quinta-feira, novembro 22, 2007

Portugal e Scolari



Começo por dar os parabéns à nossa selecção, que uma vez mais se apurou para a fase final de uma grande competição: estamos no Euro 2008!
Foi um apuramento com o seu quê de sofrimento, num grupo que não sendo um bicho de 7 cabeças, também não era pêra doce. Havia grupos que em teoria seriam mais dificeis, tal como havia outros mais fáceis.
A realidade é que estamos lá! Scolari mexeu no grupo, renovou (recordo por exemplo que os 3 capitães - Figo, Costinha e Pauleta - sairam de lote dos seleccionáveis) a equipa, novos jogadores começaram a aparecer ao longo deste percuros tiveram que lutar contra vários obstáculos: as ausências foram sempre mais que muitas. Basta me lembrar que num jogo decisivo como o de ontem, Portugal não pôde contar com Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Miguel, Paulo Ferreira, Petit, Deco e Hugo Almeida. Outro aspecto que eu considero um obstáculo é o próprio público. Actos como os de Leiria eu acho vergonhosos. Miserável. Mesquinho. São apenas alguns adjectivos que uso para descrever tais actos.
Ontem Scolari foi bombardeado com perrguntas parvas, ignorantes e absurdas. Temos de aprender a dar mérito a quem o tem e convem ter os pés assentes na terra. Há muito a mania que qualquer um fazia melhor que Scolari, que os outros são todos fracos e nunca se dá merito a Scolari. No Euro-2004, diziam que era tudo mérito de Mourinho que tinha criado uma estrutura no Porto que depois foi transportada para a selecção (Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Deco, Maniche), depois no apuramento para o Mundial o nosso grupo era uma treta , eram tudo equipas básicas e já no Mundial exigiam o titulo. Fomos às meias finais e mesmo assim foi criticado. Agora para o apuramento do Euro-2008 a historia foi a mesma!
O futebol evoluiu! Ha um maior equilibrio. Curiso que a Russia que no apuramento para o Mundial do ano passado na Alemanha fez parte do grupo de Portugal e quem demos por exemlo 7-1 em Alvalade , era considerada pelos Ruis Santos do nosso país como muito fraca, agora acabou por deixar de fora a Inglaterra! Então mas não eram tão fracos?????

Comentários:
Karlos uma coisa é certa a nossa selecção podia já ter decidido o apuramento e as exibições foram muito más. Como não acompanhei o apuramento da Inglaterra não posso analisar mas se ontem a finlândia marca ao fim e fosse apurada, não chocava - o futebol é isto mesmo.

Creio que a equipa portuguesa nesta fase nunca se "encontrou" como equipa. As constantes mudanças de figurino e a baixa de forma de algumas pedras fundamentais podem explicar alguma coisa, mas não explicam tudo. Tacticamente é limitado e a opção de nunca colocar dois avançados é no mínimo discutível. Além disso chamar jogadores que nunca foram utilizados (não jogam nos clubes e como jogam no estrangeiro, é passaporte directo) ou não tem classe para serem seleccionados, deixa marca num grupo que era conhecido pela sua união.

No entanto acho que isto é um bom pronúncio pois se as exibições foram tão más antes do 2004, pode ser que a próxima competição tenha o mesmo seguimento.
 
Portugal de Scolari não joga futebol bonito. Este é o facto nº1, mas a contrapôr a isso estão os resultados que Scolari já atingiu. E quanto a isso, as críticas que se calem porque não há volta a dar: Scolari desempenhou um papel fundamental na nossa selecção.
Mas também ontem pensei, quando o Bruno Alves ia fazendo autogolo a 5 minutos do fim que, se tem sido golo, Scolari deveria saír. E porquê? Porque o método que utiliza é apenas com o intuito de ter resultados deixando de lado o espectáculo.
Lamento, mas os assobios frente à Arménia são justificados. Porque a vencer por 1-0 e jogar àquele nível é vergonhoso. O grupo era forte mas não era, certamente, pela presença da Arménia. E Portugal tinha que fazer mais naquele jogo.
Mas compreendo, em parte, a posição de Scolari. Aliás, não é o único seleccionador que anda com este tipo de postura. Depois de ter visto o Peru-Brasil e o Holanda-Eslovénia concluo que Dunga e Van Basten seguem as mesmas pisadas. E a eles, apenas digo: sem resultados, RUA!
 
Concordo com o post.
As exibições não se festejam. Os resultados é que alimentam a paixão futebolística.
Portugal está lá, e isso é a unica coisa que interessa da fase de qualificação.
 
Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos de Portugal subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!

altobola.blogspot.com
 
Atenção, a Russia que jogou em Alvalade nesses 7 a 1 não eram a Russia de Hiddink! Quem viu o jogo Russia-Inglaterra percebe a paixão com que os russos jogaram esse jogo.
 
Nem que fosse Cappelo ou Mourinho ou Wenger! Mesmo que os 7 fossem alcançados com um desses treinadores, acredita que haveriam de arrajnar forma de desvalorizar esse feito!!
Nada do que Scolari faz é por mérito e valor seu. Os resultados surgem sempre pq os outros são fracos, ou porque temos uma equipa de sonho e qualquer um faria melhor ou porque o mérito é resultado dos treinadores dos clubes onde jogam os jogadores.

Agora é acusado de não jogar futebol bonito. Curioso! No Mundial de 2006 a própria FIFA voltou a utilizar a famosa expressão de Gullit sobre a selecção portuguesa considerando-a como a selecçao que pratica um "sexy football" !
Mas pelos vistos em Portugal consideram o oposto!
Vamos telefonar ao Scolari e dizer: olha esquece lá isso e começa a jogar para o espéctaculo! Põe o Ronaldo, o Quaresma, o Simao, o Nani, o Deco e o Hugo Almeida todos no 11 e esquece os resultados!
Joga bonito!!
Burro é o Scolari! Burros sao os gregos e os italianos! Eles são os campeões. Mas nós é que somos os inteligentes! Nós é que comemoramos!! Eles nao! Coitados! Lá pq levantam uma Taça de Campeão do Mundo e da Europa devem pensar que são inteligentes! Devem pensar que isso é motivo para festejar! Ridiculos esses gajos! Otários! Eles devem é jogar bonito! Para o espectaculo! Mania parva de quer ser campeão!
Viva os Rui Santos deste país!! Pelos vistos tem muitos apoiantes neste blog! Toca a assobiar a selecção! É chique!! Tá na moda!
 
Estamos a falar do mesmo Hiddink que foi eliminado no Euro-2004 e no Mundial de 2006 por Portugal??
Eh pá!! Entao mas nao foi o Scolari seleccionador que esteve envolvido nesses resultados??
Será que os holandeses pecavam por falta de paixão??? Tá explicado! Por isso é que a Holanda de Hiddink nao nos conseguiu eliminar! Afinal havia outra!
 
Nunca na minha vida defenderei o Rui Santos nem que ele diga que eu sou um gajo inteligente. Se ele disser isso, volto para a primária para voltar a aprender a ler.
Posto isto, reafirmo a ideia que quis passar: Hiddink é um grande treinador. E isso não desvaloriza em nada o papel de Scolari. O que digo é que Portugal de Scolari não dava 7 à Russia de Hiddink.
Não desvalorizo o papel de Scolari, lendo bem o que escrevo sobre o homem, defende-o quase sempre mas também digo que se sujeita facilmente a críticas. Críticas essas que nunca aceita. Jogar para o 1-0 frente à Arménia em casa não se justifica a não ser que seja na final do Campeonato da Europa (ó, bolas...a Arménia nunca lá chegará). E é nesse sentido que o critico (e aos jogadores também): aquele jogo era para dar, no mínimo, 3-0.
 
Sim, essa expressão "sexy football" sempre utilizada em relação à nossa selecção, que já vem desde o Euro-96.
Também me lembro da batalha campal frente à Holanda, 2 ou 3 dias depois de voltarem a aplicar essa expressão sobre o futebol praticado pela nossa selecção.
 
Parabens à selecção e ao Sr Scolari.
Concordo com a postura dele na conferência de Imprensa.`Os jornalistas portugueses andam mesmo mal habituados.
No fim do jogo numa reportagem a porta do Estádio do Dragão ve se um jornalista a dirigir se a uns adeptos e a pergunta é: " Sai do estadio desapontado com o jogo??"
quando essa pergunta devia ser outra. Os adeptos é que não foram por esse caminho e responderam que não, que afinal estavam no Euro2008.
Quero dar os parabéns aos adeptos que estiveram lá. Foi 90 min a puxar sem assobios.

Agora em Junho é aguardar que os nossos melhores jogadores não estejam com lesões, como tem sido o normal nos ultimos tempos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!