segunda-feira, outubro 08, 2007

Nuno Gomes


Não é um jogador consensual. Nunca o foi!

Nem dentro nem fora do Benfica. Mas sobretudo fora do Benfica.
Tem características muito próprias, não sendo o típico nº9. Foi um pouco empurrado para essa posição em virtude da escassez de pontas de lança no futebol português.

Tem mais técnica do que é habitual para um ponta de lança, não é forte no confronto físico, não é forte no jogo aéreo e gosta de ter bola, pelo que ficar lá na frente sozinho é a chamada carne para canhão.

Infelizmente para a sua carreira, quer sobretudo no Benfica quer na selecção, é assim que tem jogado. Só na frente e com 2 alas a apoiar. Quase sempre assim o foi. Muitos treinadores mas quase sempre foi essa a táctica. Obviamente o seu rendimento cai.
Conheço vários jogadores assim. São avançados mas não são o típico nº9 e precisam de alguém a seu lado para render: Rooney, Raul, Ibrahimovic, David Villa, Owen, Shevchenko, etc. Até de Henry poderia falar, o qual agora no Barcelona joga sozinho no meio e em 9 jogos (7 para o Campeonato e 2 para a Liga dos Campeões) apenas num jogo conseguiu marcar (hat-trick contra o Levante, o ultimo classificado).

Nuno Gomes claramente rende mais com um avançado mais fixo, um verdadeiro ponta de lança a seu lado. Jogando assim, permite-lhe vir atrás receber bola, tabelar, tocar e desmarcar. Ainda ontem no jogo de Leiria isso voltou a provar-se. Pena que Camacho tendo um jogador como Cardozo no plantel, ande a evitar jogar assim.

Dizem os muitos críticos que Nuno Gomes não presta. Dizem que é um crime ir à selecção. Bem sei que Nuno Gomes não é um jogador de classe mundial (apesar de ter sido melhor marcador de um Campeonato da Europa) mas tem qualidades! Tem é de ser aproveitado! Para a selecção para mim a única alternativa é Hugo Almeida. O resto é treta. São erros de casting!
Nuno Gomes teve uma má fase, e agora após ter marcado o primeiro golo da época em Milão para a Liga dos Campeões , logo veio a imprensa falar que 6 meses depois finalmente marcou um golo. Se formos a ver, de facto 6 meses é muito tempo. Mas analisem-se os 6 meses! Na 2ª metade de Maio, em todo o mês de Junho, Julho e mais de metade de Agosto não houve campeonato. Ainda antes disso em Abril e portanto o resto da época, Nuno Gomes esteve lesionado, logo não jogou!! Como poderia então marcar golos!!!??

Não gosto de injustiças!! E então quando as injustiças resultam sobretudo de clubites, é caso para dizer.... fico fo.... pá !!!

Comentários:
Eu concordo com o autor do Post quanto ao facto de o Nuno Gomes ser muitas vezes injustamente acusado de ser mau jogador.

O Nuno Gomes tem defeitos, mas também tem muitas qualidades que poderiam ser melhor aproveitadas pelos treinadores que o tiveram no plantel.

Os dados estatísticos comprovam a teoria de que joga melhor com um avançado possante ao lado.

Será que na Selecção poderemos ver o Nuno Gomes ao lado do Hugo Almeida?

Seria interessante analisar esta possibilidade.
 
Penso que é unânime que o Nuno Gomes é um bom jogador, mas que só rende com alguém ao lado dele!
É só olhar para alguma da história dele, nas primeiras 3 épocas em que jogou pelo Benfica marcou, 18, 24 e 18 golos respectivamente... muito bom para um avançado... que quem jogava com ele à frente? João V. Pinto!

Depois de voltar de Itália, acho que não houve mais nenhum treinador a apostar em 2 avançados! Jogava sempre o Simão que descaí mais para as alas.

Concordo com o João Lopes de que seria interessante ver a dupla Nuno Gomes / Hugo Almeida em acção.

E de rir a cena dos 6 meses, quando os jornalistas não têm nada para dizer...inventam notícias, e como o BENFICA é quem vende mais, as notícias são sempre à custa dos jogadores encarnados
 
Penso que, numa fase inicial, Nuno Gomes era um jogador consensual. Todos gostaram dele quando apareceu no Boavista. Também me lembro que a opção de ponta de lança dependeu muito de Manuel José que um dia lhe disse que se ele quisesse ser um jogador importante e reconhecido deveria ser nº 9 e não nº10. E fez bem.
A minha opinião de Nuno Gomes? Está cada vez pior. Ou seja, tem o mesmo poder de choque (nenhum), o mesmo jogo de cabeça (mediano pelo problema do poder de choque), mas tem ainda menos velocidade, tanto de desmarcação, como de execução.
Em suma, Nuno Gomes é menos jogador do que já foi (não evoluíu).
Em sua defesa, tem a seu favor um curriculum invejável no que diz respeito a golos marcados em diversas competições nacionais/internacionais.

Nota: a foto do "Eu vi o Nuno Gomes a marcar um golo" era dispensável...
 
João Lopes,
Não creio que Nuno Gomes e Hugo Almeida na Selecção deva ser a primeira opção. Mas acho que é uma alternativa viável em situação de desvantagem.
Karlos,
Postiga é um jogador na mesma linha do que Nuno Gomes. Mas não tem sido bem aproveitado, nem tem feito boa gestão da carreira (parece-me burro!).
Preto,
O Nuno Gomes jogou com o Brian Deane ao lado e também facturou. Penso que foi antes de ir para Itália.
 
No Boavista, Nuno Gomes brilhou ao lado de Jimmy Floyd Hasselbaink.
A foto ?? É uma espécie de sátira! Isto pq como deves deduzir pelo texto que escrevi, eu defendo Nuno Gomes. Mas ontem por causa dos 2 golos, recebi mensagens de 3 pessoas diferentes: um dizia que nao acreditava, outro dizia que o Natal tinha vindo mais cedo e outro dizia que só marcou pq no primeiro foi so empurrar e que no segundo foi sorte!
É tão fácil criticar! Uns dizem que ele é Nulo Gomes e outros dizem que ele é o melhor central do adversário. Haja paciência!
 
Karlos, karlos karlos... Andas nervoso... Isto não é clubite!!! Quando te conheci tu não sabias quem era o Nuno Gomes e já eu te dizia que ele era excelente...

Quando ele foi para o Benfica, antes do ir para Itália, eu dizia à boc cheia que do Benfica só queria dois Jogadores Nuno Gomes e JVP...

Não é clubite alguma eu dizer que o Nuno Gomes não tem uma época boa desde... Mano... não me lembro qual foi a última época boa do Nuno Gomes... Acho que há dois anos fez 13 golos em meio campeonato e depois morreu para a vida... Acho que essa é a última que se pode considerar boa...

Antes dessa??? Não sei... não me lembro! É muito tempo para um jogador de classe mundial.

Não me fales em clubites no que ao Nuno Gomes diz respeito, porque ele é mais criticado pelos adeptos do Benfica do que pelos outros!!! Pergunta a quem quiseres. Agora fez dois golos e todos voltam a falar da época do Deane... Uffffffff!
Os enfiquistas só se lembram de gostar do Nuno Gomes para criticar o Pauleta... da mesma forma que criticaram o Ronaldo em 2004 e 2006 (E esta?!?!?!? Vai ler o que escreveste no blog...) , o Ricardo, o Costinha, o Quaresma, etc e tal.
Não me fales em clubites! Põe a mão na consciência, porque eles são mais mal falados dentro do vosso clube... Vocês são 6 milhões!!! Queres mais um exemplo? Abel Xavier. É bom ser bem amado no Benfica, mas ser mal amado lá também é foda!! E é com isso que tens que ficar fodido - tu não escreveste, eu escrevo!!
E é claro que se eu te mando um sms a dizer que é Natal que o Nuno Gomes tenha marcado dois golos... É porque se calhar a última vez que isso aconteceu foi no Natal!!!! Isso não é clubite... são factos!!!! O ano Passado falava-se do Liedson porque não fazia golos desde Maio... o Levezinho respondeu: Não há jogos desde inicios de Junho.

O Nuno Gomes não é caso virgem. Não façam disto um cavalo de batalha porque é ridiculo. É ponta de lança e como tal é julgado pelos golos que marca, como TODOS os pontas de lança do mundo. E aí, mes amies... É POBRE!!!!! Ou tem sido pobre.

Um ponta com qualidades técnicas acima da média é o Ibrahimovic, não é o Nuno Golos!!! O Rei dos Golos como já vi em Manchetes... o Rei vai nú. Se calhar começa a vestir-se agora. Será bom para o Benfica (infelizmente) e bom para Portugal... Mas não peças imunidade para um gajo que só marca golos no ramadão.
 
Já agora, ó Karlitos... Quantas anos jogou o Hélder Postiga com outro Ponta ao lado?

Isto porque, para mim, é um jogador muito semelhante ao Nuno Gomes, mas com menos corpo, Pior jogo de cabeça, mais mobilidade, ligeiramente melhor tecnica e drible muito superior... Gostava de o ter com o levezinho. Preferia tê-lo que ao Nuno Gomes actual.

Hugo Almeida tb é para mim melhor opção. Melhor remate, melhor jogo de cabeça, mais rápido, mais forte... Mais burro e com menos poder de desmarcação - coisas que se trabalham.

Ambos mais novos, e com margem de progressão se trabalhados. Se o Nuno Gomes pode ser titular da selecção sem fazer golos (o que é inegável), eles não podem porquê? Este sim é um bom tema de conversa... não a clubite que rodeia o facto do Nuno Gomes não fazer golos, porque o Nuno Gomes é assobiado em detrimento do Mantorras no próprio estádio da Luz... E também porque se há muito benfiquista insatisfeito com o Nuno Gomes, tem toda a razão para estar. Quem não estiver, não gosta de golos do Benfica, ou acha a produção dele normal para um titular de um clube candidato a campeão, o que a mim não deixa de me causar estranheza.
 
Nuno Gomes vive da bolha de sucesso que se gerou a sua volta no mundial de juniores em que Dani o servia, era só facturar, de resto, só com Deane ao lado me lembro de uma boa época dele 21 goles de resto, muito fraco para alguém com a sua reputação.
Acho-o um jogador mediano, que de vez em quando se excede, especialmente com o União de leiria, marca-lhes quase sempre.
Quanto á selecção é titular porque não há Pauleta e Postiga não joga (até Scolari prefere este).
No euro 2000, Humberto coelho soube explorá-lo e esteve acima da média, mas depois eclipsou-se.
Para o que ganha tem que render mais, nem sequer o considero um bom lider para a equipa.
 
Bem, vamos por partes: logo no inicio do post eu disse que Nuno Gomes nao era um jogador consensual e nao o era nem fora nem DENTRO DO BENFICA.
Tambem ja aqui disse que os adeptos do Benfica SAO OS PIORES!
Criticam por tudo e por nada.
À 2 anos Nuno Gomes nao fez 13 golos. Fez 15 e depois na parte final de época ficou lesionado. Lembras-te que nessa época acabou por ser Simao a jogar a ponta de lança??

Nao me falaste na circunstacia de ele jogar sozinho na area. Poe Rooney, Raul, Shevchenko, Owen a jogarem sozinhos na frente e depois conta me coisas! Tambem deves achar Rooney um mau ponta de lança! Marca ainda menos golos que o Nuno Gomes!
 
Nuno Gomes... Eu sempre tive uma boa opinião dele. Mas desde o seu regresso a Portugal não voltou a ser o mesmo que era antes da sua entrada na Fiorentina, onde marcou 20 golos no total em 2 épocas. Sendo na Itália e não sendo muita vez titular até que não foi um mau registo.
Nos últimos anos no SLB, tirando o tal ano que marcou 15 golos no campeonato, o resto tem sido fraquinho para o que esperamos dele.
Também acho que as criticas a ele não têm muito a ver com clubite, é no SLb que ele tem os maiores críticos. Às vezes até bastante exagerados para quem devia apoiar e incentivar um jogador, que apesar de falhar muito nestas últimas épocas, nunca deixou de lutar pelo clube.
Eu confesso que nesta última convocatória da selecção torci o nariz quando ouvi o nome de Nuno Gomes. Mas mesmo não estando na forma desejada, não conseguimos encontrar muitos avançados para a selecção.
Espero como sócio do slb que estes golos tenham continuação e que não volte a estar 2 meses sem marcar.
Quanto à impressa, não dou nenhuma importância a esse tipo de notícias seja para que jogador for. Dizer que está 6 meses sem marcar sabendo que existe lesões e paragens de campeonatos, só pode ser por muita má fé.
 
Desde que veio de Itália que Nuno Gomes é ZERO!!
 
Wayne Rooney

2006/2007: 24 golos
2005/2006: 21 Golos
2004/2005: 17 golos
2003/2004: 18 Golos

(são 80 golos nos últimos 4 anos... para mim é um bom ponta de lança, que está longe de ser fenomenalmente fantástico... agora podes apenas começar a depreender o que penso do Nuno Gomes, face ao número de anos que tenho que considerar para chegar aos 80 golos - a comparação é descabida)
Hum... Não é deste Rooney que falas pois não?

Queres que junte assistências, quilómetros corridos, e o facto de um defrontar o Cadu, o Helder Rosário, o Fernando Cardozo, o Hugo Alcantara, etc e tal...
 
Oh Vitor!!
Estamos a falar de golos no campeonato!
Nao estamos a falar da soma de golos no campeonato, taça de inglaterra, taça de liga e competiçoes europeias!!
O ano passado nem Drogba o melhor marcardor, Ronaldo o segundo e McCarthy o 3º marcaram 24 golos!
Somaste 4 competiçoes!! 4!!
Num campeonato com 38 jornadas (em Portugal sao 30!! menos 8 jogos!), tinham mais uma competição (Taça da Liga) e numa equipa que vai sempre longe em todas a competiçoes em que participa (ao contrario do Benfica).
Poeira para os olhos comigo nao funciona amigo!
Falas em assistencias?? Nao foste tu que disseste que um avançado vive é de golos!!?? É que para o Nuno Gomes ja nao te lembras das assistencias!! Nao te convem?? Nao te convem lembrar que andou a jogar a nº10 como em Alvalade em que jogou atras de Simao e Miccoli??!
Cadu´s?? Rosarios?? Olha sao os mesmo que marcam o Liedson!! O critério é o mesmo!!
Curiso que para a Liga dos Campeoes Liedson nunca tenha marcado UM UNICO GOLO??? Saudades do Helder Rosario?? Do Cadu?? Do Hugo Alcantara!!
 
Não, não é ZERO!! ou é?!
15 golos numa epoca em Portugal é zero para ti?! Oki, Liedson já foi melhor marcador do campeonato com 15.. fiquei a saber que é zero.
 
Estranho porque é que Postiga não rende mais...realmente tem de ser muito burro como pessoa. É a única razão que encontro! Confirmo que Scolari sempre preferiu Postiga a Nuno Gomes, o que acabo por concordar que o fizesse em determinadas fases.
Não se pode comparar Nuno Gomes com Rooney (as diferenças são abismais), apenas se pode contextualizar se falamos sobre esquemas tácticos e como estes ajudam determinados jogadores a produzirem mais.
 
Soma 4 competições do Nuno Gomes... Mas soma bem... Outra vez matemática. Tu dizes que o Rooney faz menos golos que o Nuno Gomes, eu provei-te que assim não é. Certo, ou errado???

Mas quem é que está aqui a falar de Liedson?????????? Clubites, não??

Mais, 80 golos chegam para ser um bom avançado... Se ainda lhe juntares tudo o resto que o Rooney faz...
Não percebas só o que te convém. São 80 golos. Nem distorças o que digo. Se faz 80 golos, e ainda faz o resto... então muito bem. Ao Nuno Gomes faltam 80 golos e ainda grande parte de tudo o resto.
 
Bem, eu nao queria comentar este post ate porque é um verdadeiro atentado ao futebol falar-se no nuno gomes.
Eu vou dizer o que penso do nuno gomes: ZERO!!! BOSTA DE CAVALO!!!NICLES!!! RIDICULO!!! MENINA AMELIA !!! QUEM É O NUNO GOMES???? SAPATEIRO?

Agora mais a frio, acho que este jogador pelo qual eu recuso me a dizer o nome é simplesmente o pior avançado que joga em portugal, ate o ricardinho do paços é melhor que ele...
Para ja ele nao é nem nunca foi ponta de lança, é avançado, é daqueles jogadores que apoia o ponta de lança, mas quando veio para op benfica começou a fazer a posiçao de ponta de lança. Em termos futebolisticos, nao gosto, nunca gostei, nem vou gostar dele...acho que para o jogador que é para o nosso campeonato é bom, e claro que serve as aspiraçoes dos adeptos do benfica. Teve alguns bons momentos na , foi util em certos casos tambem nesta e no benfica mas quando teve emigrou para fora nada mostrou e dai o seu regresso prematuro. È um jogador que sabe desmarcar-se, sabe abrir espaços e le bem o jogo...no resto é horrivel. Se serve para o benfica mesmo que seja do agrado de alguns ou nao, nao me agrada ve-lo na selecçao é inferior ao postiga e ao hugo almeida...foi sem duvida umas das melhores vendas do benfica, ou seja uma das piores compras da fiorentina...acho que ta tudo dito.
 
Muita confusão!!
Falei em Rooney, como falei em Shevchenko, Raul, etc, como avançados que não são o tipico nº9 (tal como Nuno Gomes não é) e que portanto são jogadores cujas caracteristicas não se adequam para jogar sozinhos na frente. Somente acompanhados rendem.
Foram buscar os numeros de Rooney. Mas Rooney joga sozinho na frente?? Não, não joga! Absurdo portanto irem buscar os golos que marcou. Já que foi feita uma pesquisa dos seus numeros, analise-se portanto os seus números sempre que jogou na frente sozinho.
Argumentos como "defrontar um Cadu, um Helder Rosario…..) foram entao apresentados. É como quem diz que com defesas assim é facil marcar golos e portanto no fundo é desvalorizar o mérito dos golos de Nuno Gomes. Ora isso a mim merece-me 2 comentários: desvaloriza Nuno Gomes mas tambem desvaloriza todo e qualquer jogador que marque golos no campeonato português. Jogadores como Liedson e a quem no fundo todos reconhecem um enorme valor. Ora se formos a ver as coisas e se formos a pegar no prisma dos Cadu´s e dos Rosario´s, é no fundo tb dizer que afinal jogadores como por exemplo Liedson ou Jardel, marcam golos fruto da fraca qualidade dos defesas em Portugal. Mas se calhar há muita gente a pensar assim pq talvez so assim explique que por exemplo os 2 jogadores que mecionei nunca tenham recebido grande convites para o estrangeiro de clubes de nomeada. A meu ver é uma forma errada de ver / analisar as coisas. Basta pensar em por exemplo Benny McCarthy. No ultimo ano de Porto, marcou 5 golos. Os Helder´s Rosarios e os Cadu´s deram lhe cabo do juizo. O ano passado foi para Inglaterra, apanhou pela frente os tais Vidic´s , Ferdinand´s , Terry´s e ate lhes chamou um figuinho!! Foi somente o 2º melhor marcador do campeonato! 18 Golos!!
Há coisas fantasticas não há???
E ser servido por um Ronaldo, por um Giggs, por um Scholes, não é um luxo???! Ah não!! Com os Marcos Ferreiras e os Paulo Jorges e os Betos é que é facil marcar!!
 
Carlitos... não me fodas:

"Tambem deves achar Rooney um mau ponta de lança! Marca ainda menos golos que o Nuno Gomes!" ...

Em que é que ficas?!?!?!?!
Depois, tu próprio dás a entender que o Liedson é mau porque não faz golos em Portugal... mas pelos vistos quiseste dizer o contrário - Ok! Aliás, o Liedson deve ser o único jogador em Portugal, porque foi o único referido (Na liga dos campeões, tem 8 jogos, 5 contra Inter, Bayern e Manchester... equipas contra as quais o Sporting nem tem que marcar golos, qto mais o Liedson...).

Portanto concluo, assumo que erradamente, que ires buscar o Liedson n foi inocente.

Qto ao Rooney, tu tás a querer trocar tudo - Tu é que falaste nele e disseste que marcava menos que o Nuno Gomes e é mentira!!!!!!! Ponto final.

McCarthy é um excelente argumento que não tem defesa. Mas os outros 30 são frágeis e foram destruídos. Desiste.

Aliás, acabas de dizer que a jogar no United, Nuno Gomes faria mais golos que Rooney, porque no Benfica só não o faz porque os colegas não prestam... Os defesas não podem ser criticados mas os colegas podem???? Em que ficas??? Os jogadores são maus ou não são...

Daqui a pouco tás a quase a dizer que o nuno Gomes é melhor que o Rooney... pára antes de teres que chegar a isso. Perdeste esta discussão. Dou-a por encerrada e nem leio mais este post, porque daqui a pouco tou para aqui a comparar chocolate com merda, só por causa da cor.
 
Tuas interpretacoes sao ridiculas.
Distorces por completo o que foi dito.

Cronologia:

"Conheço vários jogadores assim. São avançados mas não são o típico nº9 e precisam de alguém a seu lado para render: Rooney, Raul, Ibrahimovic, David Villa, Owen, Shevchenko, etc."

"Nao me falaste na circunstacia de ele jogar sozinho na area. Poe Rooney, Raul, Shevchenko, Owen a jogarem sozinhos na frente e depois conta me coisas! Tambem deves achar Rooney um mau ponta de lança! Marca ainda menos golos que o Nuno Gomes!"

Quando aqui digo que marca, golos é contextualizando um cenario que ele jogue SOZINHO!!!! SOZINHO NA FRENTE!!!
É o mesmo que dizer "poe o Drobga na seleccao da Indonesia e vais ver qts golos marca"! Nao me referi a Rooney e a quantos golos tem marcado na sua carreira!! Falei num cenerio em que SE ele jogasse SOZINHO!! Falei em Rooney, Raul, Shevchenjo, etc.Depois para nao estar a repetir novamente tantos nomes, so escrevi um!

Nao, nao falei mal de Liedson! Tu proprio é que o desvalorizaste!! Ao dizeres: "o facto de um defrontar o Cadu, o Helder Rosário, o Fernando Cardozo, o Hugo Alcantara, etc ". Olha que merda!! Estas a querer desvalorizar TODOS os avançados que defrontam esses defesas!!
Todos!!!! T-O-D-O-S !
Eu demonstrei te que é uma visao distorcida!
Depois falei te em Liga dos Campeoes para te dizer que o Nuno Gomes ja esta época defrontou o Milan, e onde que eu saiba nao joga la nenhum Hugo Alcantara ou Cadu e marcou.
Como ja marcou uns quantos mais.

Os jogadores sao maus ou nao sao?? É como em tudo!! Ha bons e maus em TODO o lado!
A nao ser que para ti, todos os defesas sejam bons!!! Para mim nao sao!!

Perdi a discussao?? Terias posto a cereja no bolo se dissesses: "tenho a humildade de reconhecer que perdeste a discussao oh carlitos"! Ahahahah. Isso entao teria sido brilhante.
Mas ok, se te faz feliz eu digo: a tua OPINIAO é vinculativa. O que tu pensas é soberano.
 
Obrigado.
 
Vês, não custou assim tanto.
 
Sem me querer estar a meter na conversa mas o shevchenko e o rooney chegaram a jogar sozinhos na frente como pontas de lança...
 
Vais ter que contar os jogos em que jogaram sozinho e quantos golos fizeram, depois vais ter que comparar com o Nuno Gomes...
Depois vais ter que te deparar com uma data de "ses", no fim serás apelidado de distorcedor e de ridiculo, mas terás razão na mesma.
Se estiveres para isso, mete-te na conversa à vontade Zizou.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!