sábado, outubro 06, 2007

Manuel Cajuda

Manuel Cajuda não é homem de causar indiferença. Dele ou se detesta ou se adora. Não há um meio termo. Eu devo dizer que sou fã de Cajuda, há já algum tempo. Desde que me conheço, para ser mais exacto. Lembro-me de o ver a treinar o Portimonense...penso que essa é a primeira recordação que tenho dele. Corriam os tempos do presidente Manuel João, que até se atirou a Pinto da Costa na altura e nunca mais o Portimonense voltou ao escalão maior...Mas, já depois disso, Cajuda voltou a (re)aparecer e a dar nas vistas. Foi no Torreense que surpreendeu ao conseguir manter a equipa na Primeira Divisão durante 2 anos se não me engano.
Desde então alguns clubes de segunda linha (Belenenses, Braga, Leiria e Marítimo) sem nunca atingir aquilo que já pediu várias vezes (treinar um grande).
Tentou, talvez por isso, o estrangeiro. Foi no Egipto que obteve maior reconhecimento enquanto treinador e no seu regresso pegou no Vitória Guimarães para fazê-lo regressar de onde nunca deveria ter saído, a Superliga.
Na realidade, dele nunca se sabe muito bem o que se pode esperar. Inclusivamente, há já algum tempo que Cajuda reclama uma oportunidade num grande de Portugal. Sinceramente, não creio que teria sucesso porque lhe falta algo. Mas é sempre bom esperar para ver e ouvir Cajuda a analisar um jogo ou a ser entrevistado: é que, mesmo que por vezes diga disparates, na maior parte das vezes traz-nos sempre algo.
O seu curriculum não é composto por triunfos, mas por alguns feitos. Das equipas de Cajuda saíram sempre bons jogadores para a ribalta (lançados por ele): Rui Esteves, Bilro, Dinda, Quim, Castanheira, Tiago, Ricardo Rocha, Pedro Estrela, Neca, Fajardo, Silas, etc.
Aqui ficam alguns feitos conseguidos por Cajuda:

6º no Marítimo (2003/2004)
5º no Leiria e Finalista da Taça Portugal (2002/2003)
4º no Braga (2000/2001 e 1996/1997)
Finalista da Taça do Egipto pelo Zamalek

Comentários:
Também há outros feitos interessantes como ter perdido por 3-1, em casa, contra um clube da 2º divisão e assim afastar o Braga da Final da Taça de Portugal...
 
O Cajuda é de facto um treinador castiço!
Ás vezes é um bocadinho chorão e noutras um bocadinho vaidoso. Curioso que frente ao FC Porto é daqueles que come e cala! So falta fazer a vénia.
Mas simpatizo com ele e acho que tem qualidades. Pode não ter ganho titulos, mas tem trabalho feito. Foi dos primeiros a fazer do Braga um clube que lutava pelos primeiros lugares.
As suas equipas jogam normalmente um futebol atractivo e aposta em jovens jogadores.
Um grande?? Tb nao sei. Acho que poderia ser uma opçao para os grandes quando ja têm a época como perdida e ai ele entrar sem a pressao de ser campeao. Talvez começando nesse ponto, pudesse fazer um trabalho interessante.

As palavras do Pedro Morgado: nao há treinador que nao tenha tido resultados como esse. Ate Capello ou Raijkaard tiveram desaires assim! Taça é Taça e se calhar podias era destacar o facto de ter chegado à meia final!
 
O Cajuda é daqueles que definitivamente não gosto. Já cá anda à algum tempo e tirando umas vitórias ao Benfica, Sporting e Porto, em pouco ou nada se destacou. Subir com o Guimarães... grande coisa. Lembrem-se do plantel do ano passado e chegamos à conclusão que claramente era plantel de 1ª divisão. Só não subiam por um azar muito grande.

Quanto a ir para uma grande. Pela preferência clubística poderia treinar o Benfica. Pela posição de subserviência poderia treinar o Porto e ser um novo Jesualdo. No SCP é odiado e por isso acho muito dificil.

PS: um dos episódios mais marcantes que tenho do Cajuda (e alguns devem lembra-se) é quando treinava o Salgueiros (ano 94 ou 95) e depois de levar 5 secos e dois golos terem sido fora de jogo, conclui confiante: A única coisa que podíamos ter feito para contrariar o FCP, era não ter aparecido e assim só tínhamos perdido por 3-0. Está tudo dito quanto a este senhor.
 
Caros amigos aficionados do futebol, venho convidar-vos a lerem, segunda, terça e quarta, a entrevista ao jogador do Tottenham, RICARDO ROCHA em WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM
Saudações desportivas
 
Penso que o Cajuda é um treinador com muita experiência de 1ª Liga Portuguesa, acima de tudo.

Por vezes diz umas baboseiras, mas outras até diz coisas com sentido e que apontam para os defeitos do nosso futebol

Quanto às declaração após o jogo com Sporting, um aplauso para o facto não ter apontado o erro claro do árbitro no primeiro golo, como causa para a derrota, ao contrário do que outros fariam.

Cumprimentos a todos.
 
Pedro Morgado,
O Jesualdo perdeu com Gondomar, Atlético e Fátima mas já foi campeão pelo Porto. E então?

Karlos,
Chorões são todos! Incrível. O Carlos Carvalhal no jogo com o Sporting esteve meia hora a dizer que não gostava de falar nos árbitros mas esteve o tempo todo a falar neles!!

Santinni,
Lembro-me sim senhor. E quando lá foi com o Marítimo, o discurso foi o mesmo. Penso que os tempos de Portimonense marcaram-no muito no que diz respeito à sua relação com o FCP.

João Lopes,
Ele não tem de estar de parabéns por isso. Eu sou adepto de que estes gajos saibam dar a cara. E saibam quando devem ser irónicos para, quando forem beneficiados, não dizerem que estavam a olhar para o chão ou estavam longe. Muitos quando são prejudicados também não vêem no campo e vão a correr para o balneário para ver na televisão.
Tenham coragem seus...queixinhas! eh eh eh
 
Tb, se num jogo que perdeu por 3 a zero, ele viesse dizer que perdeu por causa duma falta a meio campo num dos golos... Bom estaríamos apresentados...

Sobretudo porque os outros golos não os sofreu em contra ataque, mas sim em lances de bola parada. Mas pronto, fica a tua sugestão João Lopes.
 
Não gosto do Cajuda desde os tempos do Torreense.
Falso modesto, sempre a chorar, tipico tuga mesquinho que se faz de coitadinho mesmo quando tem culpa no cartório.
Quando ganha é do trabalho, tem condições no clube, quando perde a culpa é sempre dos outros.
 
Penso que o manel cajuda é um treinador com muita experiencia no futebol e tem feito coisas boas pelos clubes por onde tem passado, acho que merecia uma oportunidade de treinar um clube "grande"...acho que pior que o jesualdo nao faria...

É um bocado laconico e de meias palavras nas suas declaraçoes, as vezes peca por elas, mas é um treinador co os tomates no sitio...

Parece que as arbitragens continuam a incomodar muita gente ou se calhar continuam a ver televisao sempre da mesma cor, acho melhor trocarem as lentes (encarnadas), por outras...va la façam um esforço...ou vou ter que falar de coisas que se calhar nao querem ouvir...
 
Só digo que se o lance do primeiro golo fosse a favor de um clube vestido de vermelho que joga ali mais ao lado... Provavelmente haveria muita gente a insinuar que foi de propósito.

Como não foi... Está tudo bem!
Deixo uma pergunta no ar:

- Para quem viu o Benfica-Shaktar: O lance do golo do Shaktar é na sequência de uma lance em que o Nélson fica no chão lesionado. Eu até concordo que os jogadores do Shaktar tenham seguido e feito golo. A pergunta é: se fosse golo do Benfica, quais seriam as capas dos jornais?
 
Mas quem é que falou no Benfica neste post???

A malta de vermelho anda confusa... Um, escreve um post sobre o Nuno Gomes e defende-se dizendo-se que o Liedson não faz um golo na Liga dos campeões.

O outro, qdo se fala num lance do qual o cajuda (treinador do Guimarães) não se queixou num jogo com o Sporting (recordemos os intervenientes: Guimarães e Sporting) vem dizer que se fosse com o Benfica (veio de onde o Benfica???? Da associação com o Sporting? Soa a mania da perseguição) caía o carmo e atrindade.

Concentrem-se nos temas! Senão isto parece conversa de café...
 
Se fosse golo do Benfica no jogo com o shaktar e se o benfica tivesse ganho os jornais começavam a dizer: " benfica campeão europeu", pois ainda bem que perderam e espero que percam os proximos jogos...essa regra do tirar a bola para fora nao existe, o unico que pode parar o jogo nessas situaçoes é o arbitro por isso parem com essa fantochada...ainda bem que o arbitro nao parou o jogo nem os jogadores do shaktar porque o nelson simulou uma lesao assim como outros jogadores o fazem noutros jogos e aproveitam-se do fair play das equipas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!