quarta-feira, janeiro 02, 2008

MERCADO DE INVERNO

Pois é pessoal, chegou o tão esperado Mercado de Inverno, o que quer dizer que até ao fim do mês de Janeiro os Clubes Europeus poderão efectuar os ajustes considerados necessários para tornar os planteis mais fortes, equilibrados e artilhados para atingir os objectivos a que se propõem.

Para já não são grandes as alterações anunciadas, quer em termos de reforços quer em termos de dispensas.

Vamos analisar então os passos dados até agora:

Diz-se que quem prepara bem a época em Julho/Agosto não compra nem dispensa muito em Dezembro. Se tivermos em conta as movimentações e seguindo esta máxima, percebe-se que o Benfica é aquele que pior "planeou". 9 dispensados e a previsão de aquisição de alguns passes para posições consideradas frágeis e fulcrais. Era de esperar pois o planeamento de 2007/08 foi efectuado pelo Presidente/ Fernando Santos (80%) e José Veiga (20%). Vamos ver se o estratega Camacho ainda vai a tempo.



No Porto as opções do defeso foram todas no mínimo duvidosas e a porta da saída está escancarada para alguns jogadores que foram anunciados como reforços e nem sequer jogaram (ou quando jogaram ficaram ligados aos maus resultados na época - eliminação da taça da Liga e 1ª derrota da época). Parece que o Plantel está "gordo" e tem excesso de trincos e pontas de lança, o que se compreende pois o Porto só joga com cada um de cada - Será que Jesualdo sabia disto no início?


No Sporting, os maus resultados anunciavam uma pequena revolução, onde os jogadores cujo rendimento não era o esperado e de qualidade duvidosa iriam ser afastados sem dó nem piedade. Até agora parece que todos tem a confiança de Paulo Bento e a única ausencia é mesmo de Paredes que ficou a apanhar sol.


Parece-me que os restantes clubes não vão mexer muito (a todos faltam €'s) e só mesmo os clubes aflitos com a descida ou os que estão abaixo das espectativas vão mexer de forma significativa.

E vocês? O que mudavam nos plantéis dos 3 grandes de forma a ficarem mais competitivos?

Comentários:
Eu acho normal que se mexa no plantel nesta altura. Normal se falarmos em 1 ou 2 entradas. Nunca mais que isso. Em termos de saídas o raciocionio não deverá ser mt diferente, sendo natural apenas que as saidas seja superiores ao nº de entradas e justifico esta tese pelo facto de normalmente se chegar a esta da época fora de uma ou mais competições pelo que não faz sentido ter tantos jogadores.
Começando pelo meu clube, há que ter em conta vários aspectos: foi de entre os 3 grandes, o único clube que mudou de treinador pelo que é normal que tendo conceitos diferentes, filosofias diferente, modelos de jogo diferentes, seja então normal haver uma remodelação. Claro que olhando para o numero de saidas, parece ser uma revolução, mas é por isso que se deve olhar com atenção para as mesmas. Por exemplo das 9 saidas, sabe se que pelo menos Bruno Costa e Miguel Vitor entraram no plantel temporariamente pois as lesões no inicio eram mais que muitas. Bruno Costa é Guarda Redes e como é logico o Benfica nao iria ter 4 GR. Era apenas temporário até Moreira voltar. Ora isso já aconteceu pelo que naturalmente Bruno Costa estava a mais. Miguel Vitor nao era para jogar pelos juniores. Foi chamado para o plantel principal fruto da ausência de todos os centrais em simultaneo. Recordo que chegou a forma dupla com Katsouranis. Agora que todos os outros estao disponiveis é tb normal a sua saida.
Romeu Ribeiro e Dabao ficaram no plantel de acordo com Fernando Santos, com o intuito de irem aprendendo e irem jogando na Taça da Liga. Apenas isso! Tendo em conta que o Benfica já foi eliminado e que o treinador que apostou nessa filosofia tb já não está lá, acho benéfico que possam sair para rodar. Ou apostam neles ou estar la so para fazer numero não. Romeu ainda fez uns joguitos (ate jogou na Champions) mas depois Camacho deixou de contar com ele.
Resumindo, destes 9 , 4 são miudos, são seniores de 1º ano e não vejo escandalo nas suas saidas.
Estranho para mim é a saida de Bergessio. Nao compreendo. Curiosamente já ontem Nuno Gomes pos o dedo na ferida ao dizer algo com todo o sentido: "no Benfica, Lisandro seria dispensado".
Grande verdade! O Benfica é um cemitério de jogadores. Ou brilha logo ou entao está tudo desgraçado, não prestam, etc, etc. Culpa de quem?? Da Direcção e dos Sócios / Adeptos. Há que ter calma! Dar tempo ao tempo! Lisandro é apenas um exemplo de um caso que não rendeu logo de inicio mas que se já tinha mostrado valor num campeonato como o argentino é pq tinha valor. Nao tinha desaprendido em Portugal! Acosta no Sporting é outro exemplo. Calma porra! Para mim Bergessio é mal dispensado.
Mas sim há más contratações, má planificação. Nisso o Benfica voltou a ser um caso gritante. Vi ali muito amadorismo.
Já dispensaram Miguelito. Substituto já há???? Zoro que recebia um balurdio tb saiu e de repente saem entao 2 centrais. Estranho. Fabio Coentrao é um miudo com muito potencial e que nunca tinha jogado na 1º divisao. Se não joga , faz muito bem sair. Alis um clube que tem 4 extremos esquerdos tem de facto um plantel muito mal equilibrado.
Não percebo como nao apostam no Diego Sousa. No Brazil voltou a estar em grande e já ha quem fale nele para ir à selecção. Nao tem lugar no Benfica????? Francamente!
Vejo gastarem mundos e fundos em jogadores que têm uma qualidade duvidosa e vejo jogadores em Portugal como Linz em quem ninguem pega. Como é possivel!?? Linz era titular no Benfica e no Sporting e só não digo que era no Porto , pq Jesualdo so joga com 1 avançado e neste momento Lizandro é inquestionável. Mas que pelo menos seria um optimo suplente do argentino la isso era. Qual Postiga qual carapuça. Diga se que em relação ao Porto mt pouco há a mexer. Acho que apenas deviam fazer voltar um extremo. Talvez Alan que esta no Guimaraes.
Ja o Sporting, acho que tb tem um plantel desiquilibrado. Um avançado, um defesa esquerdo e mais um medio ofensivo que jogue nos flancos, deveriam ser reforços urgentes.
 
Ora bem, as questões referidas pelo Karlos são prementes relativamente ao plantel do Benfica. E faz sentido: 4 de 9 dispensados são ex-juniores. O erro principal foi não os dispensar logo à partida enquanto chegaram os reforços de Camacho (Maxi, Rodriguez, Edcarlos...).
Quanto a Miguel Vitor e Romeu Ribeiro, relembro que aqui há uns tempos falou-se que eram apostas de Camacho. Há quanto tempo não jogam nem são convocados? E se falarmos em concorrência para justificar as suas ausências, percebemos o porquê da sua utilização...
Assim, as dispensas do Benfica são TODAS justificáveis (menos uma): Fábio Coentrão e Dabao precisam de jogar, Zoro não justifica o ordenado no banco, Bergessio não digo que não tenha qualidade mas devia jogar em Portugal noutro clube e a única dispensa que não faz sentido é a de Miguelito porque não há suplente para Leo que, ainda por cima, tem uma situação complicada entre mãos.
Contratações não é dificil: um defesa esquerdo, avançado móvel com capacidade de finalizar e um médio ala direito forte por ordem ascendente de importância.
 
Em relação ao Sporting, é nítido que faltam 2-3 jogadores de qualidade: um defesa esquerdo e um ponta de lança são fundamentais. Isto porque Ronny não oferece garantias e Marian Had não é aposta. E porque Derlei não é garantia de voltar a jogar e Purovic e Djalló não oferecem garantias para jogar ao lado de Liedson.
A ausência de Paredes pode ter a ver com a entrevista de Soares Franco que disse que foi a única aquisição da qual se arrependeu.
 
Em relação ao Porto, é importante haver dispensas. Todos sabemos que quem não joga no Porto não se queixa.
Assim, é notório que alguns jogadores estão a mais naquele plantel tais como Postiga ou Farias, Kazmercziak e Stepanovs ou João Paulo.
A nível de aquisições, não me parece que o Porto precise de alguém.
 
na minha opinião o benfica é o que precisa de mais alterações. tens razão quando dizes que foi o pior planeou a época: comprou muito mas mal! e parece-me que agora não está muito melhor, logo no 1º jogo parece que não vai haver um defesa esquerdo a jogar.

Mas o que eu mudava:
- André Diaz, dispensava
- Bergessio, dispensava
- Zoro, dispensava
- Luis Filipe, dispensava
(os outros que já foram confirmados, também eram as minhas opções)
tudo jogadores que entraram no ínicio da época!!!

Para entrar:
- defesa esquerdo
- defesa direito
- médio direito
- nº10 (alternativa ao Rui Costa)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!