segunda-feira, novembro 12, 2007

Desaparecidos em Combate


Desde que vejo futebol, que odeio vacas sagradas. Ou seja, odeio quando vejo alguém ser aclamado publicamente por tudo e por nada, quando a sua produção não o justifica.

Podia dar inúmeros exemplos, mas não o vou fazer. Mas vendo o jogo que o Sporting fez hoje em Braga... francamente, há coisas que me dão a volta à cabeça. Falava com um amigo meu a seguir ao jogo, e ele dizia-me as coisas do costume: "Não correm, não fazem, não querem!! Ganham milhões"...
O futebolês das bancadas no seu expoente máximo. Pedi nomes, causas, e não obtive resposta. "Não sei o que se passou, mas só sei que não fizeram o suficiente!! Todos!!"...

E isto para mim é injusto. É injusto porque tive o prazer de ver um Abel a correr do primeiro ao último minuto e a cumprir o seu papel a preceito (ofensiva e defensivamente - ele, que tantas vezes já critiquei por não cumprir esta parte hoje fez um jogo a roçar o muito bom). É também injusto, porque vi um Romagnoli a querer assumir o jogo do inicio ao fim, a fazer movimentações, a entrar em diagonais, a descobrir colegas que muitas vezes não queriam ser descobertos. Vi um Liedson, desinspirado mas esforçado, a dar tudo o que tinha fisicamente. Vi um Djalló, que provavelmente foi o melhor da época e que também cumpriu a preceito o plano que lhe foi traçado.
O futebol é quase matemático e não deixa grande espaço para milagres - por vezes eles sucedem. Antes demais, vimos um excelente Braga com o qual não vou perder muito tempo porque não é o objecto deste post. Mas tinha matéria para fazer um a falar muitíssimo bem desta equipa - Excelente jogo.

Independentemente disso, houve, na primeira parte sobretudo, dois jogadores que desiquilibraram e muito a partida. Refiro-me a Jorginho e a... João Pereira (ca medo... peço desculpa por ter que falar nele num post sobre futebol). Ora, estes jogadores jogavam numa área em que as suas marcações estavam bem definidas. Sendo que o Sporting jogou com o quarteto defensivo habitual, 4 homens no meio campo (Veloso, Moutinho à esquerda, Izmailov à direita e Romagnoli na frente) e dois à frente (Liedson e Djalló).

É-me dificil dizê-lo, porque não conheço o plano, mas desconfio que o Sporting defende à zona, até à entrada da área e a partir daí vale o encaixe consoante as condições em que o adversário lá chega com bola. O número de vezes que vi Jorginho receber a bola no meio campo e ter entre ele e a baliza apenas a linha da defesa do Sporting... foi francamente assustadora. E sempre que ele lá aparecia eu perguntava... cadê o guardião daquela zona? Alguém viu o Miguel? Veio hoje? 5 segundos depois, lá aparecia o dito jogador a passo. Jorginho esteve o jogo todo a explorar a falta de mobilidade de Miguel Veloso, mas a defender, porque a atacar, quando tinha a bola nos pés o dito Miguel Veloso até aparecia nos corredores a tentar desviar a apertada marcação de que foi alvo... Curioso cansaço, que só se manifestava em 50 por cento do tempo.

João Pereira era um jogador que desiquilibrava pela meia direita. Subia, subia, subia e algumas vezes viamos Romagnoli a fazer o seu papel de segunda linha defensiva (atrás dos avançados) e a tentar acompanhá-lo. Como Romagnoli não dava para tudo, existe uma terceira linha de cobertura, que neste caso devia ser cumprida pelo médio interior esquerdo do Sporting - João Moutinho... Acho que só me lembro de um duelo entre João Moutinho e João Pereira no jogo todo e foi no final da primeira parte junto à linha final... De resto, até foi Romagnoli que veio fazer a falta sobre João Pereira que deu origem ao primeiro golo do Braga, e peço a todos que verifiquem o posicionamento de João Moutinho nesse lance.

Chamo igualmente a atenção para um lance, em que Carlos Fernandes veio por ali abaixo em tabelas sucessivas e fez um enorme remate para defesa de Tiago... Onde andava Izmailov?? E foi aí, nesse meio campo que costuma ser o dinamizador que o Sporting perdeu o jogo. Nos dois interiores e no vértice recuado - Os réus são claros... Moutinho e Veloso, e até certo ponto Izmailov (o russo beneficiou do pouco atrevimento de Carlos Fernandes).

Acabo por falar em Paulo Bento. O treinador do Sporting teve uma opção, que já teve outras vezes este ano. 3 defesas, e a contar com a versatilidade, vontade e disponibilidade de Veloso e Moutinho. Porque Veloso fecha no lateral que falha e Moutinho, fecha no lugar de Veloso... Mas hoje não, porque os jogadores não estavam lá. Alguém viu uma compensação de Veloso à esquerda??? Não... o que se via era o desgraçado do Djalló vir lá da frente cá para trás numa correria desenfreada mas condenada ao insucesso. Ou seja, existiam 2 linhas defensivas que não estavam a funcionar... Tínhamos Liedson e Purovic, numa primeira fase, Djalló e Izmailov na segunda, Romagnoli e Moutinho na terceira e Veloso na quarta... Sendo que Moutinho do lado esquerdo e Romagnoli no direito... João Pereira e Zé Manel iam fazendo o que queriam de Djalló, e depois Moutinho e Veloso não cumpriam o seu papel nas suas linhas. Equipa desiquilibrada, claro, porque tinha um corredor a ser defendido pelo jogador mais avançado nesse mesmo corredor (estranho não é? Pois... é que não há milagres no futebol).
A própria transição ofensiva do Sporting era curiosa. O Braga tinha dois jogadores a tapar Miguel Veloso - Linz (a fechar linhas de passe - que bem cumpriu ele) e Jorginho quando a bola passava e Veloso a recebia. Aqui Miguel Veloso esteve bem, fugia para arrastar a marcação, mas... não aparecia ninguém, sendo que quem devia aparecer eram Moutinho ou Izmailov, consoante o lado da bola. E como Wender e Zé Manel fecharam muito bem os laterais (Abel e Ronny), quando a bola estava nos centrais, só haviam uma hipótese: Chutão! Ou então esperarem que o desgraçado do Romagnoli viesse buscar a bola à defesa e a carregasse nos pés até à área aversária... Como é óbvio ele não o conseguia fazer sempre (um campo de futebol é grande). Daí a incapacidade do Sporting jogar.

A versatilidade que Moutinho e Veloso por norma conferem, não existiu e Bento não teve outra hipótese que não a de recuar nos seus intentos e parar com a avalanche. Voltou ao 4-4-2 e estancou a perda de sangue. Mas atenção, que a opção correcta não era a de conferir um novo esquema táctico... era a de dizer bem alto lá para dentro: "NÃO HÀ MENINOS!!". Mourinho era um génio táctico (Paulo Bento é muito bom tacticamente), mas quando a táctica não ia lá, era também um génio motivacional (e aqui, este ano Bento está a revelar lacunas graves, quiçá porque aqueles que lhe estão a falhar são aqueles que sempre lhe deram garantias)

Já não é aprimeira vez este ano, que denoto alguma falta de vontade de alguns jogadores em jogos que não os da Liga dos Campeões (acho que se pode falar assim)... e este é o maior trabalho de Bento (que voltou a fazer alterações e variações tácticas, procurou soluções... mas não as encontrou. Contudo não foi por falta de trabalho de banco. Foi porque o treinador não corre pelos jogadores). Dizer ao plantel que não há meninos!! Pelo discurso que lhe ouvi no final do desafio, acredito que é isso que vai passar para o plantel, mas entretanto não posso deixar de constatar o que todos viram:

Assim não!! É uma vergonha!!

Comentários:
Um pormenor do qual me esqueci:

No lance do segundo golo do Braga, Polga estava na esquerda a cumprir o seu papel de defensor na última linha pela esquerda (não o fez de modo brilhante, longe disso, mas estava lá) a bola entra no meio e cadê a compensação à saída do Brasileiro no seu lugar no eixo??
"Alguém viu o Miguel? O Miguel já chegou? Veio hoje?"...
Não, foi o Polga à esquerda, o Tonel mais para o lado do Polga, o Abel ao centro da àrea e o Pereirinha (mãe do céu) vem ao meio lutar com o Linz pela posse da bola... Equipa desiquilibrada. Em condições normais, o Veloso entra na área do Polga, os outros ficam onde estão, e não há o desequilibrio provocado pela tempo que demora a fazer as compensações.
 
Felizmente não vi o jogo e por isso não parti a louça lá em casa, mas pelo que tenho lido parece-me que não houve seguimento da boa exibição contra a Roma. Parece que o Miguel Veloso anda com a cabeça nas nuvens (espero que os Reais, Arsenais e Manchesters tenham visto esta exibição), moutinho não chega (e está em baixo de forma) e além da época boa de Liedson e Romagnoli, os reforços ainda não perceberam o seu papel no losango do meio campo (ismailov e vuckcevic muito encostados às alas - parece que o futebol pelas alas afinal não faz muito sentido). Pode questionar-se que P. Bento possa ter errado em várias ocasiões mas acho que o SCP deveria ter um treinador tipo ferguson durante muitos anos e se isto faz parte do crescimento do treinador, tudo bem, porque penso que o potencial está lá - o homem é treinador à 3 anos e já deu provas - ganhou competições, estabilizou a equipa, etc. Claro que Mourinho há só um e se é para porem lá um Peseiro ou F. Santos, mais vale ficar com o P. Bento.

PS: toda a gente exige q o SCP seja campeão e ganhe tudo, mas com a política de vendas é muito mais dificil. O Porto faz um grande esforço (leia-se aumenta o passivo) e mantem as joias como Lucho e Quaresma. O SCP vende os Cristianos e os Nanis e as equipas tem de começar tudo outra vez de novo - para o ano vai embora o Ismailov, Had, Celsinho,etc. etc. mais o Liedson, Moutinho e M. Veloso. Qual a estabilidade que o treinador pode aspirar? Só se comprarem mais uma camioneta de jogadores como os lampiões, onde 5 não valem 1!!!

PS: o ano passado toda a gente criticava o P. Bento por jogar sempre com a mesma táctica, que não jogava pelas alas, etc. A verdade é que o homem ganhava. Agora que arrisca, toda a gente critica, lindo!

PS2: vi os 10 minutos iniciais. O comentador da TVI é um anormal!! meu deus, parece que está com a moca e vê um jogo diferente do que se está a passar... Vantunes, dá-me a tua opinião acerca disto pelo amor de deus!!!
 
Apesar de não ter visto o jogo na totalidade (apenas a segunda parte) resumi o que vi com a expressão "encontraram, pela primeira vez, uma equipa mais motivada que eles".
Esta frase serve de elogio a Paulo Bento por sempre motivar correctamente os seus jogadores. Desta vez correu-lhe mal e apesar dos possíveis deslizes posicionais dos seus jogadores, deve-se dizer que foi um dia mau do Sporting. Muito mau!
No post anterior, aproveitei para referir que Liedson é (ainda mais) único porque a qualidade individual da equipa do Sporting fica aquém do esperado. Falo de Tonel (que desastre! O lance em que é expulso realça o carácter que possui), de Ronny, de Djalló e de Purovic que não podem ser titulares numa equipa desta envergadura. Ou se forem, não se podem fazer acompanhar dos demais.
Claro que quando Polga, Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli e Liedson (claramente os 5 melhores jogadores do Sporting) não estão ao seu nível, isso nota-se de forma mais acentuada.
Tacticamente, as lacunas do Sporting continuam-se a notar, quanto a mim, pela fraca qualidade posicional dos seus laterais a defender. Miguel Veloso ainda não me convenceu verdadeiramente como trinco (já sabem como funciono e o que penso de Pirlo para essa posição é um bom exemplo) o que não coloca em causa o seu enorme talento.
Por fim, o plantel do Sporting é curto para ser campeão. Sempre o foi desde que Paulo Bento está no comando da equipa. Por isso não lhe peçam milagres. Porque parecido com isso tem feito ele muito.
 
Nao vi o jogo, apenas ouvi o relato na 2ª parte enquanto vinha de viagem , pelo que nao posso tecer grandes considerações sobre este jogo.
Tenho contudo uma opinião formada relativamente aos jogadores ou à equipa propriamente dita do Sporting.
O Sporting deste ano é uma equipa desiquilibrada, com peças muito fracas sobretudo a nível tactico, peças essas que depois acabam por exigir compensações de outros colegas, um esforço muito grande que acaba por reflectir no rendimento desses bons jogadores.
Nesse aspecto acho que Moutinho e Veloso são precisamente os jogadores mais afectados. O ano passado em vez de Ronny e de Abel, o Sporting tinha Tello (que comparativamente e Ronny, parece o Roberto Carlos) e sobretudo Caneira, o qual para além da sua capacidade de liderança, era tacticamente um um jogador muito importante. Era alguém que que cobria muito bem o meio (dado ser central de raiz), alguém que nao subia no flanco de forma descuidada e raramente era apanhado em lances nas suas costas.
Verificava-se portanto que Moutinho (que o ano passado jogava mais no lado direito do losangulo) sabia que tinha mais atras de si, alguem em quem podia confiar e em que nao precisava tanto de compensar as subidas do lateral, ou descendo para 6 dado o auxilio de Miguel Veloso que tanto pode tapar o lateral esquerdo como o direito, ou recuar para central para tapar um dos centrais que vai tapar uma das laterais. Ora este ano, na direita do losangulo nao esta nem Caneira nem Moutinho. Está Abel (de quem eu nao gosto) que sobe muito e reconheço que sobe bem, mas defende mal. Muito mal. Dá muito espaço nas costas e marca mal. Os 2 jogos com a Roma são exemplos marcantes. Está como disse Abel e está Ismailov. Eu até aprecio as qualidades de Ismailov, mas não chega aos calcanhares desse fantastico jogador que é Moutinho. Resumindo, onde o ano passado estavam Caneira (que tb jogou a central e na esquerda) e Moutinho, agora estao Abel e Ismailov. Que diferença.
Na esquerda agora está Ronny. Tao fraco!! Quem sofre é Miguel Veloso e Polga que obviamente tentam e devem cobrir as subidas do lateral.
Uma vez mais sofre Moutinho quando joga na meia esquerda, ou piora ainda quando em vez de Ismailov, joga Vukcevic, que joga na esquerda , passando Moutinho para a direita. Vukcevic, tem um belo pé esquerdo mas é fraco tacticamente, defende pouco, nao acompanha o seu homem, ajuda muito pouco o meio e nao aguenta os 90 minutos.
Este é o drama do Sporting. Outro drama é o ataque que vive na sombra de Liedson.
Um jogador que ainda tenho dificulde em descodificar é Romagnoli. Não sei.....
Dita toda esta lenga, lenga, a meu ver como disse o rendimento de jogadores como Veloso e Moutinho cai. Cai como é obvio por culpa própria, mas cai sobretudo pq estao condicionados. É claro que quando estao em baixo de forma devem sair. Mas o problema é que o Sporting nao tem alternativas no banco.
Eu nao consigo por em causa o profissionalismo de um jogador como Moutinho. Acho que Moutinho será uma especie de Rui Costa, um daqueles jogadores que todo o adepto admira, simpatiza e respeita. Se porventura o rendimento nao for positivo em determinadas fases, é pq nao consegue mesmo. Nao entro numa daquelas teorias de que "ah e tal estes gajos nao correm, nao sentem a camisola, sao uns chulos, etc". A um Moutinho nao entro nessa ideia.
 
Pensei isso do Moutinho à medida que fui escrevendo o post...
Realmente, acho que se não dá mais é porque não pode. Mas este ano está a não poder mais q em alturas anteriores - O que até pode ser normal, mas irrita na mesma.

Santinni, já vejo os jogos sem prestar atenção ao som. Não há nenhum comentador que me encha as medidas, e prefiro eu próprio ir tirando notas do que se passa - Á Paulo Bento!! :D

Aquele Abraço
 
Sinceramente na compadeço dos comentarios que aqui foram feitos, para mim ou esta toda a gente maluca ou entao nao sei...eu nao vou falar mal do paulo bento eu vou arrasa-lo...é horrivel, imcompetente, teimoso, é um merdas...nunca o sporting teve um treinador tao fraco, se quisermos falar de jogadores posso falar, mas nao entrem por ai, ha outros que treinam equipas mais fracas e tem piores jogadores e conseguem por uma equipa a jogar futebol com objectividade, ta na cara que este modelo do paulo bento ta esgotado, ta na cara que há jogadores em sub-rendimento ha custa deste estilo tactico...jogadores como izmailov, vuckevic precisam de liberdade e estao amarrados ao sistema tactico, todos os anos liedson nao tem 1 companheiro de jeito na frente para jogar com ele, o plantel nao é dos melhores mas tambem por favor, ja chega de defenderem o homem, nao se desculpem que nao ha dinheiro, ou que os melhores jogadores sairam, o gajo é mau, o paulo bento nao sabe (talvez um dia)...o romagnoli o ano passado sai sempre ao intervalo era o bode expiatorio, este ano é so o melhor jogador, o adrien silva foi dos miudos o puto em destaque na pré-epoca viram-no jogar? tambem nao,o celsinho (do qual ainda nao o vi jogar ainda nao teve uma oportunidade a serio porque a besta nao consegue arranjar um lugar para ele na equipa, ja para nao falar da sua teimosia em por o miguel veloso a central, que nem esta rotinado, em vez do gladstone, meus amigos chega!!!!o sporting com estes jovens precisa de um treinador experiente, porque ter um treinador mau e inexperiente e uma equipa com muitos jogadores fracos, e muitos jovens nao combinam...

Vou agora deixar uma deixa sobre o paulo bento...
sabe-se que o treinador leonino é adepto do 3x5x2, para as ocasiões difíceis (mas em todos os jogos a equipa entra sempre mal),nas situações mais comuns, abdica de um lateral, recua Miguel Veloso e adopta uma defesa a três, desta forma, os cinco homens procuram garantir maior largura no relvado, abrindo nas faixas, enquanto é suposto que a superioridade numérica no meio-campo - zona crucial do terreno , possibiltando assim mais e melhores passes de ruptura para os dois avançados. A verdade é que existe uma desconfiança, mais ou menos, óbvia desta alternativa por representar uma negação dos princípios de jogo assimilados pelo 4x4x2 em losango.

O plano B:
Mas, e se o plano B contemplar um desenho táctico do genero 4x3x2x1? Não é um esquema muito habitual no futebol moderno, nem em Portugal nenhuma equipa de topo consolida os seus mecanismos de jogo assentes nesta formação mas na europa, existe apenas uma excepção: AC Milan, actual campeão europeu. Talvez pelo facto de se tratar de um sistema "misterioso", reside a beleza das suas virtudes.

A equipa italiana joga, habitualmente, com o seguinte onze:

GR - Dida/Kalac
Defesa direito - Oddo/Cafu
Defesa esquerdo - Jankulovsky/Favalli/Serginho
Central direito - Nesta/Bonera
Central esquerdo - Maldini/Kaladze
Pivot defensivo - Pirlo/Emerson
Interior direito - Gattuso/Brochi
Interior esquerdo - Ambrosini
N.º 10 esquerdo - Seedorf/Gourcuff
N.º 10 direito - Kaká (Alexandre Pato, a partir de Janeiro)
Avançado - Inzaghi/Gilardino/Ronaldo

Agora, imaginem uma folha de papel, desenhem o 4x3x2x1 e posicionem alguns dos jogadores do Sporting nesta formação, denominada de "Christmas Tree". Poderia resultar algo parecido com:

GR - Stojkovic
Defesa direito - Abel
Defesa esquerdo - Ronny
Central direito - Tonel/Gladstone
Central esquerdo - Polga
Pivot defensivo - Miguel Veloso/Adrien Silva/Paredes
Interior direito - Romagnoli/Pereirinha/Farnerud
Interior esquerdo - João Moutinho
N. 10 direito - Izmailov/Romagnoli
N.º 10 esquerdo - Vukcevic/Celsinho
Avançado - Liedson/Yannick/Purovic

Penso que Paulo Bento deveria prestar atenção à forma como o AC Milan se posiciona em campo e compreender que tem matéria-prima para implementar o 4x3x2x1. Razões? Aqui ficam algumas:

- Os laterais do Sporting (Abel e Ronny) atacam melhor do que defendem. Deste modo, é necessário que o meio-campo seja capaz de suportar as subidas dos mesmos, como meio para atingir as vantagens da profundidade. Um pouco como se pratica no AC Milan: Oddo, à direita, Jankulosvky, à esquerda, são os homens das faixas, aqueles que procuram criar desequílibrios com movimentos ofensivos;

- Miguel Veloso faz lembrar o argentino Fernando Redondo. Pela fisionomia, pelo apurado pé esquerdo e pela facilidade em colocar a bola a 30 ou 40 metros. Encanta pela sua forma de jogar que se distancia do típico n.º 6, vulgo trinco, recuperador e preocupado excessivamente, com tarefas de marcação e pressão. Não, Miguel Veloso é o pivot defensivo moderno que sabe posicionar-se, apresenta dimensão física que não o faz recuar perante o aumento de intensidade, mas sabe circular a bola e "iluminar" a equipa nas transições ofensivas. No fundo, um pouco como o "regista" Pirlo faz no AC Milan, co-adjuvado pelo batalhador Gattuso e pelo capitão Ambrosini;

Começa a ser preocupante encontrar um companheiro que complemente Liedson. Já passaram vários jogadores por Alvalade, mas com diferentes graus de sucesso: Pinilla, Doula, Deivid, Bueño, Alecsandro e, mais recentemente, Derlei, Yannick e Purovic. E, eu pergunto: porque não deixá-lo sozinho? Não será preferível o Sporting jogar num 4x3x2x1 em que o 3x2 seja constituído por jogadores como Miguel Veloso, Romagnoli, João Moutinho, Izmailov e Vukcevic? Salvo as devidas comparações, sabe-se que Izmailov, à direita e Vukcevic, à esquerda, seriam talhados para pisar terrenos junto às respectivas faixas (quando na posse de bola), tabelando e combinando com a subida dos laterais. Um pouco à imagem de alguns movimentos, de dentro da fora, protagonizados por Seedorf e Kaká. Depois, Liedson - mesmo "levezinho" - não foge assim tanto das características de Inzaghi. É certo que não reúne potencial físico para segurar a bola e esperar pela vinda da 2.ª linha (como Gilardino), mas apresenta mobilidade superior para passes em profundidade, ou para posicionar-se no limite do fora de jogo. E, apesar de não ser propriamente alto, dispõe de bons recursos técnicos na hora de cabecear.

Posto isto, que tal Paulo Bento dar uma oportunidade ao 4x3x2x1?
 
Isto é o meu sentimento de revolta, com os socios do meu clube, que outrora criticaram treinadores mais conceituados e nao lhes deram tempo para ter sucesso no clube e tambem por ver a minha equipa na miseria que se encontra, meus amigos acordem para a realidade, o braga ja acordou quando despediu o jorge "bicho" costa, por isso vamos-nos deixar de dizer disparates sobre jogadores, falta de dinheiro, etc...eu falei no ponto chave, no problema, sejam conscenciosos...
 
Isto é o meu sentimento de revolta, com os socios do meu clube, que outrora criticaram treinadores mais conceituados e nao lhes deram tempo para ter sucesso no clube e tambem por ver a minha equipa na miseria que se encontra, meus amigos acordem para a realidade, o braga ja acordou quando despediu o jorge "bicho" costa, por isso vamos-nos deixar de dizer disparates sobre jogadores, falta de dinheiro, etc...eu falei no ponto chave, no problema, sejam conscenciosos...
 
Zizou.. não consegui ler... começas o post a dizer que não vais falar de jogadores mas depois discutes todos os planteis da historia do futebol desde 1980...

Só percebi que não curtes o Paulo Bento... o que é legítimo.

lol, agora fiz um esforço para ler até ao fim e concordo com o 4x2x3x1 de que falas e que o Sporting já utilizou em Guimarães para a taça da Liga e na segunda parte com a Naval...

Como vês, Bento não anda a dormir. Esse sistema está trabalhado e eu tb o defendo como preferencial para o Sporting actual. Mas a equipa é dele, e ele está a trabalhá-la. Tem alternativas tácticas (não percebi como é que o 3x5x3 de que falas viola os principios básicos do 4x4x2 losango... Talvez por não perceber o que queres dizer com principios básicos... Que um esquema é diferente do outro, isso está claro... se não fosse não valia a pena mudar) e usas-as. E mais, vê-se que estão treinadas e são usadas de acordo com o adversário que está em campo. A versatilidade táctica do Bento é impressionante, se queres que te diga. As opções poderão não ser as mais adequadas - não vejo num Djalló, nem num Purovic, qualidade para serem titulares dum Sportng... o mesmo digo de Ronny, embora aqui ache ue não há opções. Talvez se o brasileiro Pedro Silva não se tem lesionado.

Mas confirmo, e já o disse. O melhor para jogar mais perto de Liedson é Romagnoli. E isso obriga ao 4x2x3x1, deixa as diagonais e as rupturas para o argentino e põe o levezinho aonde ele tem que estar - Ao pé da baliza para finalizar.

Quanto ao AC Milan... o 4x2x3x1 é deste ano. O Milan desde sempre que é obrigado por decreto de lei a utilizar o 4x4x2, tendo inclusive o Berlusconi já ameaçado o Ancelotti de despedimento se lhe continuasse a dizer que o segundo avançado é o Kaká - ahahahahaha, o que tem muita graça.

Aliás, o Ancelotti já prometeu o regresso ao 4x4x2, recorrendo a Alex Pato (pelo que me disseram ontem), que está impossibilitado de jogar até Janeiro.

As tácticas não são só números e posicionamento... sem dinâmica não funcionam, e por dinamica entendem-se desmarcações, rupturas sem bola (não daquelas que o Binya provoca, ahahahahah), criar linhas de passe, dar velocidade ao jogo... Em campo há sempre só um jogador com bola... os outros 10 não podem estar a ver o jogo, senão corremos o risco de estarmos a ver um jogo da selecção! Aí sim, vê-se bem que não há trabalho nenhum do treinador (que por acaso é um treinador vencedor, atenção... mas tacticamente é limitado, a julgar pelo que vejo da nossa selecção desde 2003. Ou seja, tacticamente é fraco, mas n deixa de ser bom treinador). Manda os homens lá para dentro e cada um que recebe a bola fica com ela cerca de 10 segundos a ver se inventa alguma coisa...
Finalizo dizendo que, pelo facto de dizer que o Bento é muito bom e versátil tacticamente... isso por si só não chega para ser um bom treinador, um treinador de Top. Precisa do resto, porque às vezes o resto é que faz a diferença. Precisa de ter mais momentos como aquele em que sentou o Polga e o Liedson, por não fazerem o que ele queria - e agora tem ali dois jogadores dispostos a morrer em campo...
 
Atrevo-me a dizer que o SPorting não resultava num 4*3*2*1 tal como joga o Milan. Porque nesta táctica Káká é fundamental pelos (des)equilibrios que provoca. Ora acelera, ora esfria, ora diaboliza o futebol ofensivo do Milan. E ainda defende! Romagnoli não tem isso tudo. Por isso, a melhor táctica para o Sporting, quanto a mim, era um 4*5*1 com Liedson sozinho na frente, Vukcevic e Izmailov A ABRIR nas alas com Romagnoli a 10. Moutinho e Veloso a desempenharem o papel de médios centro. A vantagem de ter Romagnoli, um médio capaz de cair nos flancos, possibilitaria a troca de posições com os médios Vukcevic e Izmailov que, não sendo extremos, têm facilidade em pisar terrenos mais centrais.
 
Vantunes infelizmente ou lês-te mal o post ou então não sei…1º não falei em na táctica 4x2x3x1 mas sim em 4x3x2x1, christmas tree, remember? Agora dizes que este sistema ta trabalhado? Não, não esta e quando falei que o 3x5x2 era o esquema preferido do Paulo bento é porque ele utilizou-o sempre que estava à rasquinha para ganhar os jogos, porque nem sequer este esquema táctico estava ensaiado, porque defender com Abel, polga e ronny na defesa, epa…é ridículo…sabes que isso não da grandes frutos, nem ele tem jogadores para isso…

O 4x4x2 é um esquema táctico difícil de implementar, principalmente o meio campo em losango, tudo isso ta correcto, mas há quanto tempo é que o Sporting joga assim, ou melhor, tenta jogar? O futebol do Sporting é fazer descair (em demasia) os médios intermédios (esquerdo e direito) para uma das alas e tabelar com alguém que entra no meio, ora em todos jogos, vê-se que não há apoio uma vez que os próprios homens do meio-campo não se compensam, nem os laterais sobem para apoiar e o Sporting continua a jogar mal há 2 epocas e meia com este senhor…ó vantunes versatilidade táctica do Bento é impressionante? Cospe-me na cara fodasse, isto é o que? A piada do ano…ta na cara que se ele nem o 4x4x2 consegue implementar, quanto mais as outras tácticas de recurso…e dizes que estão ensaiadas e treinadas? Pelo amor de Deus, isto não, estes comentários não…

Também parece que não vês o Ac Milan jogar porque dizes que eles jogam numa táctica quando jogam noutra. Dinâmica e falas bem é o que o Sporting precisa mas neste momento nem isso lhes vale…agora defenderes o homem? Porra, já chega de disparates…e ja que falam em tacticas do meio-campo pra frente: miguel veloso no mei, compensando as subidas de izmailov pela direita e moutinho pela esquerda e no meio mais a frente em apoio a liedson romagnoli, vuckevic ou celsinho...é simples...
 
Bem sei que o Natal se aproxima mas... Christmas tree??? ahahahahahahahahahahahahahaha, e a 14 de Fevereiro fazem como? Jogam em Coração?
 
Que palhaço...no fim do campeonato jogam a pedrada ao paulo bento...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!