei alguma antipatia, mas não podia deixar de reconhecer que foi um dos melhores pontas dos anos 90! Podia ter sido melhor se tivesse jogado numa equipa ao seu nível!

Quanto ao LFV.. nada tenho contra ele! Acho que fez coisas posititvas e coisas negativas! Mas como sempre, quando as coisas não correm bem as culpas tÊm de recair sobre alguém! E parece-me justo que se comece por quem tem mais responsabilidades: Direcção (Presidente à cabeça), equipe técnica e finalmente os jogadores!
Tenho pouco conhecimento do que se passa lá dentro efectivamente e por isso não posso criticar mais do que isto!
Já da formação (futebol juvenil) tenho bastante conhecimento e posso dizer que, apesar de obtermos melhores resultados nos ultimos tempos, muita coisa ainda não vai bem! Ainda assim, muito do mérito tem de ser-lhe reconhecido nas melhorias obtidas!

Quanto a "grupinhos".. não faço partede lobbies! eheheh - Gosto apenas de futebol!
 
Lunatic,
Já era tempo de assumires que tiveste uma paixão pelo Brian Deane...concluo pelas tuas descrições!
Hey...se n gostas não foi o Kramer que disse...foi o Tico!
Ahahahhaha
 
Kramer..
Touché.. apanhaste-me!! Eu assumo! eheheh
O Brian Deane foi muito útil, mas penso que dos últimos anos o ponta que mais gostei de ver no Benfica foi o Van Hooijdonk! Tinha muita qualidade!
Pena que tivesse ficado tão pouco tempo e tivesse estado tão mal acompanhado!

Aquela descrição foi feita por excesso, mas de modo geral, prefiro pontas que se consigam bater com os defesas! É claro que em última análise é a qualidade que fala mais alto! Basta ver por exemplo a comparação entre o Liedson e o Purovic! Um tem mais 30cm, o outro tem 30x mais qualidade!
 
O homem tinha que continuar a marcar golos 30 golos até morrer não?

Não sei se está na fase descendente... sei é que continua a marcar mais golos que o Shearer e a valer vitórias, como o Racing Santander bem descobriu esta semana.

Não sei se é avançado, ou se é ponta de lança... sei é que faz golos como muitos pontas de lança nunca fizeram.

O coach do Berbatov até lhe fazia as malas e conduzia-o ao aeroporto se o pudesse trocar pelo Henry!!!

Aqui fica mais um vídeo do velho:

http://www.youtube.com/watch?v=liD8WA5KRjc&feature=related

VELHO!!!

(tou só a ser chato Teco, percebo a tua preferência... Mas tenho duas horas de vídeos do Henry para mostrar, ahahahahahahahahahahaha e vou continuar a mostrá-los até ver um do Berbatov)
 
Lol, encontrei um , encontrei um!!!

http://www.youtube.com/watch?v=xutthI8E3qE&feature=related
 
Ahahaahahahaha
 
Hoje (19h30 - Eurosport) não podem perder a exibição dos avançados de luxo da super-potência do futebol mundial: Angola! eheheh
Quase conseguia dizer tudo isto sem me rir!!
Força Palancas!
 
Nao sao maus! O Manucho assinou pelo Man UTd e o Flavio joga no Egipto na equipa do Manuel José e a grande figura da equipa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!