sábado, outubro 13, 2007

Frente a Frente_5




















Eles foram 2 monstros nas balizas dos respectivos clubes/selecções, nos finais do século XX. Michel Preud'Homme e Peter Schmeichel foram sinónimo de qualidade e tivémos a sorte de os vermos actuar no nosso campeonato nacional. Em momentos diferentes, é certo, mas ambos passaram com distinção pelo nosso país tendo sido decisivos para os seus clubes vencerem troféus. Preud'Homme venceu a taça de Portugal pelo Benfica e Schmeichel foi campeão no Sporting, 18 anos depois...
O facto de terem chegado a Portugal com 35 anos não invalidou que se aplicassem os dois ao máximo e fossem dois exemplos para todos. Se Preud'Homme já há muito que se falava que poderia reforçar o Sporting (desde a eliminatória em 1991 com o Malines), a notícia de que Schmeichel jogaria em Portugal caíu como uma bomba, não só cá, mas um pouco por toda a Europa. Desde já, expresso a minha felicidade por ter visto aqueles que defino como os dois melhores guarda-redes do Mundo que vi actuar.

Agora, a pergunta é: Qual dos dois foi melhor?

Comentários:
Preud´Homme era muito perto de perfeito. Para mim foi melhor.
Schmeichel era muito bom, mas era mais de engate e de vez em quando dava o seu franguinho - Com Preud´Homme isso não acontecia.

Qual foi a Taça que Preud´Homme venceu pelo Benfica? A dos 5-2 com o Futre?
 
Também achei Preud'Homme melhor. Mais classe pura. Schmeichel era um monstro, impressionava com o seu poderio. Preud'Homme era franzino mas não deixava de marcar a diferença com a sua postura entre postes. Apesar da carreira de Schmeichel ter sido bem mais recheada em termos de títulos (campeão europeu de clubes e selecções), considero que Preud'Homme foi melhor, exactamente porque nunca vi um frango de Preud'Homme. Um ou outro erro sim (ndr: quando pôs a bola nos pés de Balakov numa vitória leonina na Luz por 2-1), mas nunca teve jogadores-pesadelo como Schmeichel (ndr: Le Tissier!).
Como nota de destaque, gostava de relembrar 2 momentos que marcaram a passagem dos dois por Portugal: a defesa de Schmeichel no último minuto de um Sporting-E.Amadora (1-0) que lançou os leões para o título e a exibição de Preud'Homme no Benfica-Fiorentina (0-2) onde travou com Batistuta um dos melhores duelos guarda-redes-avançado que vi.

Nota: a taça que Preud'Homme venceu foi a do very light num 3-1 com golos de Mauro Airez, Calado e Carlos Xavier.
 
Enquanto esteve em Portugal Preud'Homme jogou sempre perto da perfeição, devido a ele o BENFICA não se afundou (ainda mais) na classificação dos campeonatos. Schmeichel quando veio para Portugal, acho que já veio numa de acabar a carreira e houve alguns jogos onde meteu água!

Por isso o meu voto para o Preud'Homme... para mim de longe o melhor guarda-redes que vi actuar em Portugal.
 
São 2 "monstros" do futebol. Fabulosos mesmo. Estilos diferentes mas qualidade aproximada.
Para mim Preud´Homme foi o melhor Guarda-Redes que alguma vez vi. Estava de facto muito proximo da perfeição (nunca foi mt bom por exemplo a defender penaltys) e só nao teve maior reconhecimento (apesar de ter sido considerado o melhor do mundo acho que em 94 ou em 90 apos um brilhante mundial em que faz aquela defesa assombrosa agarrando a bola mesmo ao angulo superior com as 2 maos) pelo facto só ja com mais de 30 anos ter saido da Belgica e ter vindo para o Benfica e nao para um Real Madrid, um Barcelona, um Manchester um Milao.
Schmeichel era diferente. Mais pesado, mais forte fisicamente, nao tem agil , mas um poderio nas saidas que era qq coisa de impressionante! O homem metia medo!
Alem disso era mt bom a organizar a sua defesa ( e eu acho isso mt importante em termos defensivos. GR que falam pouco, que chamam pouco a atençao para as mas marcaçoes e que nao dao uns puxoes de orelhas aos seus companheiros ou que os motivam, acho que ficam mais permeaveis) e a quando agarrava a bola fazia de imediato uns lançamentos a desmarcar colegas no ataque que mais parecia o John Stockton (mal escrito!) !
Teve mais impacto e nivel mundial , fruto dos mts anos no Manchester United onde foi mts vezes campeao ingles e foi tb campeao europeu de clubes e mesmo pela Dinamarca foi campeao europeu.

No fundo os 2 mt bons, mas prefiro Preud´Homme. Para mim o melhor de sempre.
 
Schmeichel porque sempre jogou a um nível competitivo e sempre teve sucesso. O Preud´Homme sempre jogou a um nivel "secundário" por isso acho que não se pode considerar o Belga porque tirando a selecção nunca jogou num clube ou campeonato de TOP.
 
Para mim sem duvida 2 dos melhores GR do mundo que vi jogar. Preud´Homme era sem duvida um GR perfeito, em todos os jogos que vi dele nao me lembro de ver um "frango" dele, seguro na baliza, bom a sair, era daqueles Gr que dava confiança à defesa, enfim...muito bom. Tive pena na altura pq nao veio para o meu clube pq contava como estrangeiro mas pronto tive a felicidade de anos mais tarde poder ver ao vivo outro grande monstro das balizas: Peter Schmeichel. Quando fiquei a saber da noticia nem queria acreditar, mas depois quando o vi a assinar percebi que nao era um sonho...era excentrico, refilava com os colegas para os meter na linha, estava sempre a corrigir alguem, era experiente, foi muito importante na conquista do titulo desse ano, ajudou a arrumar a casa, em termos de qualidades os anos que teve em manchester principalmente deram-lhe uma projecçao internacional imensa, ganhou tudo o que tinha para ganhar, era sensacional e por causa disso foi eleito a 4 anos sensivelmente o GR do seculo em inglaterra, acho que isto diz tudo.
Era muitas vezes criticado sempre que sofria um golo, a comunicação social em portugal nao lhe perdoava, mas embora ja com alguma idade demonstrou o seu profissionalismo. Obrigado Schmeichel.
 
http://www.youtube.com/watch?v=wzDXGngEEhg

http://www.youtube.com/watch?v=FiOVeDNtcNg

tirem as vossas conclusões...
 
Para mim este é melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=SUOFN4hJwnY
 
Muito Bons, mas Schmeichel foi:
- Campeão Europeu pela Dinamarca;
- Campeão Europeu pelo Manchester;
- Campeão Português pelo Sporting;

Preud' Homme não ganhou nenhum título de destaque.

Preud' Homme também fez asneiras... lembro-me que "assistiu" Balacov ou Iordanov logo num início de jogo para um GOLO.

Concordo com o Preto quando diz que foi ele que evitou classificações vergonhosas ao SLB.

A minha escolha é óbvia... Schmeichel, não só porque tenha jogado no SPORTING, mas porque realmente jogou sempre ao mais alto nível, e não em 2º e 3º plano como o Belga.
 
Acho que o Preud´Homme venceu uma taça das taças pelo Malines... e desconfio que uma supertaça europeia pelo mesmo clube (mas desta não tenho a certeza). São bons títulos.

Mas sim, o Schmeichel jogou a um nível mais elevado e teve uma carreira melhor.
MAs ainda assim, o Preud´Homme foi melhor... só era pior a fazer anúncios... aquele da operação coração em que dizia aos adeptos para irem comprar rápido "Antes que esgotasse"... MÃEZINHA DO CÉU!! Publicidade mais enganosa é mentira... nunca que aquilo ia esgotar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!