quarta-feira, janeiro 09, 2008

Carlos Freitas

Carlos Freitas bateu com a porta. Há cerca de 2 meses, Carlos Freitas veio a terreno dizer que estava tudo bem e que estava de pedra e cal. Ora, no futebol, é precisamente nestes momentos que nos começa a cheirar a esturro...
Primeiro que tudo, Carlos Freitas fez um muito bom trabalho no Sporting. Chegou em 1999 como assessor da SAD e no primeiro ano foi logo campeão. Aliás, das duas passagens por Alvalade, teve sucesso na gestão acompanhado de triunfos desportivos.
Se, na primeira passagem, fez do Sporting campeão ao contratar a meio da temporada, De Franceschi, André Cruz e Mpenza (penso que não me engano), durante a segunda passagem conquistou 2 títulos (Taça e Supertaça) seguindo a "Norma Leonina", isto é, com prata da casa.
É obrigatório reconhecer-lhe bom trabalho até porque nunca se soube muito bem quem o Sporting ia tentar contratar, soube "blindar" o balneário em situações de aperto. Mas foi impossível a Carlos Freitas blindar a sua posição até porque há já algum tempo que se notava que não se sentia apoiado. Nem por adeptos, nem por dirigentes. Filipe Soares Franco, há cerca de mês e meio, teve esta tirada numa entrevista ao jornal Record: " Muitas vezes, há desconhecimento entre membros dos orgãos sociais acerca do conteúdo funcional do que faz Carlos Freitas". Ora, isto não é mais do que dizer "esse senhor não faz nada mas mexe em tudo."
Desde cedo que ouço dizer que Carlos Freitas não é sportinguista. Que era benfiquista ou portista, nem se sabe ao certo muito bem, mas que não é sportinguista. Boato ou não, o que interessa é que este rótulo de coração de outra cor marca qualquer um. E uma boa fatia da massa adepta sente-se injuriada por ter alguém no clube que não o sente como ele próprio. Mas será mesmo assim? Poder-se-á defender um clube que não se ama? Fica a questão para discussão...!

Comentários:
Esta era um decisão à mt esperada. Carlos Freitas já esteve por mais de uma vez por sair e agora parece não haver volta a dar.
Estanto à 8 anos no cargo, Carlos Freitas sempre foi muito low-profile, pelo que pouca gente sabia muita coisa dele. Sempre falou pouco, nunca foi de se pôr em bicos de pés quando alcançou o sucesso. So muito recentemente em 2 entrevistas, uma delas na TV e pude entao ouvir mais sobre a sua forma de pensar e sobre o que fez ao longo destes anos. Respendeu a tudo, sem rodeio, com frontalidade e fiquei com muito boa impressão. Pena que não haja mais gente assim.
Carlos Freitas não é tipico homem do futebol, veio do jornalismo, mais concretamente do Record e entrou no Sporting e fruto do seu elavado conhecimento do mercado, foi ganhando protagonismo.
O seu maior sucesso?? Indiscutivelmente foi Lidson.
Mas também teve muitos fracassos e penso que esses foram mais que os sucessos em termos de contratações.
Tenho consciencia que sem dinheiro é dificil fazer milagres, mas ha opçoes que nao lembram nem ao diabo. Comprar um Purovic e nao comprar um Linz nao lembra nem ao diabo (critica que se alarga aos restantes grandes). Ha por vezes a tentacao de comprar la fora quando ca dentro ha melhor e mais barato. No Sporting basta pensar em Tonel.
Acho que Carlos Freitas cai, por nao ter uma estrutura que o apoie. Em termos de administracao nao vi ninguem apoiar como deve de ser, e mesmo no dept. de futebol ainda nao percebi o que faz la por exemplo Pedro Barbosa. Limita se a levar o pequeno almoço???
Quanto ao facto de nao ser sportinguista isso para mim é irrelevante. O que conta é a qualidade, a capacidade, o talento.
No Benfica passa-se o mesmo com Domingos Soares de Oliveira e isso a mim nao me preocupa minimamente.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!