domingo, dezembro 16, 2007

Superliga_101

Se dúvidas houvessem, esta foi mesmo a semana que serviu para dissipar a diferença de qualidade entre o Porto e os concorrentes mais próximos. Mas comecemos pelo jogo do Restelo:
O Belenenses foi superior ao Benfica durante toda a partida. Na primeira parte, nem sequer deixando o conjunto da Luz jogar, Silas e Zé Pedro desiquilibraram com a velocidade que incutiram ao jogo e confundiram uns confusos e lentos Katsouranis e Petit. E aos poucos ia-se vendo que a velocidade de Weldon poderia causar estragos numa defesa marcada no centro do terreno pela falta de rigor (David Luiz) e velocidade (Luisão). Os comandados de Camacho não tiveram ideias, apenas Rui Costa deu vivacidade à equipa onde dois alas como Maxi Pereira (não lembra a ninguém continuar a jogar a médio ala) e Cristian Rodriguez (sem ritmo) não podem servir um Cardozo que não tem o mínimo de mobilidade. Aliás, as ideias deste Benfica são bastante claras: se Cardozo não tem condições para jogar sozinho (porque sendo assim necessita de recuar mais do que é habitual e ele apenas mostra qualidades estando próximo da grande área) e se Nuno Gomes rende mais jogando com um ponta de lança ao lado, é mais que óbvio que este Benfica precisa de jogar sempre com dois pontas. Sejam eles móveis ou não, os dois avançados têm que lá estar. E isto porque os extremos que o Benfica tem não têm qualidades para aparecer nos espaços que os seus avançados abrem (nem Maxi, nem Di Maria, nem Adu, nem Rodriguez o podem fazer). Sendo Rui Costa o motor, a solução passa obrigatoriamente por abdicar de Katsouranis (ou recuá-lo para central) e, aí assim, poder apostar em Maxi para jogar na direita. Foi o 5º jogo (em 13) do Benfica sem marcar.
O Porto conseguiu uma vitória importantíssima. Primeiro porque defrontou a equipa mais dificil que lhe apareceu até agora e depois porque beneficiou da derrota do Benfica, a segunda consecutiva. Em 2 jornadas, o Porto passa para 10 pontos a vantagem sobre o 2º classificado e continua a ter em Sektioui uma chave para abrir portas dificeis. Começa a ser moda no Dragão jogadores dispensados passarem a jogadores decisivos (n.d.r - Adriano o ano passado).
O Sporting foi ao Funchal conseguir vitória suada mas importantíssima porque permitiu-lhe recuperar o 3º posto e atacar o Benfica ficando apenas a dois pontos. Apesar de alguma felicidade, convém referir que a vitória do Sporting é justa, principalmente pela ponta final do desafio onde o Marítimo sofria já com o desgaste da partida e pela saída por lesão de Van der Linden, o esteio da defesa marítimista. Bem Paulo Bento nas alteraçõs tácticas que lhe permitiu ganhar maior mobilidade no meio campo com as apostas em Romagnoli e Pereirinha.
No resto da jornada, destaque para as vitórias forasteiras do Braga e do Setúbal e para a 2ª vitória no campeonato de Académica, Boavista e Leixões.
Equipa da semana: Sporting (vitória importante para relançar a luta pelo segundo lugar).
Jogador da semana: Vukcevic (decisivo por fim!)
Golo da semana: Weldon.
Positivo da semana: o reaparecer do Belenenses da época transacta.
Negativo da semana: o campeonato já acabou?
Triste da semana: Luisão. Está fora dela há muito tempo, e não aprende nem com os seus erros do passado (Liedson já lhe fez aquelas umas 3 vezes) nem com os erros dos colegas (foi assim que Quaresma partiu David Luiz).
A rever: um Boavista com salários (quase) em dia, um Braga reanimado, a velocidade de Weldon e a apatia da coluna vertebral do Benfica (Luisão, Petit, Rui Costa, Cardozo).

Comentários:
Era uma jornada com 3 grandes jogos e tal como disse se Benfica e/ou Sporting escorregassem, seria o adeus ao objectivo que perseguiam.
O Benfica fica assim definitivamente fora do titulo e tem agora de lutar com o Sporting de forma feroz pelo 3º lugar. Mais preocupante do que a derrota é a total incapicidade do Benfica em jogar. Jogar só com 1 avançado é suicida. O Benfica nao tem nem avançados para jogarem sós na frente, nem tem médios para o fazer. Ninguem aparece na area para finalizar, para abrir espaços, para.....nada!
Está tudo fora da grande area e a uma distancia consideravel da mesma!! Rodriguez é um extremo que nunca entra para finalizar ou nem que seja atrapalhar. Maxi Pereira.... bem o Maxi nem sei o que é. Acho - o mt fraco.
Rui Costa nunca foi de entrar na area. So de vez quando sobe para o remate. Katsouranis ate o fazia. Mas agora nao faz nada. Nem defender o faz. Desiste da luta pela posse de bola e quando o adversario foge, fica a controlar tudo com os olhos.
O Benfica tem de jogar com 2 avançaodos, abdicar do medio ala direito, dando total liberdade a Nelson para subir e jogando com 3 homens no meio:
O meu 11 é:
Quim
Nelson,Luisao David Luiz e Leo
Petit
Katso e Rui Costa
Rodriguez na ala esquerda mas com liberdade para ir mmudar de flanco
Nuno Gomes e Cardozo.
O Porto lá ganhou. Ja chateia. O Lizandro já parece o Jardel. Marca golos as vezes sem saber ler nem escrever. Todos se atrapalham com ele!! Ate o Geromel (excelente jogador!!) que tao bem tem estado, tremeu e deu barraca.
O Sporting tinha um jogo mt dificil a conseguiu dar a volta ao marcador ja no fim. Nao vi o jogo, mas ao que parece foi merecido.
E o Setubal hein???!! Olha agora...
 
O Benfica é uma grande desilução, não vi o jogo, mas o meu irmão diz que vergonhoso ver o benfica a fazer tudo menos jogar futebol.
O campeonato é do Porto e é muito justo. Está uma equipa completa. Este é daqueles anos que vou ter que dar os parabéns aos meus amigos portistas sem qualquer problemas.
O sporting, não sei que diga, um domingo joga bem, noutro já não...

Quero dar os parabens aos adeptos do Guimarães. No dragão foram um espectaculo a puxar pela equipa do inicio ao fim.
Aprendam meninos dos No Name, que durante os jogos do slb andam a porrada entre eles, que idiotas.....
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!